Saber como criar posts para energia solar e vender suas soluções pela internet é tão importante para o integrador solar hoje em dia quanto estar capacitado para executar as etapas relacionadas à instalação de um sistema fotovoltaico.
Com boas táticas de marketing, você conseguirá usar as redes sociais para atrair mais pessoas interessadas pelo seu trabalho, o que significa mais clientes em potencial.
Isso envolve fazer um planejamento de estratégias digitais, criar um cronograma de conteúdo e oferecer conteúdos relevantes para as pessoas que te seguem.
Confira a seguir 30 ideias de posts relevantes para você criar e postar em suas redes sociais.
1 – Dicas de como economizar na conta de luz
A melhor maneira de criar sua estratégia digital é levar em consideração a estrutura do funil de vendas. O topo do funil é composto pelas etapas de descoberta e reconhecimento da necessidade, por isso é importante pensar em maneiras de não inserir a sua solução logo de cara.
Comece ajudando as pessoas que te seguem a identificar que possuem um problema, como os altos gastos com a conta de luz, por exemplo.
Esse é um problema que afeta muitas famílias e organizações atualmente, o que significa que muitas pessoas vão se identificar e se interessar por esse assunto.
Faça um post com algumas opções de como economizar energia: menos tempo no banho, desligar aparelhos standby, substituir eletrodomésticos antigos por itens mais novos e eficientes. E, por fim, fale sobre a energia solar e como ela impacta na economia na conta de luz.
2 – Como ficar livre das tarifas de energia?
Outro problema que preocupa muitos brasileiros pelo país afora é a oscilação das tarifas de energia. Pode ser, portanto, mais um assunto de interesse do seu público-alvo, que talvez não tenha conhecimento de que se ver livre dessas tarifas é algo possível.
Explique que essa possibilidade existe, e como esse privilégio pode ser conquistado. Isso certamente vai atrair a atenção das pessoas que te seguem pela curiosidade.
Afinal, quem não gostaria de se ver livre das temidas tarifas cobradas na conta de luz, que são motivo de dor de cabeça de tantos brasileiros?
3 – Fale sobre energias sustentáveis
Agora que você já conseguiu chamar a atenção dos seus seguidores, é o momento de começar a despertar seu interesse. Que solução é essa que promete economia na conta de luz e imunidade contra as tarifas de energia?
Comece falando sobre energias sustentáveis em geral. Não precisa focar exclusivamente em energia solar por enquanto. Explique sobre os principais tipos, como energia hídrica (explorada pelas usinas hidrelétricas), solar, eólica e biomassa.
Fale também das outras vantagens desse tipo de alternativa, como o baixo custo de manutenção, o menor impacto que causam à natureza e o fato de terem origem em fontes renováveis.
4 – Por que investir em fontes de energia alternativas?
Considerando que talvez seu público-alvo talvez não esteja ainda totalmente convencido em investir em energias sustentáveis, que tal reforçar suas vantagens?
Apesar da economia financeira ser um forte argumento a favor das fontes de energia alternativas, nem sempre será o suficiente para que os consumidores decidam fazer esse investimento.
Outras vantagens importantes que podem ser mencionadas a respeito desse tipo de energia são que elas ajudam a evitar as emissões de gases de efeito estufa e a proteger as comunidades dos efeitos das mudanças climáticas.
Nas últimas décadas, o conceito de consumo consciente cresceu bastante, e muitas pessoas têm dado preferência a empresas que têm propósitos alinhados aos interesses da sociedade, entre eles o compromisso com a preservação ambiental.
5 – Ressalte os benefícios da energia solar
Além da economia e do fato de ser uma energia limpa e de fonte renovável, quais são os outros benefícios da energia solar que você pode ressaltar?
Mencione também a possibilidade de obter um sistema fotovoltaico por meio de financiamento, a alta tecnologia das placas solares, a praticidade em relação à manutenção, a alta durabilidade dos equipamentos, o retorno financeiro que o investimento provê após alguns anos de instalação. São vantagens a perder de vista!
Uma boa ideia é enumerar os principais pontos positivos, como, por exemplo: “Conheça as 5 melhores vantagens da energia solar”, ou “3 benefícios da energia solar residencial’.
6 – Use seus cases de sucesso
Muitos consumidores buscam na experiência de outras pessoas a confiança de que investir em determinada solução ou empresa é um bom negócio.
Se você já tem alguma experiência trabalhando com energia solar, certamente conta com alguns clientes satisfeitos em seu portfólio. Que tal usar essas opiniões a seu favor?
Você pode fazer posts usando seus relatos em vídeo, ou até mesmo o print de uma conversa por WhatsApp. Mas lembre-se de pedir a permissão antes para evitar qualquer constrangimento ou mal-entendido.
7 – Mostre os bastidores do seu trabalho
Quem acompanha o seu trabalho nas redes sociais provavelmente tem curiosidade a respeito de como é o dia a dia de um integrador solar. Você pode sanar essa curiosidade por meio dos posts nas redes sociais.
Fale sobre o seu cotidiano de trabalho e quais são os processos para fechar um negócio e instalar um sistema fotovoltaico.
Isso certamente vai ajudar potenciais clientes a se sentirem mais próximos da sua empresa e ficarem mais à vontade para fazer uma visita até a sede da sua empresa ou entrar em contato com você.
Mais do que uma oportunidade para mostrar como é o seu trabalho, essa é uma chance para que as pessoas conheçam mais sobre quem você é, e a história por trás da sua empresa..
8 – Apresente sua equipe
Seguindo a mesma lógica da ideia anterior, se a sua equipe é composta por outros funcionários, uma boa ideia é apresentá-los nas redes sociais oficiais da empresa.
Isso ajuda a humanizar seu negócio, gerando a sensação de proximidade entre quem segue você nas redes e quem contribui na construção da organização no dia a dia. Além disso, também ajuda a promover um clima organizacional saudável ao reconhecer e valorizar o trabalho de todos.
Você pode usar essa oportunidade em um único post, ou em posts separados (como na data de aniversário de cada funcionário, por exemplo, aproveitando a deixa para parabenizá-los e reconhecê-los publicamente).
9 – Benefícios da energia solar para as empresas
Outra boa ideia de posts para energia solar é trabalhar com diferentes segmentos do seu público-alvo. Se você oferece soluções para empresas, não pode deixar de falar sobre os benefícios que esse tipo de energia pode oferecer nesse sentido.
E olha que são muitos, hein? Além de garantir economia na conta de luz, organizações que investem em energia solar têm rápido retorno sobre o investimento e podem aproveitar de uma melhora na imagem da empresa.
Além disso, a instalação de equipamentos é facilitada, o que significa que não interfere em nada no dia a dia da empresa.
10 – Dá para implementar energia solar na zona rural?
Uma das dúvidas mais comuns a respeito da energia solar é se é possível instalar essa solução na zona rural, em regiões mais afastadas. A resposta é sim! Sabendo que esse é um questionamento recorrente, use isso a seu favor e faça um post sobre energia solar na zona rural.
A energia solar começou a ser utilizada justamente como uma alternativa para prover eletricidade nessas situações, em localizações onde não havia alcance das distribuidoras de energia.
Nesses casos, os sistemas off-grids eram a escolha ideal e mais segura. Podem, inclusive, ser uma excelente solução a ser explorada pelo agronegócio.
11 – Fale sobre a versatilidade da energia solar
Falando em sistemas off-grid, esse é um excelente gancho para tratar da versatilidade que a energia solar oferece.
Ela pode ser instalada tanto em áreas urbanas quanto na zona rural, em regiões mais isoladas. E não pára por aí: os benefícios da energia solar se estendem para públicos diversos, pois pode ser residencial, empresarial, industrial, e assim por diante.
Pode atender tanto quem gostaria de total autonomia energética (como por meio dos sistemas off-grid ou híbridos) quanto quem prefere manter a conexão com a distribuidora de energia (por meio da implementação de um sistema on-grid).
12 – Divulgue as soluções que você oferece
Considerando que as pessoas que seguem sua empresa nas redes sociais já estão bem informadas a respeito das vantagens da energia solar, é hora de falar sobre as soluções que você oferece.
Dimensionamento de energia solar, desenvolvimento de projeto fotovoltaico, instalação do sistema, manutenção, e assim por diante.
Você pode começar com um post geral, falando sobre todas as soluções oferecidas pela sua empresa, e posteriormente fazer um post exclusivo para tratar sobre cada uma delas, esclarecendo todos os detalhes que possam interessar ao público.
13 – Ofereça orçamentos sem compromisso
Se você trabalha com orçamentos sem compromisso, essa é uma excelente informação a ser divulgada para incentivar as pessoas a entrarem em contato com sua empresa e saber mais sobre as soluções que você oferece.
Durante esse momento, você terá oportunidades para falar mais sobre a energia solar e suas muitas vantagens, trabalhando sua habilidade de persuasão e já convencendo potenciais clientes sobre como vale a pena investir em energia solar.
14 – Explique como a energia solar contribui com o marketing verde
Essa é uma vantagem especialmente atrativa para empresas, indústrias e empreendedores de todos os segmentos econômicos.
Nem sempre os consumidores conseguem enxergar além dos benefícios práticos que um serviço pode oferecer, como, no caso da energia solar, economia na conta de luz e menor emissão de poluentes na atmosfera.
É papel do integrador solar ir além e mostrar outras vantagens relacionadas direta ou indiretamente com o investimento nesse tipo de tecnologia.
O marketing verde é um excelente exemplo disso. Trata-se de uma estratégia que foca nos benefícios (ou na ausência de malefícios) de produtos, modo de produção ou da postura em geral de uma empresa em relação ao meio ambiente.
Também conhecido como marketing ambiental e ecomarketing, consiste em vender a imagem de que uma organização tem consciência ecológica, por meio de marketing com apelo ambiental.
Falar de como as empresas podem se beneficiar com o marketing verde é uma maneira estratégica de falar da energia solar para além do óbvio, antecipando as dúvidas do cliente e oferecendo soluções que talvez nem mesmo ele sabia que estava buscando.
15 – Apelo ao consumo consciente
Além do marketing verde, o apelo ao consumo consciente em geral é uma ótima abordagem para ser tomada, já que atinge todos os tipos de público, independente da finalidade para qual será usada a energia solar.
Os benefícios desse tipo de consumo não só contribuem para a preservação ambiental, como também ajudam a melhorar a qualidade de vida e o bem-estar, tanto individual quanto social.
Para incentivar o consumo consciente, você pode dar outras dicas além do investimento em energia solar, falando também sobre reciclagem, diminuição do uso de plástico, descarte adequado de materiais, economia de recursos e assim por diante.
16 – Como obter autonomia energética?
A independência energética é uma das grandes vantagens que investir em energia solar pode proporcionar, mas poucas pessoas sabem que essa é uma possibilidade realista.
São diversos aspectos que fazem essa perspectiva ser ainda mais atraente: crise hídrica no Brasil, limitações de recursos e políticas de ajustes e interesses governamentais são alguns deles. Explore-os e apresente essa alternativa.
17 – Como acontece a geração de energia solar?
Entre outras formas de sanar as dúvidas das pessoas que têm interesse em investir em energia solar, também é interessante explicar sobre como ela é gerada.
Quem não entende do assunto pode imaginar que seja um processo complexo, gerado a partir de uma instalação complicada e demorada, mas não é bem assim.
Pode ser do interesse dessas pessoas descobrir que a energia solar é gerada, na verdade, por um processo muito simples, chamado efeito fotovoltaico, que foi descoberto a séculos atrás, e explorado com sucesso principalmente nas últimas décadas.
Se a pessoa tiver a oportunidade de compreender melhor no que, exatamente, ela estará investindo, maiores as chances dela optar pela instalação de um sistema fotovoltaico.
E se você, por meio das redes sociais, tiver sido responsável por esclarecer essa questão para ela, melhor ainda, pois se tornará uma figura de referência e credibilidade a qual ela provavelmente dará prioridade na hora de escolher a empresa que ficará responsável pela instalação.
18 – Fale sobre energia distribuída e suas modalidades
O termo Geração Distribuída (GD) é utilizado para designar a geração de eletricidade realizada junto ou próxima do consumidor.
Quando falamos sobre a instalação de sistemas fotovoltaicos em residências, empresas e fábricas, estamos falando sobre geração distribuída. Mas será que seu seguidor nas redes sociais sabe disso?
Para quem faz parte do ramo, esses detalhes passam batido, mas é importante explicar alguns conceitos, de modo a deixar seus seguidores informados sobre o assunto.
Atualmente, a geração distribuída inclui algumas modalidades com particularidades distintas. As mais exploradas no setor de energia solar são o autoconsumo remoto, a geração compartilhada, e o Empreendimento com Múltiplas Unidades Consumidoras (EMUC), também chamado de geração em condomínio.
A realidade de cada consumidor é diferente, o que significa que a modalidade que melhor se adequa às demandas de um não necessariamente será a mais apropriada para outro.
Por isso, é importante usar suas redes sociais para explicitar as diferenças entre cada uma das categorias de Geração Distribuída, de modo que todos saibam as diversas possibilidades que ela tem a oferecer.
19 – Por que investir em energia solar ainda em 2022?
Sancionado no início de 2022, o Marco Legal da Microgeração e Minigeração Distribuída propõe algumas mudanças na modalidade. Ele entrará em vigor a partir de janeiro de 2023 e causará impactos consideráveis em relação às tarifas.
No entanto, ele estabelece que os projetos solicitados e instalados até janeiro de 2023 tenham as mesmas condições atualmente vigentes com a Resolução 482, previsto na legislação como um período de carência.
Ou seja, durante 12 meses a contar da publicação do Marco Legal (em janeiro de 2022), os projetos terão as regras atuais de compensação válidas até 2045.
Isso significa que investir em energia solar em 2022 representa ainda mais vantagens ao consumidor. Já quem optar por financiar seu sistema fotovoltaico a partir de janeiro de 2023 já não contará com essa isenção.
Um bom integrador solar é aquele que consegue garantir as melhores condições para seus clientes investirem em energia solar, sendo esse o caso no que diz respeito ao Marco Legal de Geração Distribuída.
Apresente essas vantagens para os seus seguidores nas redes sociais e eles certamente vão identificar que o melhor momento para adquirir um sistema fotovoltaico é agora.
20 – Diferencie sistema solar fotovoltaico de aquecedor solar
Muitas vezes, as pessoas deixam de investir em determinada solução em função de algum equívoco ou alguma informação que não foi devidamente esclarecida. No caso de energia solar, um dos enganos mais comuns tem a ver com a confusão entre sistema fotovoltaico e aquecedor solar.
Diante dessa perspectiva, vale a pena se adiantar para evitar qualquer entendimento equivocado sobre o assunto. E isso pode ser facilmente resolvido com um post nas redes sociais.
A principal diferença é que o aquecimento solar se limita à geração de energia térmica (como para aquecimento da água do chuveiro, por exemplo), enquanto os sistemas fotovoltaicos são soluções voltadas para a geração de energia elétrica, e, portanto, podem servir para suprir toda a demanda por eletricidade de um imóvel.
21 – Apresente dados sobre energia solar no Brasil
O setor brasileiro de energia solar é um dos mais promissores em todo o mundo. O Brasil é o 4º país que mais cresceu em 2021, alcançando a 13ª posição no ranking de nações com maior capacidade instalada da tecnologia fotovoltaica, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR).
E há ainda muito potencial a ser desenvolvido, levando em conta que nosso país tem dimensões continentais e é um dos mais ensolarados. Essas condições dão a oportunidade para que o Brasil se torne um líder em geração de energia solar.
O mercado de energia solar contribui para o desenvolvimento sustentável do Brasil e do mundo todo, especialmente em três esferas: ambiental, socioeconômica e estratégica. E a tendência é que cada vez mais pessoas enxerguem na energia solar uma solução promissora.
Essas são algumas das informações que você deve ter em mente na hora de apresentar a energia solar aos seus seguidores e potenciais clientes. Explore dados, informações e aspectos sobre o setor de energia solar no Brasil para comprovar como esse tipo de investimento vale a pena.
22 – Como combinar tecnologia fotovoltaica e arquitetura?
Algumas pessoas podem pensar que a tecnologia para geração de energia solar fotovoltaica não combina com arquitetura, ou que as opções nesse aspecto são limitadas, mas esse é mais um equívoco comum nesse assunto.
Existe até um termo para se referir à técnica de construção civil e arquitetura que visa integrar essa tecnologia às construções: é o conceito de BIPV – Building Integrated PhotoVoltaics (ou Sistemas Fotovoltaicos Integrados, em tradução para o português).
Trata-se de uma perspectiva que busca implementar módulos fotovoltaicos de modo que façam parte da estrutura, substituindo os materiais de construção convencionais, como fachadas, coberturas e claraboias, por exemplo.
Essa é mais uma solução diferenciada e atrativa que você pode oferecer aos seus clientes. Afinal, é importante mostrar que energia solar e arquitetura são conceitos que podem andar perfeitamente juntos.
23 – Tire dúvidas sobre a instalação dos painéis solares
Desmistificar a ideia de energia solar como algo complexo é importante para mostrar que essa é uma alternativa descomplicada e que pode estar ao alcance dos seus seguidores.
Uma das formas possíveis de fazer isso é apresentar os bastidores de um projeto fotovoltaico. Como a etapa da instalação dos painéis, por exemplo.
Consumidores estão mais propensos a fechar um negócio se tiverem uma melhor compreensão a respeito de como funciona a solução na qual estão investindo, pois isso proporciona maior segurança.
24 – Explique o funcionamento de energia solar nos dias chuvosos
Se a energia solar é gerada a partir da luz do sol, como é que fica o funcionamento do sistema fotovoltaico em dias de chuva?
Essa é definitivamente uma das dúvidas mais comuns, e, portanto, mais uma oportunidade para você se adiantar em relação aos questionamentos de potenciais clientes.
É importante esclarecer que há, de fato, uma queda na produção de energia quando o sistema está trabalhando sob essas condições, o que não necessariamente significa que ele pare de funcionar em dias nublados ou chuvosos.
O desempenho do sistema de energia solar fotovoltaica fica entre 10% e 30% da capacidade total, pois a maior concentração de nuvens prejudica a performance de irradiação.
Mas vale pontuar também a importância das chuvas para a manutenção dos painéis solares, já que contribuem para remover o excesso de sujeira, evitando que dejetos e poeira acabem prejudicando sua operação.
Sendo assim, nuvens e chuva não são necessariamente um problema ou impedimento para investir em energia solar. Pelo contrário: podem servir, inclusive, para economizar com a manutenção preventiva.
25 – Fale sobre a geração de energia solar à noite
Assim como muitas pessoas questionam a respeito da geração de energia solar durante dias chuvosos, o mesmo acontece em relação ao período noturno.
Durante a noite e em outros momentos nos quais a luminosidade do sol não se faz presente, de fato não é possível captar a energia dos raios solares.
Isso não necessariamente significa um prejuízo à geração da energia do sistema, e também não quer dizer que nesses momentos o local fique sem energia elétrica.
Isso porque nem toda a energia captada durante o dia é convertida de imediato, o que possibilita recorrer à produção excedente para evitar que o fornecimento seja interrompido.
Aspectos como esse podem parecer óbvios para o integrador solar, mas não para quem te segue, o que faz desse assunto mais uma ideia de post que você pode explorar nas suas redes sociais.
26 – O que são créditos energéticos?
O sistema de compensação de créditos energéticos é um dos aspectos mais interessantes do investimento em energia solar fotovoltaica.
Sendo assim, nada mais conveniente que seja explorado nas redes sociais da sua empresa. Explique como funciona, como os créditos são gerados e como são abatidos da conta de luz.
27 – Quais as etapas da instalação de energia solar?
Esclarecer sobre o passo a passo realizado antes que um imóvel possa gerar sua própria energia elétrica por meio do sistema fotovoltaico é mais uma forma de sanar as dúvidas de quem deseja investir nessa tecnologia.
Uma maneira interessante de fazer isso é por meio de um carrossel, explicando detalhes a respeito de cada etapa, desde o cálculo sobre média de consumo mensal até a instalação e homologação do sistema.
28 – Fale sobre a importância da homologação
Quer deixar seus seguidores ainda mais por dentro dos processos que levam à instalação do sistema de energia solar fotovoltaica? Faça um post falando sobre como a homologação é importante, porque deve ser feita e os riscos que o cliente pode enfrentar caso opte por não realizá-la.
Algumas pessoas podem pensar que essa é uma etapa opcional, o que é um tremendo engano. Cabe ao integrador solar falar sobre essa questão e deixar claro porque a homologação é, na verdade, uma etapa indispensável para a geração de energia solar.
29 – Fale sobre a manutenção do sistema de energia solar
A manutenção do sistema fotovoltaico é uma das principais preocupações de quem pensa em investir nessa solução. Afinal, quais serão os investimentos necessários que os equipamentos podem exigir, uma vez que a instalação for concluída?
Vale a pena abordar o assunto e explicar como a manutenção é feita, quais os gastos envolvidos e porque ela é tão importante. Estar bem informado a respeito desse aspecto faz com que o cliente se sinta mais seguro para prosseguir com sua decisão.
30 – Fale sobre o retorno do investimento
A implementação de um sistema fotovoltaico praticamente neutraliza qualquer preocupação com o alto consumo de energia e as mudanças nas bandeiras tarifárias, mas se você está seguindo nossas dicas de posts para energia solar provavelmente já desenvolveu algum conteúdo nesse sentido.
Depois de falar sobre isso, é interessante ir além e explicar que há mais vantagens financeiras a serem exploradas com o investimento em um sistema fotovoltaico.
Também chamado de “payback”, o tempo de retorno do investimento em energia solar representa o tempo necessário para que o custo da instalação seja liquidado e, a partir de então, passe a dar lucro para o proprietário do sistema.
O payback pode acontecer a partir de 4 ou 5 anos da instalação, dependendo do tamanho do sistema, da demanda de energia e das tarifas cobradas na conta de luz Durante esse período, é como se a economia obtida na conta de luz pagasse pelo investimento realizado.
Depois que o financiamento for quitado, é como se o cliente lucrasse.
Um bom argumento a favor da energia solar é que esse tipo de investimento apresenta um retorno melhor do que qualquer aplicação de renda fixa. Seu rendimento chega a ser até duas vezes melhor do que aplicações comuns.
Nada mal, hein? Esse é o tipo de informação que certamente chamará a atenção dos seus seguidores.
Se você acompanhou nosso artigo até aqui, agora tem 30 ideias de posts para explorar nas redes sociais da sua empresa de energia solar.
Para continuar por dentro de dicas e sugestões que você pode explorar em marketing digital como integrador solar, continue acompanhando nosso blog e nossas redes sociais!
10 Motivos para ser um integrador Solfácil
A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.
- Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltaicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
- Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
- Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
- Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
- Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
- Monitoramento: Monitore todos seus clientes, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
- Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
- Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
- Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
- Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no atendimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.