O constante desenvolvimento do setor de energia solar fez dessa uma ótima solução para consumidores que buscam alternativas a sistemas tradicionais. Há algumas décadas, gerar a própria energia era algo impensável, e se hoje é possível a String Box é uma das razões para isso.

O investimento nesse tipo de tecnologia proporciona economia nas contas de luz e certa autonomia energética em relação às concessionárias de energia. Antes da String Box ser inventada, a geração de energia solar em pequena escala era inviável devido ao grande desperdício das placas de energia e à ocorrência de surtos elétricos frequentes, ocasionando danos ao sistema elétrico do imóvel. 

Hoje, isso tudo é muito raro em instalações realizadas adequadamente, seguindo as normas de segurança. Confira a seguir mais detalhes sobre esse equipamento que hoje é indispensável para qualquer sistema solar fotovoltaico. 

O que é a String Box? 

A String Box (ou caixa de junção, em seu nome adaptado para o português) serve para isolar o sistema de geração de energia solar do restante do sistema elétrico. Sendo assim, ela é responsável pela proteção da parte CC (Corrente Contínua) do sistema. Sem esse equipamento, o sistema fotovoltaico causaria danos aos seus próprios dispositivos e também ao sistema elétrico geral do imóvel mediante a ocorrência de surtos elétricos.

Veja o que é a String Box e quais seus componentes
Veja o que é a String Box e quais seus componentes.

Além disso, a String Box também tem a função de equilibrar a diferença de voltagem entre o sistema elétrico tradicional (normalmente de 220/127V ou 380/220V) e o sistema fotovoltaico (que pode chegar a 1000V). Ela passou a ser utilizada para evitar o desperdício de energia, bem como os riscos de curto-circuitos e surtos elétricos.

Ela faz isso isolando o sistema de produção de energia solar. Assim, sacrifica seus componentes e abre o circuito elétrico no qual está instalada. Sua lógica de funcionamento é semelhante à dos disjuntores de energia presentes em quadros de distribuição de circuitos (QDC).

Assim sendo, a String Box é um equipamento essencial na instalação dos sistemas para geração de energia solar. Confira mais detalhes sobre a sua importância no próximo tópico. 

Por que ela é indispensável em um sistema fotovoltaico? 

Qualquer tipo de instalação elétrica (inclusive os sistemas para geração de energia solar fotovoltaica) precisa seguir as orientações para prevenir situações de choques elétricos e oferecer proteção contra efeitos térmicos e incêndios, sobrecorrente e sobretensão.

Além disso, essas instalações também precisam ter capacidade de seccionamento. Todas essas especificações estão previstas com detalhes na Norma Brasileira nº 5410, que determina sobre as instalações elétricas de baixa tensão, e na NBR 16690, referente à instalação de sistemas fotovoltaicos. 

Aprenda porque a String Box é essencial para um sistema de energia solar
Aprenda porque a String Box é essencial para um sistema de energia solar.

A String Box é essencial para garantir a proteção do sistema de geração de energia solar, já que fica encarregada de fazer o seccionamento sob a carga elétrica. É o componente de proteção da parte CC do sistema, estando conectada entre os módulos fotovoltaicos e o inversor solar. 

Como esse equipamento trabalha de modo a isolar o sistema de produção de energia solar, impede a propagação de acidentes elétricos por todo o circuito. A ausência de String Box na instalação de um sistema solar fotovoltaico pode oferecer diversos riscos, como a queima dos equipamentos, interrupção da operação do sistema e até mesmo incêndios.

Esse tipo de escolha pode ser prejudicial não apenas ao sistema elétrico do imóvel, mas à segurança de todos os envolvidos. 

Por conta disso, é possível afirmar que a String Box é um item primordial para garantir a segurança dos usuários de um sistema fotovoltaico. A instalação dessa tecnologia para geração de energia em um imóvel envolve cuidados redobrados do que quando o consumidor só recebe energia elétrica da distribuidora.

Nesse último caso, a geração de energia acontece em uma fonte distante. Com um sistema fotovoltaico, a energia é gerada no próprio imóvel, e essa exposição naturalmente oferece mais riscos.

A pequena distância existente entre o gerador de energia e sua distribuição requer algumas precauções, como se certificar que o fabricante dos equipamentos e a equipe responsável pela instalação do sistema fotovoltaico sigam todas as medidas de segurança previstas nas normas.  

A String Box garante o bom funcionamento do sistema fotovoltaico, evitando quedas e danos a rede
A String Box garante o bom funcionamento do sistema fotovoltaico, evitando quedas e danos a rede.

Ao instalar um sistema fotovoltaico em seu imóvel, você terá sua própria geradora de energia, ou seja, sua própria usina. Isso requer maiores cuidados do que os sistemas convencionais de distribuição de energia, mas tomadas as providências mencionadas acima, você pode usar a energia solar em sua casa ou empresa sem medo.

Continue a leitura para conferir como a String Box deve ser instalada. 

Como é a instalação de uma String Box?

A String Box é uma caixa que fica conectada, ao mesmo tempo, ao inversor de frequência da placa de energia e ao quadro de proteção da rede elétrica. Ela é ligada também aos fios fotovoltaicos das placas (ou strings, que dão o nome ao equipamento). Com essa configuração, ela protege tanto o sistema elétrico em si quanto as placas geradoras de energia que compõem o sistema solar fotovoltaico. 

Os componentes da String Box podem ser internos ou externos ao inversor solar. Ela é basicamente composta pelos seguintes dispositivos: 

  • Invólucro: onde serão acomodados os dispositivos de proteção e as conexões elétricas;
  • Dispositivo seccionador: pode ser implementado com chave seccionadora ou disjuntor;
  • Dispositivo de Proteção contra Sobretensão (DPS);
  • Dispositivo de proteção contra sobrecorrente, como um disjuntor ou fusível;
  • Cabos CC.
Entenda como é a instalação de uma String Box
Entenda como é a instalação de uma String Box

Um sistema fotovoltaico do tipo on-grid (também chamado de grid-tie, ou simplesmente conectado a rede) é geralmente composto por um conjunto de módulos fotovoltaicos, cabeamento CC, String Box, inversor solar, cabeamento CA e proteção CA. Clique aqui para saber mais sobre cada componente da String Box.   

No caso de instalações nas quais o inversor fica localizado em uma distância superior a 10 metros das placas solares, uma segunda String Box se faz necessária. Uma delas ficará próxima às placas, e a outra perto do inversor solar. 

A String Box não consome energia, pois sua tecnologia inteligente foi desenvolvida tendo como base as leis da física e as propriedades químicas dos materiais. Sendo assim, utiliza apenas das características elétricas e químicas, explorando-as de maneira estratégica para abrir o circuito na ocorrência de algum tipo de falha.

Isso possibilita que a String Box trabalhe garantindo a segurança de todo o sistema, sem envolver custos adicionais a longo prazo.

Posts Similares