Assim como qualquer outro investimento em estrutura física, os painéis solares também demandam manutenção para evitar a deterioração precoce dos seus equipamentos. Manter a manutenção em dia é o ideal para evitar que sua durabilidade seja colocada em risco e comprometa a capacidade produtiva do sistema. 

Uma das grandes vantagens da energia solar fotovoltaica está justamente relacionada à manutenção do sistema, que não deve ser uma grande preocupação dos usuários ao longo da vida útil dos dispositivos.

Saiba tudo sobre manutenção em placas solares
Saiba tudo sobre manutenção em placas solares

Estima-se que os consumidores irão gastar cerca de 0,5% do custo inicial do equipamento em manutenções anuais, o que é um valor inexpressivo, considerando toda a economia que o sistema fotovoltaico pode gerar para o orçamento de uma residência ou empresa. 

Conheça no artigo a seguir os principais cuidados na manutenção de sistemas solares fotovoltaicos para prolongar a vida útil da sua instalação. Boa leitura! 

Cuidados com a instalação

Antes de falar da manutenção em si, é importante pontuar que a correta instalação dos equipamentos pode reduzir bastante a necessidade e a frequência de manutenção dos sistemas fotovoltaicos. 

Os painéis devem ser instalados em local adequado e de maneira apropriada, privilegiando o escoamento da água da chuva, o que vai permitir a limpeza natural dos módulos fotovoltaicos.

Para que a chuva possa fazer uma autolimpeza nos painéis solares, é preciso que eles sejam instalados com uma pequena inclinação, de aproximadamente 10 graus. Assim, o impacto da água e o escorrimento levam a sujeira dali.

Também é importante evitar a proximidade com árvores ou arbustos por conta da queda de galhos e folhas e para evitar sombras, que podem reduzir a captação de energia solar e comprometer o desempenho do sistema como um todo. 

Tomados todos esses cuidados, saiba que a preocupação com a manutenção provavelmente será mínima. Saiba mais a seguir. 

Manutenção preventiva

Esse tipo de manutenção consiste basicamente em uma boa limpeza realizada periodicamente nos painéis solares, com o objetivo de reduzir o risco de avarias no sistema. São diversos os fatores que podem afetar a produção de energia dos painéis.

Entenda os tipos e qual a melhor forma de fazer manutenção em placas solares
Entenda os tipos e qual a melhor forma de fazer manutenção em placas solares

A sujeira pode ser um dos principais, mas é também o mais fácil de corrigir. Quanto mais sujos os módulos solares estiverem, menos energia irão produzir. 

A sujeira depositada sobre as células fotovoltaicas pode reduzir consideravelmente o desempenho do painel e comprometer a produção de energia. Nessas condições, estima-se que possa causar perdas de até 25% da geração.

Além disso, o acúmulo de resíduos ao longo do tempo pode gerar manchas nas placas solares, favorecer o surgimento de fungos e até mesmo causar corrosão nos painéis, reduzindo a sua vida útil (que normalmente é de 25 a 30 anos). 

A frequência dessa limpeza depende de algumas questões, como, por exemplo, a quantidade de poeira, poluição, árvores e pássaros no local. A poeira e a poluição criam uma fina camada de pó sobre o vidro dos painéis, que é retirada pelas chuvas.

Sendo assim, a periodicidade das chuvas também influencia. Em lugares onde não chove muito e há acúmulo de poeira, esse tipo de manutenção deve ser feita de 6 em 6 meses, e nos demais lugares pode ser realizada anualmente. A limpeza é simples, e pode ser feita apenas com água e um pano, ou uma esponja que não seja abrasiva. 

Essa limpeza é feita manualmente, e não requer mão de obra especializada. Portanto, por ser feita pelo próprio usuário, seguindo alguns critérios de segurança, conforme a determinação de cada fabricante.

Homem instalando placa solar no telhado
Homem instalando placa solar no telhado

Antes de tudo, é indispensável que a limpeza seja realizada apenas quando o sistema fotovoltaico estiver totalmente desligado, preferencialmente em dias de temperatura amena, sem chuva.

Esse procedimento deve ser feito preferencialmente do chão, por meio de um equipamento longo que alcance o telhado sem risco de impacto sobre os módulos. Em caso de dúvidas ou se considerar que não está apto para realizar a limpeza, contrate um profissional especializado.

Não deve ser utilizado nenhum produto químico nem abrasivo, ou item perfurocortante ou pressurizador com jato direto, pois tais equipamentos podem causar danos à superfície dos módulos solares, comprometendo seu funcionamento. 

Entenda como fazer as manutenções corretas em painéis solares
Entenda como fazer as manutenções corretas em placas solares

Da mesma forma, não é recomendado raspar as sujeiras mais aderentes para removê-las, pois isso pode riscar e danificar o vidro do painel solar, comprometendo a absorção de luz e a geração de energia elétrica. É importante ter esse cuidado, pois imperfeições na superfície do painel refletem e impedem que toda a luz chegue até as células fotovoltaicas.

Agora que você já sabe como fazer a limpeza do seu painel solar, confira a seguir outras formas de manutenção necessárias.

Manutenção preditiva

A manutenção do tipo preditiva consiste em realizar uma inspeção visual periódica no painel, com a finalidade de identificar arranhões, manchas, rachaduras ou indícios de quebra. 

Lembre-se de sempre acompanhar o desempenho do equipamento através do sistema de monitoramento. Caso a performance dos módulos esteja regular, não há motivos para se preocupar. 

A observação e análise do sistema fotovoltaico também podem ser realizadas pelo próprio usuário, e são fundamentais para reduzir os custos com manutenção corretiva ao identificar possíveis danos logo no início.

Continue a leitura para entender do que se trata a manutenção corretiva. 

Manutenção corretiva

Se mesmo após realizar a limpeza dos painéis fotovoltaicos for identificado baixo rendimento do sistema, é recomendável acionar a assistência técnica especializada para realização de diagnóstico profissional e reparo técnico do sistema.

Esse tipo de manutenção só pode ser feita por profissional ou equipe especializada, ou seja, em nenhuma hipótese o usuário deve subir no telhado e desmontar o sistema por conta própria.

Como vimos ao longo deste artigo, cuidar da manutenção preventiva e preditiva dos módulos solares é fundamental para diminuir os possíveis gastos com a manutenção corretiva. Se uma avaria no painel é identificada logo no começo, provavelmente será mais simples de ser reparada.

Entenda os tipos de manutenção de painéis solares
Entenda os tipos de manutenção de painéis solares

Mantendo as ações de limpeza e inspeção periódicas conforme orientações do fabricante e da própria empresa responsável pela instalação, os custos com a manutenção de sistema solar fotovoltaico tornam-se praticamente nulos.

Dessa forma, você garante o funcionamento eficaz do sistema solar fotovoltaico, reduzindo os custos com eventuais reparos ou reposição de peças, aumentando o aproveitamento da energia solar e ampliando a vida útil do sistema.

Como a manutenção é eventual e muito simples de ser realizada, os usuários têm autonomia de uso por longos períodos de tempo sem precisar se preocupar com necessidade de reinvestimentos no sistema.

Essa praticidade e economia evidenciam a energia solar como uma fonte de energia sustentável, adequada tanto para as necessidades urbanas quanto rurais, em imóveis residenciais, industriais e comerciais.

Resumo completo do post no story abaixo:

Posts Similares