Criar um CRM (Customer Relationship Management) consiste em melhorar a gestão de relacionamento com o cliente, e ajuda empresas a vender mais e melhor. Geralmente essas plataformas são desenvolvidas como um software, elevando a eficiência dos processos de vendas e de marketing, possibilitando maior proveito das oportunidades de negócio.

Com um bom CRM, você e sua equipe terão condições de controlar todas as ações realizadas e programadas em relação aos clientes e contatos em geral, incluindo e-mails, ligações e follow-up, entre outras. 

Tudo isso passa a ser gerenciado de maneira sistemática e otimizada, promovendo maior organização e eficácia em seu trabalho. Assim, você consegue desenvolver um processo de vendas mais produtivo, eficiente e simplificado.  

Confira a seguir porque você deve investir em uma ferramenta de CRM, e o custo médio das melhores plataformas. 

Por que investir em CRM? 

O setor de energia solar é altamente tecnológico, e isso deve se refletir nos métodos e recursos utilizados pelo integrador solar.

Afinal, os produtos e serviços oferecidos pelos profissionais dessa área estão em constante evolução, e para vender algo tão inovador quanto um sistema fotovoltaico é preciso lançar mão das melhores ferramentas. 

Entenda porque criar um CRM é importante para sua empresa
Entenda porque criar um CRM é importante para sua empresa.

Ferramentas de CRM são muito úteis para quem trabalha com vendas, pois simplifica processos de atendimento e contato com potenciais clientes.

Ao investir em um bom CRM, você e sua empresa poderão gerir com mais facilidade os dados de um contato,  incluindo informações que são úteis no processo de vendas. 

Dessa forma, garante mais agilidade nas operações comerciais, auxiliando na condução do cliente durante sua jornada de compra.

Com dados estratégicos coletados e organizados sistematicamente, cada vendedor saberá como abordar os contatos de maneira mais adequada e identificar o momento de direcioná-lo para a próxima etapa do funil de vendas. 

Portanto, investir em uma boa plataforma de CRM é uma forma de otimizar o trabalho em vendas de energia solar, tornando-o mais seguro. Confira a seguir os principais tipos de CRM disponíveis e o valor cobrado pela assinatura das maiores plataformas. 

Como escolher o CRM? 

Para escolher a plataforma de CRM mais adequada para a sua empresa, verifique entre as opções consideradas qual é a que mais tem condições de suprir as demandas e especificidades da sua rotina de trabalho. 

Há dois tipos principais de CRM, um deles para Enterprise, e outro para PME (Pequenas e Médias Empresas). 

Veja como escolher a plataforma com os recursos que melhor te atende
Veja como escolher a plataforma com os recursos que melhor te atende.

A primeira opção, como o título indica, é uma solução mais robusta, que visa atender às necessidades das grandes empresas.

Geralmente possuem diversas opções para personalização, que vão desde a integração com outros sistemas administrativos até o desenvolvimento de ferramentas próprias.

Como se tratam de sistemas mais complexos, exigem uma equipe de TI para sua implementação e manutenção, e treinamentos específicos. Sendo um modelo mais completo, seu valor costuma ser mais elevado. 

O CRM para PME costuma ser mais leve, e apresenta somente as funcionalidades necessárias. Ainda assim, pode ser uma solução excelente para equipes mais enxutas.

É o suficiente para integradores de energia solar que trabalham de maneira autônoma e para pequenas ou médias empresas de energia solar.

Normalmente, exige um investimento menor e não demanda grandes esforços de treinamento para alavancar resultados satisfatórios.  

Continue a leitura para conhecer as principais opções.

Principais ferramentas de CRM e seus valores

O custo de um CRM vai depender, principalmente, do tipo escolhido. Diversas plataformas oferecem planos grátis para teste com funções básicas, e planos pagos que variam entre R$ 30 por usuário a R$ 900 mensais, em média. 

Também há a possibilidade de criar um CRM do zero, caso você prefira um recurso que atenda totalmente às particularidades da sua empresa. No entanto, nesses casos, o valor é bem mais elevado, podendo alcançar os 4 dígitos.

Conheça as principais plataformas e, entenda os valores e os recursos que cada uma oferece
Conheça as principais plataformas e, entenda os valores e os recursos que cada uma oferece.

As opções já disponíveis no mercado são perfeitamente capazes de oferecer soluções eficazes para o seu problema. Veremos, em detalhes, as opções mais usadas e que podem atender melhor às demandas de uma empresa de energia solar. 

Agendor

Essa é uma solução de CRM online, que oferece soluções completas que podem ser úteis para o integrador solar, como funil de vendas e monitoramento de KPIs. 

Você pode testar gratuitamente por 14 dias. Há um plano único de assinatura, pelo valor mensal de R$ 35,10 por usuário (com desconto de 10% caso opte pela fatura anual).

RD Station CRM 

Essa empresa ficou famosa especialmente devido à ferramenta de marketing, mas seu CRM também não fica atrás. Sua proposta é organizar as vendas e contatos de forma rápida e simples, oferecendo integração nativa à solução de marketing e outros apps. 

Há um plano grátis, que integra as principais funções do CRM à ferramenta tradicional, enquanto que o plano Basic oferece mais recursos por R$ 39,90 ao mês por usuário. 

Nectar CRM

O Nectar CRM é mais uma plataforma especializada em vendas B2B, ou seja, entre empresas.

Portanto, pode ser uma escolha interessante se o seu negócio de energia solar é voltado especialmente para esse setor, buscando contemplar empresas que buscam soluções em energia sustentável. 

A proposta dessa plataforma é oferecer dados com mensuração precisa, indo além da gestão de vendas e marketing. Seus planos vão do Starter (que custa R$ 99 por usuário ao mês) ao Enterprise (R$ 299 por usuário ao mês). 

Como é um pouco mais complexa e dirigida a um público específico, inclui também um pacote de implementação obrigatório, que custa entre R$ 1.999 e R$ 4.199. Para startups, há uma opção mais acessível, com descontos de 40% a 70%. 

Moskit

O Moskit é um CRM ideal para pequenas e médias empresas, e atende diversos modelos de negócios, inclusive no setor de energia solar. 

Plataformas CRM e seus valores e recursos
Plataformas CRM e seus valores e recursos.

A ferramenta oferece planos anuais, com valor entre R$ 53 e R$ 59 mensais por usuário, além de serviços personalizados.

Zoho CRM

Já o Zoho CRM é um sistema de gerenciamento inteligente para empresas de todos os portes. Um dos seus grandes diferenciais é a Zia, uma assistente virtual que faz uso de inteligência artificial para informar dados dos clientes. 

Seus planos vão desde o iniciante (por apenas R$ 8 mensais por usuário) até o Empresarial, (custando R$ 35 mensais por usuário).

CRM PipeRun 

Em busca de um CRM que entenda as necessidades das empresas de energia solar? Então o Piperun é a escolha ideal. 

Ele disponibiliza recursos e estratégias para enxergar, controlar, simplificar e acelerar vendas e equipes. É ágil, completo e integrado, e oferece diversas possibilidades de gerenciamento. 

O CRM PipeRun possibilita a captação de clientes com uso de botão de WhatsApp no site da empresa, integrado à ferramenta. Além do app de mensagens instantâneas, também pode ser integrado ao Facebook e Instagram Leads e ao LinkedIn, entre muitas outras plataformas.

Ele possui múltiplos canais de captação de clientes (como inbound e outbound), e disponibiliza templates de e-mails, propostas e contratos para energia solar. Possibilita a configuração de ações automáticas a cada mudança de etapa do funil (como criar uma tarefa, enviar e-mail, fazer uma ligação, etc.). 

Outros recursos interessantes incluem um app para acompanhar projetos e capturar fotos de telhados e de documentos e um sistema de formulários para captura de dados para seguros e financiamentos. 

Você pode fazer um teste grátis por 14 dias, e a versão mais simples de CRM custa R$ 359,70 com 3 usuários já inclusos (o equivalente a R$ 119,90 cada), o que diminui gradualmente com a inserção de outros usuários. 

Confira essas dicas e veja qual CRM combina mais com as suas necessidades
Confira essas dicas e veja qual CRM combina mais com as suas necessidades.

Como você já deve ter notado, a implementação de um CRM em seu negócio é um verdadeiro investimento, que servirá não apenas para otimizar suas ações operacionais, mas também seu atendimento e relação com clientes e potenciais oportunidades de vendas.

O retorno disso tudo certamente será positivo, com aumento de contratações de serviços, maior fidelização de clientes e aumento da lucratividade. 

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

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