As redes sociais se tornaram importantes canais de venda para oferta de produtos ou serviços, e o mesmo vale para quem trabalha no segmento de energia solar. Além disso, essa também é uma forma de manter uma relação de confiança com seus clientes, o que é fundamental para qualquer negócio. Veja a seguir, algumas abordagens para venda pelo WhatsApp.

O WhatsApp é um dos que mais fazem sucesso entre os brasileiros: de acordo com um levantamento realizado pela Statista (empresa alemã especializada em dados de mercado e consumidores), 96% da população brasileira tem o WhatsApp como o canal preferido para enviar mensagens diretas.

Levando isso em consideração, entender como abordar um cliente e realizar uma venda pelo WhatsApp se tornou essencial para a evolução das negociações. Como esse é um canal muito competitivo, é preciso ter estratégia para se destacar sem correr o risco de ser inconveniente.

Lembre-se sempre de se apresentar e, se for o caso, informar onde conseguiu o contato do cliente.

Confira a seguir 30 frases que vão te ajudar na abordagem de venda pelo WhatsApp. 

1 – Ao obter o contato do cliente por outros meios

Se você obteve o contato de um potencial cliente por meios indiretos (como pela indicação de alguém ou em um grupo de WhatsApp), pode utilizar a seguinte mensagem, realizando as devidas adaptações:  

Como realizar a venda pelo WhatsApp com o contato obtido por outro meio
Como realizar a venda pelo WhatsApp com o contato obtido por outro meio

“Olá, [NOME DO CLIENTE], tudo bem?

Sou o [SEU NOME] da [NOME DA SUA EMPRESA] e encontrei o seu contato por [indicação, grupo do WhatsApp, LinkedIn…].

Vi que você se interessou por soluções em energia solar/instalação de sistema fotovoltaico/manutenção de painéis solares [ou outro fator que sua empresa e o cliente tenham em comum].

Aqui na [NOME DA SUA EMPRESA] oferecemos as últimas inovações em energia solar/produtos com durabilidade de pelo menos 25 anos/as melhores soluções em energia fotovoltaica [ou outros serviços que sua empresa ofereça e possa atender às necessidades do cliente] que podem trazer economia na sua conta de luz e proteção contra as bandeiras tarifárias [ou outros benefícios que possam interessar o cliente].

O que acha de conversarmos sobre como a [nome da sua empresa] pode te ajudar em relação à economia de energia elétrica? Qual o melhor dia e horário para você?

O padrão que você observou na mensagem acima deve ser seguido sempre que entrar em contato com um novo cliente, com profissionalismo, educação e disposição para resolver seus problemas e sanar suas dúvidas. 

Realizar venda por WhatsApp
Realizar venda por WhatsApp

Sempre que for realizar o primeiro contato com qualquer potencial cliente, lembre-se de se apresentar, justificar o motivo do seu contato e informar onde obteve seu número de telefone. Essa é uma forma de deixá-lo mais à vontade, sabendo com quem está falando.

2 – Quando o cliente em questão é uma empresa

Se você oferece um cartilha de serviços diferenciada que inclui soluções em energia solar para empresas, é interessante saber como fazer a abordagem desse tipo de cliente em específico. Observe a seguinte sugestão: 

“Olá, [NOME DO CLIENTE], tudo bem?

Muito prazer! me chamo [SEU NOME] e trabalho na [SUA EMPRESA].

Nossa solução auxilia empresas a alcançarem melhores resultados em economia de energia elétrica/autonomia em relação às distribuidoras de energia [ou outra vantagem que possa interessar o cliente].

Venda pelo Whatsapp quando o cliente é uma empresa
Venda pelo Whatsapp quando o cliente é uma empresa

Pelo que pude conhecer da [EMPRESA DO CLIENTE], acredito que podemos diminuir seus gastos com eletricidade/resolver seus problemas de distribuição de energia [ou outro problema que sua empresa esteja apta a resolver].

Podemos agendar uma conversa para o dia [DATA] às [HORAS]?”

Com esse tipo de abordagem, você prioriza a objetividade e se certifica de passar uma mensagem clara, sem abertura para segundas interpretações. Dessa forma, o diálogo com o cliente se dá de maneira assertiva desde o primeiro contato. 

3 – Quando o cliente demonstrou interesse prévio

Algumas vezes, o contato acontece após o cliente demonstrar interesse em seu negócio ou produto. Isso pode acontecer por meio das redes sociais ou ao preencher um cadastro no site da empresa. Nesses casos, a abordagem pode acontecer da seguinte forma: 

“Olá, [NOME DO CLIENTE], tudo bem?

Muito prazer! Me chamo [SEU NOME] e trabalho na [SUA EMPRESA].

Vi que demonstrou interesse em nosso novo lançamento de painéis solares/software para acompanhamento de geração de energia [ou outro produto ou serviço, de acordo com o interesse manifestado pelo cliente].

Venda pelo WhatsApp quando o cliente demonstra interesse
Venda pelo WhatsApp quando o cliente demonstra interesse

Estou à disposição para mostrar como a [SUA EMPRESA] pode ajudar você a obter uma economia de energia considerável em sua conta de luz/gerar energia limpa e sustentável [ou outra vantagem pontual que considere mais atrativa].

Podemos agendar uma conversa para [DATA]?”

Finalizar a mensagem com uma pergunta é uma técnica interessante, que dá ao cliente a oportunidade de te responder para que a conversa tenha continuidade. 

4 – Para dar continuidade a um contato anterior

Quando você e o cliente em questão já se conhecem previamente ou já conversaram antes, fica mais simples estabelecer um contato. Se você já apresentou suas soluções para energia solar e ainda não obteve um retorno, pode retomar a conversa da seguinte maneira

“Boa tarde, [NOME DO CONTATO], tudo bem?

Gostaria de saber se você ficou com alguma dúvida sobre o conteúdo que enviei para você.

Retomar atendimento de venda pelo WhatsApp
Retomar atendimento de venda pelo WhatsApp

O que acha de marcarmos um horário para conversarmos melhor sobre o dimensionamento de energia solar/manutenção de painéis fotovoltaicos [ou outro produto e serviço que o cliente tenha demonstrado interesse antes]?

Que dia fica melhor para você? Fico no aguardo do seu retorno para combinarmos.”

5 – Após disponibilizar um orçamento

Nem todo cliente que solicita um orçamento de energia solar chegará, de fato, a efetivar a compra dos painéis ou contratação do serviço de dimensionamento e instalação.

Mas nem por isso o atendimento deve ser preterido, já que essa é uma etapa importante para dar andamento rumo ao próximo passo. 

A esse acompanhamento dá-se o nome de follow-up, que é a prática de acompanhar um contato que já foi feito antes para obter uma resposta. Sendo esse o caso, use a mensagem a seguir: 

“Olá, [NOME DO CONTATO]! Como está?

Gostaria de saber se você ficou com alguma dúvida sobre a proposta que te enviei?

Atendimento para venda pelo WhatsApp, pós disponibilizar orçamento
Atendimento para venda pelo WhatsApp, pós disponibilizar orçamento.

A proposta está disponível neste link [LINK], caso queira rever alguns pontos.

Gostaria de lembrar também que essa oferta é válida somente até o final desta semana.

Precisando de qualquer informação, estou à disposição!”

6 – Outra opção de follow-up após orçamento

Realizar o follow-up após passar o orçamento para o cliente nem sempre é algo simples, já que o vendedor está na expectativa de conseguir dar andamento a uma venda e surge o receio de que o cliente se sinta pressionado. Confira a seguir outra opção:  

“Olá, [NOME DO CONTATO]! Tudo bem?

Gostaria de saber como está a situação do orçamento que te passei. 

Você tem alguma dúvida ou gostaria de saber mais informações sobre o serviço?

Se precisar, estou à disposição para conversarmos sobre isso. É só me chamar.

Fico no aguardo para darmos andamento. Obrigado!”

7 – Para lembrar de uma reunião agendada

Ao marcar uma reunião com um cliente, pode ser necessário enviar um lembrete a respeito do compromisso. Confira a seguir uma sugestão de como fazê-lo:

“Olá, [NOME DO CONTATO]! Tudo bem?

Para realizar uma venda pelo WhatsApp, é importante que não se perca uma reunião agendada com seu cliente
Para realizar uma venda pelo WhatsApp, é importante que não se perca uma reunião agendada com seu cliente.

Passando para confirmar a data [INSERIR A DATA] para a nossa conversa sobre o dimensionamento de energia/manutenção dos painéis solares [ou outro produto/serviço de acordo com o combinado].

Se estiver com alguma dúvida, estou à sua disposição.

Até mais!”

8 – Para a Black Friday

Quando se aproxima uma das datas comerciais mais importantes do ano, os clientes normalmente já criam expectativa a respeito de promoções e oportunidades únicas de compra ou contratação de serviços. Aqui vai uma ideia interessante caso queira aproveitar essa data: 

“Olá, [NOME DO CONTATO]! Como vai?

A Black Friday está se aproximando e já começamos a esquentar nossos motores por aqui. 

Uma importante data a abordar para uma venda pelo Whatsapp, é sem dúvida a black Friday
Uma importante data a abordar para uma venda pelo WhatsapWhatsAppp, é sem dúvida a black Friday.

Para te ajudar a aproveitar todas as oportunidades, selecionamos as melhores ofertas em painéis solares e equipamentos para sistema de energia solar fotovoltaica. Clique aqui [LINK] para conferir todos os preços.

Se tiver dúvida sobre algum produto, estou à disposição!”  

9 – Para anunciar sobre uma tecnologia recém-lançada

Clientes gostam de ser informados quando alguma novidade importante é lançada no mercado. Que tal aproveitar essa oportunidade para fortalecer o contato? Veja a seguir uma ideia de abordagem para essa ocasião: 

“Olá, [NOME DO CONTATO]! Como vai?

As últimas novidades em energia solar vieram com tudo, e preparamos um material especial para apresentá-las a você. 

O link com os últimos lançamentos que recebemos está aqui [LINK].

Contato para apresentação de nova tecnologia disponível
Contato para apresentação de nova tecnologia disponível

Precisando de qualquer informação, é só me chamar!”

10 – Para ofertas e condições especiais

Quem não gosta de uma boa promoção, não é mesmo? Deixe seus clientes informados com uma rápida mensagem: 

“[NOME DO CONTATO]! Tudo bem?

Tenho ótimas notícias!

Você demonstrou interesse no [PRODUTO], certo?

A boa notícia é que ele está com uma super condição!

Contato para oportunidade única ao cliente
Contato para oportunidade única ao cliente.

Efetuando seu pedido ainda hoje, consigo um desconto de 20% no parcelamento sem juros [insira aqui a condição especial].

O que acha? Se tiver interesse, me avise e já reservo para você.”

11 – Para disponibilizar o catálogo de produtos

Muitas empresas e profissionais preferem trabalhar com um catálogo de produtos online para facilitar as negociações com seus clientes. Se esse for o seu caso, aqui vai uma sugestão de como apresentá-lo:

“Olá, [NOME DO CONTATO], você já conhece nosso catálogo de produtos e serviços?

Caso ainda não tenha visto, basta acessar o link a seguir [link] para conferir o que há de mais inovador em energia solar atualmente. 

Se tiver alguma dúvida ou interesse em algum item, por favor me avise para que eu possa ajudá-lo.”

12 – Para disponibilizar um cupom de desconto 

Hoje em dia, oferecer cupons de desconto é uma das melhores maneiras de conseguir convencer um cliente em dúvida a realizar uma compra.

Você pode disponibilizar um cupom de desconto para ser usado em compras realizadas em seu e-commerce de equipamentos para energia solar por meio da seguinte mensagem: 

Contato para disponibilização de cupom de desconto para o cliente
Contato para disponibilização de cupom de desconto para o cliente.

“Olá, [NOME DO CONTATO], tudo bem?

Essa é para você! Só clientes do WhatsApp ganham 15% OFF [ou o percentual de desconto concedido com o cupom] nas suas compras com o cupom 15OFF [insira aqui o cupom de desconto]. 

Se tiver alguma dúvida sobre como usá-lo, é só me chamar!”

13 – Quando há queda repentina no preço de algum produto

Clientes adoram saber quando uma peça está com preço mais baixo. Tanto que muitas pessoas passam horas verificando sites e comparando preços em busca da melhor condição de compra. 

Por isso, nada melhor do que você mesmo comunicar aos seus clientes quando os preços baixam. Para avisá-los, você pode utilizar a seguinte mensagem de abordagem de venda pelo WhatsApp:

“Olá, [NOME DO CONTATO], como vai?

Só hoje os painéis solares vão estar com um preço imperdível! Acesse nosso site e confira.”

14 – Dando um incentivo a mais

Em janeiro de 2022, entrou em vigor o Marco Legal da Geração Distribuída, que serve como um incentivo para o consumidor migrar para a energia solar ainda esse ano. Que tal usar isso a seu favor? Veja a seguir um exemplo: 

É sempre bom ter algumas cartas na manga e ir disponibilizando para o cliente, para sempre poder surpreende-lo
É sempre bom ter algumas cartas na manga e ir disponibilizando para o cliente, para sempre poder surpreende-lo.

Olá, [NOME DO CONTATO]! Tudo bem com você?

Aqui é o [SEU NOME] da [NOME DA SUA EMPRESA].

Você sabia que ao se tornar consumidor de energia solar ainda em 2022, você não pagará pela taxa de uso da rede de distribuição? A partir do ano que vem, novos consumidores vão precisar arcar com uma tarifa, chamada Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição. 

Gostaria de saber mais sobre o assunto? Que tal marcarmos uma reunião?”

15 – Quando o cliente preenche um cadastro

Se você tem um site ou uma empresa de energia solar, pode disponibilizar um cadastro para ser preenchido pelas pessoas interessadas em seu serviço.

Assim, você pode entrar em contato posteriormente e prestar o atendimento adequado, tirando todas as dúvidas que surgirem. Se esse for o seu caso, pode enviar a seguinte mensagem de abordagem: 

“Olá, [NOME DO CONTATO]! Como você está?

 Meu nome é [SEU NOME] e faço parte do time comercial da [NOME DA SUA EMPRESA].

O motivo do meu contato é referente ao cadastro que preencheu em nossa loja/nosso site para conhecer mais sobre nossas soluções em energia solar. 

Cadastro de cliente para venda pelo WhatsApp
Cadastro de cliente para venda pelo WhatsApp.

Podemos marcar um horário para conversarmos?”

16 – Oferecendo a solução para um problema

Ao falar sobre o produto ou serviço que você oferece, você escolhe o tipo de abordagem que pode ser mais atraente de acordo com o perfil de pessoas interessadas. Em determinados casos, pode ser mais interessante oferecer uma solução para determinado problema, como na mensagem a seguir: 

“Olá, [NOME DO CONTATO]. Tudo bem? 

Sou [SEU NOME], da empresa [NOME DA SUA EMPRESA].

Precisando de ajuda para economizar energia/diminuir os valores da fatura de luz? [ou outro problema que se encaixe nesse contexto].

Com as soluções oferecidas pela [SUA EMPRESA] você pode reduzir em até X% o valor das contas de energia da sua empresa/casa. 

Apresentar soluções para os problemas do seu cliente
Apresentar soluções para os problemas do seu cliente.

Conheça nossa plataforma e veja como economizar.

Saiba mais em [LINK].”

17 – Focando nas vantagens

Em outros casos, a melhor abordagem pode ser destacar as vantagens do serviço ou produto que você oferece, como na seguinte mensagem: 

Olá, [NOME DO CONTATO]. Tudo bem? 

Sou [SEU NOME], da empresa [NOME DA SUA EMPRESA].

Você já conhece nossas soluções para energia solar? Com nosso produto/serviço, você contará com uma tecnologia de ponta/geração de energia própria/autonomia em relação às distribuidoras de energia [ou outro benefício que se insira aqui].

Durante a venda, destaque as vantagens que seu produto ou serviço oferece
Durante a venda, destaque as vantagens que seu produto ou serviço oferece.

Gostaria de saber mais sobre o assunto?”

18 – Para oferecer um orçamento sem compromisso 

Muitas vezes, realizar um orçamento pode ser uma forma de no que você tem a oferecer, já que com um valor em mente o projeto fotovoltaico começa a tomar forma e se torna um objetivo real a ser alcançado.

Pensando nisso, você pode preparar uma mensagem adequada para quando os clientes entrarem em contato solicitando um orçamento: 

Olá, [NOME DO CONTATO]. Tudo bem? 

Gostaria de fazer um orçamento para um projeto fotovoltaico? 

Ofereça um bom orçamento sem compromisso para deixar tudo bem claro ao seu cliente
Ofereça um bom orçamento sem compromisso para deixar tudo bem claro ao seu cliente.

Para fazer seu orçamento, preciso que me passe algumas informações, ok? Por favor, me informe: 

  • A média de consumo mensal de energia em sua casa/empresa.
  • A localização do imóvel que vai gerar energia solar.
  • A quantidade de pessoas que vão usufruir da energia gerada.
  • A área disponível em seu telhado para acomodar os painéis solares.

[e outras informações necessárias conforme seu método de trabalho].”

19 – Quando o cliente ainda está em dúvida

Pode acontecer de, após passar o orçamento para o cliente, ele ficar hesitante se deve ou não fechar o negócio. Quem trabalha com vendas, sabe como esse momento de espera pode ser angustiante, mas é importante reforçar sua disposição em ajudar o cliente, como dessa forma: 

“Olá, [NOME DO CONTATO]! Como está?

O que achou da proposta que te enviei? Ficou com alguma dúvida?

Há algo que eu possa fazer para fecharmos o negócio?”

20 – Possibilitando que o cliente te conheça melhor 

Devido às facilidades oferecidas pela internet, muitas vezes o cliente entra em contato com a empresa sem conhecê-la muito bem. Que tal oferecer essa oportunidade para ganhar a confiança do cliente? 

Ofereça informações ao seu cliente, de modo que ele conheça seu trabalho e isso gere credibilidade
Ofereça informações ao seu cliente, de modo que ele conheça seu trabalho e isso gere credibilidade.

“Olá, [NOME DO CONTATO]! Como está?

Meu nome é [SEU NOME] e agradeço pelo contato e interesse em nosso trabalho! 

A [NOME DA EMPRESA] é referência na região em soluções para energia solar. Que tal conhecer melhor nosso trabalho? Siga nossas redes sociais [insira o user da sua empresa nas redes ou insira um print da conta]. 

Caso tenha interesse, podemos marcar uma reunião para você conhecer nossa empresa pessoalmente. O que acha?”

21 – Apresentando cases de sucesso 

Contar com a indicação de clientes satisfeitos é a melhor propaganda que uma empresa pode ter. Você pode usar isso de maneira estratégica, como ao gravar o depoimento de um cliente ou pedir que ele faça uma avaliação da sua empresa no Google.

Isso se torna um material valioso para ser usado com próximos clientes em potencial, veja como: 

“Olá, [NOME DO CONTATO]! Como está?

Ofereça conteúdo de clientes satisfeitos com seu trabalho
Ofereça conteúdo de clientes satisfeitos com seu trabalho.

Gostaria de compartilhar com você o depoimento de um de nossos clientes, para que você possa contar com uma opinião sincera a respeito do nosso trabalho antes de fecharmos negócio.” 

22 – Para entregar conteúdo de valor 

As plataformas digitais utilizadas pela sua empresa podem ser de grande serventia para converter vendas. Gere conteúdo de valor e compartilhe com seus clientes. Você pode usar esses materiais de acordo com a demanda do próprio cliente: 

“Olá, [NOME DO CONTATO]! Como está?

Meu nome é [SEU NOME] e serei responsável pelo seu atendimento. 

Vi que você tem dúvidas a respeito da manutenção de painéis solares, certo? Vou te enviar um material que trata especificamente desse assunto. Caso reste alguma dúvida, por favor me avise, ok?”

23 – Para destacar o diferencial de um produto 

Outra possibilidade de abordagem envolve ressaltar os diferenciais que determinado produto ou serviço oferece. Como da seguinte maneira: 

Exalte seus produtos e mostre a qualidade e diferencial que eles oferecem
Exalte seus produtos e mostre a qualidade e diferencial que eles oferecem.

 “Olá, [NOME DO CONTATO]! Como está?

Meu nome é [SEU NOME], trabalho na [NOME DA SUA EMPRESA].

Gostaria de te apresentar o nosso mais novo lançamento de painéis solares bifaciais. Essa é a última palavra em tecnologia fotovoltaica, e pode otimizar ainda mais sua produção de energia. 

Gostaria de saber mais sobre o assunto?”

24 – Oferecendo satisfação garantida 

Levando em consideração o alto investimento envolvido em um projeto fotovoltaico, garantir a satisfação do cliente com o negócio apresentado pode ser uma boa maneira de gerar confiança sobre o seu produto. Faça da seguinte forma: 

 “Olá, [NOME DO CONTATO]! Como está?

Meu nome é [SEU NOME], trabalho na [NOME DA SUA EMPRESA].

Com produtos de qualidade e um bom atendimento, a satisfação garantida pode ser um diferencial a ser oferecido
Com produtos de qualidade e um bom atendimento, a satisfação garantida pode ser um diferencial a ser oferecido.

Você já conhece nossas soluções em energia solar residencial/empresarial? Com elas, sua satisfação é garantida, ou seu dinheiro de volta. Dessa forma, você só tem a ganhar! Teria interesse em marcar uma reunião para tratarmos do assunto?”

25 – Por meio de gatilhos de escassez

O uso de gatilhos mentais é uma das principais estratégias de marketing para converter vendas. Leia mais sobre eles clicando aqui.

Um dos gatilhos que podem ser usados é o da escassez, desenvolvido para informar ao cliente que determinada venda ou oferta está prestes a expirar. Assim, serve como incentivo para que ele finalize sua compra o quanto antes. Veja um exemplo de como usá-lo: 

 “Olá, [NOME DO CONTATO]! Como está?

Gostaria de informar que temos somente mais 5 unidades deste produto em nosso estoque. O que acha de darmos andamento à sua compra?” 

26 – Com um produto ou serviço de brinde 

Presentear o cliente com algum tipo de brinde é uma das principais táticas de fidelização. Isso faz com que o consumidor se sinta valorizado pela empresa, e assim gera oportunidades para que ele recomende seu serviço ou volte a fechar negócio com sua empresa.

Durante a venda pelo WhatsApp, ofereça brindes que cativem seu cliente
Durante a venda pelo WhatsApp, ofereça brindes que cativem seu cliente.

Assim, lembrará de você na hora que for preciso fazer a manutenção dos painéis ou trocar algum equipamento. Uma das formas de oferecer o brinde é:

 “Olá, [NOME DO CONTATO]! Como está?

Meu nome é [SEU NOME], trabalho na [NOME DA SUA EMPRESA].

Gostaria de informar que estamos com uma condição especial em nosso site. Na compra do produto X, você ganha de brinde o item Y. Que tal aproveitar a oportunidade?” 

27 – Quando o cliente entra em contato 

O uso do WhatsApp Business como ferramenta de trabalho oferece uma série de funcionalidades, entre elas a possibilidade de programar mensagens automáticas.

Assim, no momento que um novo contato enviar uma mensagem, seu celular automaticamente irá disparar uma mensagem de saudação desenvolvida previamente. Confira um modelo: 

“Olá, [NOME DO CONTATO], tudo bem?

Use ao máximo os recursos que o WhatsApp te oferece
Use ao máximo os recursos que o WhatsApp te oferece.

Meu nome é [SEU NOME] e agradeço pela mensagem. Primeiro, gostaria de entender melhor o motivo do seu contato para que eu possa te ajudar.”

28 – Fora do horário de atendimento 

Outra possibilidade a ser explorada por meio das mensagens automáticas é a criação de uma mensagem de ausência, que pode ser programada para ser disparada quando um contato envia uma mensagem fora do seu horário de atendimento.

Você pode desenvolver uma mensagem da seguinte forma: 

“Olá, [NOME DO CONTATO], agradeço pelo contato!

Infelizmente, não posso te responder no momento. Nosso atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 18h. Que tal me explicar o motivo do seu contato e, assim que possível, te dou um retorno para conversarmos melhor?”

29 – Após a instalação

Um bom atendimento se destaca não apenas nas oportunidades de venda, mas também durante todo o processo de finalização do serviço.

Procure saber como foi o serviço de instalação e se o funcionamento dos produtos entregues estão corretos
Procure saber como foi o serviço de instalação e se o funcionamento dos produtos entregues estão corretos.

Certifique-se de oferecer sua atenção ao cliente em todas as etapas, como durante a instalação do sistema fotovoltaico, por exemplo, ou durante uma manutenção. 

“Olá, [NOME DO CONTATO].

Como foi a instalação dos seus equipamentos? Espero que tenha corrido tudo bem!

Caso haja algum problema ou surja alguma dúvida referente ao seu uso, me comunique por aqui para que possamos ajudá-lo(a) da melhor forma.

Fico à disposição!.”

30 – Para o pós-venda

Falamos acima sobre a importância de acompanhar o cliente durante todas as etapas da jornada de compra, e isso inclui também o pós-venda.

Lembre-se de manter o contato com o cliente depois que a compra tiver sido finalizada ou o negócio tiver fechado, assim você contribui com a fidelização do cliente e ainda tem a oportunidade de conseguir um relato de um cliente satisfeito, ou saber como pode melhorar para uma próxima oportunidade.

“Olá, [NOME DO CONTATO].

Sou [SEU NOME], da [NOME DA SUA EMPRESA].

Estou entrando em contato pois queremos te ouvir: o que está achando do nosso produto? Poderia nos dar um retorno a respeito da sua experiência de compra conosco?

Agradeço desde já!”

Etapa importante de qualquer venda, é o pós venda. Procure dar todo o suporte e se mostrar presente mesmo após a venda ter sido concretizada
Etapa importante de qualquer venda, é o pós venda. Procure dar todo o suporte e se mostrar presente mesmo após a venda ter sido concretizada.

Tendo esses modelos de mensagem para abordagem via WhatsApp, seu trabalho como vendedor ficará muito mais simples, pois você estará preparado para quase qualquer ocasião. 

Achou este artigo útil? Gostou das nossas sugestões? Deixe sua opinião nos comentários abaixo antes de sair.

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltaicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientes, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no atendimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

Posts Similares