Você sabia que muitas vezes o aumento na sua conta de luz poderia ser evitado com algumas atitudes básicas que você pode tomar no seu dia a dia? Isso porque, além do tipo de bandeira que está sendo usada naquele momento, a forma como você consome sua energia elétrica também impacta no custo final da conta de luz. 

Você com certeza já ouviu falar que desligar as luzes e não deixar a TV ligada quando ninguém estiver no cômodo pode te ajudar a diminuir a conta de luz, não é? Porém, o que nunca te contaram é que existem outros fatores que também podem te ajudar a  economizar no final do mês. Isso pode ser ainda mais simples do que você imagina.

Para lhe auxiliar a pagar mais barato na sua conta de luz, separamos um post com 25 maneiras de reduzir seus gastos no final do mês. Confira a seguir!

1 – Não ligue o ar-condicionado com frequência

Você certamente já ouviu falar que o ar condicionado é um dos eletrodomésticos que mais gasta energia, não é? Essa afirmação está de fato correta. É importante usar o aparelho com consciência e apenas em situações de necessidade.

Quando usado com frequência e em potência alta, o ar condicionado pode chegar a representar um gasto equivalente a R$ 400 no mês. 

Evite ligar o ar-condicionado
Evite ligar o ar-condicionado

Há alguns casos, no entanto, que podem demandar o uso do ar-condicionado durante longos períodos de tempo. Como nas empresas, por exemplo, onde o ar é necessário para climatizar o ambiente, especialmente nos dias de verão.

Em casa, prefira deixar as janelas abertas e dê preferência pelo ventilador em vez do aparelho de ar-condicionado. Assim você mantém os cômodos bem arejados sem consumir tanta eletricidade. 

2 – Higienize o filtro do aparelho corretamente

O aparelho de ar-condicionado é definitivamente um dos itens que mais requerem cuidados com relação ao consumo de energia. Além de usá-lo apenas quando for realmente necessário, também sugerimos que você mantenha-o sempre limpo. Isso é importante porque quanto mais sujo o aparelho estiver, mais energia ele gasta.

Quando os filtros do aparelho estão com muita sujeira, o ar-condicionado precisa trabalhar mais para compensar o bloqueio causado pelos resíduos e conseguir resfriar o ambiente.

Além disso, manter o filtro sujo pode implicar em problemas respiratórios e até desencadear crises de alergia. Tanto com relação ao desperdício de energia quanto para a sua saúde, é melhor prevenir do que remediar!

3 – Não durma com a TV ligada

Algumas pessoas têm o hábito de dormir com a TV ligada, especialmente quando estão com insônia. Mas esse é considerado um mau hábito de consumo, que pode causar um grande impacto negativo na conta de luz no fim do mês.  

Não durma com a TV ligada
Não durma com a TV ligada

Uma dica para evitar que isso aconteça é utilizar a função timer do aparelho, colocando-o para desligar sozinho depois de um determinado tempo, ou deixar de utilizar a TV antes de dormir, se possível.

Lembre-se que quanto menos você deixar o aparelho ligado, menor será o valor da sua fatura de eletricidade no final do mês.

4 – Evite deixar aparelhos no stand-by

Há diversos eletrodomésticos e eletrônicos que ficam ligados na tomada mesmo quando não estão em uso, em modo stand-by. Esse é o caso dos micro-ondas, carregadores de celular, TV, computadores, notebooks e DVDs, que podem representar até 12% da sua conta de energia.

Falando em valores, isso pode representar até R$10 no final do mês a cada 4 aparelhos que ficam em stand-by todos os dias.

Como toda economia é bem-vinda, remova todos os itens da tomada após utilizá-los. Assim, o consumo de energia cessa quando você não estiver utilizando esses aparelhos, e você poderá notar a diferença nas faturas de energia. 

5 – Coloque sua geladeira em um local ventilado

Assim como o aparelho de ar-condicionado, a geladeira também pode ser uma grande vilã, já que representa até 30% do consumo de energia elétrica. Para minimizar os gastos, é válido pensar estrategicamente onde vale a pena posicioná-la, de maneira que fique em um local arejado. 

Quando a geladeira fica em um local com pouca ventilação, precisa trabalhar ainda mais para resfriar sua parte interna e manter a temperatura ideal para os alimentos. Isso acaba resultando em uma conta de luz ainda mais cara no final do mês.

Se possível, dê preferência por colocar a sua geladeira em um local arejado, que não tenha armários nas laterais. Assim, a circulação de ar fica livre e a geladeira poderá resfriar com mais facilidade, evitando o superaquecimento.

6 – Evite abri-la muitas vezes seguidas

Você já ouviu falar que deixar a geladeira aberta por muito tempo pode fazer sua conta de luz aumentar? Embora isso seja verdade e de fato aumente relativamente o consumo de energia, abrir a geladeira várias vezes seguidas é ainda pior.

Sendo assim, outra forma de reduzir o custo da conta de luz é evitar abri-la o tempo todo. Quando fazemos isso, o ar frio sai e o ar quente entra, obrigando o compressor a trabalhar mais para resfriar o interior do eletrodoméstico para que a temperatura não baixe.

Ao abrir e fechar várias vezes, o ciclo se repete, fazendo com que toda vez que a porta é aberta o motor da geladeira tenha que trabalhar mais e mais para resfriar novamente.

O ideal é que você deixe a porta do eletrodoméstico aberta até pegar ou guardar tudo o que precisa, já que assim você aciona o compressor uma única vez. Lembre-se, porém, de não ficar muito tempo com a porta aberta, e tente ser o mais rápido possível, especialmente em dias muito quentes.

7 – Não guarde alimentos quentes dentro dela

Antes, falava-se muito que colocar alimentos quentes dentro da geladeira poderia fazer com que ela enfrentasse uma sobrecarga. Hoje em dia, no entanto, isso não passa de um mito.

Não guarde alimentos quente dentro da geladeira
Não guarde alimentos quente dentro da geladeira

Ainda assim, colocar alimentos quentes dentro da geladeira faz com que ela tenha que trabalhar mais para evitar que o ar quente do alimento esquente o interior do eletrodoméstico. No fim das contas, isso também faz com que o aparelho gaste mais energia para compensar a troca de calor. Para evitar essa situação, deixe os alimentos esfriarem um pouco antes de guardá-los na geladeira.

8 – Faça a manutenção da borracha de vedação da geladeira

Você sabia que quando a borracha da geladeira está furada ou rachada, a conta de luz pode aumentar? Isso porque a borracha é uma forma de impedir a entrada de ar quente e a saída de ar frio do aparelho. 

Sendo assim, sempre que a borracha de vedação apresenta algum tipo de defeito ou avaria, sua função fica comprometida. Como resultado, a temperatura dentro da geladeira aumenta e o motor precisa trabalhar mais para conseguir manter a temperatura ideal lá dentro.

Pensando nisso, cheque a cada seis meses qual a condição da borracha do seu eletrodoméstico e troque-a caso note que a vedação não está como deveria. 

9 – Não coloque-a onde o sol bate diretamente

Da mesma forma que deixar sua geladeira em lugares pouco ventilados pode fazê-la superaquecer, o mesmo acontece quando ela fica em um local onde recebe luz direta do sol. 

Isso é prejudicial pois, sempre que você abrir a porta, o sol vai bater diretamente no interior da geladeira, fazendo com que seu interior esquente ainda mais. Para compensar isso, o compressor terá que trabalhar o dobro para conseguir resfriar o ambiente interno novamente.

Mesmo quando a geladeira estiver fechada, a luz do sol incidindo diretamente sobre ela também pode elevar seu consumo de energia. Isso porque o calor do sol faz com que a parte de fora fique aquecida e, para que a temperatura não passe para dentro, o compressor precisará ser acionado mais vezes durante o dia, consumindo mais eletricidade. 

10 – Evite deixá-la ao lado do fogão

Outra dica importante relacionada ao posicionamento ideal da geladeira está relacionada à sua proximidade de fogões e fornos elétricos. É importante deixar esses itens afastados, pois ao deixar a geladeira perto de uma fonte que gera calor, aumentamos drasticamente o seu consumo de energia. 

O calor que emana de fornos, fogões e até mesmo micro-ondas faz com que a geladeira esquente por fora, precisando trabalhar mais para conseguir resfriar sua parte de dentro. Sendo assim, nada de deixar esses itens perto da geladeira, ok?! Pense em maneiras estratégicas de decorar e mobiliar sua cozinha sem que esses aparelhos precisem ficar juntos. 

11 – Tome banho mais curtos 

Chegou a hora de falar sobre mais um aparelho que também é considerado um perigo para as contas de luz: o chuveiro elétrico. Ele pode representar até 20% do consumo de energia, e essa porcentagem pode ser ainda maior se a água utilizada for muito quente, como é o que geralmente acontece nos dias de inverno. 

A melhor forma de diminuir o consumo de energia do chuveiro é ao tomar banhos mais breves, levando apenas o tempo necessário.

Tome banho mais curtos 
Tome banho mais curtos 

Evite ficar mais do que 10 minutos com o chuveiro ligado, especialmente durante o inverno. Ao ensaboar o corpo ou lavar o cabelo, feche a torneira e abra de novo apenas quando for se enxaguar. Assim, você evita o desperdício de água também. 

12 – Nos dias quentes, use a posição “verão”

Outra maneira interessante de reduzir o consumo de energia do chuveiro é usá-lo na opção “verão” durante os dias mais quentes. Essa posição é mais econômica, enquanto que o modo inverno tem potência máxima e pode resultar em um prejuízo considerável na fatura. Deixe essa opção para ser usada exclusivamente nos dias mais frios. 

Também não é recomendado mudar a temperatura enquanto o chuveiro estiver ligado, pois isso pode aumentar o consumo. Cuidados como esses contribuem com um consumo mais consciente e inteligente, gerando bons resultados na conta de luz. 

Um banho fresco pode oferecer diversos benefícios. Além de aliviar o calor nos dias de temperatura elevada, também ajuda a melhorar a circulação sanguínea, dores musculares e o cansaço. Uma excelente dica é tomar banho em horários mais quentes, como durante a tarde, por exemplo, assim você evita ter que usar o chuveiro no máximo.

13 – Use o ferro elétrico com sabedoria

O uso do ferro elétrico também requer alguns cuidados para economizar energia elétrica. Uma boa ideia é tirar um dia da semana para usar o ferro e passar todas as roupas de uma única vez

Isso ajuda na economia porque, sempre que o ferro é ligado, é preciso aguardar até que ele esquente. Enquanto isso, o aparelho consome mais energia elétrica, já que precisa aumentar a temperatura muito rápido. Sendo assim, quando precisar ligá-lo, certifique-se de aproveitá-lo ao máximo. 

Para se ter uma ideia, uma hora de ferro ligado todos os dias faz com que sua conta de luz aumente até 30 kWh, o que representa uma média de R$18.

14 – Prefira roupas de tecidos que não amassam

Sempre que for possível, prefira vestir e comprar roupas feitas com tecidos que não amassam. Com a evolução das tecnologias utilizadas na indústria têxtil, é possível ganhar tempo e praticidade e, ao mesmo tempo, economizar energia. Por isso, crie o hábito de conferir o tecido das suas roupas antes de comprá-las.

As melhores opções para quem quer evitar passar roupa são os tecidos com fibras sintéticas, que não amassam com facilidade. Além disso, essas fibras também são conhecidas por suas características de secagem rápida. 

Para obter informações sobre o tecido, confira a etiqueta da roupa. Viscose, acrílico e nylon são alguns dos nomes nos quais vale a pena prestar atenção, pois compõem peças fáceis de usar. 

Já os itens que são feitos com algodão, linho ou seda amassam com facilidade, pois contém fibras naturais em sua composição. Se a intenção é evitar peças que precisem ser passadas com frequência, não compre roupas feitas com esses tecidos. 

Além disso, você também pode avaliar a real necessidade de passar certas peças de roupa, como toalhas de banho e roupas de cama, por exemplo.

15 – Use a máquina de lavar sempre na capacidade máxima

Ainda falando sobre as roupas, junte todas as peças que precisam ser lavadas e ligue a máquina apenas uma vez na semana. Isso também ajuda a deixar a conta de luz mais barata. 

É importante sempre checar as condições do filtro da máquina de lavar roupas e limpá-lo após utilizar a máquina. Isso ajuda a evitar o acúmulo de fiapos, que podem fazer com que o aparelho tenha que trabalhar mais pesado e gaste mais energia durante seu funcionamento. 

16 – Evite deixar lâmpadas acesas

Essa é provavelmente a dica mais antiga, que transcende gerações. Nem por isso é menos importante do que as outras, já que a iluminação dos imóveis é também um fator no qual temos que atentar para não desperdiçar energia. 

Apague a luz ao sair
Apague a luz ao sair

Usar as lâmpadas de casa com consciência pode ajudar a reduzir os custos da conta de luz em aproximadamente 10%. Para obter essa economia, desligue as luzes quando ninguém estiver no cômodo e evite deixá-las ligadas sem necessidade. 

Além disso, também vale tirar proveito das novas tecnologias, como a possibilidade de automação da iluminação. Isso vale para residências e empresas também, o que pode ser feito implementando sensores de presença e timers inteligentes que ajudam a evitar que as luzes fiquem acesas quando não há ninguém presente no cômodo. Esses dispositivos ligam e desligam as luzes de forma automática, otimizando seu uso.

17 – Prefira lâmpadas de LED

Outra dica importante relacionada à iluminação é optar pelas lâmpadas de LED, que são até 10 vezes mais econômicas do que as incandescentes e fluorescentes. Já imaginou a economia considerável que isso pode resultar no fim do mês?!

Vale lembrar que você deve sempre escolher as lâmpadas que tenham a voltagem compatível com a sua rede. Outro benefício é que as lâmpadas de LED duram até 14 anos, e você dificilmente terá que trocá-las antes disso.

18 – Explore a luz natural 

Uma boa alternativa para evitar recorrer às lâmpadas e a luz artificial é investir na luz natural. A iluminação representa uma parte significativa do consumo de eletricidade de muitas residências e empresas. Sendo assim, não basta apagar a luz ao sair do cômodo, é preciso evitar acendê-las sem necessidade. 

Use a abuse da iluminação natural
Use a abuse da iluminação natural

Para que isso seja possível, vale usar e abusar da luz natural. Abra cortinas e janelas e deixe a luz do sol entrar durante o dia. Se ainda está construindo ou pretende reformar seu imóvel, busque alternativas de como explorar a luz natural nos cômodos. 

Deixar as janelas sempre abertas para que a luz natural entre e ajude a iluminar o ambiente faz com que não seja necessário ligar a lâmpada até 7 horas da noite em dias de verão, por exemplo.

19 – Pinte os cômodos com cores claras

Mais uma maneira de valorizar a luz natural no seu imóvel é pintar as paredes e o teto com cores claras, que ajudam a refletir melhor a luz natural, aumentando a qualidade da claridade nos cômodos. Assim, reduzem a demanda por iluminação artificial durante a realização de atividades rotineiras.  

Por isso, aposte em tons mais leves na hora de pintar ou reformar seu imóvel, e até mesmo quando for escolher cortinas e móveis. Isso tudo faz com que o espaço fique mais iluminado, promovendo mais economia para seu bolso.

20 – Verifique se há defeitos na fiação

Nem sempre o desperdício de energia acontece por conta de maus hábitos de consumo. Muitas vezes, pode estar relacionado à fuga de energia por defeitos na fiação, o que explica o consumo excessivo de energia elétrica. Isso é comum principalmente em instalações antigas, malfeitas ou que não recebem a devida manutenção. 

Quando um fio está parcial ou totalmente desencapado, por exemplo, pode puxar carga de maneira constante, fazendo com que os aparelhos que dependem de energia consumam muito mais do que realmente precisam. 

Verifique se não há fuga de energia
Verifique se não há fuga de energia

Em alguns casos, essa condição pode elevar o risco de choque e, em casos mais sérios, pode até mesmo ocasionar um curto-circuito, capaz de favorecer o início de um incêndio.

Por isso, para reduzir a conta de luz e manter a segurança da instalação, observe atentamente a fiação e verifique se existem pontos de descontinuidade ou falhas. Caso isso se comprove, é preciso solicitar auxílio profissional para consertá-lo o mais rápido possível.

21 – Substitua eletrodomésticos antigos

Assim como a fiação de um imóvel pode precisar de substituição depois de um tempo, o mesmo pode acontecer com os eletrodomésticos e eletrônicos, que sofrem desgastes com o uso constante. É importante atentar para as condições desses equipamentos, fazendo a manutenção ou troca, caso necessário.  

Para se ter uma ideia, eletrodomésticos residenciais com mais de 10 anos de vida consomem, em média, o dobro quando comparados aos aparelhos mais modernos do mesmo tipo. 

Para evitar o consumo excessivo, faça a manutenção adequada sempre que necessário ou troque os itens por modelos mais atuais e econômicos, como veremos a seguir.

22 – Escolha aparelhos econômicos

Quando é preciso comprar um novo aparelho, é comum que os consumidores busquem por aqueles que apresentam potência menor e preços mais baixos. No entanto, esse nem sempre é um requisito confiável para fazer uma boa compra, pois pode ser que esses itens gastem mais energia para desempenhar suas funções. 

O que se recomenda é confiar sempre em produtos de marcas conhecidas e de qualidade, com a potência adequada para a função. Antes de comprar um novo aparelho, saiba que o mais seguro é sempre optar por eletrodomésticos e eletrônicos que contam com o selo PROCEL. 

Esse selo faz parte de um programa do governo federal, ligado ao Ministério de Minas e Energia, que visa impulsionar a racionalização da produção e do consumo de energia elétrica. Faz isso por meio da eliminação dos desperdícios e da redução dos custos e investimentos do setor.

De acordo com o Inmetro, a indicação desse selo em aparelhos significa que eles têm melhor desempenho quando o assunto é consumo de energia. Sendo assim, os mais altos, pertencentes à categoria A, são os mais econômicos.

23 – Desligue a chave geral se for viajar

Uma maneira de economizar pouco óbvia para o consumidor que deseja diminuir seu consumo de energia é desligar a chave geral da residência ou comércio quando o imóvel for passar um longo período de tempo sem uso. Você pode fazer isso quando for viajar, por exemplo, ou durante o recesso de fim de ano da empresa.

Isso ajuda na economia pois muitos equipamentos eletrônicos consomem energia mesmo quando estão desligados, como relógios de LED, computadores, televisão e micro-ondas. Desligando a chave geral, você reduz o consumo de energia elétrica e o risco de acontecer um curto-circuito durante a sua ausência. 

24 – Evite os horários de pico

Além das bandeiras determinarem a conta de luz, os horários de pico também influenciam diretamente no valor final. Ou seja, quando todas as pessoas consomem energia ao mesmo tempo, isso resulta em um grande gasto. Para evitar a sobrecarga da rede de energia, foi determinado que o período de tempo que vai das 18 às 21 horas teria tarifas mais caras. 

Sendo assim, vale a pena fugir desses horários para pagar menos na conta de luz. Algumas maneiras de evitar os horários de pico e tomar banho e lavar roupas antes das 18h. 

25 – Opte pela energia solar fotovoltaica

Uma das formas mais eficientes de diminuir os custos com a conta de luz é investindo em energia solar fotovoltaica. Essa forma de geração de energia utiliza a luz do sol para gerar energia. No final do mês, toda a energia que você usou proveniente do seu sistema gerador de energia não será cobrada na sua conta de luz.

A economia pode ser ainda maior se você produzir mais energia do que usa, já que essa energia extra também pode ser convertida em créditos energéticos que serão abatidos da sua conta e consumo.

A longo prazo, a economia gerada pelo sistema fotovoltaico também paga os gastos com o investimento nessa tecnologia. Outra grande vantagem de um sistema de energia solar é o fato de não depender de reajustes na conta de luz elétrica.

Atualmente, é impossível falar de eficiência energética em residências e empresas sem relacionar essa prática à energia renovável. Nesse cenário, a energia solar é uma das soluções que mais vêm ganhando importância, já que permite uma economia de até 95% no valor da conta de luz, com equipamentos que têm vida útil de pelo menos 25 anos.

Investir em um sistema de energia solar não só ajuda a reduzir o consumo de energia elétrica, como também traz benefícios como a redução de impostos mediante os programas de IPTU Verde, presentes em algumas cidades brasileiras. 

A possibilidade de gerar energia elétrica por meio de painéis solares é uma excelente solução para o Brasil, que têm elevada incidência de raios solares. Esse é um dos principais fatores que resultam em um bom desempenho do sistema fotovoltaico.

Energia Solar em sua Casa com Solfácil

Nós temos uma linha de financiamento revolucionária que permite que você troque o custo da sua conta de luz por um ótimo investimento em sistema de energia solar.

É isso mesmo! Temos uma rede de parceiros instaladores em todos os estados do Brasil que executam o projeto de energia solar em sua residência e você paga em até 144 parcelas com juros acessíveis. Tão acessíveis que a prestação mensal fica até 30% inferior à economia de energia que você tem com o sistema.

Posts Similares