O uso da energia solar está cada vez mais presente na realidade dos brasileiros, inclusive na zona rural. A crise hídrica de 2014 afetou o abastecimento das hidrelétricas e gerou um aumento significativo das tarifas das contas de luz.

Isso tornou a geração de energia fotovoltaica uma solução muito procurada, principalmente pelos produtores rurais que buscam autonomia. 

Além disso, o cenário regulatório também é favorável por conta das normas editadas e revisadas pela Agência Nacional de Energia (ANEEL) em 2012 e 2015. Com elas, se tornar um microgerador e compensar créditos na rede pública vêm se mostrando uma alternativa viável e vantajosa.

Confira a seguir 10 vantagens que a energia solar pode proporcionar para a sua propriedade rural. 

1 – Se adequa a diversas realidades

A instalação de um sistema solar fotovoltaico requer um procedimento simples, realizado a partir de um projeto planejado por um profissional capacitado para executar tal função. Sendo assim, se adequa facilmente a diversos cenários, respeitando as necessidades e limitações de cada consumidor e propriedade.

A energia solar se adequa a diversas realidades que encontramos no meio rural
A energia solar se adequa a diversas realidades que encontramos no meio rural

Na maior parte dos casos, o telhado é usado como suporte para os painéis solares, mas em instalações em zonas rurais também é possível fazer a acomodação no solo, desde que seja realizado o aterramento.

A maioria das empresas especializadas nesse setor aproveita ao máximo os recursos do cliente, sem que seja necessária a criação de estruturas e aparatos para a montagem do projeto.

2 – Vida útil elevada

Quando o investimento envolve o uso de equipamentos de qualidade, a expectativa de vida de um sistema fotovoltaico pode chegar em torno de 25 a 30 anos. Isso se deve à alta qualidade e tecnologia de ponta utilizada para a produção dos itens que compõem o sistema.

Além disso, os módulos fotovoltaicos têm baixo desgaste mecânico, já que praticamente não há peças móveis em sua estrutura. 

3 – Linhas de financiamento para produtores rurais

Hoje em dia, os produtores rurais podem escolher entre diversas opções de linhas de financiamento para o investimento de sistemas fotovoltaicos em zonas rurais.

Com taxas e carências que tornam essa solução ainda mais acessível, as linhas de crédito possibilitam que o investimento seja realizado mesmo se o produtor não tiver em mãos o valor total do orçamento. 

Para conseguir uma linha de financiamento, o produtor rural precisa atender a dois requisitos principais:

  • CPF regularizado e sem dívidas;
  • Ter a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP)

A DAP pode ser obtida através do sindicato rural ou da empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), e é emitida de acordo com a renda anual do produtor, considerando as atividades exploradas em sua propriedade. A partir disso, é só escolher entre as linhas especiais de crédito disponíveis.  

4 – Geração de energia limpa 

Outro ponto de grande importância a favor da energia solar é o fato de ser uma energia totalmente limpa e inesgotável, obtida a partir de uma fonte econômica e sustentável, que ajuda a preservar o meio ambiente já que não causa impacto à natureza.

Como consequência, não gera qualquer prejuízo à saúde dos animais, não consome água e não produz resíduos. Que produtor rural não gostaria de aproveitar todas essas vantagens, não é mesmo?! Optando pelo uso de módulos semitransparentes, o sistema solar fotovoltaico pode auxiliar até mesmo na manutenção da temperatura do local. 

5 – Redução dos gastos com a energia solar

É importante lembrar que os gastos com energia elétrica no campo são, na maioria das vezes, ainda mais altos do que nas áreas urbanas, principalmente levando em consideração os custos com sistemas de bombeamento e irrigação.

Com as tarifas de energia aumentando de modo constante, a preocupação com relação a isso se tornou algo constante na vida dos brasileiros. 

É incrível a redução de gastos com o uso da energia solar
É incrível a redução de gastos com o uso da energia solar

Para reduzir os custos com a conta de luz, investir na energia solar é uma excelente solução para as propriedades rurais. Os produtores podem inclusive aproveitar essa economia para investir em outros setores da propriedade que precisam de renovação. 

6 – Valorização da propriedade 

Pensa em vender sua propriedade um dia? Investir em energia renovável é um dos meios mais rápidos de modernizar um imóvel. Com equipamentos de alta tecnologia, o sistema fotovoltaico tem a capacidade de revolucionar o consumo de energia elétrica na sua propriedade, e ainda pode garantir um visual mais moderno. 

Em pesquisa realizada pela consultoria Zillow do setor imobiliário, nos Estados Unidos, foi possível observar que um sistema fotovoltaico aumenta o valor do imóvel entre 4,1% e 6% (em alguns casos, essa valorização pode chegar até 10%).

Naturalmente, o mercado imobiliário está atento ao crescimento na procura por empreendimentos eco-friendly, ou ecologicamente corretos, fazendo com que essas propriedades sejam mais visadas por novos compradores. 

7 – Energia solar: Maior autonomia energética 

Se engana quem acredita que a energia solar é uma tecnologia restrita às áreas urbanas. Em suas origens, ela surgiu justamente como uma solução para prover energia elétrica para áreas mais afastadas, que não podiam contar com o abastecimento da energia pelas concessionárias. 

Dessa forma, é uma excelente alternativa para áreas rurais distantes, onde o fornecimento de energia elétrica é insuficiente ou pouco confiável. Com um sistema fotovoltaico, é possível que sua propriedade tenha mais autonomia, pois não dependerá o tempo todo do fornecimento de energia que vem da rede pública. 

Quem gera a própria energia também pode compensar créditos com outras unidades consumidoras (que valem por até 60 meses, ou 5 anos), desde que exista um vínculo com o gerador.

Assim, se você gera um percentual de energia superior àquele que consome, pode transferir seus créditos excedentes para outros imóveis de mesmo CPF ou CNPJ, ou ainda, em sistemas compartilhados aos quais você esteja vinculado.

Basta que os sistemas estejam localizados em regiões de responsabilidade da mesma companhia distribuidora da rede de energia.

8 – Facilidade na instalação e manutenção 

A praticidade é um ponto muito importante a ser considerado na hora de investir em uma nova tecnologia, e nesse sentido a energia solar não fica atrás.

A instalação desse tipo de sistema é rápida e simples, ocupando pouco espaço. Na maioria dos casos, os painéis solares e o inversor são fixados em estruturas já existentes nos imóveis. Quando é necessário realizar alguma adaptação, geralmente é algo simples de ser resolvido, como, por exemplo, a fixação de eletrodutos e quadros elétricos de distribuição.  

Como há pouco desgaste mecânico no sistema fotovoltaico, a manutenção é muito simples e não precisa ser realizada com tanta frequência. Muitas vezes, basta uma limpeza anual dos painéis para manter seu desempenho conforme o esperado. 

9 – Energia solar: Aumento nos lucros 

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a maioria dos agricultores que investiram em sistemas solares fotovoltaicos relataram um aumento nos lucros e na produtividade de suas propriedades rurais.

Veja como a energia solar impacta diretamente nos seus lucros
Veja como a energia solar impacta diretamente nos seus lucros

Isso faz com que os consumidores fiquem muito satisfeitos com a performance de seus sistemas, já que além de promoverem economia, também possibilitam o aumento nos lucros, viabilizando o crescimento da sua propriedade e do seu empreendimento. Como dizem por aí: é vantagem para mais de metro!

10 – Mais valor e visibilidade para seu empreendimento

Uma vez que o sistema de geração de energia solar tem o potencial de valorizar qualquer propriedade imobiliária, é de se imaginar que também tenha o mesmo efeito quando se trata de uma marca ou empresa. 

Como se trata de um meio de geração de energia com quase zero impactos ao meio ambiente, a energia solar valoriza a imagem da sua empresa e da sua marca perante clientes, parceiros e sociedade. Com um sistema fotovoltaico e outras iniciativas do tipo, você pode obter o selo de eco-friendly, que traz ainda mais importância para a sua produção.

Investir em um projeto de geração de energia solar traz todos esses benefícios para sua propriedade rural, residência, produção ou empresa. Entre em contato conosco para tirar suas dúvidas sobre o assunto.

Energia Solar em Propriedades Rurais com a Solfácil

Nós temos uma linha de financiamento revolucionária que permite que você troque o custo da sua conta de luz por um ótimo investimento em sistema de energia solar.

É isso mesmo! Temos uma rede de parceiros instaladores em todos os estados do Brasil que executam o projeto de energia solar na sua propriedade rual e você paga em até 144 parcelas com juros acessíveis. Tão acessíveis que a prestação mensal fica até 30% inferior à economia de energia que você tem com o sistema.

Posts Similares