Com um novo aumento de energia aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), muitos brasileiros terão de adotar novas posturas sobre o uso de eletricidade para evitar a surpresa — e o desgosto — na hora de receber a conta de luz pelos próximos meses. Mas não se preocupe, pois, existem formas simples de reduzir a conta de luz.

Nesta última semana, a Aneel aprovou um novo reajuste das tarifas da conta de luz da Enel no Estado de São Paulo, que passará a valer a partir do dia 4 de julho na região. Conforme foi anunciado, o aumento médio para o consumidor paulista vai variar de acordo com a tensão utilizada, e os novos valores serão:

  • 18,03% para o consumo de alta tensão;
  • 12,04% para o consumo de média tensão;
  • 10,15% para o consumo de baixa tensão.

Vale a pena ressaltar que os valores acima foram definidos pela própria agência reguladora, utilizando como base o contrato com a concessionária de energia.

Além disso, outro ponto que merece destaque é que, no último dia 21 de junho, a Aneel também decidiu reajustar os valores das bandeiras tarifárias de até 63,7%. Em outras palavras, a agência aprovou uma cobrança extra para todas as contas de luz no período de julho deste ano a junho de 2023.

Sabendo que essas mudanças já estão à vista, é muito importante aprender formas para tentar reduzir a conta de luz. Neste post, você vai conhecer 10 passos simples que podem ser facilmente adotados na sua casa — e sem mudanças bruscas — que te farão driblar com os aumentos tarifários e, de quebra, te ajudaram a viver de forma mais consciente. Continue a leitura para conhecê-los!

Quais são as vantagens de reduzir a conta de luz?

Mesmo com as novas tarifas, existem muitas pessoas que não querem, ou têm preguiça, de adotar novas posturas cotidianas para driblar os próximos valores das contas de energia. Sim, nem sempre mudanças são tão bem recebidas assim, mas o importante é aprender a ser mais flexível — afinal de contas, todos nós estamos suscetíveis a mudança o tempo inteiro!

mãos segurando uma lâmpada
Já parou para pensar no quanto você já gastou nas contas de energia deste ano? Se o valor não te agradou, se prepare: os valores vão aumentar — mais ainda!

Mas conhecer algumas das vantagens de tentar reduzir a conta de luz pode te animar a aplicá-las no seu dia a dia.

A primeira, e mais óbvia, será a redução na conta de eletricidade. Quanto menos você consumir, mais baixa a fatura a ser paga será — obviamente. O bom é que, caso você tenha um planejamento mensal bem definido, o dinheiro economizado poderá ser redirecionado a outras áreas da sua vida. 

A diferença no seu bolso não é a única vantagem de reduzir a conta de luz. Ao inserir formas de consumir menos eletricidade, você vai seguir um estilo de vida mais sustentável, na qual será necessária menos energia para cumprir suas obrigações cotidianas, consequentemente, não havendo a demanda pela expansão de redes de distribuição. 

Leia também: Consumo de energia no Brasil tem crescimento na primeira quinzena de junho

Outro ponto a ser ressaltado é que aprender a reduzir a conta de luz significará uma oportunidade de conhecer outras formas de energias renováveis para suprir suas demandas, como a energia solar, por exemplo. Além disso, ao adotar outras energias para a sua vida, a possibilidade de você mesmo começar a gerar sua própria energia também vai surgir!

A seguir, conheça 10 formas de reduzir a conta de luz.

10 formas de reduzir a conta de luz

Como você deve ter lido anteriormente, os aumentos nas tarifas de energia elétrica — praticamente — vão obrigar os brasileiros a adotar novas posturas no uso de eletricidade no dia a dia, ou, para quem preferir, desembolar ainda mais valores para saldar os boletos das contas de luz que chegam no fim do mês.

reduzir a conta de luz vai ajudar a economizar dinheiro
Com a redução da conta de luz, você terá mais dinheiro para fazer outras coisas do seu interesse ou suprir demais necessidades.

Há também obrigações para com o meio ambiente que exigem que a população mundial comece a economizar recursos de modo a continuarmos em harmonia uns com os outros e com a natureza, além de assegurar os insumos para as gerações futuras. Aqui, a Solfácil separou 10 dicas simples para reduzir a conta de luz mensalmente que não vão exigir muito esforço da sua parte, apenas um pouco de atenção.

1. Desligue os aparelhos elétricos da tomada

A regra aqui é bem simples: se não vai usar, então tire da tomada. Isso é importante, pois, aparelhos elétricos em modo stand-by, ou “em espera”, aqueles que possuem displays ou emitem barulhos, mesmo quando não estão em utilização, contribuem para o consumo de energia. 

Carregadores, máquinas de café, ar-condicionados, reteadores, televisores, entre outros, são vilões da conta de eletricidade. Ou seja, não hesite desligá-los enquanto eles não estiverem em plena utilização.

2. Analise o seu uso do ar-condicionado

O aparelho ar-condicionado merece um tópico mais detalhado por se tratar de um dos itens domésticos que mais contribuem no aumento da conta de luz. Nas épocas mais quentes do ano, utilizar o ar-condicionado pode ser essencial, mas, quando possível sempre tente desligá-lo quando não for necessário. 

modelo de ar-condicionado para reduzir a conta de luz
Optar pela compra de um modelo de ar-condicionado mais econômico também vai te ajudar a reduzir a conta de luz.

Caso você realmente não consiga usá-lo da melhor forma, uma boa opção é substituí-lo por um ventilador. Mas se isso for fora de cogitação para você, algumas dicas para otimizar o seu uso do ar-condicionado consistem em: 

  • Limpeza regular do filtro de ar; 
  • Manutenção do aparelho anualmente; 
  • Comprar um modelo que atenda à necessidade exata do cômodo;
  • Evitar deixar janelas abertas ou portas quando o aparelho estiver em uso.

Leia também: 10 modelos de Ar-Condicionado que consomem menos energia e podem economizar sua conta de luz

3. Troque aparelhos eletrodomésticos antigos

Embora não seja a alternativa mais econômica, substituir eletrodomésticos antigos por modelos mais novos é uma forma de reduzir o consumo, pois, aparelhos modernos e com mais tecnologia, geralmente, oferecem funções e contam com peças que ajudam a reduzir o consumo de energia — isso, é claro, sem diminuir sua performance. 

4. Desligue a chave geral de energia durante as viagens 

Seja por qual motivo, ao viajar ou ficar fora de caso por um longo período de tempo, desligue a chave geral da sua casa ou apartamento.

Leia também: 10 modelos de micro-ondas que consomem menos energia elétrica e podem economizar sua conta de luz

Muitos equipamentos eletrônicos conseguem consumir energia até mesmo desligado — o modo standby, como mencionamos anteriormente. Caso você tenha que sair e esqueça algum desses aparelhos conectados, ao desligar a chave geral, isso não será um problema. Além de prevenir o risco de um curto-circuito em sua ausência.

5. Limpe o freezer com frequência

Ao limpar o freezer periodicamente, você elimina o gelo que se acumula no local e, consequentemente, faz o aparelho consumir mais energia. Antes de realizar a limpeza, preste muita atenção nas instruções do fabricante para evitar corromper o funcionamento da máquina.  

mulher abrindo o freezer
Tente não abrir a geladeira e o freezer constantemente em busca de algum alimento. Abra-o apenas quando for necessário!

Outra dica importante referente ao freezer, é realizar sua instalação com distância mínima de 10 centímetros da parede. Assim, você vai impedir que o calor da parte traseira do aparelho o force a trabalhar ainda mais.

6. Ajuste as temperaturas dos eletrodomésticos

Equipamentos para te ajudar a enfrentar ondas de frio ou calor. Geralmente, possuem dispositivos que variam de acordo com a temperatura da sua escolha. O chuveiro elétrico, por exemplo, tem um modo para o verão e outro para o inverno.

Então, caso esteja no verão, mude o seu uso para se adequar à época, pois, durante o inverno o consumo do aparelho é muito maior — e nos dias mais quentes, usá-lo dessa forma será um desperdício.

O mesmo também vale para o ventilador, ar-condicionado e demais eletrodomésticos adaptáveis.

7. Troque as lâmpadas

Reduzir a conta de luz com a substituição de lâmpadas tradicionais por modelos de LED também é uma indicação muito importante. Lâmpadas de LED economizam até 70% de energia comparadas com as mais comuns. Enquanto uma de LED consome em média 9 watts, as tradicionais precisam de 15 a 75 watts para funcionar. Outra vantagem é que as versões em LED deixam a temperatura do ambiente mais prazerosa. 

Leia também: 9 maneiras de como economizar energia no home-office

8. Conheça o consumo do seu lar

Conhecer o consumo de energia elétrica da sua residência vai te ajudar a entender o que controlar ou evitar. Ao analisar a utilização dos seus eletrodomésticos, ficará mais fácil de encontrar gastos desnecessários ou pensar em substituições para suprir as necessidades básicas cotidianas. 

homem segurando lâmpada com planta dentro
Você sabia que cores claras ajudam a refletir melhor a luz do sol nos ambientes? Desta forma, os cômodos ficam mais claros, reduzindo a necessidade de utilizar lâmpadas.

Se a sua família for grande, você também poderá mostrá-los o que você analisou na conta de luz e buscar compreender juntos se todos aqueles gastos são necessários. Incentive-os a não utilizar os aparelhos ligados em ambientes diferentes, abrir a geladeira ou o freezer constantemente, entre outros. 

9. Aprenda a ler a conta de eletricidade

Saber interpretar e ler os valores da conta de eletricidade é o passo mais importante para reduzir a conta de luz. Para isso, é necessário compreender as tarifas e as bandeiras, além de estudar os valores de meses anteriores.

conta de luz
Em junho deste ano, a Aneel decidiu reajustar os valores das bandeiras tarifárias de até 63,7%.

A classificação das tarifas é feita por cores (vermelha, amarela e verde) e cada uma deles indica se vai ocorrer, ou não, aumento da energia naquele período — que variam conforme o uso das termelétricas do país. Por exemplo, quando chove pouco, o nível dos reservatórios das hidrelétricas cai consideravelmente, e o resultado disso é a diminuição da produção de energia.

De acordo com a Aneel, as bandeiras têm como o objetivo de oferecer transparência sobre as tarifas energéticas cobradas mensalmente, assim, dando a possibilidade de você entender em relação ao aumento ou redução do seu consumo durante o período em que o governo decida compensar a queda da produção de energia pela falta de chuvas com o acionamento das termelétricas.

10. Instale um sistema de energia solar

Por fim, a melhor maneira para reduzir a conta de luz é com a instalação de um sistema de energia solar em casa. Embora possa parecer algo vindo de outro mundo, os sistemas de energia solares estão cada vez mais acessíveis! Além disso, sua instalação consegue até mesmo valorizar o seu imóvel, sem contar que o aparelho dura por até 25 anos.

homens instalando painéis de energia solar
Instalação de painéis solares é uma forma muito consciente de aproveitar a energia solar para o consumo de eletrodomésticos e demais aparelhos a base de eletricidade.

Outra vantagem imperdível que a instalação de um sistema solar oferece a sua residência é a possibilidade de deixar sua conta de luz imune aos aumentos, como o mais recente aprovado pela Aneel. Aliás, a redução desse valor é praticamente instantânea. Se considerarmos que a fonte solar é gratuita, ao utilizar essa forma de energia em casa, será possível zerar a conta de luz

Troque o custo da conta de luz pelo seu melhor investimento!

Temos uma linha de financiamento inovadora que te permite investir em um sistema de energia solar sem gastar nada a mais.

  • Retorno: Ganhe com economia imediata na sua conta de luz e com mais de 20 anos de geração de energia grátis após o período de investimento.
  • Custo Zero: Invista em um sistema de energia solar sem nenhum desembolso e com até 6 meses de carência.
  • Sustentável: Gere sua própria energia limpa e renovável, além de contribuir com a geração de empregos na sua região.
  • Confiável: Fazemos parcerias com instaladores cuidadosamente selecionados para executar o seu projeto.
  • Segurança: Validamos o seu projeto junto ao instalador e sua concessionária.
  • Assistência: Monitoramos em tempo real a produção do seu sistema para garantir que você tenha economia na conta de luz.

Confira aqui o story do post!

Posts Similares