Apesar de ser um aparelho eletrodoméstico pequeno, o micro-ondas é conhecido como um “vilão” da conta de luz. Por isso, apesar da praticidade, em tempos de economia, muitos brasileiros decidem por evitar usá-lo. Mas o que é pouco sabido é que existem modelos de micro-ondas que consomem menos energia disponíveis no mercado.

De acordo com os dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o consumo de energia de um micro-ondas em funcionamento varia de 1,00 kWh a 1,50 kWh por hora. Agora, um fator que muitos desconhecem é que, em modo stand-by, ou seja, quando o aparelho está apenas ligado e sem uso, seu gasto é muito mais alto e pode chegar a 13,7 kWh.

Por isso, antes de você conhecer alguns modelos de micro-ondas que consomem menos energia, é importante entender que é indicado desligar o aparelho quando não estiver utilizando-o ou quando estiver fora de casa.

Mas o que considerar antes de comprar um micro-ondas, como calcular o seu gasto de energia e quais os melhores modelos do mercado para quem está em busca de economizar na conta de luz?

Neste post, você vai tomar conhecimento sobre todos esses aspectos e muitos outros. Continue a leitura para saber mais!

Modelos de micro-ondas que consomem menos energia: quanto gasta um aparelho de micro-ondas?

O micro-ondas pode parecer pequeno e bonitinho na cozinha, mas não se deixe enganar: trata-se de um dos aparelhos que mais consome energia em uma casa ou em um apartamento.

É estimado que, em média, o aparelho consegue consumir algo entre 1,00 kWh a 1,50 kWh por hora durante o seu funcionamento. Já os modelos mais robustos do mercado são ainda piores, atingindo rapidamente os 3,5 kWh de consumo. 

aparelho de micro-ondas
Aliado da cozinha ou inimigo da conta de luz? Tudo vai variar de acordo com a forma de uso do aparelho.

Mas o que, de fato, ajuda (e muito) a piorar o consumo de energia do aparelho é quando ele está em modo de espera, ou stand-by: o momento em que o utensílio está ligado na tomada, mas fora de atividade. Segundo uma estimativa, durante um mês, e sem uso, o micro-ondas pode consumir até 14 kWh. Por isso, é sempre indicado desligar o aparelho da tomada quando estiver fora de atividade.

Essa dica vale para todos os aparelhos eletrônicos do seu lar, aliás, não somente ao micro-ondas: carregadores de celular, televisão, modem de internet, secador de cabelo, máquina de café, entre outros. A única exceção é do congelar, pois, caso desligado, ele vai estregar os insumos e alimentos que guarda.

Leia também: Pode ligar vários aparelhos na mesma tomada?

Quantos watts tem um micro-ondas?

Antes de realizar a compra de um aparelho micro-ondas, é indicado traçar uma comparação do nível de energia consumida entre todos os modelos disponíveis ou os do seu interesse. Mas existem outros elementos que também devem ser considerados durante a compra de qualquer eletrodoméstico, como seus watts. 

micro-ondas na cozinha

Infelizmente, boa parte dos consumidores não presta atenção sobre o consumo de eletricidade. Considerando a crise climática, o mundo e os fabricantes começaram a investir na fabricação de utensílios e em tecnologias mais sustentáveis de consumo. Por isso, é importante aprender como e por onde começar a poupar energia. 

Para entender sobre consumo de energia elétrica de um micro-ondas é importante saber de tudo do aparelho a qual você pensa em adquirir – ou seja, deve compreender o poder de alcance da sua potência, um parâmetro medido por watts e kilowatts. Mas aqui vai uma dica simples: quanto mais volume e mais potência um modelo tiver, maior será seu consumo de eletricidade.

Leia também: Maneiras de economizar energia no home-office

O que é a potência de um micro-ondas?

Outro aspecto que deve ser compreendido antes de comprar um modelo de micro-ondas é em relação à sua potência. No caso de um micro-ondas, a potência do aparelho vai determinar as temperaturas nas quais ele vai operar, permitindo uma utilização eficiente. Por isso, analisar seu valor de potência é um dos aspectos mais importantes na hora da compra.

micro-ondas que consomem menos energia
Quanto maior for a potência, maior também será o aquecimento e cozimento do aparelho: se o objetivo for utilizá-lo somente para aquecer alimentos, você pode optar por um modelo de 600 a 800 watts. Agora, se o seu uso for maior, tente optar por um modelo com potência entre 850 e 1200 watts.

Mas por que existem tantas temperaturas disponíveis em um aparelho micro-ondas? Basicamente porque cada tipo de alimento não será cozinhado da mesma forma, considerando que todos os insumos e produtos não precisam ser preparados com o mesmo tempo.

Por exemplo, se quer aquecer um sanduíche, é natural que o seu tempo de preparo não seja igual a da preparação de uma carne.

Qual é a melhor potência de um micro-ondas? 

Para a utilização comum, a recomendação geral é que um aparelho tenha, no mínimo, potência de 900 watts – embora um modelo com 800 watts não seja má ideia. Já aparelhos acima desse nível de potência conseguirão realizar tarefas em menos tempo e com muita eficiência. 

Mas para quem pretende utilizar um micro-ondas para prepara quantidades maiores de comida, como no caso de famílias grandes, é recomendável adquirir um forno com potências maiores, contanto que você fique atento ao uso de energia do aparelho.

Como calcular o consumo de energia do micro-ondas? 

Agora que você descobriu que o micro-ondas pode ser um grande vilão da conta de luz, ficou curioso para aprender a calcular o seu consumo de energia?

Caso a resposta seja “sim”, você está com sorte, pois o cálculo para obter o número é bem simples. Basta multiplicar a potência do aparelho (em Watts) com o número de horas de utilização vezes 30 (ou 31, ou 28 — número equivalente aos dias de um mês).

cálculo de consumo do micro-ondas

Em seguida, pegue o resultado e divida por 1000. Pronto, a partir desta simples equação você consegue ver quanto será o gasto mensal do aparelho micro-ondas da sua casa. A seguir, você vai conhecer 10 modelos de micro-ondas que consomem menos energia elétrica e podem economizar sua conta de luz.

Leia também: 8 aparelhos que mais consomem energia elétrica

10 modelos de micro-ondas que consomem menos energia elétrica e podem economizar sua conta de luz

Muitas pessoas acreditam que adquirir um aparelho micro-ondas é um passaporte para aumentar o consumo de energia elétrica e, consequentemente, tomar um grande susto na hora de ver a conta de luz do mês. Mas fique tranquilo e saiba que é possível utilizar um micro-ondas no seu cotidiano sem se enfurecer com as contas no fim de cada mês. 

Para isso, é importante checar alguns dispositivos presentes nos aparelhos disponíveis no mercado ou funcionalidades, como tecnologia Eco, classificação energética e selos do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) ou/e do Procel de Economia de Energia.

A seguir, você vai conhecer 10 modelos de micro-ondas que consomem menos que os demais modelos tradicionais no mercado — ajudando (e muito) na economia de energia:

1. Forno Micro-ondas 35L Branco Midea 127V MXSA35B1

Bastante conhecida no mercado pelos produtos com uma ótima relação de custo-benefício, a fabricante Midea apresenta o modelo MXSA35B1, um aparelho micro-ondas de voltagem de 127V e com capacidade de 35 litros. Além de econômico para o bolso, o modelo ainda contribui com a diminuição da conta de luz por conta de seus atributos e características.

modelos de micro-ondas que consomem menos energia: Forno Micro-ondas 35L Branco Midea 127V MXSA35B1
O aparelho conta com 52 centímetros de largura, 42 centímetros de comprimento e 32,5 centímetros de altura. Créditos da imagem: Midea/Divulgação

O aparelho da Midea conta com a função limpa fácil, que facilita o usuário na hora de limpeza do micro-ondas, além de possuir outra função específica capaz de remover o odor interno — impedindo que aromas fortes de refeições anteriores, como peixes ou de outras carnes, contaminem no momento de preparo de outros alimentos. 

Outro forte atributo do micro-ondas é a opção para definir a potência desejada para o uso, variando de PL 10 (tida como a mais forte) a PL 1 (a mais fraca). Além disso, o micro-ondas contém uma trava de segurança, tornando-o ainda mais seguro na presença de crianças ou idosos. 

E para contribuir na economia de energia, o utilitário dispõe da função Eco que desliga o micro-ondas automaticamente após cinco minutos da última utilização — embora ela não permita o desligamento do seu visor o tempo todo.  

2. Electrolux MS37R 27 Litros

Produto do portfólio da Electrolux, o modelo MS37R é um dos aparelhos com o melhor custo-benefícios do mercado: com potência nominal de 1400 W (em ambas as versões, de 127 V e de 200 V), o micro-ondas possui alça de abertura da porta, trava de segurança e um display com relógio e as demais funções discriminadas.

modelo de micro-ondas que consomem menos energia: Electrolux MS37R 27 Litros
O modelo Electrolux MS37R tem volume total de 27 L e útil de 14 L. Créditos da imagem: Electrolux/Divulgação

Outra vantagem do modelo é o modo limpa fácil, que realiza uma função específica que facilita o interior do aparelho. Ele também conta com os recursos: “Tira Odor” (que remove odores de alimentos internamente); “Mudo” (que silencia as notificações e barulhos emitidos pelo painel de controle); e o “Desliga display” (que ajuda na economia de energia, ao desligar automaticamente o aparelho em momentos de inatividade).

Agora, se a intenção de adquirir o micro-ondas é de economizar energia, mas sem perder os benefícios de sua utilização, o modelo MS37R foi classificado com a nota “A” pelo Inmetro, indicando seu comprometimento em consumir menos eletricidade. No modelo 127 V, o consumo de energia chega a apenas 57%. Já no modelo de 220 V, o valor vai para 58,7%.

Além disso, o consumo de eletricidade do aparelho enquanto ele está em modo de stand-by não ultrapassa a marca de 0,011 kWh/dia na versão 127 V, e de 0,012 kWh/dia no modelo de 220 V. 

3. Panasonic Piccolo NN-ST35HWRUN 25 Litros

Modelo da Panasonic, o micro-ondas Piccolo NN-ST35HWRU consegue unir alguns dos melhores recursos procurados pelo mercado: eficiência, design e tecnologia — além de uma baixa taxa de consumo de energia elétrica. Sem contar que ele ainda possui com um armazenamento interno potente com capacidade de 25 litros.

Panasonic Piccolo NN-ST35HWRUN 25 Litros
O Piccolo NN-ST35HWRU conta com a função desodorizadora, removendo odores de alimentos internamente. Créditos da imagem: Panasonic/Divulgação

Versátil no aspecto de operações, o aparelho também vem com oito receitas pré-programadas para facilitar seu manuseio. Em contrapartida, o Piccolo NN-ST35HWRU não possui recursos de automatização de limpeza interna, o que pode ser um ponto negativo caso você faça muita questão da função.

De acordo com a classificação do Inmetro, por meio do selo Procel, o modelo recebeu a classificação “A”, indicando seu alto padrão de economia de energia em relação a aparelhos similares disponíveis no mercado. Segundo o fabricante, o percentual de eficiência energética do modelo é de 54,1% em ambas as versões (127 V e 220 V).

Em modo de espera, o aparelho consumo 0,01 kWh/dia na verão 127 V. Já no modelo de 220 V, seu consumo sobe para 0,02 kWh/dia.

4. Britânia BMO26

Fabricada pela Britânia, uma marca que conta com diversos produtos em seu portfólio que se preocupam com a economia de energia nos lares, o micro-ondas modelo BMO26 possui um design moderno, além de classificação “A” em consumo de energia — mas sem deixar a alta potência de lado.

modelo de micro-ondas que consomem menos energia: Britânia BMO26
O micro-ondas modelo BMO26 da Britânia possui um volume total de 26 L, e útil de 15 L. Créditos da imagem: Britânia/Divulgação

Um grande destaque do aparelho é sua alta capacidade de armazenamento, cujo volume total de é 30 litros. O diâmetro do seu prato também fica levemente acima da média entre os demais produtos do seguimento, com 27 centímetros. Em termos de desempenho, o micro-ondas possui potência nominal de 1400 W, em ambos os modelos (127 V e 220 V).

Quanto à economia de energia, o Britânia BMO26 foi avaliado com a nota “A” pelo Inmetro, indicando seu alto desempenho de eficiência energética — que também figura entre os melhores de todos os modelos avaliados do país. O aparelho de potência 127 V tem eficiência energética de 56%, enquanto na versão de 220 V é de  55%.

Além disso, seu consumo de energia em modo espera é equivalente a apenas 0,01 kWh/dia, em ambas as modalidades de voltagem disponíveis no mercado.

5. Philco PMO26

Para os fãs de praticidade na cozinha que também se preocupam em economizar energia, a Philco oferece o modelo de micro-ondas PMO26ES. Com capacidade para 26 litros, é um dos poucos do mercado que oferece um menu fit dedicado, com receitas saudáveis pré-programadas para serem feitas com apenas um clique.

modelo de micro-ondas que consomem menos energia da Philco, o PMO26
Existem dez níveis para ajuste da potência de operação neste modelo da Philco. Créditos da imagem: Philco/Divulgação

Embora o aparelho não conte com funções especializadas que automatizam a limpeza interna, como alguns modelos do segmento, seu revestimento interno, conhecido como “Pintura Limpa Fácil”, é capaz de diminuir a aderência de resíduos de alimentos e produtos que podem impregnar seu compartimento interno.

Um dos modelos de micro-ondas que consomem menos energia no mercado, o PMO26 conta com potência nominal de 1400 W em ambas as versões (127 V e 220 V). Além disso, assim como os demais produtos da lista, ele também ganhou a classificação “A” do Inmetro na avaliação de percentuais de eficiência energética. 

Na modelo com voltagem de 127 V, a eficiência energética é de até 56%. Enquanto na versão de 220 V, seu desempenho cai para 55%. Já em modo de stand-by, seu consumo energético não ultrapassa a marca de 0,01 kWh/dia.

6. Panasonic Dia-a-dia NN-ST27JWRU

Ideal para cozinhas ou espaços menores, o micro-ondas da Panasonic modelo NN-ST27JWRU é um daqueles utensílios que não podem faltar na lista de quem deseja adquirir um aparelho que desempenha bem suas funções e que não vai consumir uma quantia exorbitante de energia durante o uso.

Panasonic Dia-a-dia NN-ST27JWRU
O diâmetro do prato giratório do Dia-a-dia NN-ST27JWRU é equivalente a 27 centímetros. Créditos da imagem: Panasonic/Divulgação

Segundo o fabricante, a potência nominal do aparelho é de 1250 W, tanto na versão de 127 V quanto na de 220 V. Já a avaliação do Procel lhe rendeu o selo de classificação “A”, visto que sua eficiência energética atinge o percentual de 54,7% no aparelho com voltagem de 127 V, e 54,2% no modelo de 220 V.

Fora de uso, a energia gasta pelo aparelho não ultrapassa a marca de 0,01 kWh/dia. Além disso, seu design é clean e combina fácil com ambientes variados.

7. Electrolux 20 Litros MTD30

Já o Electrolux MTD30 é um modelo de micro-ondas que consomem menos energia para quem está a procura de um aparelho bom, barato e funcional. Ele possui 1130w de potência e 20 litros de capacidade, sendo é ideal para apartamentos e cozinhas menores ou solteiros e famílias pequenas.

Electrolux 20 Litros MTD30
Créditos da imagem: Electrolux/Divulgação

O aparelho também vem com tecla “Aquecer Refeição”, que permite o aquecimento e reaquecimento rápido de pratos para o seu dia a dia. Além dessa opção, outras funções de destaque do micro-ondas são os menus “Dia a Dia”, “Descongelar”, “Sobremesa” e “Kids” que facilitam o preparo de refeições.

Quanto ao uso de energia elétrica, o modelo foi garantido com classificação “A” pelo Inmetro, embora seus valores percentuais de eficiência não sejam tão altos comparados a outros modelos com a mesma avaliação: em 127 V o MTD30 tem 54% de eficiência energética, e no modelo de 220 V, possui 54,2%.

Já seu consumo energético em modo de espera é equivalente a 0,01 kWh/dia, em ambas as tensões.

8. Electrolux MTO30 com Função Tira Odor 20L

O micro-ondas MTO30 da Electrolux, com função Tira Odor, é capaz de eliminar os odores internos do aparelho e ainda possui manutenção da limpeza automatizada, que ajuda a manter um uso higiênico do aparelho — além de possuir um consumo de energia bem menor comparado com demais modelos do segmento.

O micro-ondas MTO30 da Electrolux
O modelo conta com trava de painel que evita o acionamento indesejado do aparelho e garante mais segurança em seu uso. Créditos da imagem: Electrolux/Divulgação

O modelo conta com possui menu de inúmeras funções que vão manter as suas refeições aquecidas e saborosas. Além disso, ele possui um QR Code permite que você acesse, na tela do seu smartphone ou tablet, vídeos com o passo a passo do preparo das receitas que estão no painel do aparelho.

Um dos aparelhos micro-ondas que consomem menos energia do mercado, o modelo foi garantido com classificação “A” pelo Inmetro, possui frequência de operação de 60 Hz e potência de 1000 Watts.

9. Electrolux MI41S 31 Litros

O modelo da Electrolux MI41S também é outra opção de micro-ondas que consomem menos energia no mercado brasileiro. Com 31 litros de capacidade, o aparelho é uma excelente alternativa para a preparação de alta quantia de alimentos, e suas medidas são de 52 cm de largura, 42,2 cm de profundidade e 32,5 de altura.

micro-ondas da Electrolux modelo MI41S 31 Litros
O modelo em potência nominal de 1500 W e potência útil de 1000 W, em todas as versões disponíveis. Créditos da imagem: Electrolux/Divulgação

O interior do aparelho vem com um código QR que, quando lido, direciona para diversas receitas pré-programadas que podem ser preparadas no micro-ondas.

O modelo MI41S da Electrolux também conta com uma ótima classificação de eficiência energética. De acordo com o Selo Procel, o aparelho é classificado com nota “A”. E em ambas as versões disponíveis no mercado, de voltagem de 127 V e 220 V, o percentual de eficiência energética é de 54%.

Já em modo de espera, o modelo conta com índice de consumo de 0,03 kWh/dia, valor considerado um pouco acima da média entre os demais aparelhos do mercado.

10. LG EasyClean 30 Litros MS3095

Para finalizar a nossa seleção, o modelo da LG EasyClean 30 Litros MS3095 é um aparelho indicado para quem não gosta de perder tempo limpando o micro-ondas após o preparo das refeições. Ele vem com revestimento conhecido como “Limpa Fácil”, que impede que a gordura grude nas paredes.

modelo de micro-ondas LG EasyClean 30 Litros MS3095
As medidas do modelo são de 50,7 cm de largura, 39,5 cm de profundidade e 29,1 cm de altura. Créditos da imagem: LG/Divulgação

Outro destaque do modelo é a função “Cozimento Perfeito” (i-wave), projetada para garantir o descongelamento e cozimento uniforme dos alimentos, especialmente para aqueles mais difíceis de preparo, como pizzas e carnes.

Quanto ao uso de eficiência energética do MS3095, a máquina foi garantida com certificação de nível “A”, do Selo Procel, que garante sua eficiência em termos de consumo de energia elétrica com consciência e sua potência em uso é de 800 W.

Leia também: Quais são as voltagens no Brasil?

Micro-ondas que consomem menos eletricidade: dicas de uso para economizar energia

Agora que você comprou um dos modelos que sugerimos, significa que, automaticamente, a conta de energia da sua casa vai magicamente diminuir, certo? Errado! Não é porque você passou a preparar seus alimentos em um aparelho que despende menos energia elétrica que os valores na sua conta de luz serão reduzidos

Para encolher os gastos com energia, veja outras dicas essenciais: 

  • Embora boa parte dos aparelhos de micro-ondas contem uma opção dedicada para o descongelamento de alimentos, essa prática não é nada recomendável, visto a alta quantia de energia que será despendido no processo;
  • Faça o ajuste da potência do aparelho, pois, a potência programada afeta diretamente no consumo de energia. Assim, o ideal é regular a potência de acordo com a necessidade de seu uso, e não utilizar a mesma frequência para todo e qualquer preparo a ser realizado na máquina;
  • Evite aquecer água no micro-ondas. Apesar de parecer um método prático e rápido para obter água na temperatura que você deseja, a prática, além de ser um desperdício de energia, também é possível danificar o aparelho. Ao invés disso, opte por jarros elétricos, chaleiras ou um fogão tradicional para desempenhar a função;
cozinha com micro-ondas e forno elétrico
Se você é fã de fazer pipoca ou de requentar as sobras do almoço para comer mais tarde, o micro-ondas é um dos aparelhos que não podem faltar na sua cozinha.
  • Antes de escolher o seu modelo para comprar, veja se o modelo é compatível com as suas necessidades: por exemplo, se quiser cozinhar, gratinar ou grelhar, tente escolher um aparelho com grelha. Mas se o seu interesse for de parar de utilizar o forno, compre um modelo que consiga substitui-lo;
  • Tente optar por modelos que sejam bem classificados de acordo com o índice de eficiência energética;
  • Realiza a gestão dos seus consumos de todos os aparelhos doméstico, não somente do micro-ondas, a partir da análise dos kWh consumidos — descritos na conta de luz. Experimente também comparar as faturas antigas e atuais para observar o uso dos equipamentos da cozinha.

Entendeu como compreender os aspectos técnicos antes de adquirir um utensílio doméstico são essenciais para controlar a conta de luz, principalmente quando se trata de um aparelho micro-ondas?

Posts Similares