Receber uma conta de luz muito alta é algo muito comum hoje em dia, e para saber quais medidas tomar para resolver o problema, primeiro é necessário entender o motivo da conta estar alta. Afinal, enquanto em alguns casos o valor elevado pode ter sido um mero erro, em outros o grande consumo de energia elétrica explica o aumento na fatura, e nesses casos fica mais fácil resolver a situação.

Como você já deve imaginar, em estações mais frias, por exemplo, é natural que a conta de luz fique um pouco mais cara, tendo em vista que o dia escurece mais cedo e que o chuveiro fica ligado na potência mais alta. Além disso, outro motivo para esse aumento repentino pode ter ligação com os tributos e encargos embutidos na sua conta de luz, que podem impactar diretamente no valor final.

veja o que pode estar causando o aumento da sua conta de luz
veja o que pode estar causando o aumento da sua conta de luz

Pensando em lhe auxiliar na hora de resolver os problemas com sua conta de luz muito alta, separamos um post completo explicando mais do porquê isso pode acontecer. Confira!

Conta de luz muito alta: como resolver esse problema?

Alto consumo

Muitas vezes, o aumento na conta de luz está relacionado com o aumento do consumo de energia elétrica em conjunto com a bandeira que está em uso naquele período. Nesses casos, o mais indicado é tomar medidas que ajudem na economia, como:

  • tomar banhos mais rápidos;
  • tomar banhos mais frescos no verão;
  • desligar as luzes da casa quando ninguém estiver no cômodo;
  • usar o ar-condicionado apenas quando necessário;
  • ligar a máquina de roupas ou louças preferencialmente quando ela estiver cheia;
  • desligar a televisão quando ninguém estiver assistindo;
  • não deixar o computador no modo stand-by;
  • evitar abrir a geladeira muitas vezes durante o dia;
  • usar eletrodomésticos e eletrônicos com selo A, que gera uma maior economia.

Porém, sabemos que especialmente em empresas, muitas dessas medidas não podem ser tomadas, já que os computadores e outros aparelhos precisam ficar ligados por mais tempo, e nesses casos, o mais indicado é optar por outro tipo de abastecimento de energia elétrica, como a energia solar fotovoltaica.

Como a energia fotovoltaica funciona?

Resumidamente, a energia solar fotovoltaica é uma forma de utilizar a luz do sol para gerar energia para uma casa ou empresa, por exemplo, gerando uma economia no final do mês na conta de luz muito alta pela grande produção de energia elétrica por meio das placas.

a energia solar é uma forma de utilizar a luz do sol para transformar em energia elétrica
a energia solar é uma forma de utilizar a luz do sol para transformar em energia elétrica

Isso porque, quanto o sistema de energia solar é instalado no modelo On Grid, o relógio de leitura de consumo de energia é trocado por um modelo que mede a quantidade de energia que seu sistema fotovoltaico produz e a energia que você utiliza.

Quando você produz mais do que usa durante o dia, toda energia produzida a mais é enviada para a companhia de energia, que posteriormente a converterá em crédito e descontos na sua conta de luz. 

Quando você não estiver produzindo, como durante os períodos da noite, ou quando a produção não for o suficiente para suprir sua demanda, como dias nublados e de chuva, a companhia completa a energia que falta para suprir suas necessidades, e usa seus créditos para abater a conta de luz no final do mês.

Para quem utiliza muita energia elétrica no mês, essa é uma das melhores estratégias para resolver o problema com conta de luz muito alta sem abrir mão das suas necessidades, especialmente em empresas que possuem muitos eletrônicos que não podem ser desligados.

Erro de leitura

Outra possível causa para um aumento na sua conta de luz é um erro de leitura que é algo muito comum. Se você perceber um aumento no final de um mês no qual seus hábitos de consumo não mudaram, é necessário entrar em contato com a empresa que abastece a energia da sua cidade e procurar a ouvidoria para que eles possam investigar um possível erro.

Se mesmo assim o problema não resolver, você ainda pode buscar ajuda no PROCON, mas antes é muito importante que você leia a sua conta de energia para verificar se o aumento não está ligado com a bandeira usada naquele período, ou com um aumento na alíquota de algum imposto.

A variação das bandeiras está relacionada com a diminuição de chuvas e com os níveis baixos de água nos reservatórios das hidrelétricas. Ou seja, sempre que enfrentarmos um período prolongado de seca, a bandeira poderá variar entre amarela e vermelha, e em casos mais severos, pode até chegar na bandeira preta, uma das mais caras.

Como parcelar a conta de luz?

Embora muitas pessoas não saibam, a conta de luz pode ser dividida em até 12 vezes no portal de negociação, disponível no site Enel São Paulo, e é uma das alternativas mais usadas para quem recebe contas altas devido ao grande consumo durante o mês.

Porém, não são todas as cidades que aceitam esse tipo de negociação, e é necessário procurar a empresa que abastece a energia da sua cidade para verificar a possibilidade de um parcelamento para quitar contas muito altas.

algumas empresas permitem o parcelamento da conta de luz
algumas empresas permitem o parcelamento da conta de luz

Agora que você viu como resolver o problema de conta de luz muito alta, não deixe de tomar as medidas necessárias e buscar ajuda caso desconfie que o aumento pode ter sido um erro de leitura. Além disso, é importante buscar outras medidas para ajudar na economia na sua conta de energia.

Posts Similares