Muitas pessoas acreditam ser necessário passar por algumas ondas de calor em casa para evitar o aumento da conta de luz.

Contudo, isso não é verdade. Sabendo que os tempos mais quentes pedem por mais conforto, além de outras demandas do mercado, fabricantes diversos ouviram os pedidos de socorro dos brasileiros e passaram a desenvolver modelos de ar-condicionado que consomem menos energia

Mas uma coisa pouco falada é que, mesmo com a adesão de alguns aparelhos mais econômicos, ainda será necessário tomar uma nova postura diante ao seu uso, seja em casa ou no trabalho.

Sim, modelos econômicos vão influencer no valor da fatura da conta de luz, mas não vão operar milagres. Em outras palavras: você pode comprar um modelo econômico, mas fazendo um mal uso do aparelho, sua conta de eletricidade ainda poderá vir nas alturas.

Isso acontece, pois, existem diversos fatores, para além do tipo de modelo, que ajudam a colaborar para o alto valor no pagamento da conta de eletricidade.

Por isso, é fundamental ficar atento a forma com que você vai utilizar o aparelho no dia a dia, assim como o modelo da sua escolha. Se a intenção é dar a você e sua família um ambiente mais confortável, as contas no fim de um mês poderão atrapalhar essa medida.

Neste post, você vai conhecer alguns modelos de ar-condicionado que consomem menos energia disponíveis no mercado, assim como outras dicas para economizar (fazendo ou não a adesão de alguns dos aparelhos que citaremos mais tarde), além de entender como esse eletrodoméstico atua diretamente na sua conta de luz, entre outros pontos que você precisa saber sobre essa indipensável máquina. Continue a leitura para saber mais!

É verdade que o utilizar um ar-condicionado aumenta o uso de energia? 

Uma pergunta bastante feita pelos brasileiros, sua resposta é bastante simples: sim, utilizar um aparelho de ar-condicionado vai afetar diretamente no valor da sua conta de luz. Aliás, a utilização desse eletrodoméstico aumenta consideravelmente o valor final da sua energia, visto por muitos como o verdadeiro vilão do lar.

Isso acontece especialmente nos tempos de verão intenso ou com grandes ondas de calores, em que, geralmente, muitos lares optam por utilizar um aparelho de ar-condicionado com mais frequência.

Mas essa opção pode custar caro: de acordo com Roberto Peixoto, professor de Engenharia Mecânica do Instituto Mauá de Tecnologia, em entrevista ao portal UOL, o uso intenso do ar-condicionado pode aumentar o valor da conta de luz em até 50%.

Já segundo Renato Giacomini, o uso indevido de um ar-condicionado pode ultrapassar até mesmo os valores energéticos gastos por um chuveiro elétrico — outro conhecido vilão da conta de luz.

Um aparelho de ar-condicionado de 12.000 BTU consome tipicamente 25 kWh/mês para ficar ligado apenas uma hora por dia. Se ficar ligado quatro horas por dia, dependendo do ambiente, pode consumir 100 kWh/mês

Renato Giacomini, coordenador do departamento de Engenharia Elétrica da FEI

Para termos de comparação, um lar brasileiro tradicional consome por volta de 157,9 kWh/mês (isto é, com a soma de todos os eletrodomésticos em utilização plena) de acordo com o Anuário Estatístico de Energia Elétrica 2018 da EPE (Empresa de Pesquisa Energética, do Governo Federal). Ou seja, somente o ar-condicionado em utilização por quatro horas por dia é responsável por 63% do valor total da conta de luz de uma residência. 

A instalação do aparelho ar-condicionado é capaz de influenciar no consumo de energia elétrica

Outro ponto que passa batido por quem está em busca de utilizar um aparelho de ar-condicionado, considerando o seu gasto energético, é em relação à sua instalação. Isso porque o procedimento deve ser feito de forma correta para permitir o funcionamento do eletrodoméstico em sua total capacidade de refrigerar.

homem fazendo reparo no ar-condicionado
Dependendo da frequência que você deixa o ar-condicionado ligado, trocando-o por um ventilador de chão, a economia pode chegar a R$400 no final do mês.

Por isso, é recomendável contratar um técnico ou algum outro profissional especializado para evitar que haja qualquer tipo de problema durante a instalação do aparelho, e que ofereça uma garantia quanto à instalação do aparelho. Além disso, é fundamental que a energia do ar-condicionado escolhido para o seu lar concorde com a instalação elétrica do local

Também é altamente indicado que a condensadora seja instalada no ambiente externo ao imóvel, pois, caso haja retorno de ar insuflado, o aparelho vai precisar resfriar mais de uma vez, consequentemente, demandando mais da energia elétrica de um imóvel. Uma forma de impedir isso é realizando a instalação da condensadora em um local que possua muita circulação de ar fresco.

Veja também: Formas de economizar energia no home-office

A manutenção do aparelho é sempre indicada

Outro fator que não é comentado o suficiente quanto a boa utilização de um aparelho ar-condicionado é referente a sua manutenção. Isso porque, quando o seu ar-condicionado está com muita sujeira ou poeira acumulada nos filtros de ar, o aparelho vai demandar mais energia para sugar o ar, consequentemente, aumentar o seu consumo energético — e aumentando a conta de luz. 

instalação de um ar-condicionado
Uma forma de impedir o retorno do ar insuflado é realizando a instalação da condensadora em um local que possua muita circulação de ar fresco.

Sem contar que, a não realização de manutenções preventivas e limpeza do aparelho vão atrapalhar seu desempenho geral, fazendo com que seu aparelho dure menos que o período indicado pelas fabricantes — visto que ele terá de se esforçar ainda mais para atingir ou manter uma temperatura programada anteriormente. 

Segundo as orientações da maioria dos fabricantes, os filtros de ar de um ar-condicionado devem ser lavados a cada quinze dias (ou duas semanas).

Realizar a substituição do filtro também prolonga a vida útil de um aparelho de seis meses a um ano — dependendo da forma com que ele será usado. Uma limpeza profunda do aparelho feita por meio de algum técnico ou profissional especializado também é indicada em cada ano.

Quais são os modelos de ar-condicionado que consomem menos energia? 

Com os aumentos das tarifas de eletricidade, os brasileiros estão buscando cada vez mais opções de aparelho de ar-condicionados econômicos, e felizmente, as empresas passaram a disponibilizar mais modelos no mercado que seguem essas diretrizes. Atualmente, existe uma boa variedade de aparelhos com alto desempenho em termos de economia de energia. 

Existem algumas características que devem sempre ser consideradas na busca por alguns dos modelos de ar-condicionado que consomem menos energia. Tais quais: 

  • Modelos com avaliação A do Selo Procel; 
  • Tecnologias avançadas; 
  • Funções que ajudem a diminuir o seu consumo, como tecnologia inverter ou a função sleep; 
  • Considerar a potência ideal para o ambiente a qual o aparelho será instalado. 

Escolha da quantidade de BTUs

Além dos pontos supracitados, tomar conhecimento em relação ao BTU de um aparelho será um fator determinante para finalizar uma compra. BTUs são, basicamente, as unidades utilizadas para medição da capacidade de um aparelho ar-condicionado, e ela existe para que a máquina possa climatizar os ambientes de forma eficiente e considerando as medidas do determinado espaço. 

controle remoto de um ar-condicionado
Além de economizar na conta de luz, ao aderir algumas dicas sobre como utilizar um aparelho ar-condicionado de forma correta, você ainda será capaz de aumentar a sua vida útil.

Em outras palavras, se um ar-condicionado gasta muita energia, é possível que ele seja potente demais para o ambiente ao qual está sendo utilizado. Em contrapartida, é possível que um aparelho esteja com a potência muito mais baixa que o tamanho de um local, consequentemente, alterando o seu funcionamento. 

Sem contar que em ambos os cenários, o compressor do aparelho passa por um processo nomeado de “liga e desliga”, na qual vão se criando picos de luz a mais e, posteriormente, resultam em um uso de energia maior. Assim, é fundamental calcular a quantidade de BTUs da utilização de um aparelho para ver se é viável a instalação de um modelo no ambiente da sua escolha. 

Cálculo do BTU e Inversor

Para realizar essa estimava, você pode utilizar uma calculadora de BTU para obter a medida mais precisa sobre o uso e funcionamento de um ar-condicionado. Mas se matemática não for o seu forte, outra opção é comprar um aparelho com um inverter, conhecida como a tecnologia que mantém o compressor de uma máquina ligada constantemente, sem oscilações, nem criando picos de energia. 

Sem contar que aparelhos com inversores oferecem mais conforto térmico e fazem menos ruídos que os aparelhos normais, devido à constância do compressor. Além disso, aparelhos dessa natureza podem resultar em uma economia de energia de até 60% em relação a modelos sem a tecnologia.

Leia também: Como simular o financiamento para energia solar industrial?

10 modelos de ar-condicionado que consomem menos energia e podem economizar sua conta de luz

Ter a posse de um ar-condicionado econômico é algo muito vantajoso durante os momentos de calor, uma constante no nosso país, e importante para poupar os gastos com eletricidade. É de conhecimento comum que os aparelhos de ar-condicionado consomem muita energia, tanto pela robusteza do aparelho, como pelo tempo de uso (considerando que uma boa noite de sono tem, pelo menos, a duração de sete horas — no mínimo).

mulher utilizando um modelo de ar-condicionado que consome menos energia
Segundo o Procel, um modelo de ar-condicionado de até 9 mil BTUs vai consumir 128 kWh se usado por 8 horas diárias durante um mês. Já um ar condicionado com mais do que 30 mil BTUs vai usar quase 680 kWh no mesmo período.

Contudo, ao optar por um modelo de ar-condicionado que consome menos energia, será a oportunidade de dar um respeito às contas de eletricidade. Existem muitos protótipos disponíveis no mercado que contam com opções que ajudam na hora de economizar os gastos, como função sleep, aparelhos do tipo inverter, entre outros.

A seguir, confira uma lista ar-condicionado que consomem menos energia disponíveis para você. Nossa seleção conta com marcas respeitadas no mercado e aparelhos com funções que vão dar uma mão extra para quem não quer abrir mão do conforto, mas teme os números altos das contas de energia.

Leia também: Quantas placas solares necessita para um ar condicionado?

1. LG Dual Inverter Voice

Fabricado pela LG, o modelo Dual Inverter Voice possui a tecnologia Dual Inverter — como seu nome já deixa claro —, que oferece a possibilidade de economia de energia devido à utilização de um compressor. Durante sua execução, o dispositivo passa a rodar em uma frequência de giro mais lenta assim que o ambiente atinge à temperatura ideal e possui voltagem de 127V ou 220V.

modelo de ar-condicionado econômico LG Dual Inverter Voice
Aparelho da LG pode ser conectado à Alexa, da Amazon, e ser controlado por voz. Créditos da imagem: LG/Divulgação

Outro destaque do aparelho é seu filtro duplo, um mecanismo que ajuda a tornar o ar ainda mais puro e bloqueia micro partículas de poeira nos ambientes. Além disso, o Dual Inverter Voice conta com comando de voz por meio de um aplicativo, que podes ser adicionado à Alexa, da Amazon, para controlá-lo.

Sem contar que o Dual Inverter Voice é silencioso graças ao seu motor de baixo nível de ruído. Os aparelhos da linha podem ser encontrados nos seguintes modelos: 9.000 BTUs, 12.000 BTUs, 18.000 BTUs, 24.000 BTUs e 36.000 BTUs — todos que também contam com a função de ventilação e desumidificador.

2. Split Hi-Wall LG DUAL Inverter 9000 BTU

Outro modelo da LG na lista, o Split Hi Wall Dual Inverter de 9000 BTUs é a escolha perfeita para quem está buscando por economia e qualidade na hora de adquirir um modelo de ar-condicionado que consomem menos energia: com ele, você conseguirá controlar a temperatura do ambiente sem sobrecarregar a conta de luz.

modelo de ar-condicionado que consomem menos energia: Split Hi-Wall LG DUAL Inverter 9000 BTU
O LG Dual Inverter Voice 9.000 BTUs utilizado um filtro especial (Micro Dust Filter), capaz de filtrar todas as partículas de poeira. Créditos da imagem: LG/Divulgação

O modelo em questão é um ar-condicionado do tipo split: contando apenas com o ciclo frio de temperatura, mas possui outra versão que oferece tanto o ciclo quente como também o frio. Com consumo médio de 17,1 KWh/mês, o Split Hi Wall Dual Inverter de 9000 BTUs está disponível em 220V.

A razão da sua economia é garantida graças à tecnologia Dual Inverter (que dá o seu nome), capaz de reduzir o número de partidas do compressor — garantindo sua economia em relação aos demais modelos disponíveis no mercado. Sem contar que ele possui o selo Procel A e, de quebra, resfria qualquer ambiente de forma 40% mais rápida. 

Leia também: Onde compra Ar-Condicionado solar?

Assim como o LG Dual Inverter Voice, o Split Hi Wall Dual Inverter também pode ser ativado por meio de controle de voz, ou com o seu smartphone, em conexão com o Google Assistente e a Alexa. Outro grande atributo do aparelho são as funções Sleep e Jet Dry, que garantem, respectivamente, o conforto térmico durante suas noites de sono e a diminuição da umidade de ar. 

3. Samsung Wind-Free

Novidade da fabricante sul-coreana, o ar-condicionado Wind-Free da Samsung ganhou esse nome graças ao seu recurso capaz de criar um fluxo de ar muito mais leve. Seu dispositivo Wind-Free faz com que as ondas de ar sejam distribuídas uniformemente graças aos microfuros da tubulação para “suavizar” a saída de vento. 

modelo de ar-condicionado Samsung Wind-Free
O Samsung Wind-Free possui ciclo quente/frio e sua voltagem é de 220V. Créditos da imagem: Samsung/Divulgação

O aparelho ainda conta com um filtro especial (Easy Filter Plus) que, além de coletar partículas impuras de ar, também elimina as bactérias do ambiente com sua malha antibacteriana. Na cor branca, o modelo está disponível em diferentes capacidades: 9.000 BTUs, 12.000 BTUs, 18.000 BTUs e 22.000 BTUs.

Por fim, seu grande atributo — sem dúvida alguma —, é o Graças ao Compressor Digital Inverter, que reduz o gasto de energia em até 77% em comparação aos demais modelos WindFree. Mas isso não significa que o aparelho demore a resfriar os ambientes: ele deixa qualquer lugar com a temperatura ideal e ainda não consome tanta energia. 

4. Split Hi Wall Daikin 9000 BTUs Frio Inverter

Moderno e versátil, o modelo de ar-condicionado Split Hi Wall Advance, da Daikin, será um belo aliado na hora de economizar energia. Com um design moderno e elegante, ele cumpre a tarefa de resfriar os ambientes, mas não deixa de lado às preocupações com consumo de eletricidade graças ao seu Inverter (que ajuda a dar nome ao produto).

ar-condicionado que consomem menos: modelo Split Hi Wall Daikin 9000 BTUs Frio Inverter
Ele conta com ciclo quente/frio e possui voltagem de 220V. Créditos da imagem: Daikin/Divulgação

Comparados aos modelos de ar-condicionado que utilizam rotação fixa, o Split Hi Wall Advance é 70% mais econômico devido ao compressor swing, que controla a velocidade do motor e garante a estabilidade da temperatura no ambiente. Seu trocador de calor é produzido a partir de tubos de cobre e aletas de alumínio, ambos revestidos com um material anticorrosivo especial. 

Finalizando sua extensa lista de atributos, o Split Hi Wall Advance conta com ventiladores “Large Cross Flow”, com design aerodinâmico que ajudam a tornar sua operação mais silenciosa.

5. Gree Split Inverter

Da fabricante Gree, o ar-condicionado Split Inverter conta com uma série de funções que vão facilitar a vida de seus usuários, como um timer que desliga seu funcionamento no tempo programado, um modo (Sleep) que ajusta a temperatura automaticamente durante a noite, e métodos de distribuição uniformes de ar que conseguem o atingimento da temperatura em menos tempo.

modelo de ar-condicionado econômico Gree Split Inverter
O Gree Split Inverter possui as funções Sleep/Timer, Reinício Automático, modo Turbo e Serpentina de Cobre.
Créditos da imagem: Gree/Divulgação

Seu principal atributo é a função autolimpante, que eliminada o excessivo de sujeira acumulado durante o período em que ele não está em funcionamento. O modelo também possui um reinício automático, retomando à última temperatura programa — dispositivo ideal em casos de queda de energia e, de quebra, garante economia de energia em até 65% comparação a aparelhos com as mesmas funções.

O aparelho ar-condicionado que consomem menos energia da Gree pode ser encontrado nas capacidades 9.000 BTUs, 12.000 BTUs, 18.000 BTUs, 24.000 BTUs e 33.000 BTUs, e sua voltagem é de 220V.

6. Split Hi Wall Springer Midea Inverter Wi-Fi 9000 BTUs

Modelo da Midea, o ar-condicionado Split Hi Wall Springer Midea Wi-Fi Inverter 9000 BTUs é outra boa opção quando a meta é reduzir a conta de luz — mas sem perder o conforto. Com ciclos quente e frio, além da função Sleep, o aparelho conta com tecnologia que reduz o uso de energia em até 30% comparado a outros modelos comuns de split. 

Hi Wall Springer Midea Inverter Wi-Fi 9000 BTUs
Aparelho pode ser encontrado nas mais variadas capacidades, e é tido como o modelo com o menor consumo de energia disponível no mercado — garantido pelo Selo Procel. Créditos da imagem: Midea/Divulgação

Entre as funções de destaque do aparelho, encontram-se os modos “Não Perturbe” (que oferece a possibilidade de desligar a luz do aparelho e silenciar os barulhos de notificação do modelo); “Conforto” (que deixa a temperatura agradável e não desperdiça energia); os avisos “Trocar” e/ou “Limpar” (que notificam o usuário sobre o momento para a limpeza do filtro ou manutenção do aparelho).

Por fim, o aparelho pode atuar sob o modo ECO cujo funcionamento acontece da seguinte forma: durante a primeira hora de uso, o sistema opera para garantir o conforto no ambiente o mais rápido possível. Já nas sete horas seguintes, o aparelho faz um ajuste fino na frequência, por meio da unidade, reduzindo o uso de eletricidade em até 74%.

7. Split Hi Wall Electrolux Ecoturbo 9000

Aparecendo pela primeira vez na nossa lista, a Electrolux conta com o aparelho Split Hi Wall Ecoturbo 9000 no seu portfólio de produtos. O modelo é capaz de manter a economia de energia, sem deixar de lado a potência de uso ou atingir temperaturas ideais para os ambientes. Outro destaque do ar-condicionado é a função “Siga-me”, que mantém a temperatura desejada por mais tempo. 

Split Hi Wall Electrolux Ecoturbo 9000 é um modelo de ar-condicionado que consomem menos energia que os demais disponíves no mercado
O ar-condicionado Electrolux Ecoturbo está disponível nas seguintes capacidades: 9.000 BTUs, 12.000 BTUs, 18.000 BTUs e 22.000 BTUs. Créditos da imagem: Electrolux/Divulgação

O modelo ainda dispõe da função Eco, que regula e adéqua as temperaturas (e suas variações) do ambiente durante o sono, economizando mais que o normal. Ele também conta com filtro autolimpante e desumidificante, ajudando a combater a proliferação de odores e o acúmulo de mofo — fatores capazes de prejudicar a saúde das pessoas que usam ar-condicionado.

O colocando o modelo em destaque no mercado como um ar-condicionado que consomem menos energia que os demais aparelhos, ele possui um timer que pode ser programado para impedir o seu funcionamento em momentos em que são desnecessários.

8. Split TCL Elite Series

Além de reduzir o gasto de energia elétrico, o Split Elite Series, da fabricante TCL, conta com funções variadas e úteis, garantindo boas temperaturas e conforto. Com a opção Sleep, o modelo ajuda a temperatura durante a noite, evitando picos de frio ou congelamento excessivo. 

Split TCL Elite Series
O Split TCL Elite Series pode ser encontrado nas seguintes capacidades: 9.000, 12.000, 18.000 e 24.000 BTUs. Créditos da imagem: TCL/Divulgação

Já funcionando com a opção Turbo, o aparelho resfria rapidamente, mas não consome uma quantia exorbitante de energia. Já as funções Timer e Mute, respectivamente, programam o aparelho para um desligamento automático e aciona um modo que silencia notificações. O melhor é que todas essas funções podem ser processadas por meio do controle remoto.

Outro grande destaque é o resfriamento de cinco velocidades: com o auxílio do fluxo de ar inteligente, a máquina consegue distribuir as ondas de vento uniformemente. E finalizando, o Split Elite Series também possui Filtro HD Silver Ion + Carvão Ativado, que retém bactérias e impedem a proliferação de poeiras e odores no ambiente.

9. Springer Midea Mecânico 7500

Ideal para ambientes e imóveis menores, o modelo Springer Midea Mecânico 7500 conta com potência de 7.500 BTUS (como o seu nome já indica) e seu consumo mensal gira em torno de 14,6 kWh. Embora seja um modelo de janela, seu design é atraente e também oferece uma instalação rápida e fácil.

Springer Midea Mecânico 7500
O Springer Midea Mecânico 7500 não requer instalação profissional.
Créditos da imagem: Midea/Divulgação

Um dos modelos de ar-condicionado que consomem menos energia no mercado, o Springer Midea utiliza fluido refrigerante ecológico R-410A, cujas propriedades não agridem a camada de ozônio, além de não serem inflamáveis. Seu sistema de renovação de ar também oferece a possibilidade de trocar seu vento sem emitir barulhos desagradáveis, e ainda dissipa todos os odores de um ambiente.

Seu ajuste de temperatura oferece as funções de resfriar e ventilar, além de oferecer um controle manual da direção do vento — um dos principais fatores que ajudam na economia de energia. 

10. Ar-Condicionado Split HW Inverter Agratto Neo Top 12.000 BTUs Só Frio

E finalizando a nossa seleção, apresentamos o Split HW Inverter Neo Top 12.000 BTUs da Agratto. Contando com a tecnologia inverte, ajudando na regulação da velocidade de compressor (reduzindo o consumo de energia conforme as condições do cômodo), é estimado que seu consumo mensal gire em torno de 18,8 kWh.

Ar-Condicionado Split HW Inverter Agratto Neo Top 12.000 BTUs Só Frio 220V
O Ar-Condicionado Split HW Inverter Agratto Neo Top 12.000 BTUs Só Frio 220V tem capacidade de cobrir áreas de até 20m². Créditos da imagem: Agratto/Divulgação

Seu funcionamento pode ser simples em relação a demais modelos listados anteriormente, mas ele dispõe de um controle remoto que, além de definir um timer para sua utilização, também regula a temperatura e ativa um modo exclusivo, o “dormir”, que impede a emissão de barulhos e sons, além de tentar manter a temperatura ideal do ambiente por mais tempo. 

O modelo também alcança a temperatura deseja em até 30% menos tempo que os aparelhos similares graças à sua tecnologia embutida, além de possuir 90% de eficiência durante a limpeza do ar e elimina vírus e bactérias do ambiente. Finalizando seus atributos, a máquina obteve a nota A na classificação no Selo Procel, do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Dicas para economizar energia com o seu ar-condicionado

Como dito anteriormente, adquirir um dos modelos de ar-condicionado que consomem menos energia disponíveis no mercado não fará um milagre na sua conta de luz. Com a sua compra ou não, para economizar energia com a utilização do aparelho no seu lar será muito importante mudar sua mentalidade em relação à forma com que o eletrodoméstico será usado.

Existem diversos hábitos (ruins) que influenciam diretamente no consumo de energia de um lar, especialmente referentes a um ar-condicionado. E muitos deles, aliás, nem percebemos durante o dia a dia. Caso tenha notado que a conta de energia do seu imóvel está muito além, mas deseja dar fim a isso, preste atenção em algumas formas de utilizar o seu ar-condicionado economicamente.

Ligar e desligar o aparelho constantemente

O maior vilão do ar-condicionado, e para qualquer outro eletrodoméstico, o seu uso e desuso rápido. Em outras palavras, ligar ou desligar o aparelho com frequência. Portanto, é indicado apenas ligar o seu ar-condicionado no momento em que, de fato, for utilizá-lo por, no mínimo, de uma e duas horas. 

Ligar e desligar o aparelho sempre que saímos ou entramos em algum ambiente resulta em maior índice de picos de energia que, consequentemente, vão pesar na hora de receber a conta de eletricidade no fim do mês.

Para evitar, basta ligar o aparelho apenas quando for necessário ou optar por modelos inverter, que diminuem a velocidade de ativação do compressor, sem desligá-los totalmente. Já para quem não possui um aparelho com a tecnologia, a dica é manter o ar-condicionado ligado na temperatura base: isto é, de 23 °C. 

Preste atenção na temperatura ambiente

Observar como está a temperatura de um ambiente vai te ajudar (e muito) na hora de economizar alguns cifrões da sua conta de energia. Isso porque a temperatura ambiente interfere no consumo de energia de um ar-condicionado, já que, quando o aparelho está trabalhando em extremos (seja em uma temperatura mínima ou máxima), ele vai utilizar mais potência energética.

Espera

Um dica que vale para qualquer tipo de eletrodoméstico é em relação ao seu uso durante o modo de espera, ou “stand-by”. Geralmente, aparelhos que ficam nessa modo podem aumentar os gastos com energia em até 20%. Ou seja, caso não vá utilizar o aparelho, desconecte-o da tomada. 

Portas e janelas sempre fechadas

Vai ligar o ar-condicionado? Então preste atenção para o seu ambiente e verifique se todas as portas e janelas estão fechadas antes de utilizar o aparelho. Isso porque, ao fechar as portar e janelas, é possível evitar que haja a troca de ar frio do ambiente em questão com o ar quente dos outros cômodos. 

Pense que, quanto mais quente for um ambiente, mais energia o seu ar-condicionado terá que puxar para funcionar normalmente. Além disso, impedir essa troca de calores ajuda a combater o desgaste do equipamento ao longo do tempo.

Tensão

Para finalizar, outro ponto de atenção para economizar energia utilizando o seu aparelho ar-condicionado é verificar se o eletrodoméstico concordará com a rede elétrica da sua casa, evitando o uso de adaptadores ou extensões.

Isso porque o uso indevido desses recursos pode causar curto-circuitos e até mesmo queimar o seu aparelho. Nas piores hipóteses, ele ainda compromete a usabilidade do ar-condicionado fazendo com que ele despende uma quantidade de energia muito maior para o seu funcionamento normal.

Demais dicas

Outros pontos que também ajudam a economizar na conta de luz utilizando o seu aparelho ar-condicionado foram mencionados anteriormente no post: como realizar a compra de um aparelho com a capacidade ideal para o seu ambiente, tecnologias e funções (como sleeper e inverter), e sobre limpeza e manutenção da máquina.

Ficou convencido de que você pode usufruir dos benefícios de um aparelho ar-condicionado sem sofrer com a conta de luz no fim do mês? Caso não, existe também uma opção interessante para aliar consciência e conforto ao seu lado: a instalação de uso de um ar-condicionado solar. Aqui você pode conferir mais detalhes e informações sobre o modelo!

Posts Similares