Cada vez mais consumidores brasileiros estão tendo conhecimento das muitas vantagens oferecidas pela energia solar. Junto com essa popularização, há também muitas dúvidas a respeito do funcionamento dos sistemas fotovoltaicos. 

Uma das principais questões entre os interessados é se o telhado que acomoda os painéis fotovoltaicos emite ruídos durante o seu funcionamento. Quer descobrir se isso é mesmo verdade? Confira a seguir. 

Os painéis solares emitem ruídos? 

Não, os painéis solares não fazem barulho. A energia solar é 100% limpa, inclusive em termos de ruídos. A captação da luz do sol pode ocorrer de diversas maneiras, mas a mais conhecida e que mais se destaca é através dos painéis solares, que geralmente são instalados no telhado das edificações. 

Os painéis solares emitem ruídos?
Os painéis solares emitem ruídos? 

O telhado é o local ideal para acomodar a maioria dos sistemas fotovoltaicos, pois possui localização privilegiada, com maior incidência de radiação solar, sem precisar ocupar o espaço do terreno. Assim, as placas solares têm a melhor condição possível de absorver as partículas de luz solar e, consequentemente, gerar mais energia elétrica.

A energia solar é, na verdade, a opção mais limpa, econômica e eficiente para geração de energia elétrica. O processo para produção desse tipo de energia é totalmente silencioso, portanto não há qualquer diferenciação nesse sentido entre receber a energia da rede elétrica da distribuidora que abastece a sua cidade ou através dos próprios painéis solares. 

Desde o momento em que os raios solares incidem nos módulos instalados em seu telhado até que a eletricidade seja distribuída por toda a edificação, tudo acontece de modo discreto e sem qualquer barulho.

Os painéis não emitem som pois não realizam nenhum processo mecânico para gerar energia, que é produzida por fotoemissão. Esse processo acontece no interior de cada célula fotovoltaica contida dentro das placas solares, por isso todo o sistema trabalha silenciosamente. 

Os painéis ficam conectados ao inversor solar, o item responsável por realizar a conversão da energia solar absorvida em energia elétrica. A energia que sai do inversor é encaminhada para o quadro de luz e a partir de então pode ser utilizada para diferentes fins em residências, indústrias ou estabelecimentos comerciais.

Mas atenção: tenha cuidado na instalação para não danificar a placa
Mas atenção: tenha cuidado na instalação para não danificar a placa

O mito de que o sistema fotovoltaico de geração de energia solar faz barulho pode ser devido à similaridade da sua nomenclatura com os geradores de energia convencional. Muitas empresas que buscam maior autonomia de energia acabam optando pela utilização desses equipamentos, que podem sim emitir algum ruído.

Referências em engenharia acústica indicam que esses itens podem emitir ruídos variáveis entre 65 e 80 decibéis, dependendo do modelo e potência do equipamento. Especialistas alertam que o limite de barulho sem prejudicar o ouvido humano é de 50 decibéis.

Qualquer som acima disso pode causar danos permanentes. Sendo assim, o barulho emitido pelos geradores de energia convencionais podem ser extremamente desconfortáveis aos ouvidos humanos de quem trabalha ou reside em locais próximos ao uso desses aparelhos, o que compromete o conforto acústico. 

Esse não é, no entanto, o caso da energia solar, que como vimos acima, é gerada de forma silenciosa. Continue a leitura para descobrir alguns outros mitos que, assim como esse, são erroneamente propagados a respeito da energia solar. 

A energia solar não é segura

Essa é mais uma informação divulgada a respeito da energia solar que não corresponde à verdade, pois a tecnologia utilizada para a geração desse tipo de energia é planejada para evitar diversos tipos de problemas. 

Uma das principais preocupações de quem deseja investir em energia solar diz respeito aos riscos de incêndio. Mais da metade (51%) das falhas internas ocorridas em sistemas fotovoltaicos acontecem em consequência de erros na instalação. A principal causa de falha nos componentes que podem ocasionar incêndios é um fenômeno chamado arco elétrico, que pode se formar em conexões elétricas precárias. 

A energia solar é segura quando feita por profissionais qualificados
A energia solar é segura quando feita por profissionais qualificados

No entanto, se os sistemas fotovoltaicos forem instalados por uma empresa de confiança, com experiência no mercado, há poucas chances de um problema como esse de fato ocorrer. Por isso é tão importante pesquisar a respeito da reputação da empresa antes de contratar seus serviços, de modo a garantir uma instalação segura e confiável.

Além disso, os painéis solares também são projetados para suportar climas extremos, incluindo chuvas de granizo, fortes rajadas de vento e até mesmo o impacto por queda de galhos. Segundo o EU Energy Institute, 90% dos painéis solares duram cerca de 30 anos. Para assegurar essa alta durabilidade, é fundamental manter as manutenções em dia conforme as orientações do fabricante e da empresa responsável pela instalação. 

Além desses, há muitos outros mitos circulando por aí. Dê uma olhada em mais alguns.

Energia solar esquenta

Afirmar que a energia solar pode ser responsável pelo aquecimento de uma edificação ou ambiente é outro equívoco comum, que se dá pela confusão entre energia solar fotovoltaica e aquecimento solar. Ambas as tecnologias fazem uso da energia que vem do sol, mas são aplicações totalmente diferentes. 

O aquecimento solar tem a função de transformar a energia do sol em energia térmica, para aquecer sistemas de água dentro de residências, indústrias e comércios. Pode ser útil para prover aquecimento da água de piscinas, de chuveiro e até mesmo das torneiras de banheiro e cozinha. 

Energia solar e energia solar fotovoltaica são diferentes
Energia solar e energia solar fotovoltaica são diferentes

Já a energia solar fotovoltaica, como já sabemos, tem o objetivo de gerar a energia elétrica que abastece todo o imóvel através da luz do sol. Para realizar esse processo, o sistema fotovoltaico não gera nenhum calor. Pelo contrário: como funcionam de maneira semelhante aos telhados, os painéis agem como um tipo de escudo, fornecendo isolamento térmico ao bloquear o calor e mantendo o imóvel fresco, independente da temperatura. 

Essa é mais uma grande vantagem da energia solar fotovoltaica, especialmente num país tão quente como o Brasil. E da mesma forma que não gera nenhum tipo de calor, a energia fotovoltaica também não depende do calor para gerar energia, já que o seu trabalho é realizado a partir da luz solar. O que nos leva a outro mito muito comum sobre essa tecnologia.

No inverno os painéis solares não produzem muita energia

A produção de energia solar a partir do sistema fotovoltaico não depende do calor, mas sim da luz do sol. Por isso, os painéis solares podem sim gerar uma quantidade significativa de energia durante o inverno ou em dias com pouca incidência solar. 

Na verdade, o clima frio chega a ser algo positivo para a produção da energia solar. Quando a temperatura dos painéis solares está menor, eles são capazes de produzir mais energia renovável. Já quando os equipamentos chegam a 32°C, por exemplo, seu rendimento começa a cair.

No inverno os painéis solares não produzem muita energia: mais um mito a ser combatido!
No inverno os painéis solares não produzem muita energia: mais um mito a ser combatido!

Isso acontece porque a temperatura dos painéis solares é em média 20°C mais alta do que a temperatura real do ambiente. E assim como a maioria das tecnologias, essa também é mais beneficiada pelas temperaturas baixas do que pelas altas, que acabam sobrecarregando o sistema. 

Viu só quantas fake news são espalhadas por aí a respeito da energia solar? Como se trata de uma técnica recentemente nova, que passou a ser mais explorada no Brasil durante a última década, é comum que alguns mal-entendidos fiquem sem esclarecimento.

Na dúvida, busque sempre se informar a partir de meios de comunicação seguros e confiáveis, assim você evita cair em mentiras. Conte com a gente para estar sempre por dentro de tudo o que diz respeito à energia solar. 

Confira aqui o story do post!

Posts Similares