Os elementos construtivos do módulo fotovoltaico são os componentes essenciais para a fabricação de uma placa solar. Você sabe quais são eles? Clique no “Leia Mais” e descubra!

Para quem estiver interessado em entender mais sobre a fabricação de um painel solar, seja você um empreendedor da área ou simplesmente curioso, é fundamental compreender todas as peças e elementos que são utilizados durante o processo.

Neste post, você vai conhecer melhor o painel solar, conhecer os elementos construtivos do módulo fotovoltaico e acompanhar o passo a passo na fabricação de uma placa solar. Continue para saber mais!

O que é um módulo fotovoltaico?

Também conhecido como módulo PV, o módulo fotovoltaico é o equipamento que consegue captar a radiação solar para transformá-la em energia elétrica para residências, industrias, comércios e outra áreas de convívio e atividades comerciais. Sua composição conta com 36 a 72 células solares responsáveis por realizar o efeito fotovoltaico. 

painel fotovoltaico
Um módulo, placa ou painel solar é o item mais importante de um sistema solar fotovoltaico. É composto por células solares, que captam a energia presente nos raios solares e a transformam em energia elétrica. Sua principal matéria-prima é o silício.

Para o módulo fotovoltaico conseguir captar a irradiação solar com eficiência, ele terá de ser bastante resistente e composto por materiais que garantem a eficácia em termos elétricos, mecânicos e térmicos. E considerando todos os pontos, os módulos PV foram desenvolvidos para lidar com as maiores adversidades sem perder sua utilidade, como baixar e altas temperaturas, além de impactos de força (como chuvas de granizo, por exemplo).

Como é a principal função do módulo fotovoltaico no processo de geração de energia fotovoltaica?

O módulo PV é somente um dos componentes de um sistema de geração de energia fotovoltaica. Seu principal papel é o de captar a irradiação solar para, em seguida, atuar no processo de geração de energia elétrica. 

Confira neste post qual o melhor inversor de energia solar para o seu projeto
Os inversores solares são componentes que atuam juntamente ao módulo fotovoltaico para realizar a geração de energia solar.

Uma vez que o módulo PV tenha captado a radiação, um inversor solar atua para transformar a energia captada em uma fonte que consiga ser utilizada para utensílios. Esta etapa acontece porque a fonte captada pelos módulos trata-se de energia de corrente contínua (CC), contudo, os equipamentos eletrodomésticos e eletrônicos funcionam a base de energia de corrente alternada (CA). 

Leia também: Qual é a resistência de uma placa solar?

Quais os elementos construtivos do módulo fotovoltaico?

Basicamente, os elementos construtivos do módulo fotovoltaico são os principais componentes para a fabricação e montagem do item. Ao todo, são seis elementos que ajudam neste processo: células fotovoltaicas, vidro fotovoltaico, filme encapsulante (EVA), backsheet, caixa de junção e moldura. A seguir, conheça melhor cada um dos componentes.

1. Célula Fotovoltaica

Essencialmente, as células solares são feitas com o auxílio de cristais de silício ultrapuros “fatiados”, que vem ser manuseadas com cautela. Essa condição é implicada porque são componentes muito finos, com cerca de 2 milímetros de espessura — o que ajudam a justificar o motivo pelo qual, muitas vezes, eles podem “trincar”.

<a title="WhistlingBird, CC BY-SA 4.0 , via Wikimedia Commons” href=”https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Silicon_solar_cell_(PERC)_front_and_back.jpg”>Silicon solar cell (PERC) front and back

É possível destacar que as células fotovoltaicas funcionam como o “coração” dos painéis solares, já que convertem a luz do sol em energia elétrica a partir de reações físicas e químicas. As células representam cerca de 60% do custo dos painéis fotovoltaicos.

2. Vidro Fotovoltaico

Já o vidro fotovoltaico, na verdade, se trata de um vidro temperado especial, ultra puro e com baixo teor de ferro (geralmente, de 3.2mm ou 4mm revestido com uma substância antirreflexiva). Ele foi desenvolvido com a intenção de ser menos refletor para permitir que o maior nível de incidência de luz passe pelo componente.

A importância deste componente é fazer com que as placas resistam a fortes chuvas de granizo, além disso, ele representa aproximadamente 10% do custo de fabricação de um painel fotovoltaico.

3. Filme Encapsulante

Também conhecido como EVA (acetato-vinilo de etileno), o filme encapsulante foi desenvolvido exclusivamente para os painéis fotovoltaicos. Por se tratar de um material de cura rápida e selante, sua função é a de proteger as células fotovoltaicas dos raios ultravioletas (UV), de temperaturas extremas e umidade — o importante é que o máximo de luz visível chegará às células fotovoltaicas.

4. Backsheet

O Backsheet é o nome que se dá ao filme branco que fica na parte traseira do painel solar. Sua função é de proteger todos os componentes internos da estrutura, especificamente, das células fotovoltaicas. Além disso, o backsheet atua como um isolante térmico (material ou estrutura que dificulta a dissipação de calor, usado na construção e caracterizado por sua alta resistência térmica).

5. Caixa de Junção

A Caixa de Junção é o componente que funciona tipo como um gabinete, localizado na parte de trás do painel, onde os strings estão conectados eletricamente. Essa caixa de junção é colada com adesivo silicone ou fita dupla face especial, acompanhada de cabos e conectores, permitindo que os painéis sejam interconectados.

6. Moldura

Por fim, a Moldura é o último componente. Produzido a partir de alumínio anodizado, esse material é colocado ao redor do painel para criar robustez e proteção ao módulo, desta forma, garantindo sua integridade em situações adversas, além de protegê-lo durante a instalação e impedindo sua torção — o que pode causar trincos nas células.

Os elementos construtivos do módulo fotovoltaico
Os elementos construtivos do módulo fotovoltaico são célula fotovoltaica (cells), vidro fotovoltaica (glass), filme encapsulante (encapsulant), backsheet, caixa de junção (junction box) e moldura (frame)

Como são feitas as placas de energia solar?

A fabricação das placas de energia solar envolve diversos processos minuciosos e individuais, que garantem que as células fotovoltaicas sejam adicionadas corretamente. Isso garante a qualidade necessária para que a vida útil do produto seja prolongada. 

Os painéis são basicamente formados por células feitas de materiais semicondutores como o silício, chamadas de células fotovoltaicas. Quando as partículas de luz solar colidem com os átomos do material semicondutor, provocam a movimentação dos elétrons, gerando assim uma corrente elétrica. 

Veja cada uma das etapas do processo de produção de uma placa solar:

  1. Limpeza do vidro fotovoltaico;
  2. Interconexão das células fotovoltaicas;
  3. Montagem da matriz de células;
  4. Interconexão manual;
  5. Posicionamento do EVA e backsheet;
  6. Laminação do painel solar;
  7. Corte de rebarbas e instalação da caixa de junção;
  8. Fixação das molduras de alumínio;
  9. Testes e inspeção para as placas de energia solar;
  10. Separação e empacotamento dos painéis.

Energia Solar em seu negócio com Solfácil

Nós temos uma linha de financiamento revolucionária que permite que você troque o custo da sua conta de luz por um ótimo investimento em sistema de energia solar.

É isso mesmo! Temos uma rede de parceiros instaladores em todos os estados do Brasil que executam o projeto de energia solar em seu negócio e você paga em até 144 parcelas com juros acessíveis. Tão acessíveis que a prestação mensal fica até 30% inferior à economia de energia que você tem com o sistema.

Posts Similares