Com o início da pandemia de COVID-19, muitas empresas mudaram o regime de trabalho e adotaram a forma remota. E como essa modalidade de trabalho veio para ficar. Veja 9 maneiras de como economizar energia no home office.

Desde 2012, estão em vigor novas bandeiras tarifárias que aumentam significativamente o preço da conta de luz. E como boa parte da população segue trabalhando de casa, conseguir economizar o gasto energético é complicado.

Apesar de não ser uma tarefa simples, existem maneiras de como economizar energia no home office que vão salvar o seu bolso e diminuir muito o preço da conta de luz.

9. Use um notebook

Os computadores de mesa, os chamados desktops, vão ter um consumo de energia maior do que um notebook.

Com um desktop você vai precisar ligar o gabinete e o monitor, mas com o notebook apenas um aparelho é ligado.

imagem de um notebook em cima de uma mesa
Prefira usar um notebook ao invés de um desktop

Outro detalhe que faz diferença e é um ponto positivo para o notebook é que esses aparelhos são construídos já pensando em um baixo consumo energético.

Também há opções de economia de energia, o que permite que o notebook seja utilizado por mais tempo sem a necessidade de ser recarregado. 

8. Retire aparelhos sem uso da tomada

Durante o trabalho você não vai poder usar muito dos aparelhos que tem em casa, como a televisão, vídeo games, rádios. E mesmo sem uso, eles estão consumindo energia elétrica e vão aumentar o custo da conta de luz.

plugin para tomada
Quando o celular estiver completamente carregado, tire o carregador da tomada

Quando não estiver usando, deixe todos os aparelhos fora da tomada. Faça o mesmo para os celulares e notebooks, após estarem carregados não precisa deixá-los conectados aos carregadores. 

7. Escolha um ambiente claro para ser o escritório

Se o ambiente que você estiver usando como escritório for muito escuro, será necessário o uso de mais lâmpadas e de potências mais fortes para iluminar o local.

Opte por locais mais claros e com bastante incidência de luz natural, assim você não vai precisar de tantas lâmpadas. 

imagem de um escritório em casa com claridade
Um escritório claro e bem ventilado vai ajudar a reduzir os gastos com a conta de luz

Cômodos com paredes brancas não precisam de tanta luz artificial para melhorar a claridade interna, então evite locais com tons escuros, como preto e cinza.

Uma boa opção é colocar a mesa de trabalho perto de uma janela, além de entrar bastante luz e não precisar de lâmpadas, vai ser mais fresco.

Assim você também gasta menos com ar condicionado e ventiladores.

6. Escolha lâmpadas que consomem menos energia

Não são todos os cômodos da casa que vão ter uma boa iluminação, nesse caso você vai precisar investir em luzes artificiais.

lustre redondo branco
Compre luzes mais econômicas e que durem mais

Lâmpadas de LED podem ser mais caras, mas a economia de energia é maior. Opte por elas e assim você vai ter uma economia maior no final do mês.

5. Prefira usar ventiladores ao invés do ar condicionado

O ar condicionado está entre um dos aparelhos que mais consome energia elétrica nas residências. 

Um modelo de até 9 mil BTUs vai consumir 128 kWh se usado por 8 horas diárias durante um mês. Já um ar condicionado com mais do que 30 mil BTUs vai usar quase 680 kWh no mesmo período, segundo o Procel.

Se a sua casa não for tão quente, use um ventilador. Assim o gasto com a conta de luz vai ser menor.

ventilador
Caso a sua casa não for tão quente, um ventilador vai resolver os seus problemas com o calor

Mas caso realmente seja importante um ar condicionado, escolha um modelo econômico e que dê conta da sua necessidade. Se o local for pequeno, não precisa comprar um aparelho tão potente.

Você vai só gastar mais dinheiro com o ar condicionado e também com a conta de luz.

4. Escolha aparelhos com o selo Procel A

O selo do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, indica o nível de consumo de energia elétrica de um eletrodoméstico. Ele vai de A a E, sendo A a melhor opção em termos de economia de energia. 

3. Escolha fazer a comida no fogão

Apesar do botijão de gás ter subido de preço, o fogão é mais econômico do que um cooktop elétrico, por exemplo.

Segundo o Procel, utilizando o cooktop elétrico somente uma hora por dia durante um mês, ele vai consumir quase 70 kWh.

panelas em cima de um fogão
Cozinhar no fogão e em grandes quantidades vai te ajudar a economizar

Quando for cozinhar prefira fazer maiores quantidades  e depois armazenadas. Assim você economiza o seu tempo uma vez que não vai precisar fazer a comida todo dia.

2. Evite usar o micro-ondas

É verdade que o micro-ondas é muito prático e rápido para esquentar a comida. Mas ele é um dos eletrodomésticos que mais consomem energia elétrica.

Caso você use o micro-ondas 20 minutos por dia, ele vai representar um gasto de 14 kWh na sua conta de luz no final do mês, segundo o Procel.

Cozinha com um micro ondas
Mesmo sendo mais prático, evite usar o micro-ondas a toda hora

Muitas pessoas usam o micro-ondas para descongelar o alimento e isso demanda um grande uso do aparelho e consequentemente mais energia elétrica usada. 

Lembre-se de descongelar os alimentos na noite anterior, assim você não vai precisar tanto do micro-ondas.

1. Use a geladeira com sabedoria

Por estar em casa, é mais fácil ir até a geladeira e pegar uma água gelada. Mas abrir e fechar a porta do refrigerador vai causar um aumento do valor da sua conta de luz.

Prefira um modelo com saída de água na porta, assim você vai poder beber água gelada sem precisar abrir a porta a todo instante.

Um pouco acima falamos sobre cozinhar em maiores quantidades e depois armazenar os alimentos na geladeira. Espere que a comida esfrie e só depois coloque no refrigerador. 

 Isso é importante para fazer com que o motor não tenha tanto esforço para diminuir a temperatura interna da geladeira, pois um alimento quente pode transmitir calor para os demais produtos que já estão refrigerados. 

Alimentos e potes dentro da geladeira
Esperar os alimentos esfriarem é uma maneira de como economizar energia no home office

Para deixar tudo na temperatura ideal, será preciso diminuir a temperatura interna da geladeira, o que vai gerar mais custo para você.

Então espere que tudo esteja frio para aí sim guardar na geladeira sem se preocupar em ter um maior gasto na conta de luz.

Agora que você sabe como economizar energia no home office, conheça as soluções da Solfácil para energia solar e diminua ainda mais a sua conta de luz com um investimento que vai gerar retorno para a sua casa e o seu bolso. 

Energia Solar em sua Casa com Solfácil

Nós temos uma linha de financiamento revolucionária que permite que você troque o custo da sua conta de luz por um ótimo investimento em sistema de energia solar.

É isso mesmo! Temos uma rede de parceiros instaladores em todos os estados do Brasil que executam o projeto de energia solar em sua residência e você paga em até 144 parcelas com juros acessíveis. Tão acessíveis que a prestação mensal fica até 30% inferior à economia de energia que você tem com o sistema.

Resumo completo do post no story abaixo.

Posts Similares

Estórias Solares