De acordo com dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), houve um avanço de 1,3% no consumo de energia. A quantidade total consumida no Sistema Interligado Nacional (SIN) foi de 63.210 megawatts médios.

O aumento foi impulsionado pelo mercado livre, onde grandes estabelecimentos, como a indústria, centros comerciais e redes de varejo contratam energia elétrica direto de um gerador. O segmento utilizou 35% da demanda total do país.

consumo de energia - placas solares

O Paraná foi o estado que teve maior crescimento, com cerca de 9%. Tocantins e Maranhão também tiveram um aumento significativo, ambos com 6%. Já o Rio de Janeiro e Acre foram os que mais recuaram no consumo.

Segundo a CCEE, as hidrelétricas avançaram no fornecimento de energia com cerca de 48.667 megawatts médios. Com a boa recuperação dos reservatórios, um volume 24,4% maior do que em 2021 foi obtido. Como consequência, houve a redução da dependência de geração térmica, que caiu 47,5% e também o aumento de 44,6% na produção de energia solar fotovoltaica.

Confira aqui o story do post!

Posts Similares