Arquétipos são padrões universais de comportamento humano que surgem da nossa experiência comum e estão presentes em todas as culturas. O conceito foi criado pelo psicanalista suíço Carl Jung, que argumentava que os arquétipos influenciam nossas percepções, emoções e comportamentos. 

Sendo assim, podem ser usados ​​para ajudar a compreender e se conectar com o público-alvo em campanhas de marketing e vendas, dando personalidade não apenas para a empresa, mas também para seus vendedores.

Ao adotar um ou mais arquétipos, sua equipe declara também um posicionamento, o que pode atrair o público-alvo para o processo. 

Ao usar arquétipos em suas campanhas de marketing e vendas, as empresas têm a oportunidade de criar uma conexão emocional com seus clientes, melhorando a eficácia das suas mensagens e a probabilidade de conversão. 

No artigo a seguir, reunimos 12 arquétipos que podem ser usados para atrair clientes de energia solar. Confira! 

1 – O Inocente

O primeiro arquétipo que vamos tratar aqui é O Inocente, que recebe esse nome por enxergar bondade em tudo e em todos, projetando esse otimismo tanto em relação a si próprio quanto em terceiros. Por isso, acredita que o mundo pode ser um lugar melhor.

Primeiro Arquétipo, o inocente
Primeiro Arquétipo, o inocente

Como seu próprio nome já sugere, o Inocente vê o mundo com pureza e inocência. Ele é simples e capaz de identificar felicidade nas pequenas coisas, acreditando que a vida pode ser leve.

Enquanto outros arquétipos optam por soluções fora do óbvio, o inocente acredita verdadeiramente que é preciso enxergar a vida de maneira descomplicada para encontrar a melhor saída.

Um integrador solar que se adequa a esse arquétipo deve ser extremamente autêntico em sua abordagem, ganhando a confiança de seus clientes com base na sinceridade.

Suas negociações devem ser tratadas de maneira acessível e transparente, com propostas que levem ideias positivas e esperançosas às pessoas.

Algumas empresas famosas que se encaixam nesse arquétipo são a Coca-Cola, a Johnson’s e a Disney.

2 – O Sábio

Outro arquétipo muito interessante de ser utilizado por equipes de vendas é O Sábio, que está em constante busca por conhecimento e por isso está sempre aprendendo e estimulando o ato de pensar. 

Ele avalia, pensa e mensura, é confiável e inteligente, e vê no conhecimento o caminho para se manter atualizado sobre tudo e chegar a vários lugares. Dessa forma, usa de seus aprendizados para controlar e validar informações, e odeia ser enganado. Preza pela verdade em primeiro lugar. 

Um vendedor correspondente ao arquétipo do Sábio está sempre querendo melhorar, e acredita que ampliar seus conhecimentos é a melhor maneira para aprimorar seu desempenho.

Por isso, está constantemente atrás de cursos de vendas e eventos com o intuito de aumentar sua bagagem de conhecimento. 

Uma das opções mais importantes que encontramos
Uma das opções mais importantes que encontramos

Ele se preocupa em oferecer conteúdos e materiais para seus clientes, promovendo essa ampliação do conhecimento em questões relacionadas às soluções com as quais ele trabalha.

Por essas razões, é mais um arquétipo que faz muito sentido para o trabalho do integrador solar. O vendedor com esse perfil é comumente visto como um consultor, já que é repleto de conhecimentos sobre o assunto.

Também por conta disso, os clientes tendem a confiar em suas considerações e decisões. 

Esse arquétipo é incorporado principalmente por marcas que instigam a criatividade e aptidões intelectuais. Alguns exemplos de empresas com esse arquétipo são o Discovery Channel, CNN, Google e TED.

3 – O Herói

Se por um lado o arquétipo do Heroi é sonhador, por outro também é focado, e trabalha sempre em busca dos seus objetivos. É corajoso, disciplinado e conhecido por superar desafios, mesmo nos períodos de dificuldades.

Seu desejo e ambição de vencer todo o mal ganham destaque, mesmo em momentos nos quais é preciso tomar decisões mais ousadas.

Vendedores com esse perfil raramente demonstram fragilidade, pois não se abalam facilmente com problemas e objeções enfrentadas durante a negociação. São também muito produtivos, focados em grandes feitos e nos melhores resultados.

Entenda como se comporta o Herói
Entenda como se comporta o Herói

A resiliência, a dedicação e a admiração pela sua função também fazem parte desse tipo de vendedor. As principais empresas que trabalham com o arquétipo de Heroi são a Nike, Hummer, FedEx, entre outras.

4 – O Rebelde 

Também conhecido como o arquétipo “fora da lei”, o Rebelde deseja mudar o mundo e alterar o status quo.

Por isso, empresas que trabalham com esse arquétipo vendem a imagem de que estão sempre remando contra a maré, pois não aceitam as normas impostas, querem ir além e conquistar o que parece improvável. 

Alguns vendedores podem optar pelo caminho mais seguro, mas não aquele que adota o arquétipo de Rebelde em sua função. Ele não consegue aderir a esses processos e recorrentemente está transformando seus caminhos, pois gosta de fazer parte de algo inovador. 

Veja como deve ser a abordagem ao rebelde
Veja como deve ser a abordagem ao rebelde

Sendo assim, é um arquétipo que não se adequa a funções carregadas de processos e burocracias, e pode acabar propondo reformulações nesse sentido, buscando novas formas de fazer o seu trabalho.

É um perfil mais inquieto, que gosta de chamar atenção, quebrar regras e apostar no que é incomum. Tradições definitivamente não o intimidam. Apple, MTV e Harley-Davidson são alguns bons exemplos de marcas que exploram bem o arquétipo do Rebelde.

5 – O Explorador

Mais um importante arquétipo explorado pelas equipes de vendas de muitas empresas é O Explorador, que odeia seguir regras e rotina e quer conhecer o mundo.

É extrovertido, aspira por liberdade e está sempre em movimento, aspectos que o fazem ser constantemente associado ao público jovem. 

Como é de se imaginar, é um perfil extremamente corajoso, aventureiro e extrovertido, sempre disposto a desbravar novos lugares e possibilidades.

Em vendas, o Explorador é o perfil que se comporta de maneira mais ousada para conquistar novos clientes. Como seu ímpeto é de explorar, pode acabar explorando caminhos diferentes dos demais vendedores.

Empresas que exploram esse arquétipo buscam incentivar seus consumidores a descobrir novos mundos e a experimentar o novo, o que também tem muito a ver com o investimento em energia solar fotovoltaica e a autonomia que esse perfil geralmente procura.

Características do explorador
Características do explorador

É também um grande entusiasta das inovações tecnológicas, o que faz dessa uma opção ainda mais interessante para o mercado de energia solar. 

Marcas que investem nesse arquétipo são o que não faltam, sendo Jeep, Levis e Starbucks as principais.

6 – O Mago

Como seu nome já sugere, esse arquétipo personifica a sabedoria mágica, que recorre à ciência, religião e tecnologia para compreender os mecanismos que gerem as pessoas e as coisas no universo.

É, portanto, um perfil motivado pelo desejo de transformação, já que ele é, propriamente dito, um catalisador de mudança. 

É explorado principalmente por produtos ou serviços que curam ou que, por sua capacidade altamente tecnológica de transformação, são surpreendentemente inovadores. São empresas geralmente relacionadas à racionalidade e ao bem-estar. 

O arquétipo do Mago não se deixa levar pelo óbvio. Ele está sempre em busca do que não pode ser explicado, e busca maneiras criativas de resolver suas dificuldades e problemas. Foge do senso-comum e entrega propostas que são realmente inovadoras e interessantes. 

Magos, são pessoas inovadoras e surpreendentes
Magos, são pessoas inovadoras e surpreendentes

Em vendas, o Mago é representado pelo vendedor que busca meios incomuns de oferecer soluções aos seus clientes, sempre na tentativa de surpreender e superar as expectativas. É corajoso, intuitivo, carismático e gosta de improvisar.

Sem dúvidas, a empresa que melhor conseguiu trabalhar esse arquétipo até hoje é a RedBull, mas há também outras opções nas quais se inspirar, como Absolut Vodka e Mastercard.

7 – Pessoa Comum 

Em meio a muitos arquétipos inovadores, surpreendentes e que gostam de fugir do óbvio, temos um que talvez seja um pouco inesperado: o arquétipo da Pessoa Comum. Pode ser descrito como um perfil que não gosta de chamar muita atenção para si, e tem uma imagem mais leve e assertiva. 

Vendedores que correspondem a esse tipo de arquétipo são empáticos, democráticos e tem pouca vaidade, pois não querem se destacar. Estão preocupados em estabelecer uma conexão verdadeira com seus interlocutores, pois tem a pretensão de sentir que pertencem a um grupo. 

São quase sempre associados a sentimentos tranquilos, não assumem riscos e se preocupam em implementar abordagens acessíveis, que possam gerar uma maior identificação com outras pessoas. Em geral, são pessoas mais reservadas, comprometidas e que gostam de rotinas estruturadas. 

Esse Arquétipo, são os que se usam as abordagens mais tradicionais
Esse Arquétipo, são os que se usam as abordagens mais tradicionais

O vendedor desse arquétipo é aquele famoso “gente como a gente”, sabe? Para gerar essa impressão, usa uma linguagem acessível e gera identificação mais facilmente.

Algumas empresas que exploram esse arquétipo com maestria são Havaianas, Hering e Cerveja Brahma. 

8 – O Amante

Grande apreciador da beleza, da sensualidade e da intimidade, o arquétipo do Amante é conhecido por valorizar as relações interpessoais.

Por conta disso, está sempre tentando se aproximar das pessoas e usando de suas qualidades para fazer com que elas tenham uma experiência única e intensa. 

Vendedores que utilizam o arquétipo do amante são aqueles que tratam seus clientes com exclusividade, oferecendo um atendimento totalmente personalizado para construir uma relação mais íntima. São atrativos e confiantes, e passam essa confiança através da sua experiência de vendas.

Como identificar uma pessoa com o perfil de Amante.
Como identificar uma pessoa com o perfil de Amante.

A Dior e a Chanel são as principais exploradoras deste arquétipo.

9 – O Bobo da Corte

O bom humor é a chave do arquétipo do Bobo da Corte, que é caracterizado por ser engraçado, alegre e com uma aura leve. Ele diverte todos ao seu redor, e consegue transformar um ambiente em um lugar mais agradável. 

O Bobo da Corte deseja ser bem aceito, o que é fácil devido a sua espontaneidade e jeito leve de encarar as situações. Ao encarar funções que envolvem processos complicados e tediosos, consegue, com inovação e informalidade, torná-los mais agradáveis de serem executados.

Vendedores que exploram esse arquétipo são despreocupados, e conseguem encantar os clientes facilmente devido a sua simpatia e bom humor. É o mais extrovertido arquétipo de vendas, no entanto, não é motivado pelos resultados.

É uma figura extremamente acessível, o que também é muito positivo para que as pessoas se sintam confortáveis em sua presença. 

Processo para captação e identificação deste perfil
Processo para captação e identificação deste perfil

Fanta, Pepsi e Skol são alguns bons exemplos de empresas que brincam constantemente com a figura do Bobo da Corte para se aproximar mais de seus clientes. 

10 – O Cuidador ou Prestativo

Esse arquétipo tem como princípio prover bem-estar e cuidados a terceiros. Diz respeito a pessoas que se sentem confortáveis em ajudar outras e resolver seus problemas, por isso, é comumente relacionado aos prestadores de serviço. 

Suas principais características são a empatia e o cuidado, que fazem com que empresas que exploram esse arquétipo estejam focadas em fazer com que seus processos sejam personalizados e diferenciados. 

Esse arquétipo representa o vendedor que oferece todo suporte e atenção para seus clientes, da forma mais humanizada possível. É altruísta, generoso e busca sanar as necessidades de todos. Por conta disso, gera uma experiência única para seus clientes. 

Conheça mais sobre erra personificação
Conheça mais sobre erra personificação

Alguns exemplos de marcas que exploram o arquétipo do Prestativo são a Amazon, Buscapé, Porto Seguro, etc.

11 – O Criador

Temos aqui mais um arquétipo marcado pela criatividade, grandes ideias e imaginação: o Criador. É representado por pessoas com fortes traços artísticos, que vêem oportunidades em tudo. Ele está sempre em busca de novos projetos, algo que seja único e relevante. 

Não há barreiras para os vendedores que correspondem a esse arquétipo. Eles estão sempre em busca de novas ideias e soluções para os problemas de seus clientes. São incansáveis. 

As empresas que representam esse arquétipo com eficiência são Lego e Netflix.

12 – O Governante 

Esse arquétipo é responsável e está sempre no controle, e por isso é considerado um líder nato. É persuasivo e consegue se expressar com muita facilidade. Não assume riscos desnecessários, e até mesmo um pouco previsível. Ainda assim, sua postura faz com que ele seja respeitado e temido.

É um perfil justo e sério, correspondendo a vendedores que sabem lidar com tranquilidade com objeções, sem perder o controle da negociação.

Eles sabem exatamente o que precisa ser feito para que seus clientes fechem negócio, sabem se portar bem nas mais diversas situações e conseguem influenciar pessoas com facilidade. Por conta disso, conseguem fechar negócios com mais rapidez. 

Característica de liderança
Característica de liderança

É, portanto, uma inspiração a ser seguida no segmento de vendas, comumente utilizada pelos líderes, que se colocam à frente nas tomadas de decisão para conquistar poder, reconhecimento e status.

As empresas que conseguem tirar o melhor proveito do arquétipo de Governante são Microsoft, IBM e Mercedes-Benz.

Agora que você já conhece os principais arquétipos usados em vendas, é hora de analisar o melhor caminho a ser seguido.

Sua empresa não precisa adotar integralmente e apenas um arquétipo, mas recomenda-se usar no máximo três, sendo um deles com presença mais forte e marcante, e outros que sirvam para dar suporte à marca.

Com isso em vista, sua empresa já pode começar a traçar quais serão as estratégias de comunicação a serem implementadas de acordo com o arquétipo escolhido. A abordagem precisa ser adotada em todos os pontos de contato para fazer sentido e não deixar o consumidor confuso.

Conseguiu visualizar melhor a aplicação dos arquétipos para o segmento de vendas? Qual deles você acha que resume melhor sua empresa? Deixe sua opinião sobre o assunto nos comentários abaixo.

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

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