O Brasil está entre os países que mais utilizam o atendimento automatizado no WhatsApp. Segundo uma matéria do G1, somo um dos países do mundo que mais usa o app de conversas instantâneas que atualmente, também se tornou uma poderosa ferramenta de trabalho, estamos em sétimo lugar, com 91% dos usuários da internet utilizando essa ferramenta – o equivalente a 108,4 milhões de brasileiros. 

Com tanta gente assim utilizando o aplicativo diariamente, ele se tornou parte da estratégia de muitas empresas que buscam proporcionar um contato mais próximo com seus clientes.

O WhatsApp é atualmente um dos principais canais de comunicação utilizados pelas empresas, de acordo com uma pesquisa feita pela Zendesk. 

A versão Business do aplicativo de mensagens oferece uma série de recursos que podem ser utilizados pelas equipes de vendas. Entre eles, está a possibilidade de atendimento automatizado, que ajuda a poupar o tempo da equipe e otimizar processos e interações com os clientes. 

O atendimento automatizado independe da ação humana por parte da empresa, e vem sendo cada vez mais utilizado pelas empresas para agilizar o contato com os consumidores e melhorar a experiência do cliente.

Confira a seguir mais detalhes sobre o atendimento automatizado e como implementá-lo com a ajuda de um chatbot para WhatsApp. 

O que é um atendimento automatizado?

Atendimento automatizado é, em suma, todo aquele que não depende de interação humana por parte da empresa que está atendendo.

O que é e porque utilizar um atendimento automatizado

Do outro lado, sempre haverá uma pessoa (o cliente), mas do lado da empresa isso deixou de ser uma necessidade, o que se deve, principalmente, ao avanço da tecnologia nos últimos anos. 

Esse tipo de atendimento pode ser implementado nos canais de comunicação da empresa, como site, aplicativo, chat das redes sociais e até mesmo no WhatsApp. É geralmente feito com ferramentas de automação, que são programadas por pessoas ou por inteligência artificial. 

A partir disso, o atendimento pode ser realizado por sistemas tecnológicos, que são programados para entender e responder às principais dúvidas, e pedidos realizados pelos clientes nos canais digitais da empresa.

As respostas são realizadas de maneira automática, por meio de inteligências artificiais, padrões pré-estabelecidos e outros tipos de recursos tecnológicos.

Sua grande vantagem é acelerar processos e resolver problemas mais rapidamente. O atendimento automatizado possibilita que o cliente seja atendido imediatamente, sem a necessidade de esperar por um atendente humano para que suas demandas sejam resolvidas.

Sendo assim, investir em atendimento automatizado é também uma forma de investir na experiência do cliente.

 Isso explica o motivo do atendimento automatizado estar sendo cada vez mais usado por empresas para otimizar o contato com seu público.

Hoje em dia, esse tipo de atendimento possibilita dar aos clientes o tratamento humanizado que tem sido tão valorizado pelas novas gerações de consumidores. E, melhor ainda, sem restrições de horário: o cliente pode receber um retorno em tempo real, 24 horas por dia e 7 dias por semana.

A automação de processos de atendimento tem se tornado uma prática cada vez mais normal. Assim, o atendimento só é feito por um atendente humano quando realmente necessário, otimizando, assim, o tempo de toda a equipe.

Isso ajuda a reduzir o custo operacional do setor, assim como a fila de espera para falar com os atendentes.

A redução de custos é o primeiro impacto sentido pelo empreendedor que decide investir nesta ferramenta

E não pára por aí! Essas são apenas algumas das vantagens que investir em atendimento automatizado pode proporcionar para a sua empresa de energia solar. Se essa é uma inovação que você tem interesse em aderir, continue a leitura e confira mais detalhes sobre esse assunto. 

Para que serve o atendimento automatizado? 

Empresas de diferentes tamanhos e segmentos usam o WhatsApp como um de seus principais canais de comunicação perante os clientes, e esse provavelmente também é o caso da sua empresa.

Se você tem dificuldades para atender todos os clientes de forma ágil e garantir a eles uma boa experiência, saiba que também não é o único!

Desafios como esses são os responsáveis por cada vez mais empresas optarem por aderir ao atendimento automatizado como alternativa para garantir uma jornada do cliente mais completa e satisfatória. 

Confira a seguir mais algumas vantagens relacionadas a esse tipo de investimento.

Crescimento no número de clientes

O atendimento humanizado oferece diversas vantagens que facilitam o engajamento e a interação com os clientes, resultando em um crescimento significativo nos negócios.

Ele proporciona flexibilidade no atendimento fora do horário comercial convencional, permitindo que os clientes entrem em contato com sua empresa quando for mais conveniente para eles, aumentando as chances de concretizar negócios. 

Como a personalização é um recurso que o atendimento automatizado oferece, é possível fornecer uma interação adaptada de acordo com as necessidades de cada cliente.

Esse senso de atenção individual contribui para melhorar o relacionamento com o cliente, aumentando sua satisfação e fidelidade.

Fortalecimento da imagem da marca no mercado

A agilidade nas respostas também contribui para criar uma imagem positiva da empresa, transmitindo eficiência e profissionalismo. Isso favorece a reputação de qualquer negócio.

Além disso, ao adotar uma solução tecnológica como essa, sua empresa mostra estar alinhada com as tendências e pronta para oferecer uma experiência atualizada aos clientes.

Fortalecimento da marca e maior condição de investimento em outros setores da empresa
Fortalecimento da marca e maior condição de investimento em outros setores da empresa

Como você deve saber, isso é essencial no setor de energia solar, que está em constante mudança e cada vez mais competitivo. 

Outro ponto interessante é que o atendimento automatizado via WhatsApp permite a integração com sistemas de gestão e CRM (Customer Relationship Management).

Dessa forma, é possível registrar e acompanhar as interações com os clientes e obter uma análise mais detalhada do perfil e das necessidades de cada consumidor.

Essas informações são valiosas para melhorar o atendimento e oferecer uma experiência personalizada no futuro.

Essa abordagem de gestão eficiente e orientada aos clientes contribui para fortalecer a imagem de uma empresa que se preocupa em conhecer e atender seus clientes de forma adequada.

Aumento das vendas

Essa vantagem acaba sendo uma consequência natural de todas as outras. As características e funcionalidades que o atendimento automatizado por WhatsApp fornece geram uma série de benefícios para o processo de vendas.

A disponibilidade constante e a agilidade das respostas são fatores que podem fazer toda a diferença para impulsionar as vendas.

A automação de tarefas repetitivas também desempenha um papel fundamental, liberando a equipe de vendas para se concentrar em atividades mais estratégicas, como a negociação e o fechamento de negócios.

Com mais tempo disponível, os colaboradores da empresa podem atender um maior número de clientes em potencial, aumentando as oportunidades de vendas e impulsionando os resultados.

Redução de custos

Ao contrário do que muitos pensam, é totalmente possível investir em soluções automatizadas sem precisar fazer grandes investimentos financeiros. Sendo assim, são recursos que não pesam no bolso, e, como são de rápida implantação, não atrapalham as atividades já programadas.

Além disso, ao aderir ao atendimento automatizado, não é preciso manter tantos atendentes ativos, já que o chatbot tem capacidade para filtrar uma boa parte e resolver suas demandas.

Como já abordado antes, o atendimento automatizado promove uma redução no custo operacional da empresa

A automatização também reduz a necessidade de envolvimento manual, viabilizando o direcionamento de recursos humanos para atividades que demandem isso.

Gostou das vantagens que o atendimento automatizado pode oferecer para sua empresa? Confira a seguir mais detalhes de como ele funciona. 

Como funciona o atendimento automatizado via chatbot?

Os chatbots são programas de computador desenvolvidos para responder a perguntas e comandos simples, como através do contato via WhatsApp. Desse modo, podem ajudar o público-alvo de uma empresa a solucionar problemas básicos e sanar suas dúvidas rapidamente. 

Eles funcionam como uma simulação de uma conversa humana, e possuem direcionamentos específicos, como realizar determinadas tarefas ou responder uma gama de perguntas.

A partir de palavras-chave ou frases pré-definidas, o chatbot é capaz de identificar as intenções dos usuários e fornecer respostas adequadas para cada contexto.

A criação de um chatbot demanda uma série de etapas, começando pelo propósito principal que ele irá cumprir e as tarefas que ficará encarregado de realizar.

Em seguida, é importante criar um conjunto de regras ou fluxos de diálogo que ajudem o programa a compreender e responder às demandas dos usuários.

Esses fluxos de diálogo são desenvolvidos a partir de linguagem natural. Podem conter opções de resposta pré-definidas ou ações específicas que devem ser realizadas pelo chatbot, como buscar informações em um banco de dados, por exemplo.

O banco de dados de um chatbot voltado ao atendimento ao cliente pode conter informações sobre os produtos ou serviços da empresa, seus clientes, e respostas pré-definidas a perguntas frequentes. 

Viu só quantas possibilidades e vantagens um chatbot de atendimento automatizado para WhatsApp pode oferecer para a sua empresa de energia solar?

Com maior agilidade na resolução de demandas e retorno no contato do cliente, o aumento da satisfação dele, é certa

Se você gostou do conteúdo que viu por aqui, continue de olho no nosso blog! Por aqui, você sempre encontra conteúdo de qualidade para te ajudar a melhorar seus resultados em vendas. 

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

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