Cursos de energia solar: O setor de energias renováveis está em constante desenvolvimento no Brasil e no mundo, promovendo espaço para admissão de novos profissionais em diversas formas de atuação.

A preocupação com causas ambientais, o aumento nas contas de luz e a necessidade de investir em formas de consumo sustentáveis são alguns dos principais aspectos que impulsionam esse mercado. 

A energia solar é o campo mais promissor, sendo também o que mais tem gerado novos empregos. Para garantir uma vantagem competitiva no mercado, é importante investir na capacitação profissional dos seus funcionários através dos melhores cursos técnicos.

Preencha os dados abaixo que respondemos na próxima live e lhe avisaremos por email.

Confira a seguir alguns dos melhores cursos de energia solar oferecidos no mercado atualmente.  

Cursos do SENAI

O SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) é conhecido em todo o Brasil por oferecer cursos profissionalizantes bem reconhecidos no mercado. Os cursos ofertados são sobre as mais diversas áreas de atuação, incluindo também o setor de energia solar. 

O SENAI pode abrir portas para diversos profissionais.
O SENAI pode abrir portas para diversos profissionais.

Um dos principais cursos do SENAI nesse segmento é o de “Tecnologia e Instalação de Sistemas Fotovoltaicos”, no qual os alunos desenvolvem conhecimentos sobre parametrização e monitoramento de sistemas de energia solar e instalação de equipamentos

Com o aprendizado obtido nesse curso, o profissional terá a aptidão necessária para assegurar a eficiência energética em empresas, condomínios e residências.

O curso “Projeto de Sistemas Fotovoltaicos On-Grid/Off-Grid” também é uma opção interessante, com o objetivo de ajudar os participantes a desenvolver habilidades técnicas relacionadas ao dimensionamento de sistemas de geração de energia solar isolados e conectados à rede.

Outra opção válida é o curso para Montador de Sistemas Fotovoltaicos, que promove o aprendizado a respeito da instalação e manutenção de sistemas de energia fotovoltaica conforme as exigências da legislação atual. Além disso, inclui também as normas aplicáveis à saúde, segurança, qualidade e meio ambiente. 

Já quem optar pelo curso de “Técnico em Energias Renováveis” terá uma formação mais ampla, estando capacitado para desenvolver e implementar projetos de energia renovável em geral.

Os ensinamentos também envolvem o gerenciamento da eficiência energética e o seu consumo, com base nas normas e legislações fundamentais para garantir um projeto totalmente seguro.

Para ter mais informações sobre esses e outros cursos oferecidos pelo SENAI, basta acessar o site da instituição. 

Cursos da Unicamp

A Universidade Estadual de Campinas também é referência na capacitação para atuar no setor de energia solar. Os cursos oferecidos pela instituição são pioneiros na área e referências importantes para os profissionais do mercado. 

O programa de cursos de energia solar foi criado em 2015 pelo professor Marcelo Gradella Villalva, da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) da Unicamp. Atualmente, já são mais de 12 mil pessoas de todas as regiões do Brasil treinadas pelos cursos da entidade.

Os cursos, que são oferecidos através da Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp), estão organizados em três níveis: “Introdução à Energia Solar Fotovoltaica”; “Projeto e Dimensionamento de Usinas Solares e Sistemas de Geração”; e “Instalação e Integração de Sistemas Fotovoltaicos”. 

Há grande concorrência para participar dos cursos, que são procurados por profissionais de diversos níveis, incluindo profissionais liberais, empreendedores e funcionários de grandes empresas. São pessoas que estão em busca de ingresso no mercado solar, ou então com o objetivo de reciclar seus conhecimentos. 

O professor Marcelo Villalva é autor do primeiro livro sobre energia solar no Brasil, intitulado “Energia Solar Fotovoltaica – Conceitos e Aplicações”, publicado em 2012 pela editora Érica-Saraiva. 

Quem tiver interesse nos cursos de energia solar da Unicamp, pode obter mais informações através do site oficial. Além dos valores serem acessíveis aos profissionais do mercado, há oferta de bolsas para estudantes da Unicamp e pessoas comprovadamente em situação de dificuldade econômica.

Cursos do Portal Solar

O marketplace de equipamentos e serviços para geração distribuída Portal Solar também oferece cursos para técnicos, engenheiros e arquitetos que têm o intuito de obter especialização no setor de energia solar.

O Curso Portal solar tem cursos disponíveis para a área de energia solar
O Curso Portal solar tem cursos disponíveis para a área de energia solar

Através deles, é possível obter acesso aos conhecimentos e técnicas necessários para instalar sistemas fotovoltaicos, realizar testes, medições, montagens e manutenção dos equipamentos. 

O principal propósito dos cursos oferecidos pelo Portal Solar é capacitar seus alunos com noções avançadas sobre as tecnologias mais atuais do setor. Assim, obtém preparo para enfrentar os desafios da área e para instalar sistemas de energia fotovoltaica. 

Os alunos inscritos nos cursos do Portal Solar vão aprender como realizar a instalação completa de sistemas fotovoltaicos, desde o dimensionamento do projeto até a instalação do gerador. Entre os ensinamentos específicos proporcionados pelo curso, estão:

  • preparação do local de instalação das placas solares;
  • instalação de suportes e trilhos dos painéis fotovoltaicos;
  • instalação de painéis solares;
  • instalação do inversor solar e dos cabos;
  • envio do projeto para aprovação junto à concessionária de energia.

Para obter mais detalhes sobre os cursos oferecidos pelo site, acesse aqui. 

Cursos da Blue Sol

A plataforma Blue Sol atua no segmento de energia solar oferecendo treinamentos para empresas do setor. Oferece dois tipos principais de cursos sobre energia solar: um deles voltado para quem pretende se profissionalizar na área, e outro para quem quer se tornar um empreendedor de projetos de energia fotovoltaica. 

Na modalidade chamada “Combo Projetos”, o participante do curso vai aprender sobre o dimensionamento completo de sistemas fotovoltaicos conectados à rede.

Além disso, receberá treinamento para realizar os procedimentos necessários para solicitar o acesso junto à concessionária de energia, utilização de software para simular projetos, análise de faturas, conceitos de eletricidade e muito mais.

Seus cursos incluem atividades avaliativas e componentes teóricos, com o intuito de garantir a melhor capacitação para a atuação na prática. 

Há também a modalidade “Combo Instalação”, recomendada para profissionais que pretendem se profissionalizar enquanto técnicos de instalação de sistemas fotovoltaicos, obtendo os conhecimentos essenciais para atuar na área e garantir uma boa colocação no mercado de trabalho. 

O que avaliar na hora de escolher cursos sobre energia solar?

Os cursos mencionados neste artigo são apenas algumas das opções disponíveis para quem procura se especializar no setor de energia solar, mas em todo o Brasil há diversas outras empresas oferecendo treinamentos avançados sobre a área.

Para escolher um bom curso no qual valerá a pena investir, é importante levar alguns aspectos em consideração. 

Antes de tudo, pesquise sobre a procedência do curso. Pergunte a outras pessoas que já participaram, procure por avaliações nas redes sociais e observe se a empresa possui uma reputação positiva no mercado. 

Em seguida, busque saber se o curso em questão (seja ele online ou presencial) oferece material de qualidade, pois esse é um fator determinante para garantir um bom aprendizado. Avalie a infraestrutura do curso como um todo: a grade, os professores, a carga horária, etc.

Busque sempre bons cursos!
Busque sempre bons cursos!

Também é importante se informar se a empresa oferece um bom atendimento e suporte para sanar dúvidas que podem surgir durante o treinamento. Para concluir, coloque os gastos envolvidos na ponta do lápis para descobrir se o curso oferece um bom custo-benefício, já que o retorno financeiro deve compensar o valor investido. 

Como você deve ter percebido com esse texto, não faltam cursos para capacitação de profissionais na área de energia solar. Há diversas opções no mercado, para diferentes interesses, orçamentos e objetivos.

A área está passando por um processo de crescimento e reconhecimento, e isso tende a oferecer muitos benefícios, tanto para quem pretende se profissionalizar no setor quanto para quem deseja empreender. 

Ficou com alguma dúvida sobre como escolher o melhor curso? Deixe sua pergunta nos comentários. 

Melhor parceira do Integrador

Muito mais que um banco, somos uma empresa parceira e oferecemos um ecossistema completo de soluções para o integrador de energia solar.

A Solfácil é uma plataforma tecnológica para financiamento de energia solar feita para você, integrador. Em nossa plataforma, você poderá controlar todos os seus projetos de financiamento e homologação em processos bem definidos.

Tudo 100% digital, para que você, parceiro integrador, consiga vender cada vez mais.

Sendo nosso parceiro, você terá acesso a uma solução financeira robusta que vai ajudar a viabilizar totalmente os seus projetos, pois seu cliente sempre terá uma opção de economia imediata com prazos de até 120 meses.

Posts Similares

Estórias Solares