Existe uma função integrada nos inversores de menor porte da GoodWe, de até 60kW, que muitas pessoas ainda não conhecem, chamada de Shadow Scan. Essa função otimiza o desempenho de strings em cenários parcialmente sombreados.

Ao contrário de um MPPT convencional, em que você tem perda de geração em ambientes com sombras dispersas, o Shadow Scan permite uma varredura abrangente das curvas de potência, identificando com precisão os pontos de máxima potência em cada string.

O Shadow Scan é uma otimização de desempenho da string e não uma otimização ao nível de módulo, como nos otimizadores de potência convencionais, mas diferente destes, ele já vem integrado nos inversores da GoodWe.

No cenário em que uma string aonde parte dos módulos está exposta ao sol e parte está sombreada, um MPPT irá rastrear um único ponto de máxima potência, que fica normalmente no final desta curva. Esta abordagem ressalta a estratégia convencional do MPPT, que se concentra apenas no final da curva de potência, resultando em perdas de eficiência.

Mas nesse cenário de string parcialmente sombreado, você não terá a curva convencional do MPPT, mas sim diversas curvas com pontos de máxima potência, no qual a MPPT tende a escanear somente a parte final da curva, que neste cenário, não estará no melhor ponto. Já a função Shadow Scan, faz exatamente isso, possibilita que o MPPT escaneie toda curva e avalie todos os pontos de máxima potência e encontre o real e melhor ponto, melhorando a geração do sistema fotovoltaico.

Shadow Scan GoodWe
Inversor com Shadow Scan – Funcionamento

É importante destacar que a ativação da função Shadow Scan deve ser estrategicamente considerada, pois seu benefício em geração é somente em cenários de sombreamento parcial. Por conta disso, essa função já vem por padrão desligada nos inversores, utilizada somente em casos específicos de sombreamento.

Agora se você ativa essa função, sem ter sombreamento parcial, poderá ter perdas na geração, uma vez que o MPPT vai perder tempo escaneando toda a curva, enquanto ele poderia escanear rapidamente apenas o ponto final.

Como eu sei se a sombra que eu tenho no meu sistema fotovoltaico vai aumentar ou não os ganhos de geração ativando a função Shadow Scan?

Aqui é um caso simples e fácil de resolver. Ligo a função Shadow Scan em um dia que tem sol, e outro dia que tem sol, desligo a função e faço esse comparativo. Também é possível realizar esse teste durante uma semana, para ter dados mais assertivos. As estações do ano também podem influenciar a ter a presença de sombreamento, então, por exemplo, você pode ligar essa função durante o inverno, e desligar essa função durante o verão.

Alexandre Pereira, GoodWe

Além disso, a função Shadow Scan é de fácil ativação, sendo realizada diretamente no display do inversor ou por meio do aplicativo da GoodWe (SolarGO), e sem nenhum custo adicional, oferecendo uma solução acessível e conveniente para otimização de sistemas residenciais e comerciais.

Se você está procurando pelos melhores produtos do mercado e por inversores com Shadow Scan, clique no botão abaixo e faça o seu cadastro com a Solfácil:

Guilherme Peters Junior

Guilherme Peters Junior

Especialista de marketing pela Solfácil, atuando em frentes de SEO, geração de conteúdo e inbound marketing. Trabalha no setor de energia solar desde 2018, na qual é apaixonado.

LinkedIn do Guilherme

Posts Similares