A procura por soluções em energia solar aumentou muito durante a última década, o que se deve principalmente à conscientização a respeito de pautas ambientais e de sustentabilidade. Hoje, mais do que nunca, é urgente pensar em alternativas para transformar os padrões de consumo, e a energia solar é um dos principais caminhos para isso. 

Uma das preocupações do integrador solar é como apresentar sua proposta de energia solar, que é o recurso que serve como porta de entrada para conquistar um consumidor e ter um resultado positivo em uma negociação.

Por meio da proposta, o integrador apresenta o projeto, os custos envolvidos, as demandas e o dimensionamento de energia solar.  

Sendo assim, considera-se que a proposta de energia solar tenha uma grande influência na tomada de decisão do seu cliente. Por conta disso, é uma etapa que demanda certos cuidados na sua formulação. 

A capacidade de desenvolver propostas assertivas e de qualidade certamente vai ajudar a conquistar novos clientes com mais facilidade, garantindo melhores resultados no seu negócio. Confira a seguir como gerenciar as propostas de energia solar. 

Cuidados com a apresentação das propostas de energia solar

Considerando que a primeira impressão é muitas vezes a que fica, não dá para ignorar a importância de uma boa apresentação para a sua proposta. 

Comece falando sobre a sua empresa e sobre os trabalhos que você já realizou no setor de energia solar, quem são seus clientes e qual diferencial você oferece em relação à concorrência.

Tudo o que você precisa saber para gerenciar as propostas de energia solar que você entrega a seus clientes
Tudo o que você precisa saber para gerenciar as propostas de energia solar que você entrega a seus clientes.

Disponibilizar informações sobre o seu trabalho certamente vai passar mais confiança para os seus potenciais clientes. Dessa forma, poderão contratar o serviço tendo a certeza de que estão contratando uma empresa capaz de atender suas expectativas.

Outro detalhe importante que faz a diferença na apresentação da sua proposta de energia solar é acrescentar informações como o nome do cliente, a potência do sistema, data e validade da proposta.

Assim, todos os dados mais importantes são apresentados de maneira clara e objetiva em uma proposta única e personalizada.  

A parte técnica das propostas de energia solar

Sempre considere que seus potenciais clientes provavelmente estão fazendo orçamentos de energia solar junto aos seus concorrentes também.

Por isso, é importante se colocar como referência no assunto, o que pode ser comprovado por meio da apresentação dos seus conhecimentos técnicos e sobre o mercado de energia solar. 

Na parte técnica da sua proposta, você deve explicar exatamente ao seu cliente o que está incluso no orçamento, para que ele tenha condições de fazer comparações objetivas em relação aos valores oferecidos pela concorrência. 

A construção de uma relação de confiança com seus potenciais clientes pode ser determinante para conseguir fechar um negócio.

É preciso que você se torne uma referência a quem eles poderão recorrer para tirar dúvidas, solucionar problemas ou se informar sobre as novidades do setor de energia solar. Por essas razões, informação relevante e de qualidade é indispensável para fazer uma boa proposta comercial.

Como montar uma boa proposta para seus clientes
Como montar uma boa proposta para seus clientes.

Além da potência do sistema, lembre-se de incluir também o modelo, a potência e a quantidade de módulos que serão utilizados na instalação, o modelo e a potência do inversor solar, informações sobre a estrutura do telhado e a área estimada necessária. 

Aspecto econômico

O momento de tratar dos valores é um dos mais esperados pelos clientes, por isso é fundamental que sua proposta contenha dados objetivos e bem explicados em relação aos aspectos econômicos. 

Inclua informações sobre a economia que será obtida com o sistema, qual a rentabilidade do investimento e em quanto tempo ele será quitado.

Essa é uma oportunidade crucial para o convencimento do seu cliente, pois você poderá mostrar todos os benefícios que a energia solar poderá prover para o bolso dele. 

Poucos investimentos financeiros oferecem tantos benefícios quanto a energia solar. Explore este aspecto para deixar seu cliente animado quanto aos benefícios do sistema. Use recursos visuais atraentes (como gráficos e tabelas) para facilitar o entendimento. 

Questões ambientais

Como dito logo no início deste artigo, um dos aspectos responsáveis pelo aumento da procura por soluções em energia solar é a consciência ambiental. As pessoas estão cada vez mais dedicadas a investir em formas de consumo consideradas menos agressivas.

Sendo assim, não se esqueça de explorar esse quesito na hora de formular suas propostas de energia solar! As empresas são um nicho que tem particular interesse nisso, devido à política de ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa).

Elas encontram na energia solar um dos meios mais interessantes para se tornarem corporações mais sustentáveis.  

É importante abordar os aspectos ambientais em sua proposta
É importante abordar os aspectos ambientais em sua proposta.

Algumas das perspectivas que podem ser abordadas na sua proposta são a quantidade de árvores poupadas e o quanto de CO2 deixará de ser emitido após a instalação do sistema.

Esse tipo de informação ajuda a fazer com que as vantagens ambientais da energia solar sejam mais fáceis de serem visualizadas. 

Informações sobre o pagamento 

Se tudo tiver ocorrido conforme o planejado, quando seu cliente chegar nessa parte da proposta, certamente já terá compreendido o real valor do investimento a ser feito. Agora é a hora de falar sobre as questões financeiras, ou seja, a forma de pagamento.

É interessante oferecer ao menos duas formas de pagamento, para que o cliente tenha condições de escolher qual a melhor opção. Lembre-se de acrescentar também as informações sobre o financiamento, taxa de juros, período de carência, prazo total para quitar as parcelas, valor de cada parcela, etc.

Agora que você já sabe como estruturar a sua proposta de energia solar, confira a seguir outros aspectos que requerem uma atenção especial. 

Outras características para uma proposta de sucesso

Não basta que sua proposta esteja bem estruturada: é preciso cuidar de como as informações serão apresentadas para o cliente, pois isso faz toda a diferença. 

Ao apresentar suas propostas de energia solar, certifique-se de ser objetivo e falar sobre todos os pontos que considerar relevantes. É de suma importância que todo o conteúdo seja disposto de forma transparente, acessível e sincera, com boas referências, comparações e informações sobre o custo-benefício.

Esteja sempre disposto a explicar os mínimos detalhes e sanar todas as dúvidas.

Em uma negociação, é sempre importante priorizar a clareza das informações. Para oferecer uma proposta assertiva, é preciso que todos os cálculos, dimensionamentos, inclinações e quantidades sejam explicados ao cliente e executados com precisão.

Pode ser necessário realizar revisões e repetir cálculos para garantir que tudo saia conforme o planejado. 

Como gerenciar sua proposta de energia solar de maneira eficaz
Como gerenciar sua proposta de energia solar de maneira eficaz.

Outro aspecto a ser incorporado nas propostas são os princípios e valores da sua empresa. Lembre-se que o consumidor está interessado não apenas em um serviço ou produto, mas também em criar um vínculo com a empresa que irá contratar.

Isso envolve muito mais do que a negociação e não termina na instalação do sistema fotovoltaico, mas também deve fazer parte da proposta, pois os princípios também são considerados um diferencial. 

Prezar pelo bom relacionamento com potenciais clientes é imprescindível para impressioná-lo e fidelizá-lo ao seu negócio. Tendo isso como direcionamento, fica mais fácil conquistar a satisfação dos seus clientes e buscar as melhores formas de solucionar seus problemas.

Lembre-se de deixar os ideais da sua empresa explícitos em suas propostas. 

E é claro que não poderíamos deixar de falar sobre a responsabilidade envolvida na elaboração das propostas de energia solar, já que as soluções que você oferece como integrador não são bens de consumo comuns.

Os projetos fotovoltaicos precisam ser devidamente dimensionados, analisados, projetados e instalados para garantir bons resultados de acordo com a demanda do cliente.

Valores como esse devem se refletir não apenas na sua proposta de energia solar, mas na sua postura e atuação profissional como um todo. 

Para mais dicas sobre como ser um integrador solar de sucesso, continue acompanhando nosso blog!

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

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