O gerente comercial pode ser um profissional ímpar, que fará a diferença entre um negócio próspero ou não. Ele divide seus afazeres entre gerenciar o time de vendas e criar estratégias para aumentar o número de vendas e receita da empresa.

Porém não se resume apenas a isso, ele possui outras atribuições importantes, que poderão ajudar a empresa a alcançar seus objetivos comerciais. Hoje falaremos desse profissional que você deve considerar para ocupar uma vaga na sua empresa.

O que é um gerente comercial?

É o cargo mais importante no time de vendas, ele lidera toda a equipe e coordena para que cada colaborador tenha em mente a visão da empresa. Garante que todos trabalhem em torno do mesmo objetivo, de maneira unica e buscando sempre bons resultados.

Confira as responsabilidades de um gerente comercial

Esse profissional é responsável por realizar a tomada de decisões estratégicas, para melhorar o desempenho do time.

Ele realiza o planejamento do setor comercial, coordena para  equipe de vendas tenham as informações e dados relevantes sobre os produtos e serviços da empresa, e foca sua atenção para que as metas e objetivos sejam alcançados.

Funções de um gerente comercial

1. Plano de vendas

Uma das principais funções do gerente comercial é realizar o planejamento de vendas. A idealização desse plano deve ocorrer com base em dados sólidos, como resultados de campanhas de marketing, desempenho do time de vendas e análise de mercado do setor de energia. 

É de competência desse profissional, traçar um bom plano de vendas

O gerente comercial precisa conhecer muito bem os objetivos e metas da empresa, e estudar bastante sobre seu mercado de atuação, para que possa alinhar o que a empresa quer como resultados e o que o time consegue entregar no momento.

Realizando o planejamento estratégico para melhorar o desempenho da equipe e, consequentemente, os lucros.

2. Saber se comunicar com outros setores

Uma função importante é de conseguir estabelecer um diálogo claro e alinhado com outras áreas dentro da empresa, como setor de marketing, área financeira e logística. 

Todos os setores precisam estar alinhados pelos mesmos objetivos e visão da empresa, e o gerente comercial precisa cuidar para que sua equipe siga essa diretriz e também cuidar para que as informações importantes para o time de vendas sejam repassadas para os setores corretos, no momento adequado.

É de suma importância que o gerente comercial saiba se comunicar de maneira eficiente, se fazendo compreender e conseguindo passar adiante o planejamento de vendas e o que precisa de cada setor da empresa.

3. Motivação do time de vendas

É normal que assuntos pessoais ou situações no trabalho afetem a produtividade dos colaboradores. Por isso o gerente comercial precisa estar atento sobre como anda o ânimo da sua equipe. É uma de suas funções motivar seu time de vendas e não deixar que isso afete sua produtividade.

Visto que tem um cargo de liderança, o gerente precisa saber como trabalhar em equipe e ensinar seus colaboradores a fazer o mesmo, motivando-os e buscando que sempre trabalhem para alcançar resultados cada vez mais satisfatórios.

Manter sua equipe motivada

Essa motivação pode ser empregada de diversas formas, como comissões atrativas quando baterem a meta estipulada, auxílio para o desenvolvimento profissional, reconhecimento de trabalhos bem executados, dentre outras iniciativas que fizerem sentido para os gestores e para a empresa.

4. Métricas e resultados

Faz parte das funções do gerente comercial acompanhar como anda os resultados e evolução do time de vendas.

Realizar o levantamento de algumas informações importantes para saber em que pontos precisam melhorar e onde estão acertando, é o que pode fazer a diferença entre um mês lucrativo ou não. Algumas informações importantes são:

  • desempenho de vendas por vendedor;
  • resultados de campanhas de marketing;
  • taxa de cancelamento;
  • taxa de fechamento de vendas;
  • tempo médio de fechamento, entre outras.

Saber o que procurar e de que forma aplicar esses dados no planejamento vai auxiliar o gerente comercial a evitar problemas futuros, e conseguir resultados mais expressivos.

5. Capacitação dos vendedores

O gerente precisa conhecer bem sua equipe de vendedores e realizar análises de desempenho regularmente com eles, para saber como está o resultado atual deles e o que precisam melhorar para irem mais longe.

Assim saberá quais as necessidades de treinamento do time, e o que trará mais resultados positivos para a empresa de maneira geral.

Manter a equipe em constante evolução

Mas atenção, dar evidência apenas para os pontos negativos irá tornar sua equipe desmotivada e pode criar atritos entre os vendedores. Por isso é importante saber reconhecer os pontos positivos de cada membro do time, e mostrar onde podem melhorar e de que forma fazer isso.

Demonstrando que está interessado no desenvolvimento profissional da sua equipe, visando sempre o bem estar do time.

Também cabe ao gerente comercial verificar a necessidade de treinamentos regulares com a equipe, seja para desenvolvimento de alguma habilidade em específico ou para aprendizado de técnicas de vendas mais assertivas.

6. Acompanhar o mercado e setor de energia solar

É preciso estar atento às tendências do mercado e saber analisar quando novas oportunidades surgirem. Estar por dentro de atualizações de produtos e serviços é essencial para que possa oferecer um nível de serviço cada vez mais capacitado e alinhado com o mercado.

Cabe ao gerente comercial também conhecer seus concorrentes e ficar em alerta sobre o que estão fazendo. Isso vai ajudá-lo a entender de que forma pode melhorar e tornar a empresa mais competitiva. 

7. Acompanhar o pós-venda

O gerente comercial deve estar por dentro e ciente da realização de toda venda realizada por sua equipe, para que possa orientar e contribuir, caso necessário, para o bom andamento do negócio. 

Mais importante que a venda, é um bom pós-vendas.

Mas não apenas no pré-venda que o gerente deve focar, ele pode se beneficiar muito de realizar o acompanhamento com dedicação do pós-venda da empresa. Isso vai fazer com que se conecte mais com seus clientes, e pode conseguir informações importantes de como melhorar seus serviços e atendimento.

Fortalecer o relacionamento entre os clientes e a equipe de vendas é algo que só trará benefícios para os envolvidos e para a empresa de maneira geral, com mais chances de novos fechamentos de vendas.

Contribuições para a empresa de energia solar

Toda empresa precisa de um profissional alinhado com a visão, metas e resultados. O gerente comercial vai garantir que toda sua equipe tenha esses quesitos em mente, em cada etapa do processo de vendas.

Através de treinamentos para incorporação da cultura e visão da empresa, e fará a ponte entre o que a empresa espera de resultados e o que os vendedores devem entregar. Procurando superar cada meta estipulada.

Vai organizar e planejar para que cada colaborador realize sua função de maneira eficiente, atendendo os clientes da melhor maneira possível, cientes que a criação de uma relação forte resultará em grandes benefícios para os vendedores e para o cliente, que terá suas demandas solucionadas.

A empresa de energia solar poderá contar com um profissional capacitado e que fará tudo ao seu alcance para garantir que não apenas os números sejam batidos, mas que cada venda represente uma solução bem elaborada, planejada e entregue de maneira produtiva. 

O gerente comercial terá meios e ferramentas para analisar de que forma a empresa pode se tornar mais eficiente, gerando mais renda e podendo desenvolver um modelo de trabalho que realmente traga resultados diferenciados.

Garantindo que a empresa esteja por dentro do que ocorre no mercado e continue competitiva frente à seus concorrentes. 

Traças estratégias que beneficiem seus colaboradores e clientes

O cargo de gerente comercial precisa ser visto como um investimento por parte da empresa, garantindo que a pessoa que o ocupe esteja preparada e seja capacitada para exercer tal função.

Assim, evitando que uma má contratação ocorra, e toda sua equipe de vendas e empresa sejam prejudicados.

Por isso, ter um bom profissional nesse posto faz tanta diferença para uma empresa de energia solar, podendo ser a “carta na manga” que fará com que seu negócio prospere frente à concorrência, trazendo não apenas mais lucro, mas todo um conjunto de benefícios únicos. 

Garanta que todo seu time esteja alinhado e centrado no mesmo objetivo, busque capacitá-los de maneira estratégica para que possam oferecer o melhor atendimento, a melhor solução e realmente fazerem a diferença na vida de seus clientes.

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10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
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