As ferramentas de CRM estão entre as tecnologias corporativas mais importantes e inovadoras da atualidade. Ao reunir e utilizar as informações de todo o ciclo de vida dos consumidores, a plataforma fornece insights valiosos tanto para a área de marketing quanto para a equipe de vendas da sua empresa. 

O uso desse tipo de tecnologia é muito útil se você pretende melhorar os seus resultados, pois sua metodologia é totalmente voltada à experiência do cliente durante a jornada de compra. Admitir que o relacionamento com os clientes é um dos principais fatores para o sucesso é fundamental para o desenvolvimento e crescimento de qualquer negócio.

Empresas atentas a isso costumam sair à frente de seus concorrentes: uma pesquisa realizada pelo Capterra mostra que 47% dos usuários de CRM reconhecem que essa estratégia tem um impacto significativo para a retenção de consumidores.

Confira a seguir mais detalhes sobre as ferramentas de CRM, e quais as principais vantagens que elas podem oferecer para a sua empresa de energia solar. Boa leitura! 

O que é CRM e para que serve?

A sigla CRM remete ao conceito de Customer Relationship Management, ou Gestão do Relacionamento com o Cliente, em português. Como o próprio nome já sugere, é uma abordagem totalmente voltada à relação que sua empresa construirá com seus clientes durante a experiência de compra. 

Os sistemas de CRM são desenvolvidos e implementados para registrar e organizar todas as interações e pontos de contato que um consumidor têm com uma empresa.

O que é CRM e para que serve?
O que é CRM e para que serve?

Por meio disso, promove uma gestão mais eficiente desse relacionamento, reunindo também informações relevantes sobre cada um de seus clientes e prospects, que é o termo usado para descrever alguém que apresenta interesse em comprar os produtos ou serviços oferecidos pela sua empresa. 

O objetivo é permitir que a empresa possa ter pleno conhecimento sobre quem teve contato com a marca ou manifestou interesse por alguma das soluções oferecidas.

A tecnologia serve para que você tenha maior controle sobre os processos do seu negócio, desde o marketing até as vendas. Como resultado disso, terá a oportunidade de construir um relacionamento duradouro com os clientes e oferecer a melhor experiência durante todo o processo de compra.

É fundamental reconhecer a importância de estar cada vez mais próximo do seu público e adotar iniciativas que coloquem a experiência e o sucesso do cliente em primeiro lugar.

Para que isso seja realmente possível, é preciso conhecer a fundo o perfil de cada cliente, quais são as suas necessidades, demandas, preocupações e expectativas.

Os sistemas de CRM são desenvolvidos e implementados para registrar e organizar todas as interações e ponto
Os sistemas de CRM são desenvolvidos e implementados para registrar e organizar todas as interações e ponto

Isso tudo servirá para orientar de maneira efetiva o seu planejamento de vendas, para obter melhores resultados através da fidelização e do bom relacionamento.

Ao investir em uma ferramenta eficiente de CRM, sua empresa poderá implementar estratégias capazes de influenciar positivamente a percepção de valor do seu público sobre a sua marca, e, a partir disso, construir um relacionamento mais próximo e de confiança.

Isso fará toda a diferença na hora que prospects precisarem decidir entre a solução de energia solar que você oferece e as dos seus concorrentes.

Confira a seguir os principais benefícios que você poderá usufruir ao investir em uma ferramenta de CRM para sua empresa. 

Principais vantagens do CRM para empresas de energia solar

A gestão do relacionamento é fundamental para garantir a satisfação e fidelização dos clientes. Hoje em dia, é possível contar com as ferramentas de CRM para te ajudar nessa missão. Há diversas vantagens para sua empresa, como veremos nos próximos tópicos. 

Acumular conhecimento sobre o público-alvo

Como o CRM ajuda as empresas a acompanhar e monitorar o comportamento de seus clientes, possibilita que conheçam melhor seu público-alvo e criem estratégias personalizadas. Dá para reunir diversas informações valiosas sobre os clientes, desde suas interações com a empresa até quais produtos/serviços eles preferem. 

Acumular conhecimento sobre o público-alvo
Acumular conhecimento sobre o público-alvo

Além disso, a plataforma também possibilita identificar insights importantes sobre os hábitos e comportamentos do público-alvo, e, a partir deles, desenvolver estratégias de marketing eficazes para atrair e reter clientes.

O simples fato de você ter todas as informações de cada contato centralizadas em um único local torna o CRM uma ferramenta de comunicação poderosa, pois agiliza o cotidiano de trabalho e ajuda a aprimorar a comunicação interna (entre os funcionários e equipes) e externa (com o próprio cliente).

Isso representa uma vantagem competitiva relevante para suas equipes de vendas, marketing e atendimento ao cliente. 

Com a ajuda do CRM, você pode salvar todas as atividades, projetos, vendas, mensagens de chat ao vivo, trocas de e-mail, faturas, pedidos, contratos ou solicitações de serviço ao cliente nas quais um contato já esteve envolvido.

Assim, mantém tudo registrado, organizado e sob seu controle, a um clique de distância, para que você e seus funcionários se mantenham informados sobre seus contatos e o que eles procuram e desejam.

Segmentar clientes dentro do CRM

Conhecer seu público-alvo é o primeiro passo para obter uma melhor segmentação dos seus clientes. Assim, as funcionalidades de um software de CRM se interconectam entre si, favorecendo o fluxo da jornada de compras.

Segmentar clientes dentro do CRM
Segmentar clientes dentro do CRM

Reunindo dados sobre comportamentos, interesses, preferências, hábitos de compra, local e outras informações, essa tecnologia permite a segmentação de clientes para desenvolver campanhas de marketing direcionadas e personalizadas para cada grupo. 

Em outras palavras, podemos afirmar que um sistema de CRM eficaz ajuda você a identificar quem está realmente interessado no que você tem a oferecer, quem está em dúvida, e quem não oferece chances de fechar uma venda. 

Para isso, a ferramenta mostra quais são as melhores oportunidades de vendas, e também possibilita fazer descobertas importantes, como ao identificar quais são os melhores canais de aquisição de clientes e qual é o perfil de cliente ideal para a sua empresa.

O CRM mostra quais são as melhores oportunidades de vendas
O CRM mostra quais são as melhores oportunidades de vendas

Ao saber a quem você está se dirigindo, fica mais fácil realizar ajustes na abordagem para potencializar a captação de clientes. Como também possibilita o acompanhamento desses grupos ao longo do tempo, você pode usar o CRM para aprimorar as estratégias e melhorar cada vez mais a experiência que o cliente tem com a sua empresa.

Isso acaba resultando em uma maior dinamicidade no processo e maior fluidez nas vendas, por conta da otimização de todo o ciclo. 

Reter mais clientes

Além de ser um excelente recurso para encontrar e nutrir seus novos e potenciais clientes, o CRM também vai te ajudar a manter os clientes existentes satisfeitos

Ao organizar e gerenciar informações relevantes, o CRM possibilita que você utilize-as para fornecer serviços personalizados e ofertas especiais para clientes específicos

Reter mais clientes
Reter mais clientes

Use o CRM para configurar lembretes para realizar as suas atividades de marketing, como envio de campanhas por e-mail, ofertas de avaliação gratuita ou pesquisas pós-compra de clientes etc. Se feito tudo no momento certo, essas estratégias têm maior potencial para obter resultados

Antecipar necessidades via CRM

Empresas de diferentes segmentos estão sempre buscando formas de antecipar tendências para garantir uma vantagem competitiva em relação à concorrência.

Se tratando de energia solar, isso faz ainda mais diferença, já que se trata de um setor em constante renovação e que lida com o que há de mais inovador em relação às tecnologias exploradas.

Antecipar necessidades via CRM
Antecipar necessidades via CRM

O CRM também contribui com essas parte, pois possibilita melhor compreensão dos clientes e das suas expectativas.

Ao estudar o seu comportamento, você pode antecipar suas necessidades, e assim garantir sua satisfação. Afinal de contas, os consumidores tendem a dar preferência para empresas que surpreendem positivamente e oferecem exatamente o que eles procuram.

Tornar a comunicação mais rápida e personalizada

Uma vez que o CRM visa aperfeiçoar a experiência do cliente, nada mais natural que ofereça maneiras de aprimorar sua abordagem.

As plataformas mais completas oferecem um conjunto de modelos de e-mail personalizáveis e prontos para uso, de acordo com o que você precisa (convites, propostas, cotações, boletins informativos, etc.).

Tornar a comunicação mais rápida e personalizada
Tornar a comunicação mais rápida e personalizada

Além disso, a tecnologia também pode te ajudar a redigir SMS e e-mails, e agendar seus envios de acordo com as campanhas de marketing. A maioria dos softwares também permite enviar respostas com soluções rápidas para as dúvidas mais comuns e os problemas mais recorrentes

Aumentar a receita e redução de custos

Há duas maneiras de melhorar a situação financeira de uma empresa: aumentar a receita ou diminuir as despesas. Independente da situação do seu negócio, as soluções de CRM podem ajudá-lo em ambas as situações.

Aumentar a receita e redução de custos
Aumentar a receita e redução de custos

Isso é possível porque a ferramenta ajuda a identificar e priorizar contas, oportunidades e esforços de marketing mais lucrativos. Ao tornar o processo de vendas mais otimizado, reduz o ciclo de vendas, poupa recursos e melhora as taxas de lucro. 

Acesso aos resultados via CRM

Para oferecer uma cobertura totalmente completa de serviços, o sistema de CRM também possibilita que sua empresa acompanhe os resultados e tenha a melhor compreensão possível das estratégias que foram implementadas.

Considerar os números é sempre importante para averiguar o crescimento da empresa e os resultados obtidos. A ferramenta te dá acesso aos principais indicadores de desempenho para que você possa monitorá-lo e promover as melhorias necessárias.

Acesso aos resultados via CRM
Acesso aos resultados via CRM

Isso tudo por meio de relatórios completos e rápidos, de acordo com a frequência de sua preferência. Assim, você terá um acompanhamento mais preciso de cada lead ou cliente, e também da performance das equipes envolvidas, dos vendedores e dos negócios da empresa como um todo. 

 Obtenha resultados de maior eficiência e produtividade com a implementação de um CRM em sua empresa de energia solar! Aproveite as oportunidades que esse tipo de solução oferece e garanta que a sua empresa se destaque em relação aos concorrentes.

E, claro, continue acompanhando nosso blog para ficar sempre por dentro de dicas e sugestões de marketing para energia solar.

Sobre a Solfácil

A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.

Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.

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