Telhado para galpão. Cada tipo de edificação possui suas particularidades e finalidades, o que acaba interferindo também no tipo de manutenção e conserto que demanda.

Pensar que um telhado de galpão requer os mesmos cuidados que coberturas comuns é um engano muito recorrente, mas assim como há especificidades, há também métodos diferentes que precisam ser aplicados para garantir a durabilidade do telhado.

No artigo a seguir, você vai entender como funciona a manutenção e conserto das coberturas de galpões industriais. Confira! 

Preencha os dados abaixo que respondemos na próxima live e lhe avisaremos por email.

Como é feita a limpeza das coberturas?

O telhado é parte fundamental de uma construção pois a protege contra a sujeira e poluição e intempéries causadas pela natureza, como ações do sol, chuva, vento, granizo, sereno, entre outras.

Veja como é feita a limpeza das coberturas dos galpões
Veja como é feita a limpeza das coberturas dos galpões

É importante reservar um orçamento para realizar sua limpeza e manutenção para identificar qualquer dano a tempo de ser corrigido sem que seja necessário fazer grandes intervenções. 

Como nem sempre é possível executar a limpeza de toda a cobertura por ser uma atividade trabalhosa, recomenda-se ao menos fazer a inspeção e lavagem periódica nos pontos mais críticos, como calhas, domus, arremates, vedações, etc. 

Continue a leitura para entender a importância de manter as manutenções em dia. 

Por que é preciso fazer a manutenção dotelhado para galpão? 

Apesar da sua importância para a estrutura como um todo, o telhado é comumente deixado de lado e só é lembrado quando os problemas começam a aparecer, quando geralmente já indicam a necessidade de fazer intervenções importantes, que demandam maiores gastos. 

A verdade é que boa parte dos problemas que acontecem na cobertura de galpões e edificações em geral podem ser evitados se as manutenções estiverem em dia, como forma de prevenir o aparecimento de falhas.

Para manter a cobertura de um galpão em perfeitas condições, basta seguir as orientações do responsável pela sua obra no momento de sua construção. A falta de cuidados quanto a isso pode acarretar na perda de garantia da cobertura, gerando um prejuízo considerável.

A seguir, veremos com detalhes alguns dos principais motivos para realizar a manutenção das coberturas com frequência. São eles: 

Manter a garantia do fornecedor

Se a cobertura de uma obra apresenta problemas após alguns meses da sua construção, é pouco provável que seja por falta de manutenção. Sendo assim, a solução é fácil: basta entrar em contato com o construtor responsável e abrir um chamado de garantia. 

Mas e quando a obra já tem alguns anos e as manutenções não têm sido feitas adequadamente? Nesses casos, mesmo que a edificação esteja dentro do período de garantia, o construtor pode se recusar a fazer o conserto ou então cobrar pelo serviço.

Isso é justificado se for detectado que as manutenções preventivas previstas no manual não foram realizadas. Assim, conclui-se que o problema possa ter surgido não como consequência de falhas do material ou na instalação, mas em decorrência da falta de atenção com relação aos cuidados que a cobertura demanda. 

Cada material usado na cobertura de galpões, deve requerer um tipo especial de cuidado para que se mantenha a garantia do fabricante
Cada material usado na cobertura de galpões, deve requerer um tipo especial de cuidado para que se mantenha a garantia do fabricante

Seguir as orientações contidas no manual e realizar as manutenções segundo a frequência recomendada é a melhor forma de manter a garantia do fornecedor, para ter o direito de recorrer a ela quando necessário. 

Evitar vazamentos e infiltrações no telhado para galpão

Esse tipo de inconveniência são problemas estruturais considerados simples, mas que podem resultar em muitas dores de cabeça, como pausas na produção e perda de material, entre outras. A parte boa é que esse tipo de coisa pode ser facilmente evitado tomando os cuidados adequados. 

A realização das manutenções periódicas no telhado dos galpões minimiza as chances de ter vazamentos e infiltrações. Durante essas inspeções, os principais pontos de infiltração são limpos e verificados na tentativa de identificar eventuais falhas, para que não evoluam e se tornem grandes problemas.

Para garantir a qualidade desse serviço, é importante que a limpeza e manutenção sejam realizadas por profissionais qualificados, e seguindo a periodicidade estipulada pelo fabricante das telhas. 

Ampliar a durabilidade da cobertura

Cada tipo de telha possui um tempo de vida útil, mas a sua duração real vai depender da conservação e das manutenções realizadas, bem como dos fatores externos aos quais a cobertura fica exposta. 

Telhados que enfrentam chuvas intensas, ventos fortes, temperaturas extremas e não são limpos da forma apropriada, certamente terão durabilidade menor. A consequência disso a longo prazo será a necessidade de mais investimento antes do previsto, algo que ninguém deseja, não é?! 

Para evitar se deparar com um problema quando já for tarde demais, é preciso realizar limpezas e inspeções periodicamente. Crie um planejamento para fazer as manutenções preventivas das coberturas da sua empresa no período certo, priorizando a contratação de bons profissionais.

Telhado para galpão: Prevenir é melhor que consertar

Investir em limpezas e inspeções na frequência adequada é definitivamente melhor do que arcar com os gastos para resolver problemas estruturais decorrentes da falta de manutenção. Quando os problemas se desenvolvem por falta de manutenção periódica, fica muito mais difícil resolvê-los, inclusive financeiramente.

Se você colocar na ponta do lápis, confirmará que prevenir tem um custo-benefício muito maior do que consertar. 

Requer urgência para solucionar os problemas 

Outro fator importante a ser considerado é a urgência com que os problemas deverão ser solucionados quando surgirem. Isso é necessário para evitar o agravamento da situação, colocando seus funcionários em risco

Se a cobertura do seu galpão apresentar algum problema estrutural grave, obrigatoriamente a linha de produção e o expediente da sua empresa vão precisar ser suspensos para que o conserto do telhado seja feito em segurança.

A seguir, saiba qual a periodicidade adequada para realizar suas manutenções. 

Qual a frequência ideal para fazer a manutenção do telhado para galpão?

Ter as manutenções em dia é a melhor maneira de garantir a durabilidade e eficiência de um telhado de galpão. Com determinada regularidade, é fundamental que os telhados industriais sejam avaliados e reparados por profissionais do ramo. 

Saiba qual a frequência ideal para fazer manutenção no seu telhado
Saiba qual a frequência ideal para fazer manutenção no seu telhado

O ideal é que tais manutenções sejam realizadas pelo menos duas vezes ao ano,a depender do tipo de telha escolhido para compor a estrutura. Como pudemos ver ao longo desse artigo, negligenciar os cuidados com o telhado do galpão pode ser um erro grave, levando a prejuízos financeiros e grandes problemas a serem resolvidos. 

Quem pode fazer esse tipo de serviço? 

Dada a importância da manutenção periódica, você já deve ter imaginado que o mais seguro e recomendado é que ela seja realizada exclusivamente por uma equipe capacitada. 

Especialistas no assunto têm condições de avaliar o telhado do galpão de maneira precisa, tendo a capacidade de agir de modo eficiente na solução de problemas. A estrutura do telhado de um galpão custa caro, por isso vale a pena confiá-la apenas a quem de fato entende do assunto. 

Como a Solfácil pode lhe auxiliar

Desde 2018 a Solfácil já levou energia solar para mais de 26 mil projetos solares instalados em residências, empresas e áreas rurais. Ao integrar a solução de financiamento com parceiros estratégicos e know-how para projetos e homologações, criamos um ambiente favorável para implementação da energia solar, seja por parte do consumidor ou por parte do integrador. Quer saber mais? Defina seu interesse:

Posts Similares

Estórias Solares