Uma parceria entre empresas, universidades e instituições energéticas lançou um projeto inovador na Califórnia. Através dele, diversas casas criarão uma comunidade totalmente movida a energia solar.

Esse é um dos primeiros esforços mundiais para criar totalmente do 0 uma vizinhança sustentável. Então, a partir desse teste, demais projetos de arquitetura e urbanismo poderão se espelhar no modelo e resultados obtidos.

Entenda a comunidade baseada em energia solar

Mais de 200 casas serão totalmente movidas por energia solar, equipadas com sistemas individuais de armazenamento de energia e conectadas a uma microrrede alimentada por uma grande bateria comunitária compartilhada. 

Essas comunidades resistentes à falta de energia são projetadas para oferecer um modelo para o desenvolvimento de novas residências sustentáveis ​​e resilientes do futuro.

Para isso, 3 empresas uniram forças, pensando  como uma nova comunidade doméstica poderia ser construída para reduzir as emissões de carbono, cortar custos e fornecer novas maneiras de produzir energia solar. 

Com uma doação de 6,65 milhões de dólares do Departamento de Energia (DOE), projeto de microrredes, suporte de engenharia da Schneider Electric e forte colaboração com a SCE para garantir uma transição suave entre a rede elétrica e a eletricidade fora da rede, essas casas inovadoras agora estão disponíveis ao público.

Funcionamento da rede elétrica comunitária

Todas as 219 casas nas novas comunidades Durango e Oak Shade foram construídas para atender aos critérios Zero Energy Ready Home do Departamento de Energia, que incluem Energy Star, WaterSense e Indoor airPLUS. Cada casa vem com: 

  • Sistema solar SunPower Equinox
  • Bateria de armazenamento SunVault de 13 kWh
  • Aparelhos de alta eficiência e cargas flexíveis: aquecedores elétricos de água, aquecedores, Square D. Energy Center da Schneider Electric e Connected Wiring Devices

Todas as casas são pré-conectadas para carregadores de veículos elétricos inteligentes (EV). Além disso, algumas demonstrarão carregamento bidirecional, com os carregadores de energia solar disponíveis no momento da venda.

Energia solar em todas as casas de uma comunidade norte-americana
Energia solar em todas as casas de uma comunidade norte-americana.

Essas comunidades oferecem uma nova visão de como as residências individuais interagem com a rede elétrica e a energia solar. 

Cada casa, mantendo seu serviço regular com a concessionária local Southern California Edison, é projetada para operar durante uma interrupção como parte de uma microrrede autossustentável, extraindo energia de seu próprio sistema de armazenamento SunVault, bem como de uma grande bateria comunitária.

Os serviços de energia adicionais oferecidos pela SunPower permitem que os residentes se inscrevam em um programa de usina virtual (VPP) por meio do qual sua bateria, carregadores de VE e outras cargas flexíveis serão enviadas automaticamente para dar suporte à rede elétrica.

Os proprietários inscritos serão elegíveis para compensação por sua participação no programa. A UCI também simulará as microrredes conectadas, analisará dados do programa VPP e colaborará com a SCE para determinar sua eficácia no suporte à infraestrutura de rede.

Dessa forma, essa comunidade é um projeto inovador envolvendo a autossuficiência através da energia solar. Os resultados coletados nos próximos anos demonstrarão se mais comunidades assim serão possíveis.

Sobre a Solfácil

A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.

Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.

Posts Similares