O Instagram é atualmente uma das principais redes sociais para empresas que desejam ter um maior alcance de seu público-alvo, melhorar sua reputação e alavancar suas vendas. Para conquistar resultados realmente efetivos no Instagram para as empresas de energia solar, pode ser necessário direcionar uma fatia do seu orçamento em marketing. 

Anunciar no Instagram é uma decisão que pode ser muito estratégica para o posicionamento digital da sua empresa, mas é algo que deve ser realizado em paralelo com a produção de conteúdo relevante e criação de relacionamentos com sua audiência.

Assim, se torna um recurso valioso para incentivar ainda mais o engajamento e ampliar sua rede.

Confira a seguir se realmente vale a pena investir no Instagram, os benefícios disso para a sua empresa e qual é o custo das postagens. 

Vale a pena anunciar no Instagram para as empresas de energia solar?

Investir dinheiro nas postagens do Instagram não é obrigatório, mas é certamente algo que pode fazer toda a diferença para a divulgação da sua empresa de energia solar. Trata-se de uma mídia (assim como TV e rádio) e, portanto, quanto mais se paga, maior deverá ser o alcance. 

Aprenda a calcular os custos do Instagram para as empresas de energia solar
Aprenda a calcular os custos do Instagram para as empresas de energia solar.

Isso não necessariamente garante que um grande investimento financeiro em publicidade no Instagram traga os resultados esperados. Há diversos fatores que precisam ser levados em conta antes de investir em anúncios nas redes sociais. 

Você talvez esteja se perguntando qual a necessidade de investir dinheiro em suas postagens se pode trabalhar apenas com posts orgânicos, sem impulsionamento.

A verdade é que redes sociais como Instagram e Facebook não entregam posts e stories para todos os seus seguidores, o que se deve principalmente ao algoritmo. 

Assim, a menos que você impulsione as postagens, elas vão alcançar apenas uma pequena porcentagem das pessoas que te seguem.

Com essa estratégia, é possível aumentar o reconhecimento da sua marca e até mesmo usar isso para alcançar objetivos específicos, como direcionar o tráfego para seu site. 

As mídias tradicionais continuam sendo utilizadas por muitas empresas, mas levando em consideração que hoje em dia todo mundo está conectado nas redes, nada se compara ao potencial das mídias digitais.

Sendo assim, investir dinheiro em postagens no Instagram definitivamente vale a pena, mas somente se você souber como fazer isso, para quem (o que demanda conhecer a fundo quem é o seu público-alvo) e que tipo de postagens têm maior potencial para isso.

Esses aspectos são fundamentais para de fato obter um retorno satisfatório sobre o investimento realizado. 

Confira a seguir com mais detalhes as vantagens que investir nas postagens do Instagram oferece. 

Por que anunciar no Instagram? 

Um dos principais resultados observados ao realizar anúncios no Instagram é o maior engajamento da sua audiência, principalmente se ela for composta por um público mais jovem, que está acostumado a utilizar essa rede assiduamente. 

O Instagram é uma das redes que oferece as melhores taxas de engajamento, que chega a ser 10 vezes maior em relação ao Facebook. Quanto mais pessoas forem engajadas no perfil da sua empresa de energia solar, maior proveito você poderá tirar desse tipo de publicidade.

Saiba mais do Instagram para as empresas de energia solar
Saiba mais do Instagram para as empresas de energia solar.

Ao criar anúncios com a segmentação adequada, você terá resultados como cliques no anúncio, visitas ao seu perfil ou ao site, e compra de produtos, caso tenha um e-commerce. 

Como os anúncios do Instagram oferecem opções variadas e avançadas de segmentação, há mais chances de aparecer para quem você deseja, ou seja, atingir em cheio a sua persona, que é uma personificação do público ao qual a sua empresa se direciona.

Você pode utilizar essas opções de segmentação (que incluem desde a localização dos usuários até seus interesses pessoais) para obter um melhor retorno com seus anúncios.

Em vez de atingir todos os interessados ​​em energia solar, por exemplo, você pode restringir esse interesse a empreendedores apenas, ou pessoas relacionadas ao agronegócio. Tudo depende do enfoque adotado pela sua empresa. 

Outra vantagem de anunciar no Instagram é que isso mantém as taxas de conversão mais altas. Em marketing digital, conversão são ações mensuráveis que o usuário realiza, como clicar em um botão ou preencher um formulário.

A cada conversão realizada, a pessoa está um passo mais perto de chegar no objetivo traçado pela loja (como entrar em contato ou realizar uma compra online). 

Se você está convencido a respeito das vantagens de investir nas postagens da sua empresa no Instagram, então confira a seguir o custo disso para o seu orçamento.

Quanto custa anunciar no Instagram para as empresas de energia solar? 

Os anúncios no Instagram são feitos pelo Instagram Ads, que é uma ferramenta desenvolvida especialmente para impulsionar postagens e exibi-las nos stories, feed ou no “Explorar” de uma maior quantidade de usuários do Instagram, de acordo com a segmentação escolhida. 

Veja quais os custos reais do Instagram para as empresas de energia solar
Veja quais os custos reais do Instagram para as empresas de energia solar.

Essa rede é uma das queridinhas das empresas que investem em publicidade pois permite a publicação de conteúdos mais visuais e chamativos, como vídeos, fotos e stories. Isso resulta em um enorme potencial para vendas. Atualmente, há 5 formatos de anúncio para o Instagram:

  • Imagem estática;
  • Vídeo único;
  • Apresentação multimídia (não disponível para Stories);
  • Carrossel;
  • Coleção (não disponível para Stories).

O custo envolvido nesse tipo de publicidade dependerá dos resultados que sua empresa deseja alcançar ao criar suas campanhas no Instagram.

Alguns dos objetivos mais comuns são melhorar a visibilidade da empresa e aumentar a quantidade de leads, que são os contatos de possíveis consumidores dos seus produtos e serviços. 

Independente das suas escolhas, é possível promover postagens a partir de 1 dólar por dia, o que corresponde a cerca de 5 reais, dependendo da cotação do dólar.

Não há uma resposta definitiva ou adequada a respeito do custo para anunciar no Instagram, já que isso vai depender do investimento que cada empresa deseja realizar.

Você pode escolher entre orçamento diário ou vitalício (um valor a ser gasto durante toda a vida útil do conjunto de anúncios). As empresas pagam, em média, de R$ 1,14 a R$ 11,40 por clique, e em torno de R$ 38,25 a cada mil impressões de anúncios. 

Essa é uma boa média do que é praticado no mercado para se ter em mente, mas os valores podem variar de acordo com a postagem impulsionada, a segmentação, engajamento do seu público e o quanto sua empresa é conhecida.

Para quem ainda está começando a anunciar no Instagram, o ideal é começar com orçamentos menores e aumentar o investimento conforme o desempenho da campanha. Se o retorno do investimento (ROI) for positivo, cogite aumentar o orçamento. 

Lembre-se que quanto mais investir, maior é a quantidade de pessoas que pode alcançar com sua postagem.

Para fins de comparação, considere os custos envolvidos no investimento realizado em mídias tradicionais: um anúncio em um jornal impresso custa entre R$ 500 a R$ 3.000; um outdoor visível durante 15 dias sai por cerca de R$ 1.000 a R$ 1.500; um anúncio de TV veiculado durante uma semana envolve em torno de R$ 10.000.

Veja como fazer um bom calculo do custo x retorno do investimento
Veja como fazer um bom cálculo do custo x retorno do investimento.

Esses valores podem variar de acordo com o veículo escolhido e a região do Brasil, mas é algo próximo disso. Durante um mês, experimente fazer um teste: direcione esse investimento para o Instagram, em vez de continuar apostando nas mídias tradicionais. Avalie os resultados obtidos e compare. 

Lembre-se que há muitas variáveis que definem o sucesso de um anúncio, por isso pode ser importante fazer alguns testes até entender o que funciona melhor para a sua persona e descobrir como promover a sua empresa de energia solar no Instagram de maneira eficiente.

Acompanhar as métricas disponibilizadas pelo Instagram serve como um direcionamento para todas as decisões que serão tomadas em relação a isso. A rede disponibiliza acesso a gráficos e dados que ajudam a entender seu potencial orgânico e de links patrocinados.

Use isso a seu favor para tomar decisões mais assertivas sobre os investimentos realizados.

Para saber como os valores das publicidades no Instagram são determinados, continue a leitura e confira o tópico a seguir. 

O que determina os valores das publicidades no Instagram?

Há 4 fatores principais que definem quanto custa promover no Instagram: valor do lance, pontuação de relevância do anúncio, taxas de ação estimadas e competição. 

É o próprio usuário do Instagram que determina quanto deseja pagar para obter leads, por isso o valor do lance interfere. Como essa rede tem valores de lances mais altos, sua empresa precisa estar disposta a pagar mais por impressões e cliques.

Se você tem um orçamento de mil reais, e o valor do lance é de R$ 2 por clique, você obterá 500 cliques em seu anúncio. Considerando esse mesmo cenário, ter um valor de lance de R$ 1 ou R$ 0,50 significa muito mais cliques com esse mesmo valor de orçamento.

Sendo assim, conclui-se que o valor do lance tem influência direta no seu orçamento, e o seu orçamento, por sua vez, também influencia quanto você pode dar em um lance. Tudo isso impacta no custo que sua empresa terá para anunciar no Instagram. 

Confira como é calculado o valor das postagens do Instagram
Confira como é calculado o valor das postagens do Instagram.

Outro aspecto a ser considerado é a pontuação de relevância do seu anúncio, que indica o quanto o Instagram o considera relevante em relação aos usuários que o verão.

Isso é importante porque o Instagram prioriza conteúdos relevantes, de modo que o público tenha acesso ao que realmente lhe interessa. 

Essa pontuação é baseada em como as pessoas reagem ao seu anúncio. Sendo assim, ela só vai aumentar se as pessoas tiverem uma boa impressão em relação a ele, o que é traduzido em reações como clicar, comentar, deixar um like, etc. 

Os usuários do Instagram também podem optar por ocultar o anúncio, o que causa uma resposta negativa, que impacta na pontuação de relevância e prejudica o desempenho do seu anúncio.

Por isso é tão importante saber segmentar seus anúncios, para impactar pessoas que de fato tenham interesse nas soluções que você oferece.

 As taxas de ação estimadas também determinam o custo do anúncio, e são baseadas na probabilidade de as pessoas realizarem uma ação em relação ao seu anúncio, como clicar sobre ele.

O Instagram promove anúncios que identifica como mais propensos a fazerem com que as pessoas se envolvam e interajam com seu conteúdo. Isso leva a um valor de lance menor, o que permite conseguir mais leads e conversões. 

O último aspecto que interfere no custo do anúncio é a competição, já que a concorrência tem influência no preço do seu anúncio.

Se houver outras contas (de empresas concorrentes, por exemplo) fazendo lances para atingir o mesmo público, a sua conta e as dessas empresas vão precisar superar as ofertas umas das outras para obter a primeira colocação. Isso pode levar ao aumento do CPC (Custo por Clique).

Tendo conhecimento a respeito dos fatores que influenciam na variação dos valores da publicidade no Instagram fica mais fácil desenvolver suas estratégias de maneira mais assertiva e eficaz. 

Agora que você já está por dentro de tudo o que envolve o anúncio e impulsionamento de postagens no Instagram, é hora de pôr em prática todos os conhecimentos aprendidos.

Vale lembrar que para obter bons resultados, é preciso fazer campanhas publicitárias bem pensadas. Para isso, é fundamental se manter atualizado, estar disposto a sempre aperfeiçoar seus métodos e ter um planejamento de conteúdo alinhado aos objetivos da sua empresa.

Agora é só colocar em pratica as dicas sobre as postagens no Instagram que trouxemos nesse artigo
Agora é só colocar em prática as dicas sobre as postagens no Instagram que trouxemos nesse artigo.

Clique aqui para saber como fazer um planejamento de conteúdo para energia solar.

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

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