Recentemente, uma grandiosa usina de energia solar foi ativada em Antalya, na Turquia. Assim, ela fornecerá energia limpa e gratuita para os agricultores locais. Ainda mais pelo local ser vital na produção de hortaliças e frutas, impactando toda a economia nacional.

Segundo dados locais, a região é responsável por, em média, um quinto das exportações turcas de vegetais e frutas. Dessa forma, mais de 60 mil pessoas terão benefícios diretos e indiretos do projeto. Isso fará com que os produtores locais possam ter melhores números e produtos ainda melhores.

Projeto solar e agricultura na Turquia

A usina solar de 5 MW está localizada em um espaço de 100 mil m², em Dağbeli. A cidade fica a menos de uma hora de carro de Antalya. Assim, está destinada a atender parte da demanda de energia do setor agrícola local.

Normalmente, a região é conhecida pelo turismo, devido suas montanhas, águas e clima agradável. Mas essas características também beneficiam a agricultura local, que cresceu fortemente por lá.

Agora, com a usina, a irrigação das plantações voltará ao normal. Anteriormente, muitos agricultores optaram por outros tipos de cuidado, uma vez que as contas de energia subiram, impactando nas possibilidades de irrigação.

Além disso, a região cultiva alimento para animais que, consequentemente, afetam também o setor agropecuário. Por isso, a construção da usina de energia solar foi comemorada pelo governo e moradores locais.

Bem como, uma outra usina será construída em outra região da cidade para atender as demandas de outra parte do local.

Energia solar aumenta cada vez mais na Turquia

Desenvolvida no âmbito do projeto MAtchUP da UE, a solução faz parte de um esforço mais amplo das autoridades locais. Assim, além de beneficiar a agricultura, também visam impulsionar a energia renovável e a mobilidade elétrica.

Um exemplo desse avanço foi a instalação de um sistema de energia solar no telhado da prefeitura de Antalya. Esse foi o primeiro do género num edifício público, servindo de exemplo para outras cidades. O prédio da prefeitura de 25.000 metros quadrados economiza significativamente graças a um ar-condicionado inteligente e um sistema de iluminação LED. 

Energia solar na Turquia cresce rapidamente
Energia solar na Turquia cresce rapidamente

No estacionamento subterrâneo foram instalados dois postos de carregamento para carregar os  veículos elétricos do Município e 30 e-scooters, disponíveis para os seus colaboradores.

Por fim, o sistema de semáforos e iluminação pública também está se adaptando à energia solar. Dessa forma, toda a mobilidade urbana da cidade terá influência da tecnologia. Por isso, muitos estão chamando Antalya de cidade-modelo no país. Além do andamento desses projetos, as autoridades locais discutem possibilidades para o futuro.

Sobre a Solfácil

A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.

Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.

Posts Similares