Quem trabalha com energia solar sabe bem das vantagens da energia solar, e a importância em fazer esse investimento. Mas na hora de convencer seu cliente é preciso escolher a dedo os seus argumentos e saber exatamente como defendê-los. Só assim conseguirá alcançar conversão em vendas e os melhores resultados. 

Confira a seguir 10 vantagens de energia solar que não podem ficar de fora da sua proposta de vendas. 

1 – Baixo custo de manutenção

Como são projetadas para durar décadas, as placas solares têm uma vida útil longa e, uma vez instaladas, requerem pouca manutenção.

Isso é um excelente ponto que deve constar em sua proposta de venda, já que significa que os custos a longo prazo para o consumidor são relativamente baixos.

Baixo custo de manutenção
Baixo custo de manutenção

Como ficam expostos às intempéries, os painéis solares são construídos com materiais altamente resistentes e duráveis. Devem ser limpos a cada alguns meses em uma manutenção preventiva para remover sujeira e poeira, já que esses elementos podem reduzir sua eficiência. 

Além disso, os painéis solares devem ser inspecionados anualmente em uma manutenção preditiva para garantir que não há nenhum problema com o sistema.

Se for identificado algum tipo de avaria, é importante resolvê-lo o mais rápido possível com uma manutenção corretiva para garantir o desempenho ideal.

O custo de manutenção de painéis solares depende de vários fatores, incluindo o tamanho e a qualidade do sistema, a localização e o tempo de uso. Em geral, os gastos anuais com manutenção são aproximadamente 0,5% do valor inicial do sistema. 

2 – Economias a longo prazo

Embora o investimento inicial em energia solar fotovoltaica possa ser alto, seu custo de produção é muito mais baixo do que a energia gerada por fontes convencionais. Além disso, pode levar a economias significativas a longo prazo, dependendo da localização e da tarifa de energia da região.

A redução dos gastos com conta de luz é um dos benefícios mais atrativos em relação à energia solar.

Economias a longo prazo
Economias a longo prazo

Os custos de instalação são recuperados ao longo do tempo através de reduções significativas na conta de energia. Com a produção de energia solar, seus clientes podem obter uma economia considerável, que pode levar a uma redução de até 95% nas contas de luz. 

É importante considerar caso a caso para apresentar argumentos mais assertivos. Quando aplicado à agricultura, por exemplo, o uso de energia solar pode ajudar a reduzir os custos de irrigação, permitindo que os agricultores cultivem com menos custo e maior produtividade. 

A economia proporcionada por essa tecnologia é suficiente não só para pagar sua aquisição e instalação, mas também para gerar rentabilidade por muito tempo, já que sua vida útil é de mais de 20 anos. Seu cliente certamente vai gostar de saber disso! 

3 – Exploração de fontes renováveis de energia

Uma grande vantagem da energia solar fotovoltaica em relação às formas convencionais e mais utilizadas de geração de energia (como o petróleo e o gás) é que ela é renovável e inesgotável. 

A energia solar é obtida a partir da luz do sol, que é a mais antiga fonte de energia renovável utilizada pela humanidade.

Exploração de fontes renováveis de energia
Exploração de fontes renováveis de energia

Os fótons presentes nos raios de sol são captados pelos painéis solares, que convertem a luz solar em energia elétrica a ser utilizada para aquecer a água, alimentar máquinas e gerar eletricidade.

Ao explorar esse tipo de energia, é possível reduzir a dependência de combustíveis fósseis, favorecendo uma alternativa limpa, barata e renovável.

É uma vantagem especialmente atrativa para pessoas e empresas que buscam adotar iniciativas e hábitos de consumo mais conscientes em seu dia a dia. 

4 – Independência energética

Com um sistema de energia solar fotovoltaica, seu cliente poderá gerar sua própria energia e deixará de depender exclusivamente do abastecimento que é realizado por meio da rede elétrica. 

Isso pode ser particularmente útil em regiões remotas ou em situações de emergência. A energia solar é considerada uma opção mais confiável em casos de falhas na distribuição de energia.

Independência energética
Independência energética

Para ter ainda mais independência energética, o consumidor pode optar pela instalação de um sistema off-grid ou híbrido, modelos que contam com um banco de baterias estacionárias para armazenamento da energia que é produzida em excesso e será utilizada posteriormente. 

Outra maneira de obter independência energética é através da instalação de sistemas de aquecimento solar. Estes sistemas usam painéis solares para aquecer água para uso doméstico.

Além disso, é possível gerar energia solar em praticamente qualquer lugar do mundo que tenha luz solar, o que é ótimo pois significa que sua produção não está suscetível a fontes de energia específicas ou limitações geográficas.

5 – Flexibilidade de instalação

As células fotovoltaicas podem ser instaladas em praticamente qualquer lugar, desde telhados até estruturas solares flutuantes em lagos ou reservatórios.

Assim, os sistemas solares podem ser adaptados para atender às necessidades de energia de lares, empresas, indústrias e até mesmo condomínios, e podem ser instalados em uma variedade de superfícies.

Flexibilidade de instalação
Flexibilidade de instalação

Com a constante renovação do segmento de energia solar, a instalação de painéis solares está se tornando cada vez mais flexível e acessível. Os painéis solares modernos estão mais leves, mais duráveis e mais fáceis de instalar do que nunca. 

Graças a essas melhorias, agora é possível instalar painéis solares em paredes, varandas, terraços, chaminés, fachadas de edificações, postes de luz e muito mais.

E com a tecnologia de montagem modular, agora é possível ajustar a instalação de painéis solares para caber em qualquer espaço disponível. Isso significa que você não precisa se preocupar em encontrar uma área perfeita para acomodar os painéis solares – eles podem se ajustar para caber em qualquer lugar.

6 – Valorização do imóvel com energia solar

Por ser uma solução eficiente, limpa e rentável para gerar energia elétrica e aquecer água para uso doméstico, a energia solar contribui com a valorização dos imóveis.

Valorização do imóvel com energia solar
Valorização do imóvel com energia solar

Muitas pessoas ficam em dúvida se vale a pena investir em energia solar em seu imóvel, considerando que podem querer se mudar no futuro. 

Mas esse não é, de forma alguma, um impeditivo, e sim um argumento a mais a favor da energia solar. Os compradores estão cada vez mais interessados ​​em residências equipadas com tecnologias de última geração, incluindo sistemas de energia.

Sendo assim, ter um sistema de energia solar pode aumentar o valor de um imóvel, especialmente se ele for um sistema de última geração. Isso porque os compradores em geral se mostram dispostos a pagar mais por uma casa com baixos custos de energia.

7 – Incentivos governamentais para energia solar

Muitos governos oferecem incentivos financeiros para quem instala sistemas de energia do sol, o que ajuda a tornar mais acessível a instalação de sistemas solares para diferentes perfis de consumidores.

Estes incentivos podem ser programas de financiamentos, isenções fiscais, incentivos para investimento, prêmios e bônus, taxas reduzidas, entre outros. 

Incentivos governamentais para uso de energia solar
Incentivos governamentais

Iniciativas como essas têm por objetivo estimular o uso de energia solar, contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa e para a segurança energética a longo prazo.

Além disso, eles oferecem aos cidadãos a possibilidade de economizar dinheiro, o que é um benefício adicional.

No Brasil, muitas cidades seguem esse caminho ao oferecer o IPTU Verde, uma forma de obter desconto sobre o imposto por meio da adoção de práticas ecologicamente conscientes. Clique aqui para saber mais sobre o IPTU Verde.

8 – Baixo impacto ambiental com a energia solar

Ela é considerada uma das fontes de energia mais limpas e renováveis. Seu impacto ambiental é muito baixo, pois não polui o ar, não emite gases de efeito estufa e não consome água. Além disso, não gera resíduos tóxicos ou líquidos durante o processo de produção de energia.

Como ajuda a reduzir o uso de combustíveis fósseis que contribuem para o efeito estufa e poluição do ar, o uso da energia solar é considerado benéfico para o meio ambiente.

Baixo impacto ambiental
Baixo impacto ambiental

Além disso, a produção de energia não libera gases poluentes, como dióxido de carbono, óxidos de nitrogênio e outros poluentes atmosféricos que contribuem para o aquecimento global.

Isso torna a energia solar uma opção mais amigável à natureza em comparação com outras fontes de energia, como o petróleo e o gás.

9 – Ampliação do uso da energia

O uso mais comum e popularmente conhecido da energia solar é para geração de eletricidade, mas há também outras utilidades nas quais ela pode ser aplicada, como para aquecimento de água e outros líquidos (o que é especialmente benéfico para indústrias, por exemplo).

Ampliação do uso da energia solar
Ampliação do uso da energia

Isso faz dela uma fonte de energia extremamente versátil. 

Além da produção de energia elétrica e aquecimento de água para uso doméstico, industrial e agrícola, a energia solar também pode ser utilizada para aquecimento de piscinas, na geração de calor para aquecimento de ambientes, em sistemas de refrigeração, para secagem de alimentos, na irrigação e na iluminação pública, entre outros. 

Quanto mais informações você reunir em sua proposta de venda de energia solar a respeito das suas diversas formas de aplicação, mais valor agrega ao seu produto e mais facilmente conseguirá convencer seu cliente da importância de investir nesse tipo de tecnologia.

10 – Geração de empregos com energia solar

A indústria da energia solar está crescendo rapidamente e criando empregos em todo o mundo, com novas empresas de energia solar e fabricantes de equipamentos surgindo constantemente.

Geração de empregos com energia solar
Geração de empregos com energia solar

Isso cria novas oportunidades de emprego na área de instalação, manutenção e serviços relacionados à energia. Além disso, há cada vez mais empregos na área de pesquisa, desenvolvimento e fabricação de equipamentos relacionados.

Estima-se que a criação de novos empregos relacionados a esse segmento esteja aumentando a um ritmo de 20% ao ano.

Sendo assim, investir em energia solar também é uma forma de promover o desenvolvimento sustentável e criar empregos, tanto nas comunidades locais, quanto em um contexto mais amplo.

Com tantas vantagens assim, fica fácil entender porque a energia renovável tem conquistado cada vez mais adeptos. Ao apresentar esses argumentos a favor, seu cliente certamente ficará convencido do quanto a energia solar é valiosa. 

Para mais dicas a respeito de marketing e vendas em energia solar, continue acompanhando o blog e as redes sociais da Solfácil! Estamos aqui para te ajudar a fazer do seu negócio algo ainda mais 

Posts Similares