Módulos Half-Cell possuem células solares que são cortadas pela metade, o que melhora o desempenho e a durabilidade do mesmo. Os tradicionais painéis de 60 e 72 células, possuem 120 e 144 células cortadas pela metade, respectivamente.

Após a fabricação convencional para obter-se uma seção quadrada, existe um processo de corte adicional denominado TLS (Thermal Laser Separation), fazendo com que as células sejam divididas ao meio sem causar nenhum dano físico/mecânico ao sistema. Essa subdivisão da célula no formato retangular, dá origem ao nome “Half-Cell”.

Células menores também experimentam tensões mecânicas reduzidas, portanto, há uma menor chance de rachaduras.

Vantagens

Os módulos Half-Cell, assim como as suas células, também se subdividem em duas partes, diferentemente de um módulo Full Cell convencional. Neste caso, é implementado 3 diodos de bypass no centro dos módulos, dividindo-os em dois circuitos elétricos distintos e que trabalham de forma independente.

Sendo assim, todo e qualquer efeito de sombra ou pontos quentes/hot spots (causados por correntes reversas no sistema) que afetam uma metade do módulo, não afetará a outra metade, fazendo com que a eficiência de geração seja a máxima possível. Por exemplo: No local de instalação, há um ponto com sombreamento que compromete a metade inferior do módulo. Isso faria com que, em um módulo convencional, toda a geração dele e da string fosse afetada. Porém, com o sistema Half-Cell presente no módulo, a geração superior do mesmo se mantém em 100% enquanto apenas a metade sombreada sofra com tais efeitos.

Célula Full Cell
 60% de perda. (Full Cell)
Célula Half-Cell
30% de perda  (Half-Cell)

Uma das perdas mais convencionais em um módulo fotovoltaico é ligado diretamente a corrente de operação do sistema, denominadas perdas ôhmicas. Quando as células solares são reduzidas à metade, sua corrente também é reduzida à metade, o que faz com que as perdas resistivas sejam reduzidas a ¼ do convencional, porque a potência elétrica depende do quadrado (²) da corrente, podendo, assim, produzir um pouco mais de energia.

Perdas de uma célula convencional
Perdas de uma célula convencional
Perdas de uma célula com sistema Half-Cell
Perdas de uma célula com sistema Half-Cell

Uma outra vantagem da tecnologia Half-Cell é que o fluxo de corrente que flui pelas busbars é reduzida pela metade. Desta forma, conseguimos que a presença de Hot-Spots seja menos crítica e que possa se desenvolver mais lentamente visto a intensidade circulante ser inferior.

Célula com 5 busbars

Célula com 5 busbars.
Fonte: ASY-PV

Desvantagens

Se fosse necessário identificar alguma desvantagem deste tipo de tecnologia poder-se-ia mencionar que, tal como duplicamos o número de células, também duplicamos o número de soldas a efetuar durante o processo de fabricação do módulo, o que aumentaria as probabilidades da presença de Hot-Spots nas soldas. Assim, é fundamental recorrer a fabricantes de renome no setor, como os fabricantes selecionados pela Solar Inove, para escolher os painéis fotovoltaicos (independentemente de a tecnologia ser Half-Cell ou Full Cell) e garantir que são cumpridos todos os padrões de qualidade na produção.

Guilherme Peters Junior

Guilherme Peters Junior

Especialista de marketing pela Solfácil, atuando em frentes de SEO, geração de conteúdo e inbound marketing. Trabalha no setor de energia solar desde 2018, na qual é apaixonado.

LinkedIn do Guilherme

Posts Similares