O CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente) é uma estratégia de negócio que visa aumentar a satisfação e fidelidade dos clientes, bem como aumentar a eficiência e a rentabilidade da empresa. 

Pode parecer bom demais para ser verdade, mas tudo isso é possível de ser alcançado através da gestão das interações do cliente com a empresa, incluindo equipes de vendas, atendimento ao cliente, marketing e suporte técnico. 

Segundo uma pesquisa realizada pela Smallbizcrm, uma plataforma de CRM permite melhora de 300% nas taxas de conversão de uma empresa. Essa otimização é decisiva para aumentar as vendas e, consequentemente, a rentabilidade da sua empresa de energia solar. 

Ainda não está totalmente convencido sobre o impacto que uma boa ferramenta de CRM pode oferecer para o seu negócio? Então confira o artigo a seguir e saiba mais sobre esse assunto.

Por que investir em CRM é uma boa ideia? 

Ter uma visão ampla e integrada do seu público-alvo e dos seus clientes é fundamental para ter controle sobre os negócios da sua empresa. 

Veja porque investir em CRM é uma boa ideia
Veja porque investir em CRM é uma boa ideia

Em relação a isso, o CRM é uma plataforma muito útil, pois registra e organiza informações valiosas sobre dados de contato, histórico de compras, preferências, problemas de suporte e interações com a equipe de vendas. Dessa forma, ajuda a identificar oportunidades de venda, oferece suporte mais personalizado e antecipa as necessidades futuras do cliente.

Como resultado disso, favorece a aproximação entre empresas e clientes, aumentando a satisfação e fidelidade dos mesmos e, por consequência, potencializando os lucros da empresa.

Compreender as mudanças de perfil e se antecipar às tendências do mercado de energia solar são outros benefícios que o CRM oferece. Isso faz com que a implementação desse tipo de tecnologia nas empresas gere um aumento de 27% na taxa de retenção, de acordo com o relatório do Smallbizcrm.

A gestão integrada e unificada das informações dos consumidores permite gerenciar adequadamente as etapas de pré e pós venda, proporcionando uma experiência mais satisfatória ao cliente, o que influencia na retenção e na fidelização.

Isso também interfere na capacidade da empresa de identificar os problemas e desafios do consumidor e fazer mudanças e adequações estratégicas na jornada de compra de forma a responder suas expectativas com mais efetividade.

Entenda como essa ferramenta age na jornada de compra do cliente em sua empresa de energia solar
Entenda como essa ferramenta age na jornada de compra do cliente em sua empresa de energia solar

Além disso, o CRM permite que a empresa automatize tarefas repetitivas, como o envio de e-mails após uma venda ou o agendamento de ligações de follow-up com clientes potenciais. Isso ajuda a economizar tempo e recursos, permitindo que a equipe se concentre em tarefas mais importantes e em atender melhor os clientes.

O CRM também ajuda a personalizar a comunicação e ofertas de acordo com as necessidades e interesses do seu perfil de consumidor, o que pode aumentar a eficiência da empresa e aumentar a satisfação do seu público.

Além disso, o CRM pode ajudar a identificar oportunidades de upselling e cross-selling, ou seja, a venda de produtos ou serviços complementares ou adicionais aos já adquiridos pelo cliente.

Em resumo, o CRM é uma estratégia de negócio fundamental para qualquer empresa que deseja aumentar a satisfação dos clientes, maximizar as vendas e aumentar a eficiência da equipe.

Confira a seguir como o CRM ajuda em relação à segmentação e gerenciamento da sua carteira de clientes.

Como selecionar e gerenciar clientes com a ajuda do CRM?

Para selecionar e gerenciar clientes de energia solar com CRM, é importante seguir alguns passos.

Como a seleção dos clientes é feita
Como a seleção dos clientes é feita

Comece definindo os critérios de seleção. Antes mesmo de iniciar sua procura por clientes de energia solar, é importante definir quais são os critérios que você considera importantes para selecioná-los.

Por exemplo, você pode considerar o tamanho da instalação, a localização, o tipo de propriedade (residencial, comercial ou industrial) ou o orçamento disponível.

Em seguida e com base nos critérios definidos na etapa anterior, crie uma relação de potenciais clientes. Você pode utilizar diversas fontes para encontrar esses clientes, como buscas na internet, participação em feiras e eventos, anúncios em jornais e revistas, entre outros.

O próximo passo é armazenar as informações dos clientes na sua plataforma CRM: Ao encontrar um potencial cliente, é importante registrar suas informações, como nome, endereço, telefone, e-mail, entre outros.

Também é importante registrar dados sobre o projeto fotovoltaico, como o tamanho da instalação, o orçamento disponível e o prazo para a realização do projeto.

Utilize o sistema de CRM para gerenciar as interações com os clientes, incluindo ligações, e-mails, reuniões e outras formas de comunicação estabelecidas desde o primeiro momento desse relacionamento.

Isso permite ter um histórico das interações com cada cliente e saber exatamente onde cada um está no processo de venda.

Monitoramento de clientes
Monitoramento de clientes

O CRM também serve para monitorar o desempenho dos clientes após a instalação do sistema de energia solar. Isso permite identificar eventuais problemas ou oportunidades de oferecer outros serviços.

Em resumo, a implementação de uma plataforma CRM em sua empresa de energia solar vai ajudar, sobretudo, a criar etapas para o seu processo de vendas. Com isso, você facilita o trabalho dos seus funcionários e aprimora a jornada do cliente, para que ele tenha a melhor experiência possível com a sua empresa.

Com esse investimento, você potencializa o valor que cada cliente oferece para a sua empresa. Quer entender melhor como isso acontece? Veja o próximo tópico.

Como a ferramenta agrega valor ao cliente?

Há diversos aspectos que reforçam o argumento de que o CRM aumenta o valor que o cliente tem para a empresa. 

Para começar, é uma plataforma que permite que a empresa conheça melhor clientes e potenciais clientes, e entenda suas necessidades e expectativas. Isso permite que a empresa ofereça um atendimento mais personalizado e eficiente, o que aumenta a satisfação do cliente.

Como agregar valor ao seu serviço
Como agregar valor ao seu serviço

E, como você deve saber bem, a satisfação do cliente é um fator importante para determinar a sua fidelidade em relação a uma empresa. Quando um cliente está satisfeito com a solução e o atendimento oferecidos, há maiores possibilidades de que ele continue comprando seus produtos ou serviços no futuro.

Na jornada do cliente, uma coisa inevitavelmente leva à outra. Quando um consumidor se torna fiel à sua empresa, ele tende a comprar mais produtos ou serviços ao longo do tempo e recomendar os seus serviços a outras pessoas interessadas em investir em energia solar, o que pode aumentar ainda mais a receita da empresa. 

Além disso, o CRM também ajuda na redução de custos. Uma das principais vantagens da plataforma é possibilitar que a empresa seja mais eficiente na comunicação e atendimento aos clientes. Com isso, permite identificar problemas ou insatisfações dos clientes de forma rápida e resolver essas questões antes que elas se tornem maiores, o que poderia trazer prejuízos.

Fidelização de clientes
Fidelização de clientes

Em resumo, o CRM aumenta o valor do cliente para a empresa porque aumenta a satisfação e fidelidade do cliente, aumenta a receita da empresa e reduz os custos de atendimento e comunicação.

Assim, cada cliente tem seu valor potencializado, o que contribui com os resultados da empresa e possibilita que cada consumidor tenha uma experiência única e personalizada em relação à sua empresa. Nada mal, não é?

Todos esses aspectos fazem do CRM um excelente investimento para melhorar as estratégias do seu negócio a médio e longo prazo. Os efeitos disso são visíveis e incomparáveis. Poucas ferramentas corporativas podem oferecer tanto para sua empresa de energia solar quanto um sistema de CRM. 

Se você tem dúvidas de como escolher a ferramenta ideal para a sua empresa, não tem problema! Temos um conteúdo prontinho e completo para te ajudar em relação a isso. Clique aqui e leia nosso artigo sobre as principais ferramentas para seu negócio de energia solar.

Sobre a Solfácil

A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.

Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.

Posts Similares