Como fazer um cronograma de conteúdo para energia solar?

Um cronograma serve basicamente para organizar suas ideias em posts, de acordo com data, hora de publicação e canais onde serão postados.

Esse planejamento é essencial para produzir conteúdos alinhados ao seu plano de marketing em energia solar.

Determine os principais canais que vai utilizar

Confira a seguir nossas dicas para fazer um cronograma de conteúdo para energia solar.

O primeiro passo para fazer seu cronograma é determinar quais canais você deseja usar.

Além disso, em uma mesma rede, podem haver diversos formatos a serem explorados. No Instagram, por exemplo, há o Feed, Stories, IGTV e Reels.

O conteúdo criado precisa ter a mesma qualidade em todos os canais, pois em cada um deles você pode ter a oportunidade de alcançar pessoas diferentes.

Considere os eventos e os conteúdos prioritários

quais eventos e conteúdos não podem deixar de ser explorados em seu cronograma de conteúdo?

Se um evento sobre sustentabilidade ou energias renováveis está para acontecer, por exemplo, pense em maneiras de usá-lo a seu favor.

Separe os conteúdos em editorias

Essa é uma das formas mais fáceis e eficazes de organizar o seu cronograma de conteúdo.

Assim, você cria uma rotina de publicações de acordo com temas que podem ser de interesse do seu público-alvo.

Estabeleça um dia e um tema específico para a sua newsletter, com novidades sobre o setor de energia solar, por exemplo.

Você pode explorar temáticas com uma pegada mais motivacional, curiosidades sobre energias sustentáveis, vantagens de implementar energia solar, e assim por diante.

Personalize o conteúdo de acordo com a plataforma

é hora de personalizar cada conteúdo conforme a plataforma onde será postado.

Cada canal possibilita e favorece um tipo de publicação e interação com o público.

Um assunto que precise de um aprofundamento maior, por exemplo, provavelmente será melhor abordado em um texto no seu site.

Sempre que pensar em um novo conteúdo, procure imaginar em qual plataforma e formato ele pode ter mais potencial.

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Defina a frequência e o horário

você deve levar em conta as preferências e hábitos do seu público-alvo

No Instagram, por exemplo, os posts costumam performar melhor nas terças e quartas-feiras, preferencialmente no horário de almoço

Encontre um equilíbrio que faça sentido na quantidade de publicações realizadas durante a semana.

Busque ideias e referências

A boa notícia é que não faltam recursos para te ajudar com isso

O Google Trends é uma ferramenta indispensável, que mostra as principais tendências do mundo.

Seguindo essas dicas, você conseguirá fazer um cronograma de conteúdo eficaz e assertivo para atingir e atrair seu público de energia solar.