Quando o assunto é marketing digital, estamos nos referindo às ações de comunicação que você pode colocar em prática nos meios digitais para divulgar e comercializar seus produtos e serviços.

Essa estratégia tem se mostrado muito útil para conquistar novos clientes e estreitar o relacionamento com eles, de modo a fidelizá-los.

Trabalhando como integrador solar, você certamente reconhece a importância que um cliente satisfeito pode ter para a reputação e propaganda do seu negócio.

Como as ações focadas no digital não param de avançar, empreendimentos que resistem em aderir ao marketing digital tendem, inevitavelmente, a ficar para trás.

Vale lembrar que o mercado de energia solar está cada vez mais competitivo, por isso investir em estratégias inovadoras pode fazer toda a diferença para te ajudar a se destacar. 

Há diversas possibilidades que podem ser exploradas no marketing digital. No artigo a seguir, falaremos sobre as principais ferramentas que você pode aplicar em seu trabalho como integrador solar. Confira! 

Entenda seu público-alvo no marketing digital

Antes de desenvolver qualquer estratégia de marketing, é fundamental se dedicar a conhecer seu público-alvo. Todas as técnicas e ações serão criadas a partir desse conhecimento, que é muito valioso.

Como encontrar seu publico alvo no marketing digital
Como encontrar seu público alvo no marketing digital.

Entender quem faz parte do seu público-alvo é o primeiro passo para alcançar potenciais clientes com a sua mensagem e a solução que você oferece. É importante entender suas necessidades, hábitos e preferências, o que pode ser feito por meio de pesquisas.

Com base nas informações obtidas, é possível traçar o perfil de um determinado público e construir uma persona. Depois, será necessário adequar a linguagem e o conteúdo para que as ações sejam assertivas e relevantes para essas pessoas. 

Sem conhecer o seu público-alvo, todos os outros recursos e investimentos podem acabar se perdendo, pois correm o risco de serem ineficazes. Sendo assim, dedique-se a coletar essas informações estrategicamente. 

Invista em inbound marketing digital e marketing de conteúdo 

Não tem como falar de marketing digital sem recorrer ao inbound marketing. Também conhecido como marketing de atração, trata-se de uma metodologia que vem ganhando cada vez mais destaque, justamente pelos resultados positivos que oferece a empresas de diferentes segmentos do mercado. 

Nesse tipo de estratégia, o cliente é sempre o foco principal. Sendo assim, as ações do seu negócio devem sempre buscar conquistar a atenção das pessoas, para então construir um relacionamento com elas.

Isso é feito por meio da produção de conteúdo nas redes sociais, em blogposts, e-books, etc.

O importante é que esses materiais agreguem valor ao seu negócio e à solução que você oferece. Para isso, é preciso que as necessidades do cliente sejam levadas em conta, implementando técnicas de marketing de conteúdo. 

Técnicas do marketing digital
Técnicas do marketing digital.

Isso quer dizer que o foco das suas ações e abordagens não deve se restringir a falar sobre seu negócio e seus serviços. Muitas vezes, será necessário produzir materiais não tão explícitos sobre a solução que você oferece.

Lembre-se da jornada de compra do cliente: primeiro, ele precisa identificar que tem um problema, como os altos gastos com a conta de luz, por exemplo.

Pouco a pouco, vá introduzindo a importância de buscar novas formas de energia, fale sobre o consumo consciente e as opções de energias renováveis. 

Os blogs e demais páginas do seu site podem ser considerados os canais fundamentais para explorar o marketing de conteúdo, no entanto também é preciso pensar em formas de expandir sua presença para outros canais, como as redes sociais.

Vamos explorar cada uma dessas estratégias a seguir. 

Produza conteúdos para site e blog

Uma das principais formas de se destacar no marketing digital é a criação e desenvolvimento de sites que sejam atrativos e interessantes aos olhos de potenciais clientes.

Investir em canais de comunicação eficientes é fundamental, e o site pode ser um deles.

Com um site, você pode buscar um bom posicionamento nos buscadores online, transmitir os benefícios dos seus serviços, oferecer informações objetivas e disponibilizar outras formas de entrar em contato com você ou sua empresa. 

Em seu site, é interessante reservar um lugar para o blog. Esse recurso pode oferecer números valiosos para suas estratégias de marketing digital, como o conteúdo que é mais acessado, taxas de geração de leads, quanto tempo o cliente fica em cada página, etc.

Com o site, também é possível disponibilizar um espaço para que o potencial cliente possa realizar seu próprio orçamento de energia solar. 

É importante ter conteúdo relevante no seu blog e site
É importante ter conteúdo relevante no seu blog e site.

Com ambas essas ferramentas (e as redes sociais) você consegue garantir uma presença digital integrada e abrangente.

Explore as redes sociais no marketing digital

Não é de hoje que empresas e marcas passaram a marcar sua presença em redes sociais como o Facebook, Twitter e Instagram. Essas plataformas servem como aliadas para quem deseja ampliar sua voz, investir em marketing digital e alcançar mais pessoas interessadas em energia solar. 

Por meio delas, é possível atingir seu público-alvo de maneira estratégica e descontraída, seja por meio da publicação de um conteúdo relevante, para tirar dúvidas sobre a solução que você oferece ou simplesmente pela interação em um comentário. 

Mas afinal, como usar as redes sociais ao seu favor para se destacar no mercado de energia solar? É importante dedicar-se a manter uma interação constante e facilitada com o seu público-alvo, colocando-se sempre disponível para sanar suas dúvidas.

Isso ajuda a fortalecer o relacionamento com seguidores e potenciais clientes, e ainda te posiciona como uma referência no assunto. 

Estar presente nas redes sociais oferecendo conteúdo que interessa ao seu público-alvo é uma forma de assegurar que as pessoas vão se lembrar de você quando estiverem buscando uma solução em energia renovável. 

Use estratégias de SEO 

Quando o assunto é marketing digital, falar de SEO é imprescindível.

Essa sigla corresponde à técnica Search Engine Optimization, e corresponde a uma série de ações de otimização para sites, blogs e páginas na web que ajudam empresas e profissionais a estarem bem ranqueados pelos buscadores da internet, como o Google. 

Conheça mais sobre essa importante estratégia do marketing digital
Conheça mais sobre essa importante estratégia do marketing digital.

Uma empresa bem ranqueada estará entre as primeiras opções que aparecem para quem busca por determinadas palavras-chave na web.

Isso confere credibilidade ao negócio, e certamente chama a atenção. Pesquisas apontam que 75% das pessoas sequer passam da primeira página quando pesquisam algo no Google.

Isso mostra como estar nas primeiras posições é importante para quem deseja se destacar e alavancar seu negócio. Para alcançar uma posição privilegiada, é importante implementar uma série de otimizações no seu conteúdo e nos seus canais de comunicação. 

Saiba quais são as buscas mais comuns

Assim como é importante fazer otimizações para que sua empresa esteja bem ranqueada nos buscadores da internet, também preciso estar por dentro dos conteúdos mais buscados pelos internautas. 

Para agilizar esse processo e obter números precisos, você pode contar com ferramentas específicas, como o Google Trends.

Nele, é possível verificar quais são os assuntos mais buscados no Google referente a um determinado período. Você pode personalizar sua pesquisa e filtrar por categorias, palavras-chave, localização, etc.

Dessa forma, é possível identificar os assuntos que estão em alta na internet, e pensar em campanhas e publicações que vão nesse sentido, explorando temas de interesse do seu público-alvo. 

Esteja sempre atualizado

Energias renováveis e marketing digital são dois assuntos que estão em constante evolução.

Portanto, quem trabalha como integrador solar e deseja implementar estratégias de marketing digital precisa estar constantemente atrás de atualizações, não apenas na sua área de atuação, mas também em técnicas para atrair seu público-alvo. 

Um profissional dessa área que não acompanha as tendências de cada época corre o risco de ser rapidamente passado para trás por seus concorrentes.

A boa notícia é que atualmente há muitas opções de atividades, feiras, congressos, cursos e mentorias que podem te ajudar a ficar sempre por dentro e se destacar ainda mais, garantindo resultados efetivos e constantes. 

Esteja sempre atualizado as novidades do setor de energia solar
Esteja sempre atualizado as novidades do setor de energia solar.

Nesse sentido, estabelecer boas parcerias é igualmente importante. A Solfácil é a primeira fintech solar da América Latina, e tem o propósito de ajudar integradores de todo o Brasil a aumentar suas vendas e financiar projetos fotovoltaicos com as melhores condições.

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

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