A United Kingdom Warehousing Association (UKWA) enfatizou a necessidade de dimensionar a capacidade de geração de energia solar nos telhados dos armazéns para enfrentar a atual crise de energia na Europa.

A organização argumenta que os telhados totalizam 18.500 acres de terra, que atualmente não são utilizados para energia solar. Isso significa que o Reino Unido está perdendo 15 GW de energia renovável, de acordo com a UKWA.

Mas há uma falha em permitir que os proprietários de armazéns instalem painéis solares nos telhados de seus edifícios nas últimas décadas, o que levou o setor a não estar à altura de seu potencial.

O que pede a associação

A associação comercial descobriu que a indústria britânica pode desempenhar um papel vital no dimensionamento de tecnologias e geração renováveis, conforme explorado em um novo relatório encomendado pela consultoria Delta Energy & Environment.

Para energia solar, se um terço de todos os armazéns no Reino Unido utilizarem geração solar em seus telhados, poderiam dobrar a capacidade solar fotovoltaica do Reino Unido e também atender a todos os requisitos para a meta de 2030 do Reino Unido.

O relatório da UKWA destacou que isso poderia reduzir os custos de armazenamento de eletricidade entre 40-80% e economizar 18 bilhões de reais por ano para o setor de armazenamento.

Problemas com energia solar no Reino Unido

Contudo, a organização afirma que os “guardiões monopolistas extorsivos e altamente ineficazes” estão impedindo que as empresas invistam na geração de energia e se conectem à rede de eletricidade.

Várias recomendações também foram feitas pela UKWA para promover o uso da energia solar no setor de armazenamento. Isso é categorizado em planejamento, financiamento e impostos.

No planejamento, a UKWA destaca as barreiras apresentadas pelas licenças de rede e recomenda uma reforma geral da maneira como operam e sua regulamentação pelo governo local.

Apelos para implementação de energia solar

A recomendação final é baseada em impostos, com energia solar atualmente isenta de tarifas comerciais. A UKWA afirma que isso deve ser preservado, em reconhecimento ao importante papel que a energia renovável desempenhará em uma economia mais verde.

energia solar no Reino Unido precisa de atualização

“A energia solar fotovoltaica de telhado em armazenamento pode desempenhar um papel significativo no fornecimento de energia renovável local, particularmente em áreas urbanas, onde opções limitadas estão disponíveis devido a restrições de terra e planejamento.”

Disse Laurence Robinson, analista sênior da Delta-EE

“Apenas 20% dos maiores armazéns do Reino Unido podem fornecer 75 milhões de metros quadrados de espaço de telhado, evitando a necessidade de desenvolver novos terrenos equivalentes à área de 500.000 casas.”

O apelo por uma expansão da energia solar no telhado no setor de armazenamento surge no momento do debate em torno do uso da terra e da energia renovável. O tópico veio à tona durante o recente concurso de liderança conservadora, quando ambos os candidatos atacaram a energia solar montada no solo, alegando que tinha um impacto negativo na segurança alimentar, ocupando terras que poderiam ser usadas para plantações.

Se todas as fazendas solares atualmente apresentadas fossem construídas, isso ainda representaria menos de 0,4% das terras agrícolas do Reino Unido e 0,28% de toda a área terrestre do país, de acordo com a Solar Energy UK.

Posts Similares