Acompanhar indicadores comerciais é o melhor caminho para evitar ser pego de surpresa com uma baixa nas vendas do seu negócio, o que pode gerar prejuízos e até mesmo um desequilíbrio na empresa. 

Com o mercado tão competitivo, garantir um bom desempenho comercial está relacionado à capacidade de planejar e executar estratégias assertivas, o que vai muito além da análise de fatores externos.

É preciso também estar atento a algumas métricas ou indicadores internos, que, quando analisados de forma adequada, podem levar o seu negócio de energia solar ao sucesso. 

Alguns dos recursos mais valiosos com os quais você pode contar são os indicadores comerciais. Confira a seguir mais detalhes sobre eles e os principais para ficar de olho. 

O que são indicadores comerciais? 

Os indicadores são como pistas ou sinais que medem um aspecto relacionado ao desempenho de uma empresa, mostrando o quanto ela está próxima de atingir os resultados desejados. 

Por meio dos indicadores comerciais, é possível monitorar e avaliar resultados em relação ao que foi previsto e definido como objetivo a ser alcançado. São critérios realistas e mensuráveis a respeito do progresso das vendas.

Entenda o que são os indicadores comerciais
Entenda o que são os indicadores comerciais.

É uma forma de conectar a teoria com a prática em seu negócio de energia solar. Ao monitorar os indicadores, você pode observar evidências da evolução e crescimento das vendas, e mudanças a longo prazo. 

Sendo assim, os indicadores comerciais são métricas importantes de serem observadas em qualquer negócio, de qualquer setor. Como servem para rastrear o desempenho da empresa em relação às metas, são uma forma de nortear suas estratégias de venda e ações de marketing

Continue a leitura para saber quais são os principais indicadores comerciais que você deve estabelecer e acompanhar em seu negócio de energia solar. 

Quais são os principais indicadores comerciais?

Os indicadores comerciais escolhidos para mensurar as atividades de uma empresa servem como base para a elaboração de planos de ação, assim como para direcionar a atuação e abordagens dos vendedores.

Com base nos indicadores adequados, é possível identificar verdadeiras mudanças na área comercial. 

Há diversos tipos e opções de indicadores comerciais que você pode escolher monitorar.

Confira neste post os principais indicadores comerciais para a sua empresa de energia solar
Confira neste post os principais indicadores comerciais para a sua empresa de energia solar.

Cada negócio possui sua própria realidade e exige o acompanhamento do seu próprio conjunto de indicadores comerciais, que devem ser escolhidos de acordo com o contexto da sua empresa e de modo que façam sentido na sua área de atuação. 

O primeiro aspecto a considerar nessa escolha é que os indicadores trabalhados sejam viáveis e fáceis de mensurar. Além disso, também é importante que tenham relevância para os objetivos estratégicos traçados pela empresa, para orientar processos e impulsionar resultados. 

Há alguns indicadores que são muito utilizados por equipes de vendas modernas e de alta performance, de diferentes segmentos comerciais. Por isso, vale a pena mencioná-los. São eles: 

  • Indicadores de resultado: Volume de Vendas / Faturamento;
  • Indicadores de eficiência: Taxa de Conversão em Vendas;
  • Indicadores de recorrência: Taxa de Recompra / MRR (Monthly Recurring Revenue ou, em português, Receita Recorrente Mensal);
  • Indicadores de rentabilidade: Margem / Ticket Médio;
  • Outros indicadores importantes: CAC (Custo de Aquisição por Cliente) / Ciclo de Vendas / Upsell, Cross-sell e Itens por Cupom.

Se tratando da atuação como integrador solar, os principais indicadores a serem observados são a taxa de conversão em vendas e o ticket médio. Vamos falar especificamente sobre cada um deles a seguir.

Taxa de conversão de vendas

Essa métrica é muito importante para mensurar a efetividade de vendas. Seu cálculo é realizado de acordo com o nível de gestão ou a compreensão da taxa de conversão de cada empresa. Simplificando: você deve definir o que é conversão para o seu negócio. 

Saiba um pouco mais sobre as taxas de conversão de vendas
Saiba um pouco mais sobre as taxas de conversão de vendas.

Algumas empresas medem essa taxa de acordo com a emissão de propostas e vendas efetivadas, enquanto que outras preferem relacionar com um nível de prospecção mais estruturado (como medir a taxa a partir das vendas efetivadas, de acordo com os leads captados). 

Por isso, é preciso monitorar a taxa de conversão levando em conta a estrutura da empresa. Isso ajuda a gerar análises mais direcionadas, como a assertividade da equipe comercial. 

Algumas estratégias que podem ser aplicadas para otimizar a taxa de conversão envolvem o levantamento das objeções de compra, causas, motivos de rejeição e elaborar uma forma de apresentação mais eficaz.

Você provavelmente sabe em que momento do pipeline é mais comum que os interessados em energia solar fiquem mais hesitantes em dar prosseguimento com a contratação do serviço, ou os motivos que geram essa incerteza.

Para otimizar o processo de prospecção, busque se adiantar a esses impedimentos e tenha sempre à mão os argumentos ideais para assegurar ao cliente que a energia solar é a solução que ele procura. 

Uma das maneiras de calcular a taxa de conversão de vendas é em relação aos leads. Esse tipo de métrica pode ser utilizado tanto para as ações de marketing como para as estratégias comerciais. A fórmula para chegar a este indicador é:

Taxa de conversão de vendas = (número de vendas / número de leads qualificados) x 100

Para acompanhar a evolução de um indicador, é preciso monitorá-lo com frequência, sempre comparando ao seu desempenho anterior.

Veja como monitorar sua taxa de conversão de vendas
Veja como monitorar sua taxa de conversão de vendas.

Além disso, é interessante categorizar esses indicadores em várias etapas (assim como no pipeline),de modo que você possa compreender e identificar onde estão as principais oportunidades. Um exemplo prático de como separá-los é: 

  • Taxa de conversão de lead qualificados em oportunidades;
  • Taxa de conversão de oportunidades em propostas;
  • Taxa de conversão de propostas em vendas.

Agora veja a seguir outro indicador comercial relevante para o setor de energia solar. 

Ticket Médio

Esse indicador também deve ser considerado em um negócio de energia solar fotovoltaica, sobretudo se a empresa tiver uma equipe especializada em vendas. 

O ticket médio serve para avaliar a receita média de vendas de uma empresa. Pode ser feito de maneira mais específica (ao avaliar o ticker de cada vendedor da equipe), e assim identificar qual é o perfil de cliente que cada vendedor costuma atender, e com quais obtêm mais sucesso. 

Com esse indicador comercial constantemente atualizado, é possível direcionar importantes oportunidades de venda de acordo com seus principais vendedores.

Como encaminhar um cliente maior para o vendedor que possui maior ticket médio comparado aos demais da equipe, por exemplo, como forma de aumentar as chances de que a venda seja efetuada. 

Aprenda a usar o Ticket médio a seu favor
Aprenda a usar o Ticket médio a seu favor.

Assim, é possível avaliar também o desempenho de cada vendedor, se acompanham o número de vendas estipulado pela empresa, o que pode ser melhorado, etc. 

A taxa de conversão de vendas e o ticket médio são os indicadores comerciais mais explorados em energia solar, mas nada impede que os demais também sejam aplicados em seu negócio.

O mais indicado é que você monte seu próprio conjunto de indicadores, de acordo com o que considera mais importante monitorar e aperfeiçoar. 

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

Posts Similares