Se destacar em relação à concorrência é fundamental para construir um negócio de sucesso. Para isso, é preciso ter o máximo de conhecimento a respeito das estratégias empregadas pelas outras empresas de energia solar, o que pode ser obtido ao fazer uma análise de concorrente. 

Também conhecida como análise de mercado ou análise competitiva, essa investigação envolve um estudo sobre as empresas que são suas concorrentes, buscando conhecer o que oferecem ao público, como fazem a sua gestão comercial e como elas são vistas por potenciais clientes.

No artigo a seguir, confira como a análise da concorrência pode ajudar a sua empresa a evoluir e qual a melhor maneira de realizá-la. 

Por que é importante analisar a concorrência?

A análise da concorrência é uma prática importante para viabilizar o planejamento e gerenciamento de vendas. A partir dela, é possível tomar decisões mais assertivas com base em boas práticas de mercado, e identificar riscos e oportunidades que podem prejudicar ou impulsionar as suas vendas. 

Ao realizar uma análise eficaz, você terá condições de criar estratégias e implementar mudanças para aumentar as vendas de sua empresa, impulsionar seu faturamento e posicionar melhor a sua marca. 

Saiba porque é importante analisar sua concorrência
Saiba porque é importante analisar sua concorrência.

Além disso, fazer uma análise de concorrente possibilita que sua tomada de decisão seja feita com base em informações e dados concretos, garantindo menos riscos ao seu negócio. 

Isso não significa, é claro, que as iniciativas da sua empresa devam ser conduzidas unicamente pela prática da concorrência. As informações coletadas em uma boa análise são valiosas, e representam um elemento a mais a ser considerado para realizar o planejamento estratégico. 

Junto com elas, também é importante levar em conta as informações referentes ao seu público-alvo, os resultados e histórico de suas vendas, entre outros fatores que julgar pertinentes dentro do cenário no qual sua empresa está inserida.  

Mas saber da importância de fazer essa análise não é o suficiente. É importante criar um plano para realizá-la. Confira a seguir. 

Como analisar a concorrência? 

Para começar a análise dos seus concorrentes, é preciso, antes de tudo, identificar quem são eles. A concorrência diz respeito às empresas que visam os mesmos segmentos de mercado que você, com um produto/serviço igual ou semelhante. 

Veja a seguir quais etapas percorrer para fazer a análise da sua concorrência. 

Identifique quem faz parte da concorrência

Os concorrentes podem ser divididos em três categorias: concorrência direta, secundária/indireta e substituta. 

Identifique sua concorrência para fazer ima análise certeira
Identifique sua concorrência para fazer ima análise certeira.

As empresas que fazem parte da sua concorrência direta são aquelas que oferecem os mesmos produtos e serviços aos mesmos clientes e no mesmo território de sua empresa.

São, portanto, outras empresas e integradores de energia solar que atendem na mesma cidade ou região que você, trabalhando com as mesmas soluções, voltadas para o mesmo público. 

Já a concorrência secundária ou indireta está relacionada com quem oferece produtos e serviços ligeiramente diferentes, ou visam uma clientela que se difere da sua, dentro do mesmo território.

Por exemplo: se o seu enfoque é direcionado à instalação de sistemas fotovoltaicos em residências, um integrador de energia solar especializado em soluções para empresas poderia ser considerado um concorrente secundário, já que o público é diferente.

Por fim, o terceiro tipo de concorrente é o substituto, que oferece produtos e serviços diferentes aos mesmos clientes e no mesmo território.

Se a sua empresa é especializada exclusivamente em instalação de energia solar, por exemplo, pode considerar como concorrentes substitutos aqueles que oferecem serviços voltados à manutenção dos painéis solares. 

Colete informações sobre seus principais concorrentes

Depois de identificar quais empresas são suas principais concorrentes, é hora de reunir informações sobre elas. Alguns dos principais dados que você pode recolher devem estar relacionados aos produtos e serviços, preços, posicionamento de marca e reputação no mercado. 

Ao avaliar os produtos e/ou serviços oferecidos pela sua concorrência, compare-os com os seus. Você pode fazer isso comprando os produtos (ou contratando os serviços) e experimentando.

Colete informações importantes dos seus concorrentes
Colete informações importantes dos seus concorrentes.

Verifique a qualidade dos itens ou dos serviços prestados, se correspondem às preferências do consumidor, quais os recursos utilizados, quem são seus fornecedores, e assim por diante.

Tudo o que você puder acumular de informações pode lhe ser útil para fazer uma análise mais apurada da concorrência. 

Verifique também os preços cobrados pelos produtos e serviços, se há alguma variação no valor cobrado e qual a política de desconto. Observe se é possível estimar a estrutura de custos desses itens, assim você consegue ter uma noção do quanto a concorrência está lucrando. 

Outro ponto interessante a ser analisado é o posicionamento de marca. Você pode fazer isso dando uma olhada nas redes sociais e no site da concorrência, nos documentos dos produtos e até mesmo nos catálogos disponibilizados.

Se as empresas concorrentes marcam presença em feiras de energia solar, fique de olho também. Procure observar quais são seus mercados-alvo, o tipo de abordagem adotada e como é a relação com o público.

A reputação dos seus concorrentes no mercado de energia solar é outro aspecto que você deve considerar.

Converse com clientes, fornecedores e distribuidores para descobrir suas opiniões. A partir disso, será possível ter uma ideia do que é dito sobre os concorrentes, e quais suas opiniões sobre os produtos, serviços, estratégias de vendas, campanhas de marketing e atendimento ao cliente. 

Saiba como pesquisar informações sobre seus concorrentes
Saiba como pesquisar informações sobre seus concorrentes.

Levar em conta todos esses aspectos é o caminho para realizar uma análise de concorrência apurada e completa. Com isso, você tem a possibilidade de descobrir seus pontos fortes e fracos, como veremos a seguir. 

Analise os pontos fortes e fracos 

Lembre-se de registrar por escrito todos os aspectos observados até então. Isso vai possibilitar que você faça uma avaliação completa e compare o desempenho dos concorrentes com o seu, sem deixar nenhum detalhe de lado. 

Uma boa ideia é listar seus concorrentes e sinalizar seus pontos fortes e fracos. O que mais chama a atenção? Por qual motivos são mais reconhecidos? Que aspectos deixam a desejar? 

Fazer essas observações é fundamental para encontrar uma vantagem competitiva. Afinal, esse é o objetivo principal ao fazer uma análise de concorrentes.

A partir disso, ficará mais claro o que você pode fazer para adaptar sua estratégia de modo a destacar os pontos fortes da sua empresa, e aprimorar os pontos fracos. 

Fale com seus concorrentes diretamente

Você já pensou em conhecer seus concorrentes pessoalmente? Essa também pode ser uma boa ideia para analisá-los, mas não é só isso. Ter esse tipo de iniciativa pode contribuir na construção de um relacionamento benéfico entre vocês. 

Tenha contato com seus concorrentes
Tenha contato com seus concorrentes.

Nada impede que você e seus concorrentes cooperem em alguns aspectos, como quando determinado cliente corresponde melhor ao nicho de mercado que a outra empresa atende. Nesses casos, vocês podem trocar indicações entre si.

Ainda que esse tipo de cooperação nem sempre seja viável, conversar com a concorrência pode te ajudar a reunir informações importantes para diferenciar sua empresa no mercado. 

Isso também serve para identificar qual pode ser sua vantagem competitiva, o que tem a ver com nosso próximo tópico. 

Identifique sua vantagem competitiva

Descobrir de que maneira você pode trabalhar para se destacar em relação à concorrência é o objetivo final dessa análise. Reunindo todas as informações orientadas até aqui, você será capaz de analisar o cenário de modo que possa identificar como pode obter uma vantagem competitiva. 

A melhor vantagem é aquela que dificilmente poderá ser replicada pela concorrência. Você pode usar de preços baixos e promoções para atrair novos clientes, mas esse tipo de estratégia, além de não ser viável a longo prazo, pode ser facilmente copiada e então deixará de ser um diferencial. 

Identifique vantagens e use-as ao seu favor
Identifique vantagens e use-as ao seu favor.

Você precisa identificar qual o grande ponto forte que o torna diferenciado em relação às demais empresas do setor de energia solar. Isso vai te ajudar a desenvolver e fortalecer seu posicionamento de marca e, consequentemente, a relação com seus clientes. 

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

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