O CRM é uma plataforma completa para gestão de relacionamento com o cliente, que pode fazer toda a diferença no trabalho de empresas e integradores de energia solar fotovoltaica.
Se relacionar bem com o seu público é de suma importância, ainda mais agora, que estamos vivenciando a chamada “Era do Cliente”. Implementar uma boa plataforma de CRM para energia solar pode ser o melhor investimento para aperfeiçoar seu processo de vendas, obter melhores resultados e se destacar em relação à concorrência.
Esse tipo de tecnologia fará toda a diferença no dia a dia das equipes da sua empresa, desde a geração de oportunidades de negócio até a obtenção de clientes fidelizados e que ajudam a divulgá-la para outros consumidores interessados. Esses processos podem ser gerenciados manualmente e por meio de planilhas, mas negócios que resistem a se atualizar correm o risco de perder competitividade e relevância no mercado de energia solar.
Confira neste artigo quais são as principais ferramentas de CRM para negócios de energia solar e escolha a que mais se adequa à realidade da sua empresa.
1 – PipeRun
O PipeRun é uma plataforma de gerenciamento de relacionamento com o cliente que oferece recursos para gerenciar leads, oportunidades de negócio, contatos, vendas e atendimento ao cliente.
É uma ferramenta que atende diversos setores atualmente, inclusive empresas de energia solar. Sendo assim, o CRM PipeRun entende o que o integrador solar precisa e tem recursos e possibilidades que são muito úteis para esses profissionais.
É considerada uma ferramenta ágil, completa, integrada e que possui diversas possibilidades de gerenciamento. Alguns dos seus principais recursos incluem a gestão de:
- Leads: permite que você capture, qualifique e aloque leads para seus representantes de vendas, para que eles possam focar no trabalho de fechar negócios.
- Oportunidades: ajuda a criar, acompanhar e gerenciar oportunidades de negócio, incluindo estimativas de vendas.
- Contatos: no PipeRun, você poderá armazenar e gerenciar informações sobre seus contatos, incluindo detalhes de contato, histórico de conversas e notas.
- Vendas: acompanhe o progresso das vendas da sua empresa e forneça feedback aos seus representantes de vendas para ajudá-los a melhorar suas táticas e abordagens.
- Atendimento ao cliente: gerencie e responda a solicitações de suporte de seus clientes, incluindo tickets de suporte, chat ao vivo e telefonemas.
Outras vantagens incluem os múltiplos canais de captação de clientes, disponibilização de templates de e-mails, propostas e contratos, e a possibilidade de configurar ações automáticas para cada etapa do funil de vendas.
O PipeRun também oferece integração com outras ferramentas de negócios, como os recursos do Google (Gmail, Drive, Calendário), Slack, Zapier, Dropbox, Salesforce, HubSpot, Pipedrive, diversas redes sociais, entre outras. Assim, você poderá acessar e gerenciar facilmente suas informações de CRM em um único lugar e tem acesso a mensuração de indicadores importantes.
Ao implementar o PipeRun em sua empresa, terá acesso a um aplicativo por meio do qual os integradores de energia solar podem acompanhar projetos e capturar fotos de telhados e de documentos, e um sistema de formulários para coleta de dados para seguros e financiamentos.
2 – SolarNext
Essa é uma plataforma de gestão pensada e desenvolvida especialmente para o segmento de energia solar. Seu objetivo é otimizar os processos de vendas, monitorando desde o primeiro contato com o cliente até a instalação do sistema de energia solar fotovoltaico.
Para isso, ela divide esses processos em 7 módulos principais, com possibilidades de automação e personalização. São eles:
- Gestão de clientes e leads: para monitoramento de dados, agenda, anexo de documentos e funil de vendas que pode ser totalmente personalizado de acordo com a realidade da sua empresa.
- Orçamentos: para organizar dados a respeito do dimensionamento de energia solar, com propostas personalizadas e simulação de financiamento.
- Gestão de vendas: gera documentos e relatórios com assinatura eletrônica e disponibiliza informações a respeito do projeto e formas de pagamento.
- Avaliação de crédito: para auxiliar com a gestão financeira, fluxo de caixa, receitas e despesas da sua empresa.
- Visita técnica: disponibiliza campo para anexo de documentação, gera Ordem de Serviço e outros documentos e relatórios e oferece informações a respeito da visita realizada.
- Projeto: para anexar demais documentos, gerar relatórios e reunir informações das visitas técnicas.
- Obra: além das opções do módulo 6, também dispõe de recurso para diário de obra.
A plataforma do SolarNext possui integração com acesso ao estoque de alguns distribuidores, tornando o processo de vendas mais ágil. Também disponibiliza um aplicativo para o colaborador, possibilitando que concentre toda a gestão dos seus projetos de energia solar na palma da mão.
Como oferece a opção de controle de níveis de acesso, o gestor da empresa pode configurar a ferramenta para que cada funcionário tenha acesso a funcionalidades específicas de acordo com seu cargo. A ferramenta também dispõe de um chat interno para troca de mensagens, arquivos e anotações em tempo real entre os membros da equipe.
3 – Solaryum
Outra sugestão interessante de plataforma para criar seu CRM de energia solar é a Solaryum, que visa reunir todos os recursos que suas equipes precisam em uma única plataforma para que você tenha total controle da sua empresa.
Essa é uma solução desenvolvida especificamente para facilitar a gestão de empresas de energia solar, otimizando o tempo da equipe e aumentando as vendas. Ao utilizar esse CRM, você poderá gerar propostas personalizadas para os seus clientes, e ter total controle e acesso aos dados de toda a equipe comercial.
É possível escolher entre os planos mais básicos até os mais avançados, criados para auxiliar negócios de diferentes portes. Segundo o site da plataforma, a Solaryum já acumula mais de 4000 usuários satisfeitos.
4 – Pylon CRM
O Pylon CRM ajuda a sua empresa a registrar e monitorar as interações com seus clientes, identificando o que funciona e implementando as adaptações necessárias para obter melhores resultados ao realizar as próximas abordagens.
Utilizando o Pylon CRM, você pode projetar propostas de acordo com as melhores opções, para que seus clientes entendam cada detalhe. Assim, pode levar ao aumento de conversões.
Por meio das notificações automatizadas de SMS e e-mail, mantenha os clientes engajados enquanto você verifica e realiza outras tarefas, fornecendo a melhor experiência para melhorar suas vendas.
Essa opção de CRM também ajuda no monitoramento das suas equipes, fornecendo taxas de fechamento e desempenho. Assim, você fica por dentro da atuação de cada funcionário, e pode ajudá-los a identificar falhas e buscar melhorias quando for necessário.
5 – Zoho CRM
Essa é uma plataforma de gerenciamento de relacionamento com o cliente completa, com recursos para gerenciar leads, oportunidades de negócio, contatos, vendas e atendimento ao cliente.
Ele fornece uma variedade de ferramentas para ajudar as empresas a melhorar a aquisição, a gestão e a retenção de clientes. O Zoho CRM ajuda as empresas a acompanhar as informações dos clientes, incluindo contatos, oportunidades de negócios, vendas, prospecção, serviços, e-mails, telefonemas, documentos e muito mais.
Essa é uma boa opção sobretudo para empresas que preferem contar com recursos de análise para tomar decisões assertivas. Além disso, pode ser integrado com outros aplicativos de software da Zoho, bem como com outras ferramentas de negócios, como o Google Calendar e o Google Drive, para que você possa acessar e gerenciar facilmente suas informações de CRM em um único lugar.
O Zoho CRM oferece planos de preços acessíveis e é amplamente utilizado por empresas de todos os tamanhos, incluindo pequenas e médias empresas.
6 – Salesforce CRM
O Salesforce CRM é uma plataforma de software de relacionamento com o cliente desenvolvida pela Salesforce.com. Oferece recursos para que as empresas possam gerenciar todas as atividades de relacionamento com clientes, desde o marketing, vendas e serviços até a análise de dados.
Essa opção possibilita que empresas gerenciem os processos relacionados ao relacionamento com seus clientes, como seus dados, vendas, serviços e marketing. Além disso, o Salesforce pode ser usado para criar aplicativos de negócios personalizados, integrar dados de diferentes sistemas e acompanhar a satisfação do cliente.
A plataforma também oferece APIs (Application Programming Interface) abertas, permitindo que desenvolvedores e parceiros desenvolvam soluções personalizadas usando os recursos da plataforma. APIs são interfaces de programação de aplicativos que permitem que aplicativos e serviços se comuniquem entre si.
Esse CRM ajudará sua empresa a armazenar, rastrear e gerenciar informações sobre clientes, prospects, leads, oportunidades, contatos, produtos, campanhas, serviços e muito mais. Ele também oferece um conjunto de ferramentas, como relatórios e análises, ferramentas de automação de marketing, inteligência comercial e gestão de serviço.
A Salesforce oferece versões gratuitas e pagas do CRM, além de serviços adicionais, como treinamento, suporte e serviços consultivos. O objetivo da Salesforce é tornar o relacionamento com o cliente mais eficiente, ágil e fácil para que as empresas consigam alcançar resultados cada vez melhores com o investimento em experiência do cliente.
7 – HubSpot CRM
O HubSpot CRM é um software de CRM unificado, totalmente gratuito, que ajuda a organizar, gerenciar e rastrear relacionamentos com clientes em uma única plataforma.
É integrado com o HubSpot Marketing e outras ferramentas do HubSpot Suite, oferecendo aos usuários soluções abrangentes para melhorar seu relacionamento com o cliente.
A ferramenta permite que os usuários criem relatórios e façam análises, para que possam descobrir novas maneiras de melhorar as experiências do cliente. Também é possível criar tarefas e lembretes para manter os usuários no caminho certo e evitar que se esqueçam de fazer um follow-up ou enviar uma pesquisa de satisfação.
É uma opção intuitiva e fácil de usar, que foi projetada para ajudar pequenas e médias empresas a gerenciar seus contatos, leads, clientes e negócios de forma mais eficiente. Oferece funcionalidades como gerenciamento de leads, rastreamento de vendas, automação de marketing, integração com outros aplicativos, análise e relatórios.
O HubSpot CRM também oferece suporte para equipes de vendas e de marketing e recursos de colaboração.
Se você ainda está com dúvidas a respeito de qual o melhor CRM para você, faça alguns testes. É sempre uma boa ideia fazer uma pesquisa e comparar diferentes opções de CRM antes de escolher uma para sua empresa.
A maioria das plataformas oferece a possibilidade de fazer testes gratuitos pelo período de alguns dias, o que pode te ajudar a entender exatamente o que procura em uma ferramenta de CRM e qual a melhor opção para o seu modelo de negócio.
Para não errar na escolha, tenha bem claro quais são suas necessidades e expectativas em relação a implementação de uma ferramenta de CRM em sua empresa. Fazer uma lista de recursos e funcionalidades importantes que você deseja pode ajudar bastante. Ao fazer os testes, verifique a facilidade de uso e a flexibilidade da plataforma, e não se esqueça de pesquisar sobre a reputação e o suporte da empresa responsável pela ferramenta.
Com essas dicas, você está pronto para escolher qual a melhor ferramenta de CRM para sua empresa de energia solar! Mas se restou alguma dúvida, não hesite em pedir nossa ajuda. Deixe sua pergunta nos comentários abaixo e responderemos o quanto antes.