CRM é a sigla utilizada para se referir a Customer Relationship Management, um termo em inglês que pode ser traduzido como Gestão de Relacionamento com o Cliente. Vamos descobrir o principal objetivo do CRM, que se trata de um conceito criado para definir tecnologias e ferramentas que automatizam o contato com o cliente.

Sua principal função é ajudar as empresas a melhorar suas relações com os clientes, aumentando a produtividade, melhorando o serviço prestado e, consequentemente, aumentando as vendas. 

Uma pesquisa recente realizada pela CRM Magazine mostra que 91% das empresas com 10 ou mais funcionários ao redor do mundo usam ferramentas de CRM para gestão de vendas.

Apesar desse ser um recurso ainda pouco valorizado no Brasil, tudo indica uma mudança nos próximos anos, já que o movimento de transformação digital é uma realidade que não para de crescer, sobretudo em relação ao setor de energia fotovoltaica.

Confira a seguir mais detalhes sobre o funcionamento dessa ferramenta, e qual sua utilidade para empresas de energia solar. 

Como funciona e qual o objetivo de um sistema de CRM?

O CRM é um software que ajuda as empresas a organizar e gerenciar suas relações com os clientes. Isso é realizado por meio da coleta, do armazenamento e da análise de dados acerca de possíveis consumidores e sobre as interações que sua empresa estabeleceu com eles, e vice-versa. 

Veja tudo o que você precisa saber sobre CRM para sua empresa de energia solar
Veja tudo o que você precisa saber sobre CRM para sua empresa de energia solar

Sendo assim, essa ferramenta oferece a capacidade de gerenciar todas as interações entre um negócio e seu público-alvo, desde a aquisição de novos consumidores interessados até a retenção de clientes existentes.

Em suma, investir em CRM ajuda a aumentar o valor do cliente para a sua empresa, maximizando o retorno sobre o investimento em marketing e vendas, e melhorando os serviços oferecidos.

As informações obtidas através do CRM ajudam as empresas a tomar decisões melhores e mais bem fundamentadas sobre como interagir com seu público.

Além disso, pode facilitar a compreensão acerca de seus clientes para identificar oportunidades, aperfeiçoar seu trabalho e oferecer, assim, uma experiência de compra superior.

A tecnologia do CRM usa as informações coletadas para identificar os comportamentos, interações, preferências e necessidades de potenciais clientes. Esses dados são considerados valiosos, pois podem ajudar as empresas a fornecer serviços mais eficazes e personalizados.

Além disso, também contribui no rastreio de padrões e tendências, fornecendo insights sobre como aperfeiçoar a experiência do cliente. É útil, sobretudo, para fornecer direcionamentos para campanhas de marketing, ajudando sua empresa a identificar e alcançar novos mercados e públicos diversos.

Algumas das principais funcionalidades que um sistema de CRM completo pode oferecer são: segmentação de clientes, análise de dados, gestão de vendas, automatização da comunicação, gestão de leads e acompanhamento de resultados.

As funções do CRM dentro da empresa
As funções do CRM na empresa

Para começar a explorar todas essas possibilidades, é importante primeiro definir os objetivos que sua empresa almeja alcançar com o investimento em um software de CRM.

Melhorar a experiência do cliente, aprimorar sua interação com ele e compreender melhor seus interesses e expectativas são algumas conquistas interessantes nesse sentido.

O próximo passo é criar seu próprio banco de dados, incluindo desde informações básicas (como nome, endereço e contato dos seus leads e clientes) até dados complementares para reunir maior conhecimento sobre essas pessoas e ter mais facilidade para monitorar cada negociação. 

Em seguida, crie um fluxo de trabalho personalizado, o que, no marketing, é chamado de pipeline. Isso vai te ajudar a acompanhar o processo de vendas de cada cliente, desde o primeiro contato até a conclusão da compra. 

Esses são os primeiros passos para começar a utilizar o CRM. Confira no próximo tópico como essa ferramenta pode auxiliar no desenvolvimento da sua empresa. 

Benefícios que o CRM oferece para empresas de energia solar

Uma das melhores vantagens que o CRM oferece é a facilidade na comunicação, tanto entre os funcionários da empresa quanto nos contatos realizados com o cliente.

Como esta ferramenta otimiza o trabalho de todos os setores da empresa
Como esta ferramenta otimiza o trabalho de todos os setores da empresa

Como o setor de energia solar fotovoltaica ainda está crescendo no Brasil, tem muito a se beneficiar com esse tipo de tecnologia. 

Ao reunir todas as informações dos seus contatos em um único lugar, a ferramenta garante que todas as equipes trabalhem com as mesmas informações, evitando ruídos e outras falhas na comunicação. Sendo assim, aumenta a eficiência da  comunicação interna e externa.

Em decorrência disso, também possibilita que sua empresa ofereça um serviço mais personalizado, se adapte a uma abordagem que deixe o cliente mais confortável e gere maior identificação com sua marca

Outra possibilidade a ser explorada por empresas que investem em sistemas de CRM é a segmentação de clientes, que é realizada com base em diversos critérios (como localização geográfica, dados demográficos, preferências de produtos, histórico de compras, perfil de consumo de energia, etc.). 

Em meio a isso, sua empresa terá melhores condições para realizar análise de dados sobre as vendas e o comportamento dos seus clientes, o que pode ajudar a identificar padrões e tendências importantes.

A análise feita por esse tipo de ferramenta utiliza os dados coletados para descobrir informações relevantes e determinar estratégias de marketing, planos de ação, diretrizes de preços e melhorias de processos.

Os dados coletados podem ser usados para segmentar os clientes em grupos e criar iniciativas mais assertivas, direcionadas para um segmento específico. Isso ajuda a desenvolver oportunidades de venda mais eficazes, melhorando a satisfação do cliente e aumentando sua lucratividade.

Um dos principais objetivos do CRM, é a otimização do resultados
Um dos principais objetivos do CRM, é a otimização do resultados

O CRM também é muito útil para coletar dados sobre o desempenho da equipe de vendas da sua organização (como o número de ligações realizadas, de propostas enviadas e de vendas fechadas).

Isso pode ajudar a identificar quais abordagens funcionam melhor e fornecer insights de modo a otimizar o processo de vendas.

Além disso, o CRM poupa o tempo gasto em tarefas manuais, como o acompanhamento de leads e o gerenciamento de contatos, o que torna o cotidiano dos profissionais mais produtivo.

Em suma, facilita o trabalho dos seus colaboradores ao acompanhar o desempenho de seus esforços e possibilitar que melhorias sejam implementadas em sua atuação. 

Por aproximar empresas de seus consumidores e facilitar a conversão de leads em clientes, o CRM é considerado atualmente um recurso essencial para possibilitar o crescimento de empresas de diferentes portes e segmentos de mercado.

Como consequência de todos os benefícios mencionados, o CRM de vendas viabiliza a gestão do relacionamento com os clientes de maneira mais eficiente, o que naturalmente ajuda a aumentar sua satisfação e sua fidelidade à marca.

Além disso, também ajuda a identificar e solucionar problemas com mais rapidez, monitorar o feedback dos clientes e acompanhar de perto o desempenho de produtos e serviços. 

Investindo em uma plataforma completa de CRM, sua empresa permite que os funcionários de diferentes equipes gerenciem as informações de maneira mais organizada e centralizada, o que pode reduzir o tempo gasto em tarefas administrativas.

É, portanto, um recurso interessante para liberar tempo para a equipe de vendas focar em tarefas mais importantes e que demandam maior atenção. 

Melhor otimização do tempo da sua equipe
Melhor otimização do tempo da sua equipe.

Ferramentas de CRM proporcionam uma visão única e estratégica das interações da sua empresa com os clientes, permitindo melhor identificação e segmentação para aproveitar as oportunidades e automatizar processos de marketing e vendas.

Dessa maneira, você também viabiliza uma melhor comunicação entre os departamentos da empresa e reduz os custos operacionais, já que aumenta a produtividade dos funcionários.

Se manter sua empresa em constante evolução e crescimento é uma prioridade, investir em CRM é uma excelente escolha, principalmente levando em conta que a competitividade no setor de energia solar só tende a aumentar daqui por diante.

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Sobre a Solfácil

A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.

Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.

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