Seu sonho virou um pesadelo: antes, você pensou que iria fechar um contrato lucrativo com um cliente, porém, antes mesmo da instalação de energia solar acontecer, ele desistiu do seu projeto.

Ou pior, as instalações foram iniciadas, mas pontos importantes passaram despercebidos pela sua equipe e causaram o maior problema. Conheça alguns pontos a serem verificados antes de enviar um orçamento para energia solar.

Graças à popularização da energia solar no Brasil, muitas empresas estão surgindo e prometendo “mundos e fundos” para potenciais clientes. O momento mais importante para tentar encantar a clientela é durante a apresentação do orçamento para energia solar, um documento em que uma companhia apresenta todos custos e estabelece alguns processos para a instalação dos painéis fotovoltaicos em uma propriedade.

Contudo, muitas vezes, as coisas podem não sair como o esperado: às vezes, os clientes encontram falhas imensas nos documentos ou, durante o início das instalações, as coisas saem do prometido e os números aumentam — para o espanto de todos. Para impedir cenários como esse, é importante checar alguns pontos básicos de um orçamento antes de enviá-lo.

Neste post, apresentamos 3 pontos importantes que não devem passar despercebidos durante a revisão de um orçamento para energia solar. Quer saber quais são? Basta continuar a leitura!

O que é um orçamento para energia solar?

Em termos simples, o orçamento para energia solar é a obtenção de todos os dados referentes a custos e serviços que um cliente potencial deve receber para decidir se dará prosseguimento, ou não, ao processo de instalação de um equipamento de energia solar no seu empreendimento. Para se desenvolver um contrato como este, o integrador, essencialmente, deverá elencar algumas informações básicas do seu cliente, tais como:

  • Contas de luz dos últimos meses;
  • Localização da residência;
  • Quantidade de moradores;
  • Quantia estimada de aparelhos utilizados diariamente.

Para orçar o valor de um projeto fotovoltaico, é preciso fazer alguns cálculos para o dimensionamento. Somente por meio desse processo que será possível descobrir a demanda de energia, além da quantidade de placas solares necessárias para atender as necessidades do cliente em questão e, por fim, o custo estimado do projeto.

desenvolvimento de projeto de energia solar
O orçamento de energia solar envolve o valor dos equipamentos e a mão de obra necessária para a sua instalação. Possuir uma estimativa pré-estabelecida dos custos pode ser um diferencial competitivo no setor de energia solar, como uma forma de demonstrar domínio sobre o assunto e confiança no trabalho realizado.

Ao todo, o valor de um projeto deve conter os custos dos equipamentos e demais componentes, os gastos com a instalação, valores referentes a oportunidades (considerando que os produtos e serviços recém-lançados no mercado possuem preços mais elevados), entre outros. Além disso, o orçamento também deve contar com os custos relacionados à produção e a mão de obra, abarcando toda a engenharia do projeto fotovoltaico desenvolvido. 

Leia também: Por que precisa de projetista para seu projeto de energia solar?

Como desenvolver um projeto para energia solar?

Como um sistema fotovoltaico é um investimento a longo prazo, a decisão a seu respeito depende de diversos fatores, como o custo-benefício e a rentabilidade final do projeto. Por isso, é importante que você saiba como fazer um orçamento de qualidade, levando os pontos relevantes em consideração e fornecendo informações convincentes para que o cliente faça a melhor escolha. 

Basicamente, você ficará responsável pelo cálculo dos custos e a entregada de um orçamento o mais próximo possível do valor real que será cobrado pelo projeto fotovoltaico completo. Além disso, outra função do desenvolvedor do orçamento será o de explicar como cada um dos valores apresentados estará presentes no projeto e passar todas as informações técnicas de forma acessível para o potencial cliente.

Elementos básicos que todo orçamento para energia solar deve ter:

Existem alguns pontos básicos que, independentemente da empresa, um orçamento para energia solar deve contar para mostrar a um potencial cliente todas as etapas no processo de instalação de um kit fotovoltaico:

Qualidade e potência de inversores

Em primeiro lugar, a qualidade e a potência dos inversores que farão parte do sistema fotovoltaico é um dos principais pontos a serem considerados no orçamento final para um potencial cliente, visto que esses equipamentos estão diretamente atrelados aos painéis solares. Por isso, é importante calcular essa variável de acordo com cada estrutura ou projeto.

Dimensionamento

A quantidade dos painéis solares é também um aspecto que interfere diretamente no orçamento para energia solar. Ao de desenvolver qualquer orçamento, será necessário considerar a energia necessária para seu andamento, a capacidade de geração do sistema e a incidência solar no local onde será realizada a instalação.

Para isso, é importante desenvolver um dimensionamento adequado para o projeto, que conte com um planejamento assertivo e a apresentação de informações coerentes ao cliente. 

Dados do projeto fotovoltaico

Um projeto fotovoltaico é iniciado a partir da definição da quantidade de energia que precisa ser produzida em um determinado ambiente. Em seguida, é feito um cálculo referente à produção de energia desejada e, por fim, o mapeamento de todo o processo de instalação do sistema pelo integrador solar e sua equipe. 

homem verificando inversor solar
O dimensionamento é o estudo das especificidades do local em que o sistema fotovoltaico será instalado, que também considera pontos como a escolha de quais equipamentos deverão ser utilizados na produção de energia, entre outros.

Para isso, será necessário contabilizar o tempo gasto para colocar o projeto adiante, seu dimensionamento, as adequações segundo as normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a documentação necessária e a homologação perante à concessionária de energia.

Todas essas etapas são fundamentais e impactam nos custos finais, já que desenvolver um projeto de energia fotovoltaica exige qualificação e experiência, evitando assim, eventuais problemas.

Mão de obra

Por fim, o custo da mão de obra também deve estar incluso no orçamento para energia solar. O salário do técnico instalador pode ser definido por diversas variantes, já que o valor final depende do seu nível de conhecimento, certificações e experiências. De acordo com a média do mercado, o salário fixo de um colaborador da área pode variar entre R$ 1,5 mil e R$ 3 mil.

instalação de painéis fotovoltaicos
Somente com mão de obra qualificada que a instalação de painéis poderá ser feita sem consequência negativas para o cliente.

Contudo, o setor de energia solar costuma trabalhar com comissionamento, assim, levando a ganhos superiores aos valores mencionados.

Com todas as informações acima disponíveis no seu documento, isso significa que sua proposta já está pronta para ser enviada a um potencial cliente? Não! Na próxima seção, você vai conhecer quais são os principais pontos de antes de enviar o orçamento para, então, fechar um contrato.

Leia também: Precisa de autorização para instalar energia solar?

3 principais pontos de atenção antes de enviar o orçamento para energia solar

Após muito trabalho, enfim, chegou o momento de finalizar a proposta comercial para o seu cliente de energia solar. O problema é que, geralmente, algumas empresas ou colaboradores individuais esquecem de revisar três pontos importantes e submetem a proposta sem revisá-los.

Existem inúmeras consequências negativas que um projeto “desatento” pode acarretar, seja para quem o contrata, mas, sobretudo, para a empresa responsável pela elaboração.

Por isso, antes de enviar o seu orçamento para energia solar final, certifique-se de que os três pontos a seguir estão de acordo e devidamente revisados. Veja:

3. Precisão

Qualquer orçamento conta com números e mais números. E para um projeto de energia solar, a situação não é diferente. Essencialmente, seu documento terá de ser assertivo e apresentar diversos cálculos que comprovem o valor daquele orçamento com exatidão.

Sendo assim, todos os dados da sua proposta, sejam de dimensionamento, inclinações da área, quantia de aparelhos, carga total de energia a ser gerada e diversos outros pontos, sejam calculados com precisão.

documentos
Levante todos os dados do potencial cliente e aponte, com números e valores exatos, tudo o que será necessário para iniciar o processo de instalação de painéis fotovoltaicos em seu empreendimento.

Para isso, é essencial você ter na equipe profissionais qualificados para diminuir as chances de algum cálculo ou número sair errado. E a melhor forma de fazer isso é revisando todos os índices: recalculando-os e, se possível, direcioná-los para um engenheiro autorizado que verifique, novamente, se tudo está de acordo. 

Existem muitas empresas de energia solar hoje em dia, e você não quer que seu potencial cliente acabe optando por uma delas graças a uma vírgula fora do lugar ou um algoritmo digitado por engano, não é mesmo?

2. Padrão de energia

Muita gente não sabe, mas para que a eletricidade chegue até uma casa, escritório ou indústria, por exemplo, ela depende de um padrão de energia: um conjunto de equipamentos técnicos e acessórios para que uma concessionária possa fazer a ligação de energia.

Para isso, seu empreendimento deve ter uma caixa de medição de energia, disjuntores, medidor de energia, ramal de conexão e/ou de distribuição, ramal de entrada e um sistema básico de aterramento. 

padrão de energia
Considerando a especificidade do serviço, é importante contar com um eletricista para a instalação do padrão de energia, que seguirá normas técnicas para garantir a segurança e eficiência do projeto.

Embora isso seja comuns em complexos urbanos, áreas rurais — muitas vezes isoladas de energia elétrica — não possuem tais elementos. E, querendo ou não, isso vai impedir a instalação da energia solar.

 Portanto, antes de enviar o orçamento, veja se o empreendimento do seu potencial cliente conta com um padrão de luz. Caso contrário, de antemão, ele deverá entrar em contato com uma concessionária para dar início ao processo de instalação.

1. Inspeção do local

Sem dúvida alguma, o ponto principal para se checar antes de enviar a orçamento para energia solar é fazer uma inspeção do local que, potencialmente, receberá a instalação de um kit fotovoltaico. Pode parecer simples, mas muitos profissionais, às vezes, acabam deixando essa etapa de lado e já enviam o orçamento para um cliente.

Quatro homens reformando telhado residencial.
Durante a visita técnica que serão analisados a área disponível para acomodar os painéis solares, incidência dos raios solares, sombreamento em função de árvores ou outras edificações nas proximidades do imóvel, orientação do telhado e inclinação necessária dos painéis, entre outros.

Contudo, é com essa análise que o integrador conseguirá elencar todos os pontos positivos e negativos que aquele ambiente apresenta para a instalação de um módulo de energia solar.

Somente com essa vistoria que ele poderá indicar o painel de melhor tamanho para o local, verificar a estrutura do telhado, observar se a região conta com pontos de sombreamento (capazes de interferir na geração de energia), entre outros detalhes.

Um simples exemplo que comprova quão importante a inspeção desempenha antes do envio do orçamento envolve a análise do telhado. Sabendo que, geralmente, é no telhado de uma casa onde os painéis serão fixos, em primeiro momento, é imprescindível verificar o seu estado.

Em casos de telhados com telhas frágeis ou com infiltração, é possível que os módulos acabem forçando sua estrutura e, eventualmente, quebrando-o. Isso poderá acarretar danos para o cliente, mas, sem dúvida, custos para a sua empresa (que deverá reparar a situação).

Existem outros exemplos que podem sair mais caros para a sua empresa, mas, para evitá-los a qualquer custo, é essencial inspecionar o empreendimento do seu potencial cliente para impedir problemas maiores.

Leia também: Como deve ser realizada a limpeza dos painéis solares?

Conclusão

Como você pode ter visto, um projeto de energia solar precisa passar por etapas como o conhecimento da demanda, inspeção técnica, dimensionamento, aprovação e instalação. Somente com o entendimento desses pontos que será possível estabelecer um orçamento realista para um potencial cliente.

Assim, especificar os valores e definir as condições do serviço antes que o negócio seja, de fato, fechado é muito importante para o sucesso da sua empresa. Essa é uma forma de garantir que tanto a equipe técnica e o consumidor ficarão satisfeitos com o resultado da empreitada em função do valor estabelecido inicialmente.

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

Posts Similares