A manutenção dos painéis solares é uma das principais preocupações de novos consumidores que desejam investir nesse tipo de tecnologia para gerar sua própria energia solar. A limpeza é uma das manutenções necessárias, e a mais importante delas, pois ajuda a evitar a deterioração precoce dos equipamentos. 

No artigo a seguir, você verá como deve ser feita a limpeza dos painéis solares do seu sistema fotovoltaico e quais são as outras manutenções que contribuem para manter sua alta durabilidade. Confira!

Como fazer a limpeza dos painéis solares? 

A limpeza é um tipo de manutenção preventiva do sistema fotovoltaico. Deve ser feita periodicamente com o objetivo de reduzir o risco de avarias nos painéis, já que a sujeira é um dos principais fatores que podem afetar a produção de energia.

Quanto maior o acúmulo de sujeira sobre os painéis, menos energia irão produzir. Nesses casos, estima-se que a sujeira pode causar perdas de até 25% da geração de energia. 

Aprenda a maneira correta de limpar os painéis solares
Aprenda a maneira correta de limpar os painéis solares.

Além de levar ao comprometimento do desempenho do sistema fotovoltaico, o acúmulo de resíduos nas placas solares ao longo do tempo também pode gerar manchas, favorecer o surgimento de fungos e levar à corrosão dos painéis.

Tudo isso pode reduzir consideravelmente a sua vida útil, que é em torno de 25 anos. Como o investimento em um sistema fotovoltaico é alto, vale a pena tomar os cuidados referentes às manutenções para preservar a sua durabilidade. 

A limpeza deve ser feita com alguma frequência e segundo alguns fatores, como por exemplo a quantidade de poeira, poluição, árvores e pássaros no local onde os painéis foram instalados, bem como a regularidade das chuvas. A poluição e a poeira formam uma fina camada de pó sobre o vidro, que normalmente é facilmente removida pela água da chuva. 

No entanto, em lugares onde não chove muito, é comum que tenha mais acúmulo de poeira, fazendo com que a manutenção deva ser realizada com mais frequência. Cabe ao consumidor observar as condições dos seus painéis solares para determinar se já é hora de fazer a limpeza. O ideal é que seja realizada a cada seis meses ou pelo menos uma vez ao ano.

O procedimento é simples e pode ser feito pelo próprio usuário, apenas com água e um pano macio, ou uma esponja não abrasiva. Deve ser realizado manualmente e preferencialmente do chão, seguindo os critérios de segurança determinados pelo fabricante do equipamento. 

Os aspectos mais importantes para garantir uma boa limpeza são os intervalos do processo de limpeza, os produtos e equipamentos que podem ser utilizados e os cuidados que devem ser tomados durante o processo.

Maneira correta de fazer a higienização dos painéis solares
Maneira correta de fazer a higienização dos painéis solares.

Depois que o sistema estiver desligado, use um equipamento longo para alcançar o telhado (escolha um acessório que não ofereça riscos de impacto sobre os módulos).

Não use produtos químicos ou abrasivos, nem itens perfurocortantes ou pressurizador com jato direto. Esses equipamentos podem causar danos à superfície dos painéis solares e colocar seu funcionamento em cheque. 

Também não se deve raspar as sujeiras que estão mais aderentes como tentativa de removê-las, pois isso pode danificar o vidro do painel. Qualquer avaria na superfície do equipamento pode refletir a luz do sol, comprometendo a sua absorção e impedindo que chegue até as células fotovoltaicas para gerar energia elétrica. 

Assim como qualquer outro equipamento, os painéis solares fotovoltaicos também acompanham um manual com orientações a respeito de como devem ser feitas sua instalação, operação e manutenção.

Muitas das recomendações dos manuais são semelhantes entre si, mas cada fabricante geralmente possui orientações próprias para a limpeza do seu equipamento.

É importante seguir as instruções para garantir a realização do procedimento de maneira segura e adequada e o uso dos produtos e equipamentos recomendados. Dessa forma, você evita os riscos de perda de geração de energia e mantém a garantia do produto.

Agora que você já sabe como fazer a limpeza do seu painel solar, confira a seguir outras formas de manutenção necessárias.

Manutenção preditiva

Esse procedimento consiste na realização periódica de uma inspeção visual nos painéis solares. Seu objetivo é identificar manchas, arranhões, rachaduras ou qualquer outro indício de avaria ou quebra do vidro. 

Aprenda a fazer a manutenção preditiva no seu sistema solar
Aprenda a fazer a manutenção preditiva no seu sistema solar.

Após a instalação do sistema solar fotovoltaico, é importante criar o hábito de acompanhar seu desempenho através do sistema de monitoramento. Se a performance dos módulos estiver regular, não há motivos para se preocupar. Caso note algo estranho nos padrões de geração de energia, pode ser que valha a pena fazer uma verificação nos painéis para descobrir qual o problema. 

Todas essas tarefas podem ser realizadas pelo próprio usuário, desde que utilize equipamentos de segurança para subir no telhado e tome cuidado para não cair, ou mesmo causar impacto nos painéis. 

Assim como a manutenção preventiva por meio da higienização dos painéis solares, a manutenção preditiva também é importante para reduzir os custos com manutenção corretiva.

Como a primeira ajuda a evitar avarias na superfície dos painéis e a segunda a identificar possíveis danos logo no início, contribuem para minimizar as chances de que o consumidor tenha que arcar com danos mais graves e tenha maiores prejuízos.  

Caso de fato seja identificado um problema no painel, pode ser necessário fazer a manutenção corretiva. Continue a leitura para entender do que se trata.

Caso o sistema fotovoltaico continue apresentando baixo rendimento mesmo após a limpeza dos painéis ou alguma avaria seja encontrada na sua superfície, é necessário acionar a assistência técnica especializada. 

Manutenção corretiva

Ao contrário das manutenções preventiva e preditiva, esse tipo precisa ser realizado exclusivamente por alguém devidamente capacitado na área. Cabe à equipe fazer o diagnóstico do problema e o reparo técnico necessário.  

Há casos onde é necessário a manutenção corretiva nos painéis solares
Há casos onde é necessária a manutenção corretiva nos painéis solares.

Caso a falha seja identificada logo no começo, provavelmente será mais simples de ser reparada. Por isso é tão importante cuidar das etapas anteriores de manutenção, de modo a diminuir possíveis gastos com a manutenção corretiva.

Mantendo esses cuidados e seguindo as orientações do fabricante e da empresa responsável pela instalação do sistema, os custos com a sua manutenção tornam-se praticamente nulos.

Esse é o segredo para garantir o funcionamento eficaz dos painéis solares, reduzir os custos com eventuais reparos ou reposição de peças, potencializar o aproveitamento da energia solar e ampliar a durabilidade do sistema. 

Essa praticidade e economia são pontos que trabalham a favor da energia solar enquanto uma fonte de energia sustentável, que se adequá facilmente às mais diversas necessidades. 

Nosso compromisso é fazer com que os benefícios da energia solar alcancem cada vez mais pessoas. Se quiser saber mais informações sobre o assunto, entre em contato conosco hoje mesmo. 

Confira aqui o story do post!

Posts Similares