Ao estudo e análise das especificidades do local onde será implementado o sistema solar fotovoltaico dá-se o nome de dimensionamento. Nesse processo, também estão envolvidas a identificação e a escolha dos equipamentos que serão utilizados para viabilizar a produção de energia. É, basicamente, o planejamento da instalação do sistema. 

O dimensionamento é um procedimento indispensável para a implementação de qualquer sistema para geração de energia solar. É por meio dele que se identifica o consumo diário de energia elétrica do local e as configurações dos aparelhos que vão compor o sistema.

Com um bom dimensionamento, é possível garantir o melhor aproveitamento do espaço disponível e a máxima eficiência na produção.

Confira tudo sobre dimensionamento de sistema solar fotovoltaico
Confira tudo sobre dimensionamento de sistema solar fotovoltaico

Como demanda conhecimentos específicos, o dimensionamento não é algo simples de ser feito. É importante que os estudos e cálculos envolvidos nessa etapa sejam feitos por profissionais qualificados. Ainda assim, é interessante saber qual o passo a passo do dimensionamento para se certificar de que tudo sairá conforme o combinado. Confira a seguir!

Conheça as medidas utilizadas

São inúmeros os fatores que precisam ser levados em consideração na elaboração de um projeto de sistema fotovoltaico. Para entender as etapas envolvidas, é importante lembrar de algumas grandezas físicas, como:

  • volts (V): usada para medir tensão;
  • ampere (A): usada para mensurar a corrente elétrica;
  • watt (W): usada para medir a potência (que equivale ao resultado da multiplicação da corrente pela tensão). 
Confira as principais tensões de energia
Confira as principais tensões de energia

Agora vamos ao que interessa: confira a seguir quais as etapas do dimensionamento do sistema fotovoltaico. 

Inspeção técnica

A primeira etapa de um projeto de energia solar visa fazer uma estimativa da energia que deverá ser gerada. Para isso, é preciso fazer uma inspeção técnica, levando em conta a incidência de radiação da área na qual os módulos solares serão instalados. 

Nesse momento, o projetista de energia solar certificará as condições ideais de instalação, analisando diversas características presentes no local da instalação.

Definição do tamanho do sistema solar fotovoltaico

Para estabelecer o tamanho do sistema, é necessário descobrir a média de consumo mensal. Esse cálculo leva em conta o consumo que consta nas últimas contas de energia elétrica. 

Etapas do dimensionamento do sistema solar fotovoltaico
Etapas do dimensionamento do sistema solar fotovoltaico

Para obter a média, some os dados encontrados e divida esse valor pelo número de meses consultados. O resultado desse cálculo vai servir de base para calcular a potência e o tamanho necessários que o seu sistema fotovoltaico precisará ter para cobrir o consumo mensal. 

Escolha do inversor solar

O inversor é um dos componentes mais importantes de todo o sistema fotovoltaico, pois é o responsável por converter a energia elétrica que é produzida nos painéis fotovoltaicos de corrente contínua (CC) para corrente alternada (CA), apropriada para o uso da maioria dos aparelhos eletrônicos. 

Além disso, ele também tem a função de aferir a produção de energia dos painéis solares e garantir a segurança do sistema. O inversor escolhido deve corresponder ao tamanho do seu sistema.

Por exemplo: se o seu conjunto de painéis solares somará a capacidade de 10kWp, seu inversor precisa ser capaz de suportar essa potência. 

Um inversor solar adequado para seu sistema é indispensável
Um inversor solar adequado para seu sistema é indispensável

Escolha um inversor que atenda às características da rede do imóvel em questão. Pode ser necessário consultar se a concessionária de energia responsável pela região permite a instalação do porte necessário na rede em questão.

Há casos nos quais é necessário usar vários inversores na mesma instalação, ou ampliar o padrão de entrada da residência. 

Os inversores que atualmente estão disponíveis no mercado até o tamanho de 10kW são 220V monofásico, a partir deste tamanho existem as opções trifásico 220V e Trifásico 380V.

Caso o tamanho do sistema fotovoltaico exceda a capacidade da rede do imóvel onde será feita a instalação, será preciso fazer um pedido à concessionária, para aumentar a capacidade. Como se trata de questões bem técnicas, essa análise, diagnóstico e solicitação fica a cargo do profissional responsável pelo projeto de energia solar. 

Dimensionamento do inversor do sistema solar fotovoltaico

Depois de escolher o inversor, é hora de fazer seu dimensionamento. Esse componente deve ser instalado próximo ao quadro de luz, já que precisa ficar em local protegido da ação do sol, da água e do calor. Em empresas nas quais há grande demanda energética, pode ser necessário instalá-lo em um cômodo reservado especificamente para ele, pois provavelmente vai ocupar bastante espaço. 

Dicas par uso do inversor solar
Dicas par uso do inversor solar

A potência do inversor deve ser sempre superior ao consumo energético dos equipamentos. Como há diferentes tipos de inversores, a escolha deve ser feita baseada nas necessidades do imóvel e nas especificações do sistema fotovoltaico que será instalado. 

Índices de radiação solar e sombreamento

Para fazer o dimensionamento, é imprescindível descobrir dados sobre a radiação solar da região. Essa informação pode ser obtida por meio de um mapa solarimétrico, sendo medida em kWh/m2/dia ou HSP/dia (Horas de Sol Pico por dia). 

Ao escolher o local onde os módulos solares serão colocados, é preciso evitar áreas que podem ser afetadas pelo sombreamento. Por isso, antes de definir a localização dos painéis solares é preciso verificar qual a incidência de sombras na área onde elas serão instaladas.

Cada detalhe tem que ser levado em conta para um bom dimensionamento do sistema solar fotovoltaico
Cada detalhe tem que ser levado em conta para um bom dimensionamento do sistema solar fotovoltaico

Sombras formadas por árvores, outras construções e até mesmo por outros itens alocados no telhado podem comprometer a geração de energia solar e até mesmo danificar os módulos fotovoltaicos. 

Escolha e localização dos painéis para melhor funcionamento do sistema solar fotovoltaico

A partir das informações sobre a potência do sistema e índices de radiação já é possível escolher o modelo das placas solares, considerando a energia que se deseja produzir e, sobretudo, adequadas ao inversor utilizado no projeto.

Para descobrir o melhor local para a instalação dos painéis solares é necessário obter e definir certos dados, como as coordenadas do local e a angulação ideal. Quanto ao espaço que será necessário para acomodar as placas fotovoltaicas, é preciso saber a potência que terá o sistema e o modelo da placa escolhida. 

A quantidade de placas é uma relação entre a potência do sistema e a potência das placas, e a área que será ocupada por elas é definida pelo seguinte cálculo: 

Área ocupada pelas placas = Quantidade de Placas X Área de cada placa 

A área de cada placa geralmente é informada pelo próprio fornecedor, ou pode ser obtida multiplicando seu comprimento pela largura. 

Escolha o melhor local para aplicação dos painéis solares
Escolha o melhor local para aplicação dos painéis solares

Todas as etapas do dimensionamento podem e devem ser acompanhadas pelo cliente que está investindo em energia solar. No entanto, como envolvem conhecimentos específicos e cálculos importantes, é indispensável que sejam realizadas por um profissional capacitado, como o projetista de energia solar. 

Escolher uma empresa ou profissional para seu projeto fotovoltaico nem sempre é uma tarefa fácil, já que se trata de um grande investimento. Para tomar a melhor decisão, clique aqui e confira nosso artigo do que você deve considerar na hora de contratar uma empresa de energia solar. 

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

Posts Similares