Ao estudo e análise das especificidades do local onde será implementado o sistema solar fotovoltaico dá-se o nome de dimensionamento. Nesse processo, também estão envolvidas a identificação e a escolha dos equipamentos que serão utilizados para viabilizar a produção de energia. É, basicamente, o planejamento da instalação do sistema.
O dimensionamento é um procedimento indispensável para a implementação de qualquer sistema para geração de energia solar. É por meio dele que se identifica o consumo diário de energia elétrica do local e as configurações dos aparelhos que vão compor o sistema.
Com um bom dimensionamento, é possível garantir o melhor aproveitamento do espaço disponível e a máxima eficiência na produção.
Como demanda conhecimentos específicos, o dimensionamento não é algo simples de ser feito. É importante que os estudos e cálculos envolvidos nessa etapa sejam feitos por profissionais qualificados. Ainda assim, é interessante saber qual o passo a passo do dimensionamento para se certificar de que tudo sairá conforme o combinado. Confira a seguir!
Conheça as medidas utilizadas
São inúmeros os fatores que precisam ser levados em consideração na elaboração de um projeto de sistema fotovoltaico. Para entender as etapas envolvidas, é importante lembrar de algumas grandezas físicas, como:
- volts (V): usada para medir tensão;
- ampere (A): usada para mensurar a corrente elétrica;
- watt (W): usada para medir a potência (que equivale ao resultado da multiplicação da corrente pela tensão).
Agora vamos ao que interessa: confira a seguir quais as etapas do dimensionamento do sistema fotovoltaico.
Inspeção técnica
A primeira etapa de um projeto de energia solar visa fazer uma estimativa da energia que deverá ser gerada. Para isso, é preciso fazer uma inspeção técnica, levando em conta a incidência de radiação da área na qual os módulos solares serão instalados.
Nesse momento, o projetista de energia solar certificará as condições ideais de instalação, analisando diversas características presentes no local da instalação.
Definição do tamanho do sistema solar fotovoltaico
Para estabelecer o tamanho do sistema, é necessário descobrir a média de consumo mensal. Esse cálculo leva em conta o consumo que consta nas últimas contas de energia elétrica.
Para obter a média, some os dados encontrados e divida esse valor pelo número de meses consultados. O resultado desse cálculo vai servir de base para calcular a potência e o tamanho necessários que o seu sistema fotovoltaico precisará ter para cobrir o consumo mensal.
Escolha do inversor solar
O inversor é um dos componentes mais importantes de todo o sistema fotovoltaico, pois é o responsável por converter a energia elétrica que é produzida nos painéis fotovoltaicos de corrente contínua (CC) para corrente alternada (CA), apropriada para o uso da maioria dos aparelhos eletrônicos.
Além disso, ele também tem a função de aferir a produção de energia dos painéis solares e garantir a segurança do sistema. O inversor escolhido deve corresponder ao tamanho do seu sistema.
Por exemplo: se o seu conjunto de painéis solares somará a capacidade de 10kWp, seu inversor precisa ser capaz de suportar essa potência.
Escolha um inversor que atenda às características da rede do imóvel em questão. Pode ser necessário consultar se a concessionária de energia responsável pela região permite a instalação do porte necessário na rede em questão.
Há casos nos quais é necessário usar vários inversores na mesma instalação, ou ampliar o padrão de entrada da residência.
Os inversores que atualmente estão disponíveis no mercado até o tamanho de 10kW são 220V monofásico, a partir deste tamanho existem as opções trifásico 220V e Trifásico 380V.
Caso o tamanho do sistema fotovoltaico exceda a capacidade da rede do imóvel onde será feita a instalação, será preciso fazer um pedido à concessionária, para aumentar a capacidade. Como se trata de questões bem técnicas, essa análise, diagnóstico e solicitação fica a cargo do profissional responsável pelo projeto de energia solar.
Dimensionamento do inversor do sistema solar fotovoltaico
Depois de escolher o inversor, é hora de fazer seu dimensionamento. Esse componente deve ser instalado próximo ao quadro de luz, já que precisa ficar em local protegido da ação do sol, da água e do calor. Em empresas nas quais há grande demanda energética, pode ser necessário instalá-lo em um cômodo reservado especificamente para ele, pois provavelmente vai ocupar bastante espaço.
A potência do inversor deve ser sempre superior ao consumo energético dos equipamentos. Como há diferentes tipos de inversores, a escolha deve ser feita baseada nas necessidades do imóvel e nas especificações do sistema fotovoltaico que será instalado.
Índices de radiação solar e sombreamento
Para fazer o dimensionamento, é imprescindível descobrir dados sobre a radiação solar da região. Essa informação pode ser obtida por meio de um mapa solarimétrico, sendo medida em kWh/m2/dia ou HSP/dia (Horas de Sol Pico por dia).
Ao escolher o local onde os módulos solares serão colocados, é preciso evitar áreas que podem ser afetadas pelo sombreamento. Por isso, antes de definir a localização dos painéis solares é preciso verificar qual a incidência de sombras na área onde elas serão instaladas.
Sombras formadas por árvores, outras construções e até mesmo por outros itens alocados no telhado podem comprometer a geração de energia solar e até mesmo danificar os módulos fotovoltaicos.
Escolha e localização dos painéis para melhor funcionamento do sistema solar fotovoltaico
A partir das informações sobre a potência do sistema e índices de radiação já é possível escolher o modelo das placas solares, considerando a energia que se deseja produzir e, sobretudo, adequadas ao inversor utilizado no projeto.
Para descobrir o melhor local para a instalação dos painéis solares é necessário obter e definir certos dados, como as coordenadas do local e a angulação ideal. Quanto ao espaço que será necessário para acomodar as placas fotovoltaicas, é preciso saber a potência que terá o sistema e o modelo da placa escolhida.
A quantidade de placas é uma relação entre a potência do sistema e a potência das placas, e a área que será ocupada por elas é definida pelo seguinte cálculo:
Área ocupada pelas placas = Quantidade de Placas X Área de cada placa
A área de cada placa geralmente é informada pelo próprio fornecedor, ou pode ser obtida multiplicando seu comprimento pela largura.
Todas as etapas do dimensionamento podem e devem ser acompanhadas pelo cliente que está investindo em energia solar. No entanto, como envolvem conhecimentos específicos e cálculos importantes, é indispensável que sejam realizadas por um profissional capacitado, como o projetista de energia solar.
Escolher uma empresa ou profissional para seu projeto fotovoltaico nem sempre é uma tarefa fácil, já que se trata de um grande investimento. Para tomar a melhor decisão, clique aqui e confira nosso artigo do que você deve considerar na hora de contratar uma empresa de energia solar.
10 Motivos para ser um integrador Solfácil
A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.
- Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltaicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
- Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
- Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
- Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
- Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
- Monitoramento: Monitore todos seus clientes, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
- Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
- Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
- Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
- Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no atendimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.