O Brasil é um entre os diversos países em que a busca por energia solar tem crescido cada vez mais. Além da economia gerada, essa grande procura está relacionada, também, com a diminuição da emissão de CO2 no meio ambiente.

O mercado de energia solar no Brasil hoje, enfrenta um crescimento acelerado tanto nas usinas solares em todo território nacional e na geração distribuída.

De acordo com dados recolhidos em 2021, nosso país conta com mais de 4 mil parques solares que abastecem milhares de famílias, com previsão de construção de pelo menos mais 500 unidades. No setor privado, as casas e empresas que contam com sistema de energia solar fotovoltaico já ultrapassam a marca de 300 mil. Mas você sabe como o mercado se encontra hoje em dia?

Confira a seguir o cenário brasileiro atual para a energia solar!

Como está o mercado de energia solar no Brasil?

De acordo com a Absolar – Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica -, hoje a energia solar em nosso país corresponde a quase 2,5% de toda a matriz elétrica do país, com mais de 70 mil famílias interessadas somente no último ano. 

algumas pesquisas apontam que apenas no ano passado, mais de 70 mil famílias se interessaram em investir em um sistema solar
Algumas pesquisas apontam que apenas no ano passado, mais de 70 mil famílias se interessaram em investir em um sistema solar.

Somente no ano passado, a estimativa é que foram gerados mais de 3,5 GW de potência instalada em fachadas, pequenos terrenos e residências por todo o Brasil, de acordo com os dados da Aneel. Os números foram tão altos que entraram para um recorde histórico, superando os 2,68 GW que foram alcançados em 2020.

Já nas grandes usinas, que possuem uma potência superior a 5 MW, o crescimento também representou números significativos, com um ano de mais de 4,62 GW produzidos em operação – crescimento de quase 50% em relação aos números alcançados no início de janeiro.

Hoje, a potência dos sistemas solares no Brasil já representam cerca de 70% da potência da hidrelétrica de Itaipu, considerada a segunda maior do mundo, e a maioria da América Latina. O que significa que seria sim possível trocar toda a energia por solar, depois de uma vasta avaliação nas possíveis condições e necessidades das famílias brasileiras.

hoje a energia solar é a sexta matriz de eletricidade do país
Hoje a energia solar é a sexta matriz de eletricidade do país

O crescimento também impactou na expansão da energia solar na matriz energética nacional, já que antes representava apenas 1,6%, na sétima posição. Agora, a energia solar participa em quase 2,5%, tornando-se a sexta maior fonte de energia do Brasil.

Foi também em 2021 que o Brasil entrou para o top 15 países líderes em suas capacidades instaladas de energia solar em todo o mundo, e as expectativas são de que o setor cresça cada ano mais.

Isso porque, de acordo com dados da CCEE – Câmara de Comercialização de Energia Elétrica -, desde 2020, só de geração distribuída de energia solar, o crescimento atingiu a marca de crescimento de 230% no Brasil, o que demonstra um cenário favorável para energia solar em nosso país.

Os dados também mostraram que 2021 foi o melhor ano para o setor de energia solar fotovoltaica, ano em que o país mais atraiu investimento dentro desse mercado e gerou empregos na área, fazendo com que o mercado esteja bastante animado para os números de 2022, que prometem ser ainda maiores.

Quando a energia solar começou no Brasil?

A energia solar chegou no Brasil há mais de 10 anos, mas foi somente em 2012 que começou a ganhar espaço. Nesse tempo, ainda era pouco comum encontrar famílias que tivessem um sistema de geração de energia em suas residências, já que o sistema fotovoltaico se popularizou a partir da Resolução Normativa 482 de 2012, onde foram criadas regras para a geração distribuída.

a energia solar ganhou espaço no Brasil em 2012 e teve ascensão em meados de 2017
A energia solar ganhou espaço no Brasil em 2012 e teve ascensão em meados de 2017

A partir disso, muitos brasileiros começaram a se interessar em gerar sua própria energia solar, a fim de reduzir as tarifas e valor na fatura de energia elétrica. Afinal, a estimativa é que o sistema fotovoltaico reduza até 95% do valor da conta de luz no final do mês.

Embora a primeira usina solar tenha sido inaugurada no Brasil ainda em 2011, somente em 2014 a geração centralizada começou a ganhar espaço por meio de um leilão, tendo início em suas principais operações em 2017 em várias regiões do país.

As gerações centralizadas nada mais são do que usinas elétricas usadas para abastecer bairros e regiões de cidades em que a crise hídrica é muito severa, enviando a energia produzida por meio de redes de transmissões e distribuidoras de energia, igual à energia hidrelétrica.

Já nos casos da geração distribuída, o sistema de energia solar é instalado no local do uso, como nos telhados de empresas e residências, ou próximo a eles, como é o caso de um sistema de energia solar de condomínio.

Leia mais sobre a geração distribuída clicando aqui!

Previsões para 2022

Com o grande crescimento do mercado de energia solar, a expectativa é que em 2022 o mercado dê um salto de aproximadamente 50%, chegando a quase 5 GW em conexão.

Também há uma expectativa de crescimento na busca na geração distribuída de energia solar, especialmente depois da lei publicada no início do ano, que fez com que muitas pessoas adiassem os planos e investissem em energia solar mais cedo.

Agora que você viu como está o mercado de energia solar no Brasil atualmente, ficou mais fácil entender como o mercado tem crescido cada vez mais no país e como a busca pelo sistema de energia solar fotovoltaico tem sido cada vez maior. Não deixe de fazer uma simulação de um financiamento e garanta todos os benefícios da energia solar para sua família.

Posts Similares