Se você já deu uma pesquisada sobre as vantagens de se utilizar energia solar, com certeza deve ter batido o olho no nome “módulo PV”. Mas, você sabe o que ele é e compreende sua importância no processo de geração de energia fotovoltaica? Leia mais!

Atualmente, existe uma preocupação muito grande em relação à geração de energia, que se tornou um assunto amplamente pesquisado pela parcela de consumidores brasileiros que já não aguenta mais ter de lidar com o aumento constante das tarifas de energia elétrica — cada vez mais assustadoras!

Felizmente, existem muitas alternativas para driblar com esses valores. E dentre de todas as tecnologias disponíveis para isso, uma das que mais se destaca é, sem dúvida, a energia solar fotovoltaica que, sem surpresas, tornou-se a principal escolha destes consumidores.

Mas antes de começar com o processo de instalação de energia solar, é importante compreender alguns pontos e particularidades de todo o fluxo da geração de energia fotovoltaica. Nest post, você vai aprender o que é um módulo PV, sua importância e utilidade na geração de energia solar e alguns pontos cruciais do aparelho. Continue a leitura para saber mais!

O que é um módulo PV?

Também conhecido como módulo fotovoltaico, o módulo PV é o equipamento que consegue captar a radiação solar para transformá-la em energia elétrica para residências, industrias, comércios e outra áreas de convívio e atividades comerciais. Sua composição conta com 36 a 72 células solares responsáveis por realizar o efeito fotovoltaico. 

módulo pv
Um módulo, placa ou painel solar é o item mais importante de um sistema solar fotovoltaico. É composto por células solares, que captam a energia presente nos raios solares e a transformam em energia elétrica. Sua principal matéria-prima é o silício.

Para o módulo PV conseguir captar a irradiação solar com eficiência, ele terá de ser bastante resistente e composto por materiais que garantem a eficácia em termos elétricos, mecânicos e térmicos. E considerando todos os pontos, os módulos PV foram desenvolvidos para lidar com as maiores adversidades sem perder sua utilidade, como baixar e altas temperaturas, além de impactos de força (como chuvas de granizo, por exemplo).

Ao todo, o mercado dispõe para aquisição oito tipos distintos de módulos PV: monocristalino, policristalino, silício amorfo, telureto de cádmio, orgânicos, híbridos, filme fino e seleneto, cada qual com suas particularidades para auxiliar no processo de geração de energia solar.

Leia também: Qual é a resistência de uma placa solar?

Como é a principal função do módulo PV no processo de geração de energia fotovoltaica?

O módulo PV é somente um dos componentes de um sistema de geração de energia fotovoltaica. Seu principal papel é o de captar a irradiação solar para, em seguida, atuar no processo de geração de energia elétrica. 

inversor solar
O inversor solar é o aparelho que fica responsável pela missão de adaptar a energia gerada pelas placas em uma fonte que possa ser utilizada pela nossa rede elétrica tradicional.

Uma vez que o módulo PV tenha captado a radiação, um inversor solar atua para transformar a energia captada em uma fonte que consiga ser utilizada para utensílios. Esta etapa acontece porque a fonte captada pelos módulos trata-se de energia de corrente contínua (CC), contudo, os equipamentos eletrodomésticos e eletrônicos funcionam a base de energia de corrente alternada (CA). 

Leia também: O que é Módulo Monofacial?

3 principais pontos do módulo PV para se compreender 

Agora que você entendeu o que é o módulo PV e a sua principal função no processo de geração de energia solar, existem alguns pontos sobre o aparelho que geram muitas dúvidas pelo público e o próprio mercado de energia fotovoltaica. Nesta seção, vamos detalhar ainda mais detalhes sobre o módulo PV para esclarecer as eventuais dúvidas. Confira:

4. Painel Solar ou Placa Solar: qual é o nome correto deste item? 

Se você acredita que placa solar ou painel solar são as opções corretas para dar nome a este item, temos uma informação surpreendente: nenhum desses são as melhores formas para se referir ao acessório. Na realidade, o termo correto para se referir ao equipamento é módulo fotovoltaico (ou módulo PV), pois, seus principais componentes são as células fotovoltaicas, por isso o utensílio recebe este nome.

Já nas células é onde acontece o fenômeno conhecido como “efeito fotovoltaico”, descoberto por Alexandre-Edmond Becquerel (físico francês), em 1839, que consiste na criação de uma corrente elétrica a partir de um material semicondutor de eletricidade uma vez que haja exposição solar direta.

Alexandre Edmond Becquerel. Lithograph by C. Fuhr after P. P Wellcome V0000436
Alexandre-Edmond Becquerel foi um físico francês que estudou o espectro solar, magnetismo, eletricidade e a óptica. Sua maior descoberta foi o efeito fotovoltaico, a base de funcionamento da célula solar.

Em outras palavras, um módulo PV é essencialmente o conjunto de células fotovoltaicas associadas em série e depois encapsuladas. 

3. Quão resistente é um módulo PV? 

Todos os componentes da formação de um módulo fotovoltaico fazem com que este utensílio seja extremamente resistente, permitindo que ele resista a impactos altos, como o de grandes bolas de granizo, por exemplo. 

homem pisando nos módulos pv
Ainda que existam muitos vídeos e fotos de pessoas pisando nos módulos enquanto realizam a sua instalação ou manutenção, essa não é uma prática segura. Os serviços dessas filmagens foram provavelmente realizados por profissionais despreparados e sem a capacitação adequada para fazer o manuseio correto das placas solares.  

Mas nem por isso é uma ideia razoável pisar em um deles. É muito comum ver na internet pessoas pisando nos módulos fotovoltaicos durante a instalação ou reparos. Isso porque, embora sejam muito resistentes, às vezes, as camadas que compõe o módulo PV podem aguentar à pressão, mas, o mesmo não pode ser dito sobre a própria célula fotovoltaica. 

Por isso, não é indicado pisar nos módulos. Além disso, é preciso manuseá-lo com cuidado, mesmo ele sendo resistente. Não é interessante ficar pisando, assim como também existem casos de módulos que quebram durante a instalação e o transporte. 

O que acontece com um módulo PV caso ele quebre?

Caso você esteja se perguntando, se uma célula fotovoltaica se quebre dentro de um módulo, é certeza de que ele apresentará defeitos após um determinado tempo de uso. Agora, se o vidro do módulo PV se quebrar, é importante que ele seja removido do agrupamento de módulos.

Isso acontece porque o módulo vai perder a resistência elétrica e mecânica. Nos casos mais graves, é possível que essas falhas sejam responsáveis ela formação de um incêndio.

Leia também: Pode pisar em cima dos painéis solares?

2. Todos os módulos PV geram a mesma quantidade de energia?

Não, os módulos não geram sempre a mesma quantia de energia. É sabido que existem diferentes módulos PV, cada qual com peso e tamanhos variados. Porém, estes não são os elementos diretamente responsáveis pela capacidade de geração de energia elétrica. 

O que vai diferenciar a geração de energia, na verdade, é a quantidade e o tamanho das células fotovoltaicas dos módulos. Também é importante ressaltar que cada módulo possui, geralmente, uma potência-pico, como 320 Wp ou 280 Watt-pico.

Agora que você entendeu o que é o módulo PV, seu funcionamento e importância para o processo de geração de energia fotovoltaica, descubra uma forma de reduzir as contas de luz da sua casa ou comércio com a ajuda da Solfácil!

Troque o custo da conta de luz pelo seu melhor investimento!

Temos uma linha de financiamento inovadora que te permite investir em um sistema de energia solar sem gastar nada a mais.

  • Retorno: Ganhe com economia imediata na sua conta de luz e com mais de 20 anos de geração de energia grátis após o período de investimento.
  • Custo Zero: Invista em um sistema de energia solar sem nenhum desembolso e com até 6 meses de carência.
  • Sustentável: Gere sua própria energia limpa e renovável, além de contribuir com a geração de empregos na sua região.
  • Confiável: Fazemos parcerias com instaladores cuidadosamente selecionados para executar o seu projeto.
  • Segurança: Validamos o seu projeto junto ao instalador e sua concessionária.
  • Assistência: Monitoramos em tempo real a produção do seu sistema para garantir que você tenha economia na conta de luz.

Posts Similares