A energia solar está relacionada à tecnologia fotovoltaica, que explora a luz do sol como fonte de energia para geração de eletricidade. Essa forma de produção de energia tem atraído muitos consumidores, tanto aqueles que desejam economizar nas contas de luz quanto quem se preocupa com as questões ambientais. 

Antes de investir em um sistema fotovoltaico para geração de energia solar, é preciso avaliar os prós e contras envolvidos nesse processo para decidir se vale de fato a pena. Confira a seguir as vantagens e desvantagens da energia solar.

Quais as principais vantagens da energia solar?

Uma das maiores e mais conhecidas vantagens da energia solar é por ela fazer uso de uma fonte de energia renovável. Isso porque sua geração acontece a partir da luz do Sol, que permanecerá aquecendo a Terra por mais alguns bilhões de anos. Sendo assim, não é preciso se preocupar quanto à finitude desse recurso, ao contrário do que acontece com outras fontes de energia, como os combustíveis fósseis. 

Quais as principais vantagens da energia solar?
Quais as principais vantagens da energia solar?

Outro ponto a favor é que a disponibilidade da luz do sol não requer nenhum tipo de adaptação ou intervenção humana, como acontece com outras formas de geração de energia. No caso das hidrelétricas, por exemplo, é necessário realizar intervenções relevantes no meio ambiente, como alterações nos leitos dos rios e o alagamento de grandes áreas.

Essa não é uma preocupação quando o assunto é energia solar, já que, com exceção dos dias nublados e à noite, ela está sempre presente. Ao homem, cabe apenas desenvolver a melhor maneira de captar a luz emitida pelo Sol, e essa tecnologia está em constante evolução. 

A energia solar também não causa impactos como desmatamento em grandes áreas, nem mesmo se tratando das usinas solares para produção de eletricidade em massa. As usinas, no entanto, precisam ser planejadas em lugares afastados da civilização devido ao grande calor gerado ao seu redor.

É também considerada uma energia limpa, já que não emite poluentes na atmosfera. Muitos consumidores comuns, empresas, entidades e governos ao redor de todo o mundo estão substituindo outras formas de obter energia pela energia solar para diminuir a emissão na atmosfera de gases que causam o efeito estufa.

É também considerada uma energia limpa
É também considerada uma energia limpa.

A tecnologia utilizada para a geração de energia solar se adequa bem a diferentes tipos de cenários, viabilizando a oferta de eletricidade até mesmo em lugares remotos. Regiões que não possuem conexão com a rede elétrica de distribuição podem usufruir de sistemas fotovoltaicos off-grid. Assim, é possível garantir o abastecimento elétrico de pequenas vilas ou casas situadas em pontos isolados. 

A economia na conta de luz que a energia solar fotovoltaica pode oferecer é mais uma vantagem notável, responsável por atrair muitos consumidores. Esse tipo de energia pode prover até 95% de economia para residências, estabelecimentos comerciais ou indústrias, de forma simples e eficiente. 

O sistema fotovoltaico para micro ou minigeração distribuída ocupa pouco espaço na instalação, é simples de ser instalado, não produz ruídos e requer pouca manutenção. Cada vez mais avançada, a tecnologia utilizada nos painéis solares possui alta durabilidade, de cerca de 25 anos. Isso significa que o consumidor pode gerar a própria energia e ter economia nas contas de luz por duas décadas, após ter o retorno do investimento (que acontece em torno de 7 anos após a instalação). 

Como sua tecnologia está sendo constantemente atualizada, os equipamentos tendem a sofrer uma queda no seu custo. Atualmente, o alto investimento necessário para obter um sistema fotovoltaico pode ser realmente considerado uma desvantagem, no entanto é preciso considerar que essa é uma solução pioneira e muito avançada.

Sendo assim, essa realidade pode mudar nos próximos anos. Dados do mercado apontam que, nos últimos nove anos, a redução de preço de sistemas fotovoltaicos chegou a 90%. Isso é fruto do avanço tecnológico, possibilitando que as matérias-primas utilizadas na produção de seus equipamentos fiquem mais baratas e acessíveis.

A implementação de tecnologia fotovoltaica em um imóvel pode ajudar na sua valorização. Segundo o Laboratório Nacional Lawrence Berkeley (EUA), o valor de um imóvel pode crescer entre 4% e 6% com um sistema de energia solar. No casos de imóveis sustentáveis certificados, este aumento pode chegar a 30%, segundo artigo publicado na revista Stand.

Além de ajudar a movimentar o mercado imobiliário, a energia solar também é excelente para a economia como um todo, por meio da geração de empregos. Estimativas da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) indicam que o setor pode gerar 11,6 milhões de empregos até 2030. Dessa forma, é também capaz de acelerar a recuperação econômica dos países no cenário pós-pandemia.

Por fim, cerca de 97% dos componentes de um sistema fotovoltaico podem ser reciclados. Os painéis são fabricados a partir de placas de vidro, elementos condutores e metálicos e células fotovoltaicas, permitindo o reaproveitamento dos materiais.

O vidro das placas pode ser totalmente reconstruído, o alumínio pode ser até 90% reciclado, e o silício cristalino e os polímeros também possuem bons níveis de recuperação.  

Agora que você já está por dentro de todas as maiores vantagens que a energia solar pode oferecer, é hora de saber quais são seus pontos negativos para saber se de fato vale a pena o investimento. Continue a leitura para descobrir quais são.

Ela possui desvantagens? Quais são?

Por incrível que pareça, a energia solar apresenta sim alguns pontos negativos. Dentre as principais desvantagens, podemos citar o armazenamento dos painéis solares, que ainda é pouco eficiente.

Esse baixo aproveitamento acaba prejudicando a relação custo-benefício, já que não permite que o consumidor tenha total independência no caso de sistemas conectados à rede. No entanto, esse é um dos fatores que podem ser atenuados com o tempo e com as diferentes evoluções tecnológicas. 

Outra questão para se atentar é que a energia solar depende exclusivamente do clima. Isso significa que usinas solares e imóveis com geração distribuída de energia solar podem sofrer com a falta de eletricidade nos períodos chuvosos, durante a noite ou em caso de anomalias no comportamento da atmosfera. Por outro lado, as melhorias nas técnicas de armazenamento podem atenuar esse problema.

Há, no entanto, algumas críticas em relação à fabricação dos equipamentos, que demandam uma grande extração de minérios (como o zinco, por exemplo). Com o aumento do setor e da procura por essa tecnologia, cresce também a demanda pelas matérias-primas, o que pode levar a práticas não sustentáveis na extração dos minerais e, consequentemente, a prejuízos ambientais.

Com a expansão da energia solar, é preciso adotar medidas de controle quanto à exploração das matérias-primas, ou os impactos à natureza podem se intensificar. 

Também é importante pontuar a limitação a respeito do uso de energia solar em alguns lugares do planeta, já que é preciso ter bons níveis de insolação para que a tecnologia seja eficiente. Porém, essa é uma questão que está relacionada a praticamente todas as fontes de energia, já que nem sempre podem ser exploradas da mesma forma ao longo de toda a extensão terrestre. 

Além disso, as grandes usinas construídas para geração de energia solar em massa também podem causar alguns danos ambientais. Apesar de não emitirem poluentes e não incentivarem o desmatamento, as usinas podem provocar o aumento de mortes de espécies de aves.

Isso porque os animais podem acabar atraídos pela luminosidade do local, mas o intenso calor gerado no ambiente próximo à usina pode oferecer riscos de vida. 

O custo elevado, ainda é um impeçilho.

Há também algumas desvantagens que impedem ou limitam a aquisição de um sistema solar fotovoltaico, como o alto custo que a tecnologia ainda envolve. A falta de incentivo fiscal do governo brasileiro faz com que essa seja uma solução pouco acessível para consumidores que desejam gerar sua própria energia elétrica. 

Como solução para essa questão pontual, há diversas linhas de financiamento que possibilitam a obtenção de um sistema fotovoltaico com prazos razoáveis e juros acessíveis. Quer saber mais sobre isso? Entre em contato conosco para conhecer as linhas de crédito que a Solfácil oferece.  

Posts Similares