Se você trabalha, ou tem interesse em energia solar fotovoltaica, com certeza já deve ter ouvido falar na sigla MPPT. Mas, você sabe exatamente o que ela representa ou qual é a sua função na geração de energia solar em um sistema aplicado? Continue a leitura e descubra!

Vamos matar logo a charada: caso desconheça, MPPT é uma sigla que representa o termo “Maximum Power Point Tracking” (ou “Rastreamento Máximo de Pontos de Energia”, em tradução livre). Basicamente, trata-se de um sistema eletrônico cuja função é de rastreio. Mas o que ele se propõe a rastrear?

Simples, o MPPT serve para procurar o ponto de maior potência de um arranjo fotovoltaico instalado e de forma constante. Mas, para que ele serve e sua importância? Bem, esta pergunta é um pouco complexa, pois, essencialmente, para respondê-la, é preciso compreender o sistema de energia solar instalado e todas as suas particularidades.

Contudo, não se preocupe. Neste post, você vai entender tudo sobre o MPPT e por que ele é tão importante para o bom funcionamento do seu sistema de energia fotovoltaica. Continue a leitura para saber mais!

O que é MPPT?

Retomando o que dissemos no começo do post, o MPPT é um sistema de rastreamento para identificar a maior potência de um arranjo instalado. Com isso, o equipamento conseguirá obter um aproveitamento melhor da geração solar a ser incidida nas placas fotovoltaicas instaladas em uma residência ou outro ponto

Contudo, é importante relembrar que o MPPT não consegue operar milagres. Em outras palavras, se o seu sistema contar com arranjos com quantidades diferentes ou angulações, será necessário utilizar inversores solares com múltiplos MPPTs. 

Qual é a quantidade ideal a ser utilizada? 

Já a quantidade ideal do aparelho que pode ser utilizada em um sistema fotovoltaica vai depender ao número de variações de exposição do sistema. Portanto, a indicação do seu uso vai depender diretamente das orientações verificadas no telhado em que o sistema solar for instalado. 

Por exemplo, se o telhado em questão tiver apenas uma orientação, utilizar um inversor solar com apenas um MPPT será mais que o suficiente. Agora, se um teto contar com duas orientações distintas, o ideal será utilizar um inversor com, no mínimo, 2 MPPTs. Se quiser mais, basta aumentar o número de inversores (conforme eles acompanhem um MPPT). 

Mas, de forma geral, o ideal é a utilização de, pelo menos, um inversor com 1 MPPT para cada orientação instaladas. 

Leia também: Afinal de contas, o que é ser um integrador Solfácil?

Orientação extra para o uso do MPPT

Atenção, reforçamos aqui a sua atenção quanto à utilização de um inversor com um único MPPT para diversas outras orientações instaladas. Ao se utilizar um MPPT para muitas orientações, é possível causar perdas severas na geração de energia fotovoltaica justamente pelo excesso de operação do equipamento. 

Geralmente, neste cenário, será muito comum que um rastreador busque outro ponto de máxima potência, desta forma, estando mais suscetível a encontrar incompatibilidades.

O MPPT consegue captar o ponto máximo de geração de energia dos arranjos fotovoltaicos conectados a ele. Portanto, se os arranjos estiverem conectados a somente um MPPT, com orientações diferentes, ele não terá uma única referência de irradiação. Assim, a irradiação poderá incidir de maneira direta, difusa ou refletida em um único arranjo.

Leia também: Como o governo pode ajudar na obtenção e uso de energia solar?

O que acontece se for feito o uso indevido do MPPT?

Sem dúvida, o principal uso indevido do MPPT se refere às instalações que utilizam uma única fonte do aparelho para diversas orientações. E cenários como este podem ocasionar em quedas relevantes na geração de energia para o sistema instalado em relação ao que foi, originalmente, estipulado para o projeto. 

Também existem cenários em que erros de projeto e de instalação podem acarretar falhas nos inversores, por seu vez, causando a parada da geração de energia de forma total. Outro cenário que acontece bastante é a redução da geração total de energia fotovoltaica ao se ajustar ao painel de menor potência. 

Por esses motivos que é tão importante compreender as particulares e o funcionamento de um MPPT no sistema de energia fotovoltaica.

O que é o controlador MPPT?

A tecnologia MPPT também permitiu o desenvolvimento do controlador MPPT, responsável por controlar a saída do sistema fotovoltaico. Ele também cumpre as funções de controlar a tensão e a corrente a fim de manter a potência máxima do sistema.

controlador mppt
O controlador MPPT é mais utilizado quando um sistema de geração de energia solar movido a baterias, pois, ele precisará averiguar a utilização da carga.

Este equipamento pode ser utilizado em vários tipos de sistemas fotovoltaicos, contudo, sua maior aplicação é em sistemas com a presença de baterias, como os sistemas off-grid e hídridos. Neles, o controlador MPPT consegue examinar a carga das baterias. 

Contudo, ele também pode ser utilizado em sistemas on-grid, com o objetivo de evitar a diminuição de eficiência do sistema.

Baterias 

O controlador MPPT é mais utilizado quando um sistema de geração de energia solar conta com a presença de baterias, pois, ele consegue examinar a tensão e a corrente que irão carregar as baterias e também controlar quando a energia das baterias for utilizada.

Um sistema fotovoltaico gera uma tensão e corrente específicos de acordo com a quantidade de células em uma placa fotovoltaica, a bateria é carregada em uma tensão de 12V, diferente da tensão da placa solar. 

Isso significa que entre a placa solar e a bateria deve ter um equipamento capaz de mudar a tensão gerada pela placa solar, para a tensão de 12V da bateria.

Leia também: Painéis de energia solar podem ter outras cores

Troque o custo da conta de luz pelo seu melhor investimento!

Temos uma linha de financiamento inovadora que te permite investir em um sistema de energia solar sem gastar nada a mais.

  • Retorno: Ganhe com economia imediata na sua conta de luz e com mais de 20 anos de geração de energia grátis após o período de investimento.
  • Custo Zero: Invista em um sistema de energia solar sem nenhum desembolso e com até 6 meses de carência.
  • Sustentável: Gere sua própria energia limpa e renovável, além de contribuir com a geração de empregos na sua região.
  • Confiável: Fazemos parcerias com instaladores cuidadosamente selecionados para executar o seu projeto.
  • Segurança: Validamos o seu projeto junto ao instalador e sua concessionária.
  • Assistência: Monitoramos em tempo real a produção do seu sistema para garantir que você tenha economia na conta de luz.

Posts Similares