A energia solar está ganhando cada vez mais espaço nos grandes centros, utilizada em edifícios comerciais e residências. Mas o que fazer quando não se tem espaço nos telhados? É possível instalar painéis solares na lateral do prédio?

Descubra essa resposta agora!

Onde os painéis devem  ficar?

Não existe uma regra a respeito de onde instalar os painéis solares em edifícios. A única recomendação é que eles fiquem em uma área que receba uma alta insolação de Sol, para que seja possível a geração de energia.

energia fotovoltaica
Os telhados dos edifícios são os locais mais utilizados para a instalar os painéis solares

Normalmente o local mais utilizado para a instalação dos painéis solares é no telhado do prédio, porque é uma área que não tem utilidade e bate luz, durante quase o dia todo.

Mas também é possível instalar em outras áreas comuns do edifício. Mas é necessário que o local receba luz solar.

É possível instalar painéis solares na lateral ou na fachada do prédio?

Na Europa, esse tipo de instalação é mais comum do que no Brasil, principalmente porque a insolação solar não é tão alta (no sentido de altura mesmo) e não atinge tanto os topos dos edifícios.

Como solução, os painéis solares são instalados muitas vezes nas laterais e nas fachadas dos prédios e edifícios.

prédios
Em grandes cidades, os prédios em volta podem cobrir o Sol, diminuindo a produção de eletricidade

Então, sim, é possível instalar painéis solares na lateral ou na fachada do prédio. E é uma solução para quando não se tem espaço no telhado do edifício, ou quando se deseja trazer um novo estilo para a construção.

Mas existem alguns detalhes que devem ser levados em consideração antes de instalar os painéis na lateral da construção.

O principal deles é que em áreas densamente habitadas e com muitos prédios, nem sempre a fachada dos edifícios acabam recebendo a mesma luz solar que o telhado.

Isso significa que dependendo da região, os painéis solares vão produzir menos energia do que se estivessem no telhado da construção. Mas mesmo assim é uma solução e muitas empresas têm painéis solares na fachada.

A maior fachada fotovoltaica do mundo

Esse título pertence ao Brasil e a fachada fica localizada no estado de Goiás, na região Centro-Oeste do país. Mais precisamente na cidade de Anápolis.

São 850 metros quadrados de painéis solares, instalados na fábrica da montadora de veículos automóveis Caoa, responsável pela distribuição dos carros da Hyundai, Chery e Subaru.

O investimento para a instalação do projeto de energia solar girou em torno dos 130 milhões de reais.

comprar telha solar brasil
A maior fachada fotovoltaica do mundo está em terras brasileiras

Os painéis solares geram toda a energia que a fábrica precisa por mês para a produção de automóveis e também para pesquisas.

No Rio de Janeiro, há uma outra fachada sendo usada para a geração de energia solar.

No edifício do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janieiro) há painéis solares para a geração de energia.

Os painéis são responsáveis por gerar 148,2 mWh por ano. Mas esse total não é o suficiente para cobrir todo consumo energético do hospital.

Outra construção que tem painéis solares na fachada é a sede da empresa de software brasileira Totvs, localizada em São Paulo.

Av. Paulista
Na capital paulista, há um outro edifício com painéis solares na fachada

Como você deve ter visto, é possível instalar painéis solares na lateral do prédio e isso é uma boa solução para construções sem espaço no telhado.

Você vai estar aliando design e energia solar e como resultado, o prédio vai ficar mais bonito além de ser autossuficiente em relação à eletricidade. 

Mas para que essa instalação seja possível, é necessário fazer um estudo do prédio, criar um projeto arquitetônico e ver se realmente é viável e vale a pena investimento. 

Melhor parceira do Integrador

Muito mais que um banco, somos uma empresa parceira e oferecemos um ecossistema completo de soluções para o integrador de energia solar.

A Solfácil é uma plataforma tecnológica para financiamento de energia solar feita para você, integrador. Em nossa plataforma, você poderá controlar todos os seus projetos de financiamento e homologação em processos bem definidos.

Tudo 100% digital, para que você, parceiro integrador, consiga vender cada vez mais.

Sendo nosso parceiro, você terá acesso a uma solução financeira robusta que vai ajudar a viabilizar totalmente os seus projetos, pois seu cliente sempre terá uma opção de economia imediata com prazos de até 120 meses.

Veja um story resumido do texto!

Posts Similares

Estórias Solares