A energia solar é uma solução contemporânea, prática e econômica, que está ganhando cada vez mais espaço nos grandes centros. Como é muito versátil, é uma opção muito considerada instalar painéis solares em prédios comerciais, residências e diversos outros tipos de consumidores.

Mas nem sempre o local de instalação dispõe de espaço o suficiente para acomodar os painéis fotovoltaicos. O que pode ser feito, então, nesses casos? Será que é possível instalar painéis solares na lateral de um prédio? Descubra a resposta para essa e outras perguntas agora!

Onde os painéis devem ficar?

Não há uma regra específica a respeito do local adequado onde devem ser instalados os painéis solares, seja em casas ou em edifícios comerciais.

A única recomendação geral é que os módulos fotovoltaicos fiquem em uma área que receba uma alta insolação solar. Isso é imprescindível, pois a geração de energia fotovoltaica depende totalmente da luz do sol.

alguns prédios utilizam as placas solares para compor a fachada
alguns prédios utilizam as placas solares para compor a fachada.

Por conta disso, o local mais explorado para a acomodação dos painéis solares são os telhados, já que é comumente uma área que não tem outras utilidades, não é ocupada por outras instalações e recebe bastante luz durante quase o dia todo.

Dependendo do local, os painéis também podem ser instalados em outras áreas, como no chão ou até mesmo na cobertura de estacionamentos, quando não há construções próximas que possam causar sombreamento. 

No caso dos edifícios, dificilmente a própria construção não formará sombras sobre os painéis solares em algum momento do dia. Por conta disso, passou a ser muito considerada a instalação nas laterais e fachadas para viabilizar o uso de energia solar fotovoltaica nos edifícios. Saiba mais a seguir. 

Dá para instalar painéis solares na lateral ou na fachada do prédio?

Em diversos países da Europa, esse tipo de instalação já é mais comum do que no Brasil. Essa condição se deve principalmente ao fato de que a insolação solar nesses lugares não é tão alta (no sentido de altura mesmo) e não atinge tanto os topos dos edifícios.

Veja se é possível instalar placas solares nos prédios
Veja se é possível instalar placas solares nos prédios.

Como solução, os painéis solares são instalados muitas vezes nas laterais e nas fachadas dos prédios e edifícios. Então, a resposta é que sim, é possível instalar painéis solares na lateral ou na fachada de prédios. Essa é uma solução revolucionária em casos nos quais não se tem espaço no telhado do edifício, ou quando se deseja trazer um novo estilo para a construção.

No entanto, há alguns detalhes que devem ser levados em consideração antes de instalar os painéis na lateral da construção.

Em áreas densamente habitadas e com muitos prédios, por exemplo, a fachada dos edifícios dificilmente acaba recebendo a mesma luz solar que o telhado. Isso significa que, dependendo da região, os painéis solares vão produzir menos energia do que se estivessem instalados no telhado da construção.

Ainda assim, essa pode ser considerada uma solução viável e interessante, muitas vezes implementada pelos Sistemas Fotovoltaicos Integrados. Saiba mais sobre essa inovação incrível a seguir. 

O que são os Sistemas Fotovoltaicos Integrados?

Building Integrated PhotoVoltaics é o nome original em inglês para os Sistemas Fotovoltaicos Integrados, também conhecidos pela sigla BIPV.

Trata-se de uma técnica que incorpora células fotovoltaicas em projetos da construção civil, de modo a substituir de maneira total ou parcial alguns elementos arquitetônicos convencionais, como janelas, coberturas, grades, marquises, fachadas, claraboias, etc. 

Entenda o que são os sistema integrados
Entenda o que são os sistemas integrados.

Como esse método oferece maior versatilidade para a geração de energia solar, é considerado por muitas empresas que têm buscado alternativas para viabilizar a exploração de energia fotovoltaica nos edifícios onde estão instaladas.

Esse é um sistema multifuncional, pois além de promover a geração de energia elétrica, pode oferecer sombra, isolamento térmico e sonoro, tornando o interior do imóvel muito mais confortável, sem prejudicar o visual da edificação. É um recurso inovador, que pode ser utilizado em imóveis residenciais, comerciais e industriais.

O painel fotovoltaico integrado à construção é uma maneira de associar tecnologia, design e economia a projetos mais sustentáveis. As células fotovoltaicas podem ajudar a personalizar a fachada de acordo com o estilo do restante do projeto arquitetônico, pois elas podem ter formas e cores variadas. 

Quando implementado na lateral ou fachada dos prédios, os painéis têm a função de integrar a edificação ao seu entorno, cuidando da segurança, da privacidade e do conforto dos seus usuários.

A fachada é considerada um elemento importante para a eficiência energética do imóvel, pois interfere diretamente em aspectos como a necessidade de climatização e iluminação artificial do local.

Veja como fazer um sistema integrado
Veja como fazer um sistema integrado.

O investimento inicial para a implementação de um sistema fotovoltaico integrado à fachada geralmente tem valor semelhante aos outros sistemas fotovoltaicos.

A principal diferença de preço fica por conta dos vidros especiais e da “película” fotovoltaica que os recobre, dependendo do estilo arquitetônico e da metragem da fachada. Essa diferença pode chegar a 40% do valor. 

Outra opção interessante para a instalação em fachadas são os painéis bifaciais. Saiba mais a seguir. 

Como funcionam os painéis solares bifaciais? 

Os painéis solares convencionais são monofaciais, ou seja, compostos por uma única face capaz de absorver a luz do sol e produzir energia solar. No entanto, quanto maior a área de contato exposta à luz do sol, mais energia será produzida.

Levando isso em consideração, desenvolvedores de tecnologias fotovoltaicas pensaram em uma forma de melhor aproveitar a área de contato, e então criaram os painéis solares bifaciais. 

O painel bifacial é composto por células fotovoltaicas em ambas as faces. Assim, consegue absorver a luz não apenas na face diretamente exposta ao sol, mas também na face oposta, por meio da luz que é refletida em superfícies. 

Entenda o que é um modulo solar bifacial ou painel bifacial
Entenda o que é um módulo solar bifacial ou painel bifacial.

Como esse tipo de painel não precisa necessariamente ficar apontado em direção ao sol, pode ser instalado em plano inclinado, na vertical ou em outros ângulos, como na vertical, por exemplo. Sendo assim, é uma excelente escolha para instalação nas fachadas e paredes de edifícios, entre outras estruturas. 

Essa nova forma de exploração da energia permite a maximização da performance por metro quadrado, aumentando a economia e reduzindo os custos. Além de serem mais versáteis, os painéis bifaciais oferecem uma potência maior de geração em comparação aos convencionais, com a possibilidade de gerar de 30% a 50% mais energia. 

Mesmo nos dias nublados, esses itens conseguem apresentar melhor desempenho que os painéis comuns. Assim, representam um excelente investimento para empresas que desejam alcançar o máximo de autonomia possível em relação às concessionárias de energia, com um projeto de marketing verde que de fato faça a diferença. 

A maior fachada fotovoltaica do mundo

Esse título pertence ao Brasil e a fachada fica localizada no estado de Goiás, na região Centro-Oeste do país. Mais precisamente na cidade de Anápolis.

Saiba qual é a maior fachada geradora de energia solar
Saiba qual é a maior fachada geradora de energia solar.

São 850 metros quadrados de painéis solares, instalados na fábrica da montadora de veículos automóveis Caoa, responsável pela distribuição dos carros da Hyundai, Chery e Subaru. O investimento para a instalação do projeto de energia solar girou em torno dos 130 milhões de reais.

Os painéis solares geram toda a energia que a fábrica precisa ao longo do mês para a produção de automóveis e também para a realização de pesquisas.

No Rio de Janeiro, há uma outra fachada sendo usada para a geração de energia solar. Ela fica localizada no edifício do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde há painéis solares para a geração de energia.

Os painéis são responsáveis por gerar 148,2 mWh de energia ao ano para o hospital, mas o que é produzido ainda não é o suficiente para cobrir todo o consumo energético do edifício.

Outra construção que tem painéis solares na fachada é a sede da empresa de software brasileira Totvs, localizada em São Paulo. O edifício moderno foi inaugurado em 2017 e fica localizado no bairro da Casa Verde. Tem 100 metros quadrados de fachada e o logo da companhia em vidro laminado com OPV (sigla para Organic Photovoltaic, ou fotovoltaicos orgânicos, em português).

Como você pode conferir ao longo deste artigo, a instalação de painéis solares na lateral de prédios é uma opção possível e já está sendo explorada pelas empresas mais modernas no Brasil

Veja como esse sistema opera e consegue gerar a energia que a empresa precisa
Veja como esse sistema opera e consegue gerar a energia que a empresa precisa.

Esse tipo de inovação ajuda a comprovar que a energia solar é de fato muito versátil e sempre oferece novas soluções para diversos tipos de instalações e perfis de consumo. No caso da instalação de painéis na fachada dos prédios, é uma excelente alternativa para construções sem espaço no telhado. 

 Para que essa instalação seja possível, é necessário fazer um estudo do prédio e criar um projeto arquitetônico para avaliar se o investimento é realmente viável.

Empresas que investem nesse tipo de solução conseguem aliar design e energia sustentável e econômica como resultado. Além do prédio ficar mais bonito e moderno, será também autossuficiente em relação à eletricidade.

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

Veja um story resumido do texto!

Posts Similares