O kWp é uma medida referente ao pico de energia gerada (kW) em desempenho máximo por um sistema fotovoltaico. É uma das principais unidades para realizar a medição de potência desses equipamentos, nos quais as condições de luz solar podem variar conforme a hora ou o dia. 

Essas condições envolvem aspectos como radiação solar, temperatura e massa de ar, e naturalmente impactam na geração de energia, já que geram variação da potência dos módulos.

Há muitas medidas utilizadas nos cálculos de eletricidade, o que pode gerar algumas dúvidas em quem não é da área. Quer entender melhor sobre o kWp e como calculá-lo? Confira a seguir. 

Calculando o kWp de um sistema fotovoltaico

Entender qual a diferença entre as medidas utilizadas nos cálculos de eletricidade é essencial para se tornar um consumidor consciente, garantindo a geração de energia limpa, sustentável e econômica. 

Confira como realizar os cálculos de um sistema fotovoltaico
Confira como realizar os cálculos de um sistema fotovoltaico.

A sigla kWp vem do inglês e significa kilowatts peak, ou quilowatt-pico em português. Essa medida serve para mensurar a capacidade máxima de potência de um módulo fotovoltaico em condições ideais de funcionamento. Esse desempenho é determinado pelas Condições Padrões de Teste (ou STC – Standard Test Conditions).

A palavra “energia” deriva de “ergos”, que significa trabalho. Na Física, esse conceito está associado à capacidade de qualquer corpo produzir trabalho, ação ou movimento. Como o kilo significa a multiplicação de um valor por mil, 1.000 Wp (watt-pico) é o mesmo que 1 kWp.

A letra W que compõe o kWp refere-se ao Watt, unidade de potência utilizada para designar informações sobre equipamentos que consomem ou geram energia, como os módulos fotovoltaicos. A potência de um aparelho é indicada pelo período de 1 hora. Por exemplo: um item com potência de 1500 W (Watts) irá consumir essa potência em uma hora.

No Sistema Internacional de Unidades, todo trabalho ou energia são medidos em joules, uma medida de energia mecânica ou térmica. A potência pode ser representada pela multiplicação entre corrente e tensão, cuja fórmula é a seguinte: 

P (potência) = i (corrente) x U (tensão)

Para calcular o kWp de um sistema fotovoltaico, é preciso lembrar que a “k” é igual a mil e multiplicá-la pelo valor da energia em Watts. Sendo assim, da mesma forma que 10 kW resultam em 10.000 Watts, 15 kW correspondem a 15.000 W.

Tudo o que você precisa saber sobre conversão e cálculos do kwp
Tudo o que você precisa saber sobre conversão e cálculos do kwp.

Um mesmo painel pode gerar potências diferentes ao meio dia e ao fim da tarde, de acordo com as condições de luz solar, como radiação solar, temperatura e massa de ar. Para o melhor desempenho de um módulo fotovoltaico, o ideal são as seguintes condições:

  • Radiação solar de 1000 W/m2;
  • Temperatura de 25 ºC;
  • Massa de ar de 1.5.

Além do kWp, outra medida muito comum é a kWh. É importante saber fazer a conversão entre elas, conforme você verá no tópico a seguir. 

E o kWh, Como converter? 

A sigla kWh significa kilowatts hour em inglês (ou seja, quilowatt-hora). Você provavelmente já está familiarizada com essa medida, pois é comumente utilizada nas contas de luz para informar o consumo de energia. Lembra que dissemos acima que o kilo equivale a um valor multiplicado por mil? Sendo assim, o consumo corresponde a 1000 Wh, o mesmo que 1kWh.

Tire todas as duvidas sobre a conversão de kwp de um sistema fotovoltaico
Tire todas as dúvidas sobre a conversão de kwp de um sistema fotovoltaico.

O kWh se refere ao total de energia (kW) consumida ou concedida em um período de 60 minutos, ou uma hora. Como a conta de luz é paga por mês, o total de energia consumido é exibido em kWh/mês.

Portanto, kWh e kWp são unidades de medida que correspondem a quilo-watt-hora e quilo-watt-pico, respectivamente. Ambas são comumente utilizadas para medir a energia produzida pelo gerador fotovoltaico (kWh) e sua energia máxima (kWp). 

Para fazer a conversão de kWh em kWp, e vice-versa, é preciso saber as condições padronizadas e o tempo de uso do módulo fotovoltaico em questão. Considere um módulo fotovoltaico cuja potência gera 100 kWh, utilizado por um período de 200 horas. O cálculo será o seguinte: 

Energia = potência x tempo

100 kWh = potência x 200 h

100 kWh/200 h = potência

Potência = 0,5 kW ou 5 W, ou 5 Wp

Conclui-se que 1 kWp equivale a 1 kWh, pois se um painel de 1 kWp funcionar por 1 hora, ele produzirá 1000 Wh ou, simplesmente, 1 kWh. Também é possível fazer o caminho inverso e converter kWh em kWp, e assim como no outro caso considerar as condições padronizadas e o tempo de operação do painel. 

Convertendo kwp de sistema fotovoltaico
Convertendo kwp de sistema fotovoltaico.

Também é útil saber como converter kW em kWp. Da mesma forma, considere as  padronizações e o kWp (quilo-watt-pico) como a potência máxima que a placa solar será capaz de produzir. Portanto, se 10 painéis solares possuírem a potência 300 Wp cada, seu resultado será de 3 kWp, com o pico da potência do painel solar de 3 kW.

Praticando todas essas fórmulas e conversões fica mais fácil compreender cada conceito e medida utilizados nos cálculos de energia. Mas se você tiver ficado com alguma dúvida, não hesite em deixá-la nos comentários abaixo, assim podemos te ajudar a resolvê-la.

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

Posts Similares