O integrador Solfácil é o profissional responsável por fazer a intermediação entre o fornecedor de equipamentos que vão compor o sistema fotovoltaico e o cliente de energia solar. Seu trabalho envolve diversas funções importantes, como o desenvolvimento de projetos, estudo de materiais e ferramentas e a realização de instalações e manutenções dos sistemas. 

Como muitas vezes o investimento em energia solar só é possível por meio do financiamento, também cabe ao integrador estabelecer boas parcerias para oferecer as melhores condições e linhas de crédito para os seus clientes.

É aí que entra a Solfácil, a primeira fintech brasileira para investimentos no setor de energia solar. Seu trabalho visa simplificar a atuação dos integradores de energia solar e facilitar o investimento nessa tecnologia. 

Como é o trabalho da Solfácil? 

O setor de energia solar no Brasil percorreu um longo caminho, mas obter um sistema fotovoltaico ainda é considerado algo pouco acessível para os consumidores que desejam produzir sua própria eletricidade. Diante desse cenário, o financiamento de energia solar é uma solução interessante para possibilitar a aquisição dessa tecnologia. 

Entenda o que faz o trabalhador da Solfácil
Entenda o que faz o trabalhador da Solfácil.

Desde que foi criada, a Solfácil já conseguiu viabilizar projetos em todos os estados brasileiros, transformando a realidade de muitos consumidores. Atualmente, a empresa proporciona cerca de 700 milhões de reais em crédito por ano, com a expectativa de chegar a 2,5 bilhões ainda em 2022. 

Como a primeira plataforma com esse viés lançada no Brasil, a Solfácil tem como meta principal o financiamento para a instalação residencial de placas e equipamentos de geração de energia solar fotovoltaica.

Afinal, quem não gostaria de ter um sistema para gerar a própria energia elétrica, com uma economia considerável na conta de luz?

Há ainda muito espaço para crescimento do setor de energia solar no Brasil. Para se ter uma noção, a Alemanha tem incidência solar inferior ao Brasil, e ainda assim ocupa o 4º lugar no ranking mundial de produção desse tipo de energia

Levando em consideração que a tecnologia para geração de energia solar ainda possui um custo muito elevado no Brasil, o financiamento acaba sendo uma das melhores soluções encontradas pelos consumidores, se não a única.

Benefícios de ser um integrador Solfácil
Benefícios de ser um integrador Solfácil.

Mesmo com os juros envolvidos, o investimento se paga em poucos anos, devido à grande economia que o sistema promove nas contas de luz, que pode chegar a 95%. Além disso, a tecnologia tem alta durabilidade e pode funcionar bem por pelo menos 25 anos, proporcionando energia quase de graça por mais de duas décadas.

Agora que você já conhece o trabalho da Solfácil e a transformação que ela tem ajudado a proporcionar ao setor de energia solar no Brasil, é hora de saber quais os pontos positivos de ser um parceiro da empresa. Confira a seguir! 

Quais as vantagens de ser um integrador Solfácil? 

O trabalho de integrador solar permite um amplo mercado de atuação, mas isso envolve também a responsabilidade de fornecer informações confiáveis e soluções eficazes para o desenvolvimento sustentável.

Sendo assim, cabe ao integrador orientar os clientes interessados em fazer parte dessa transformação na forma de consumo, o que pode envolver o financiamento para viabilizar essa conquista. 

Entenda quais são as vantagens de ser um integrador solar Solfácil
Entenda quais são as vantagens de ser um integrador solar Solfácil.

Quem atua como integrador solar sabe que trabalhar com linhas de crédito nem sempre é tão simples, pois pode envolver burocracias e possibilidades que não necessariamente atendem à realidade do cliente.

A Solfácil foi desenvolvida para ser uma ferramenta que facilite esse processo. Criada em 2018, a fintech tem o objetivo de aquecer o mercado de Geração Distribuída no Brasil. Atualmente, conta com mais de 5 mil integradores parceiros, trabalhando em todos os cantos do país. 

Ser um integrador Solfácil é trabalhar com linhas de crédito que de fato contribuem para viabilizar o processo de compra de sistemas fotovoltaicos. As vantagens dessa parceria incluem também o acesso à plataforma para controle sistemático dos projetos de financiamento e homologação dos seus clientes.

Ou seja, essa é uma solução prática e segura para otimizar os seus projetos de maneira 100% digital, impulsionando ainda mais suas vendas. 

Ao ser parceiro da Solfácil, é possível obter financiamento para projetos desenvolvidos em todo o território nacional e para qualquer tipo de cliente, seja residencial, comercial, empresarial, industrial, em propriedades rurais, etc. Independente do perfil do seu cliente, ele pode ter um financiamento aprovado para começar a gerar a sua própria energia. 

Qual o papel do integrador Solar
Qual o papel do integrador solar.

A empresa financia até 100% do projeto, incluindo os equipamentos que compõem o sistema solar fotovoltaico e a mão de obra para realizar a instalação. A Solfácil oferece a possibilidade de realizar o pagamento de maneira direta e integral ao fornecedor, para que você, integrador, não precise retirar recursos do caixa da sua empresa. 

O cliente pode escolher pagar uma parte do financiamento como entrada, e também há a opção de financiar menos do que 100% do valor do projeto, conforme suas preferências e possibilidades. As taxas CET dos financiamentos feitos pela Solfácil variam entre 1,32% e 1,57% ao mês para todos os prazos, independente do score de crédito do cliente.

Os prazos para quitar o financiamento podem variar de 24 a 144 meses. Em financiamentos realizados com prazos até 72 meses, o cliente pode escolher entre parcelas pré-fixadas ou pós-fixadas (ajustadas anualmente, segundo o índice de inflação IPCA). Para os contratos acima de 72 meses, a empresa oferece opções de parcelas pós-fixadas. 

Também há algumas possibilidades a serem exploradas em relação ao período de carência, que pode ser de 1 a 6 meses. Com toda essa variedade de condições, você terá as melhores oportunidades para oferecer aos seus clientes, aumentando suas chances de fechar bons negócios. 

O prazo para análise das propostas é outra grande vantagem oferecida pela Solfácil para os integradores que são seus parceiros. Esse processo é geralmente feito de maneira automática, com retorno em poucos segundos, ou, no máximo, em até 1 hora útil (em casos específicos, quando é preciso realizar uma análise manual).

O integrador acompanha todo o projeto
O integrador acompanha todo o projeto.

O envio das notas fiscais é outro processo simplificado pela Solfácil, visando simplificar e otimizar o trabalho dos integradores.

A empresa oferece maior flexibilidade, permitindo o envio de notas com o valor cheio para o cliente final, ou de mais de uma nota, caso prefira emitir uma nota pelo serviço de sua empresa, e outra para os equipamentos disponibilizados pelo fornecedor. As notas fiscais só são solicitadas após realizada a instalação do sistema fotovoltaico. 

Com as praticidades e flexibilidade que oferece, a Solfácil representa um caminho para impulsionar o trabalho dos integradores de energia solar. Como a atuação nesse setor depende de boas parcerias, contar com a Solfácil pode fazer toda a diferença nos seus resultados para obter maior retorno financeiro e maior reconhecimento no mercado de energia solar. 

Ficou com alguma dúvida sobre as vantagens oferecidas pela empresa? Deixe sua pergunta nos comentários abaixo para ajudarmos a resolvê-la. 

Posts Similares