Ter um cronograma para projeto de energia solar é fundamental para assegurar que serão consideradas todas as particularidades do imóvel onde o sistema fotovoltaico será instalado, de modo a atender as demandas especificadas pelo cliente. 

Para que tudo saia conforme o planejado, é importante fazer um cronograma, estabelecendo datas de início e término para todas as etapas que fazem parte do planejamento. 

Confira a seguir como fazer um cronograma para projeto de energia solar. 

Como desenvolver um cronograma para projeto fotovoltaico?

Antes mesmo de iniciar seu cronograma, é importante pensar no seu projeto e nas peculiaridades que fazem parte dele. Comece organizando uma Estrutura Analítica do Projeto (EAP), que servirá para subdividir as entregas do projeto em componentes menores e mais facilmente gerenciáveis. 

Essa EAP vai te ajudar a visualizar melhor as etapas que precisam ser cumpridas e as tarefas que fazem parte de cada etapa.

Aprenda a fazer a estrutura analítica do seu projeto
Aprenda a fazer a estrutura analítica do seu projeto.

Para que ela fique completa, é preciso definir as atividades e ações que serão realizadas. Não se esqueça de nenhuma atividade, para não colocar em risco o prazo do projeto. 

Em seguida, é preciso organizar essas atividades em uma sequência lógica, de maneira que uma etapa se conecte com a outra para fazer sentido. Por exemplo: não tem como fixar os módulos solares se as estruturas de fixação ainda não tiverem chegado. Atente a esses detalhes. 

O próximo passo envolve estimar a duração de cada atividade. Para que essas estimativas sejam de fato realistas, vale a pena consultar registros de projetos anteriores da sua empresa, ou então especialistas de cada área.

É depois de realizar todas essas ações que é chegada a hora de desenvolver o cronograma, com datas de início e término para cada atividade.

Aproveite esse momento para revisar as etapas anteriores. Nesse momento, também é interessante atribuir as funções segundo as pessoas da equipe ou empresas terceirizadas responsáveis. 

Depois que o cronograma do projeto de energia solar já estiver pronto, não precisa necessariamente ser algo estático. Caso você note, durante o projeto, que algo precisa ser modificado, não precisa se limitar ao cronograma.

Ajustes podem ser necessários, e fazem parte, já que cada projeto é único. 

Como estruturar seu projeto de energia solar
Como estruturar seu projeto de energia solar.

Agora que você já sabe como desenvolver seu cronograma de projetos fotovoltaicos, confira a seguir quais são as principais etapas que ele deve conter. 

Quais as etapas do cronograma do projeto de energia solar?

Toda instalação de um sistema de energia solar fotovoltaica tem início com um estudo de viabilidade, que pode ser feito antes mesmo do negócio ser fechado entre cliente e empresa. 

Esse estudo serve para analisar detalhes essenciais, como a conta de luz do cliente e quantos kWh são consumidos mensalmente, para estipular o tamanho que o projeto fotovoltaico precisará ter para atender sua demanda de energia.

Esse cálculo é feito em relação ao consumo dos últimos 12 meses, criando uma estimativa do consumo futuro. 

No estudo de viabilidade também é considerada a radiação solar local, já que esse fator é determinante para o rendimento do sistema fotovoltaico.

Locais com menor radiação, por exemplo, vão precisar de uma quantidade maior de placas solares para obter a produção de energia necessária. Com todas essas informações, você poderá calcular o valor do investimento, área necessária e a economia que o cliente terá com a instalação do sistema. 

Todo projeto tem suas etapas, e elas devem ser seguidas para que as coisas se encaixem
Todo projeto tem suas etapas, e elas devem ser seguidas para que as coisas se encaixem.

Depois de realizar o estudo de viabilidade, é hora de passar para a próxima etapa, que inclui a visita técnica. Nesse momento, o planejamento e desenvolvimento dos sistemas fotovoltaicos são idealizados de forma exclusiva e individual para cada cliente.

Além do consumo, é preciso considerar também aspectos como as características do imóvel, o espaço disponível para a instalação das placas e a localidade.

Com a visita técnica, o integrador solar poderá detalhar melhor o projeto e colher informações essenciais, como medidas, direção e inclinação do telhado, tipo de telhado ou solo (caso a instalação seja realizada no chão) e o sombreamento no local da instalação, para garantir que o projeto se adeque a todas as normas e possa oferecer o melhor para o cliente.

Depois de fazer a visita e recolher todas essas informações já é possível desenvolver o projeto fotovoltaico e apresentar a proposta final com todas as especificações necessárias, o contrato para assinatura e prestação de serviço com a descrição de todas as suas obrigações e responsabilidades enquanto integrador solar. 

Caso o cliente opte por contar com um financiamento, é nesse momento que deverá ser realizada a simulação, análise de crédito e, se o cliente estiver com o nome regularizado, o empréstimo é liberado. 

Em seguida, é hora de pôr mãos à obra.. Na vistoria técnica, cabe ao integrador solar decidir, junto ao cliente, o posicionamento dos componentes principais do sistema (como inversor, módulos e string box). 

Montar uma boa String Box é uma das etapas da estruturação do projeto
Montar uma boa String Box é uma das etapas da estruturação do projeto.

Antes de dar andamento à instalação do sistema fotovoltaico, é preciso obter aprovação do projeto junto à concessionária de energia local, para que o sistema seja homologado mediante a apresentação da documentação necessária. 

Só depois de dar início ao processo de homologação é que a instalação pode ser iniciada, seguindo o projeto técnico e respeitando as normas instituídas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). 

Após concluída a instalação, a concessionária responsável pela região deve fazer uma nova visita, certificando que o projeto foi executado conforme o previsto. Caso seja necessário fazer alguma modificação ou adaptação, cabe à concessionária fazer os direcionamentos necessários. 

Quanto tudo estiver regularizado, a equipe técnica da concessionária concede a homologação e faz a troca do medidor convencional pelo bidirecional.

Essa substituição encerra a etapa de homologação, serve para registrar a energia produzida que é injetada na rede pública e contabilizar os créditos energéticos que serão descontados na conta de luz. 

É importante que o integrador solar acompanhe todas as etapas, do início ao fim do projeto de energia solar, assegurando ao cliente que tudo está saindo conforme o previsto, informando-o caso ocorra algum tipo de intercorrência ou alguma adaptação seja necessária.

Siga essas super dicas de estruturação de um projeto de energia solar, e com certeza você fará um excelente trabalho
Siga essas super dicas de estruturação de um projeto de energia solar, e com certeza você fará um excelente trabalho.

Se esse artigo foi útil em te ajudar a fazer um cronograma para projeto de energia solar, continue acompanhando nosso blog para ficar sempre informado de dicas e recomendações para o trabalho como integrador solar. 

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

Posts Similares