A princípio, os painéis de energia solar se tornam uma fonte cada vez mais popular de energia sustentável e calor. Além disso, eles não são mais apenas para telhados como comumente estão são vistos.

Particularmente em áreas urbanas onde o espaço é escasso, fez-se necessário encontrar novas maneiras de utilização. Por isso, acontece a colocação de painéis solares em fachadas ou outras partes mais visíveis dos edifícios nestes locais.

Contudo, seu esquema de cores monocromático padrão deixa os designers com menos opções para tornar os edifícios atraentes. Assim, alguns arquitetos até descreveram os painéis de energia solar como feios ou desagradáveis. Ainda, dizendo que sua aparência é um obstáculo ao integrá-los em projetos.

Aprenda a Calcular o kWp de um sistema fotovoltaico, fácil e rápido.
Aprenda a Calcular o kWp de um sistema fotovoltaico, fácil e rápido.

Bem como, o problema geralmente surge quando se tenta vender ou alugar um imóvel onde a aparência realmente importa. Por isso, pesquisadores da American Chemical Society criaram painéis solares que podem assumir uma ampla gama de cores enquanto produzem energia com a mesma eficiência dos tradicionais.

Por que os painéis são escuros

Inicialmente, com o surgimento de novas demandas, a tecnologia se adapta para encontrar soluções práticas e benéficas. Dessa forma, os serviços e produtos cada vez mais propiciam uma experiência mais agradável aos seus usuários.

Por isso, áreas como User Experience e Research ganham espaço no mercado de tecnologia, impactando diversos segmentos. Assim, não seria diferente com o mercado de energia solar, que é progressivamente mais frequente na vida da população mundial.

Placas solares escuras

Contudo, os itens aparecem em uma cor específica porque refletem esse comprimento de onda de luz de volta em vez de absorvê-lo. Portanto, para que os painéis solares absorvam o máximo de luz possível, eles precisam ser de uma cor preta profunda.

Além disso, outras tentativas de tornar os painéis mais vibrantes resultaram em menos energia sendo produzida. Bem como em custos mais altos ou até mesmo uma iridescência indesejável (fenômeno de reflexão).

Posts Similares