A transformação digital é uma realidade cada vez mais comum em nosso dia a dia, incluindo também as empresas e seus processos. Um ótimo exemplo da força que isso vem tomando é o uso de sistemas de automação de vendas, softwares focados em automatizar tarefas que antes eram executadas manualmente e que tomavam muito tempo da equipe comercial. 

Um sistema de automação de vendas possui um conjunto de ferramentas e processos que ajudam a gerenciar e automatizar o processo de vendas de uma empresa. O objetivo principal desse tipo de sistema é facilitar a rotina da equipe comercial e otimizar sua eficiência e produtividade, ao mesmo tempo em que melhora a experiência do cliente e aumenta as taxas de conversão.

Assim, a tecnologia se torna uma importante aliada na rotina de equipes de vendas, ao assumir tarefas que dispensam esforços humanos. Confira a seguir 10 principais funções que fazem desse tipo de sistema um bom investimento para a sua empresa de energia solar. 

1 – Possibilidade de integração com outras ferramentas

Um sistema de automação de vendas efetivo possibilita que você faça as integrações com outras ferramentas que já utiliza em suas operações, e assim contribui com uma melhor eficiência do processo comercial. 

Há várias ferramentas que podem ser integradas ao sistema de automação de vendas, como CRM, plataformas de e-commerce e ferramentas de análise de dados, por exemplo.

O CRM (Customer Relationship Management) é uma ferramenta que ajuda a gerenciar o relacionamento com o cliente.

Integração com o CRM de sua empresa dde energia solar.

A integração com o sistema de automação de vendas permite que as informações dos seus contatos sejam compartilhadas entre as duas plataformas, possibilitando um acompanhamento mais preciso do funil de vendas.

Já quando integrado a uma plataforma de e-commerce, o sistema de automação permite que as vendas realizadas online sejam integradas ao funil, e suas informações sejam automaticamente adicionadas ao histórico do cliente.

Além disso, há também a possibilidade de integração do sistema de automação de vendas com ferramentas de análise de dados, ajudando a identificar tendências e oportunidades. 

A análise pode, por exemplo, identificar os produtos mais vendidos em determinado período, e assim permitir que a equipe se concentre nesses produtos para maximizar as vendas.

Em suma, essa integração é uma das principais funções que um sistema de automação de vendas pode oferecer, já que possibilita que as equipes trabalhem de forma mais colaborativa e coordenada, proporcionando informações mais precisas.

Mas há ainda muitas outras funções que fazem desses sistemas um bom investimento, como veremos a seguir.

2 – Plataforma centralizada

É interessante que as tarefas e processos comerciais ocorram de forma centralizada no software de automação, evitando que as informações importantes fiquem espalhadas e se tornem imprecisas.

Assim, todos os canais de contato com o cliente devem estar integrados, o que é basicamente o conceito de omnichannel.

Integração total de suas ações e estratégias

Esses sistemas funcionam como um hub para todas as informações relacionadas às vendas, desde a geração de leads até a conclusão da venda e o acompanhamento pós-venda.

Como plataforma centralizada, o sistema de automação permite que todos os times envolvidos no processo de vendas trabalhem juntos, incluindo equipes de marketing, vendas e atendimento ao cliente. Todos têm acesso às informações em tempo real, trabalham com os mesmos dados e podem tomar decisões com base nessas referências atualizadas.

Uma das principais vantagens de um sistema de automação de vendas centralizado é que ele ajuda a criar um processo de vendas mais consistente e previsível.

Assim, permite que as empresas criem fluxos de trabalho personalizados para cada etapa do processo de vendas, garantindo que todas elas sejam seguidas e concluídas corretamente. 

Essa também é uma oportunidade para identificar gargalos no processo e tomar medidas para resolvê-los.

Além disso, uma plataforma centralizada ajuda a aumentar a produtividade das equipes. Com todas as informações em um só lugar, os vendedores podem dedicar mais tempo às atividades de venda em vez de gastar tempo procurando informações em diferentes plataformas. 

3 – Gerenciamento de contatos

Outra função muito interessante que um sistema de automação de vendas pode oferecer é manter um banco de dados atualizado e completo, com informações de contato e histórico de interações com a empresa.

Gerenciamento de todas as contas de sua empresa de energia solar.

Essa é uma ferramenta valiosa para gerenciar contatos e ajudar as empresas a acompanhar suas interações com clientes em potencial e atuais.

Por meio dela, é possível segmentar leads com base em informações como localização geográfica, comportamento de compra, histórico de interação e outras informações relevantes.

Isso ajuda a personalizar a comunicação com cada grupo e garantir que as mensagens sejam relevantes e envolventes, de acordo com suas características e interesses.

Outra vantagem nesse sentido é a possibilidade das interações serem rastreadas e registradas, incluindo e-mails enviados, telefonemas realizados e reuniões agendadas.

Assim, as equipes de vendas e atendimento ao cliente têm um registro completo das interações com o contato para que forneçam um atendimento mais personalizado e eficaz.

4 – Notificações e lembretes

A rotina de vendedores geralmente é muito movimentada e atarefada, e por isso podem acabar se esquecendo de fazer o follow-up com seus prospects ou de realizar outras tarefas relacionadas ao processo de vendas.

A boa notícia é que os sistemas de automação podem auxiliar em relação a isso também, por meio da configuração de notificações e lembretes.

Assim, essas ferramentas podem ser extremamente úteis para acompanhamento de prazos, ações, status de pedidos e follow-ups.

Sistema de automação influencia positivamente no seu Follow-up

As equipes de vendas podem definir prazos para a realização de tarefas, como fazer o acompanhamento de um lead ou enviar uma proposta, e o sistema envia notificações aos responsáveis por executá-las antes que esses prazos expirem, para garantir que sejam concluídas em tempo hábil.

Um sistema de automação de vendas também pode ser usado para acompanhar ações específicas que precisam ser tomadas.

Se o lead solicita, por exemplo, uma visita técnica para a realização de orçamento de um projeto fotovoltaico, o sistema pode ser configurado para enviar uma notificação à equipe responsável por agendar essa visita. 

Essa função pode funcionar basicamente com qualquer tarefa que precise ser executada. As notificações geralmente podem ser personalizadas para atender às preferências de cada membro da equipe, ajudando a manter todos motivados e produtivos.

5 – Relatórios de atividades

Um bom sistema de automação de vendas deve oferecer relatórios completos e automáticos sobre o desempenho das atividades, com análises das principais métricas de performance. Essa função pode ser crucial para entender o desempenho da equipe e identificar oportunidades de melhoria.

Como os dados são armazenados em um único sistema, facilita o acesso e a análise. A partir deles, é possível produzir relatórios para avaliar o desempenho individual de cada membro da equipe de vendas, bem como a performance geral do time.

Melhoria no acompanhamento de seus relatórios periódicos

Assim, a empresa pode ter acesso a informações como número de contatos realizados, quantidade de negociações em andamento, taxa de conversão, ticket médio, entre outros indicadores importantes. 

A partir dessa função, as ferramentas de automação de vendas podem fornecer insights valiosos para ajudar a equipe a tomar decisões estratégicas. Por exemplo: a análise de dados pode indicar quais produtos ou serviços têm maior demanda, quais canais de venda são mais eficazes e qual perfil de cliente é mais lucrativo.

Ao usar esses sistemas para análise de resultados e produção de relatórios, as equipes de vendas se beneficiam de uma visão mais clara e objetiva de seus negócios, permitindo a tomada de decisões mais informadas e direcionadas.

6 – Gestão de leads

Um sistema de automação de vendas pode ajudar significativamente na geração, gestão e nutrição de leads. 

A geração de leads diz respeito à captura de informações de contato de potenciais clientes. Essa ferramenta pode ajudar na geração de leads de várias maneiras, como por meio de landing pages ou formulários de contato disponibilizados no site da sua empresa.

Esses sistemas também podem rastrear as fontes de leads para que você possa avaliar o desempenho de cada canal de marketing e ajustar sua estratégia de acordo com o que dá mais resultados.

Já a gestão de leads é nada mais que a organização e segmentação dos leads em grupos específicos com base em critérios como interesse, localização geográfica e, principalmente, pelo estágio no funil de vendas.

Auxilio de sua gestão de Leads

Isso inclui o rastreamento do comportamento do usuário em seu site, o gerenciamento de contatos, o acompanhamento de negociações em andamento e a identificação de leads que precisam de atenção imediata.

Com um sistema de pontuação de leads, você pode priorizar aqueles que têm maior probabilidade de conversão e direcionar seus esforços de vendas de forma mais eficaz.

Por fim, a nutrição consiste no envio de conteúdo relevante e personalizado para os leads, com o objetivo de educá-los sobre o produto ou serviço oferecido pela empresa. Nem todos estão prontos para comprar imediatamente, mas isso não significa que eles não tenham potencial.

Um sistema como o mencionado neste artigo pode ajudar a nutrir esses leads por meio de campanhas de marketing por e-mail, conteúdo personalizado e relevante e comunicação regular. Ao manter o contato com esses leads, você também pode construir um relacionamento de confiança.

7 – Acesso via dispositivos móveis

Esse é um recurso que pode ajudar bastante seus vendedores, principalmente aqueles que trabalham com vendas externas. Se o sistema de automação estiver disponível na versão mobile, eles poderão acessá-lo de qualquer lugar. 

Sendo assim, caso o vendedor precise consultar alguma informação enquanto estiver em uma visita presencial, por exemplo, ele pode fazer isso em questão de segundos, sem a necessidade de contatar o escritório.

Acesso a todas as informações na palma da sua mão

A flexibilidade é uma das principais vantagens dessa função. A disponibilidade de acesso móvel permite que a equipe de vendas trabalhe de forma mais flexível e produtiva, o que pode ajudar a agilizar o processo de vendas e melhorar a experiência do cliente.

Esse acesso também permite que a equipe de vendas monitore as atividades e visualize o status das negociações em tempo real. Isso é particularmente útil para negociações que estão em andamento e que exigem um acompanhamento mais de perto.

8 – Análise do pipeline

Um bom sistema de automação de vendas precisa ter como uma de suas funcionalidades a análise do pipeline de vendas. Com a análise do pipeline, é possível ter uma visão mais clara e detalhada do progresso das vendas em todas as etapas do processo. 

Esse recurso possibilita que vendedores e gestores tenham acesso, em tempo real, à progressão dos leads durante a jornada de compra, o que facilita a identificação e correção de gargalos que possam comprometer o desempenho das vendas.

Com base nas informações inseridas pelos vendedores, o sistema pode gerar previsões de vendas precisas para cada período, ajudando a planejar recursos e a tomar decisões estratégicas. 

9 – Criação de listas segmentadas

Ao escolher um sistema de automação de vendas, opte por aquele que possibilita a criação de listas segmentadas, pois isso ajuda a organizar as oportunidades conforme critérios específicos. 

As listas segmentadas são criadas a partir do agrupamento de contatos com base em características ou comportamentos específicos, como interesses, localização geográfica, cargo, histórico de compras, entre outros. 

Lista muito mais segmentada e lucrativa

Essa função viabiliza que as empresas se comuniquem de forma mais eficaz com seus clientes e leads, enviando mensagens mais relevantes e personalizadas.

Ao enviar mensagens levando em conta cada segmento, as empresas aumentam a probabilidade de os clientes ou leads darem um retorno positivo, uma vez que passam a se comunicar com o público certo, no melhor momento possível e com a abordagem mais adequada. 

Além disso, ao criar listas segmentadas sua empresa pode melhorar as abordagens, aumentar as taxas de conversão e facilitar a análise de dados. 

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

10 – Monitoramento de comportamento

Os sistemas de automação de vendas também podem ser incrivelmente úteis para monitorar o comportamento da audiência, permitindo que a empresa tenha uma visão mais clara e objetiva do interesse e das necessidades de seus potenciais clientes.

Com o uso de ferramentas de rastreamento, a empresa pode monitorar a quantidade de tráfego em seu site, as páginas mais visitadas, o tempo gasto nas páginas, entre outras informações que ajudam a empresa a entender quais são os interesses de sua audiência e a otimizar sua estratégia de marketing digital.

O mesmo vale para os e-mails enviados e as postagens nas redes sociais. É possível rastrear quantas pessoas abriram determinado e-mail e quantas clicaram em um link específico no corpo da mensagem, por exemplo, ou como a audiência está interagindo com suas postagens.

Essas são formas de identificar quais são os temas mais relevantes para o seu público e, assim, personalizar a comunicação de acordo com essas descobertas. A partir disso, é possível adequar sua abordagem e melhorar a eficácia de suas campanhas de marketing.

Viu só quantas funções é possível explorar por meio de um sistema de automação de vendas? Com esse investimento, suas equipes certamente terão a oportunidade de explorar melhor as oportunidades, otimizar seu desempenho e apresentar resultados mais satisfatórios.

Muito mais eficácia em suas estratégias e campanhas de marketing
Muito mais eficácia em suas estratégias e campanhas de marketing

Ficou com alguma dúvida em relação a implementação desse tipo de ferramenta em sua empresa de energia solar? Deixe sua pergunta nos comentários abaixo ou entre em contato conosco, e faremos o melhor para saná-la assim que possível. 

Posts Similares