O viés cognitivo é um fenômeno psicológico que afeta a forma como as pessoas tomam decisões e pode ajudar muito nas vendas de energia solar. Ele é causado por uma variedade de fatores, incluindo pressão social e falta de informação. Esse conceito diz respeito, portanto, à tendência que a nossa mente tem de distorcer julgamentos em situações particulares.

Em um mundo cada vez mais acelerado, os vieses cognitivos podem levar a decisões inconsequentes, afetar negociações e o potencial de desenvolvimento das pessoas que trabalham com vendas.

Nesse contexto, os vieses cognitivos podem ter um impacto significativo nas habilidades comerciais e no sucesso de suas campanhas.

É importante que os vendedores conheçam os vieses cognitivos mais comuns e aprendam a identificá-los e lidar com eles para maximizar suas chances de sucesso na venda.

Veja como usar essa ferramenta para aumentar suas vendas de energia solar
Veja como usar essa ferramenta para aumentar suas vendas de energia solar

A compreensão e consciência desse fenômeno pode ajudar os vendedores a tomar decisões mais informadas e eficazes, resultando em melhores resultados de vendas.

Confira a seguir mais detalhes sobre os vieses cognitivos, e como usar o conhecimento sobre esse fenômeno a seu favor.

O que é viés cognitivo? 

O termo “viés” é utilizado para expressar parcialidade, quando uma análise ou observação é feita de maneira tendenciosa. Ou seja, a opinião em questão não é baseada em evidências, mas apenas na percepção que o indivíduo tem sobre determinada situação. 

Sendo assim, um viés cognitivo é uma limitação na forma de pensar, um erro de julgamento que pode ser gerado por falhas na memória, na atenção, por influência social e emoções, entre outros motivos. 

Os vieses cognitivos são resultantes da tentativa do cérebro de simplificar o processamento de informações. É como um atalho que a mente toma para chegar a conclusões mais rapidamente, deixando alguns aspectos de lado nessa consideração.

O conceito de viés cognitivo foi abordado pela primeira vez na década de 70, pelos pesquisadores Daniel Kahneman e Amos Tversky.

Desde então, muitos outros autores e estudiosos vêm tratando sobre o tema, buscando explicar como vieses moldam nosso pensamento. Até hoje seus impactos são estudados em áreas como psicologia, medicina, economia, marketing e vendas.

Veja o que são os vieses cognitivos, e como eles ajudam a aumentar as vendas de energia solar
Veja o que são os vieses cognitivos, e como eles ajudam a aumentar as vendas de energia solar

Esse fenômeno geralmente funciona como regras práticas que nos ajudam a entender o mundo e a tomar decisões mais rapidamente.

O cérebro humano tem a tendência de criar padrões com base em experiências prévias, acarretando desvios de racionalidade e distorções de julgamentos. Como induzem certas decisões, afetam a maneira como o indivíduo percebe as coisas ao seu redor.

Para ilustrar, vamos usar o exemplo dos vieses relacionados à memória e à atenção. As lembranças que você tem de determinada situação podem ser tendenciosas, de acordo com o valor atribuído ao que foi vivenciado.

O mesmo vale para a atenção, que é um recurso limitado. Precisamos ser seletivos sobre o que será o foco da nossa atenção em cada momento do dia. Tudo isso ajuda a criar percepções sobre suas experiências, o que pode te levar a tomar decisões com base nisso.

Pensando no poder que os vieses cognitivos têm na tomada de decisões, passaram a ser utilizados por vendedores como uma forma de evitar erros e incentivar seus clientes em potencial a avançar na jornada de compra e fechar negócio. Saiba mais a seguir. 

Por que é importante identificar vieses cognitivos?

Muitas pessoas não têm consciência de que sua percepção dos fatos pode estar sendo enviesada de alguma forma, e por isso não se questionam. E é justamente por conta disso que o viés cognitivo tem um impacto tão forte. 

Veja a importância de detectar esses sinais
Veja a importância de detectar esses sinais

É preciso ter atenção e senso crítico na hora de tomar decisões, seja durante reuniões importantes, ao participar de uma negociação ou em relação à vida pessoal.

Assim, você evita agir por impulso e utilizar um atalho mental para chegar a uma conclusão. Analise com cuidado cada situação e evite se deixar influenciar por percepções anteriores. 

Isso vale também na hora de realizar vendas, pois os vieses cognitivos estão intimamente conectados com a percepção e a comunicação. Esses fenômenos influenciam a forma como percebemos o mundo, e, consequentemente, como nos comunicamos com os outros.

Ter o discernimento de que podemos nos deixar levar por vieses cognitivos é o primeiro passo para evitar qualquer erro de julgamento e/ou de interpretação. 

Isso nos liberta e possibilita que lidemos com negociações de forma mais objetiva. Também é o caminho para interagir com o próximo de maneira mais empática e menos superficial. 

Para quem trabalha com vendas, conhecer os vieses pode trazer muitos benefícios. Primeiro, porque ajuda a identificar quando potenciais clientes estão se baseando em uma visão parcial sobre determinado assunto.

Dessa forma, é possível reformular os argumentos utilizados ou conduzir a conversa de uma outra maneira. 

Veja como eles influenciam nas nossas decisões
Veja como eles influenciam nas nossas decisões

Além disso, entender os seus próprios vieses cognitivos também vai te ajudar a tomar decisões mais inteligentes, promovendo benefícios não apenas para a empresa que você representa, como também para a sua atuação profissional. 

Durante uma negociação, um vendedor pode se deixar levar pelos seus próprios vieses ou das outras pessoas, e isso minimiza o poder de suas estratégias e argumentos. É importante tomar cuidado com a parcialidade, pois ela definitivamente não é uma boa aliada das negociações e das boas decisões.

Para saber mais sobre como utilizar o viés cognitivo a seu favor, continue a leitura. 

Vieses cognitivos utilizados como técnicas de vendas

Agora que você já sabe o que são vieses cognitivos e a importância de saber identificá-los, é hora de conhecer os mais utilizados para aprimorar as técnicas de vendas. Veja a seguir alguns exemplos. 

Viés da ancoragem

O viés cognitivo da ancoragem pode ser utilizado como uma técnica de vendas, para que o vendedor utilize uma informação fornecida inicialmente para ancorar a sua argumentação a favor de determinada solução.

Como este viés ajuda nos seus resultados
Como este viés ajuda nos seus resultados

Isso pode influenciar decisões comerciais, jurídicas e financeiras e pode ser usado para incentivar as pessoas a aceitar uma oferta ou proposta.

Falar sobre os preços do produto ou serviço que interessa ao consumidor é uma das formas mais comuns de utilizar o viés da ancoragem.

Ao informar primeiramente sobre os preços praticados no mercado, torna-se mais fácil convencer o cliente em potencial a fechar negócio quando o preço que você tem a oferecer é mais vantajoso. 

Isso porque o raciocínio do cliente fica ancorado à informação inicial (os preços médios praticados no mercado), e, ao ficar sabendo do custo para fechar negócio com a sua empresa, terá a sensação de estar saindo em vantagem, já que o custo-benefício aparenta ser melhor. 

Viés de confirmação

O viés cognitivo da confirmação é um fenômeno no qual as pessoas tendem a buscar, interpretar e lembrar informações de maneira que confirmem suas crenças, hipóteses ou teorias preexistentes.

Ou seja, é por causa desse viés que as pessoas tendem a prestar mais atenção àquilo que reforça o que elas acreditam.

Sabendo disso, o vendedor pode utilizar esse viés para confirmar aquilo que seu cliente em potencial pensa sobre a solução oferecida, e então conseguir fazer a conversão.

Veja como o viés da confirmação, fecha negócios para você
Veja como o viés da confirmação, fecha negócios para você

Para isso, é fundamental conhecer bem o seu lead. Para não ser vítima do viés de confirmação, faça perguntas abertas, que o estimulem a falar e explicar o próprio contexto e suas preocupações, sem direcionar a resposta.

Dessa forma, você abre espaço para que as percepções dele sejam priorizadas. Faça anotações, e só depois faça perguntas fechadas para confirmar as observações que você fez. 

Viés do “efeito halo”

“Halo” é uma palavra em inglês que significa “aura”. O viés cognitivo do efeito halo, portanto, está relacionado à confiança e imagem positiva que uma pessoa emana para seus interlocutores. 

Por isso, é importante trabalhar na imagem que você deseja passar para seus potenciais clientes para gerar uma percepção positiva a seu respeito. Isso ajuda o consumidor a confiar mais em você e aumenta as chances de fechar uma venda, já que a sua “aura” passa uma sensação de credibilidade.

Esse viés cognitivo é constantemente relacionado ao aspecto físico, o que vale tanto para a estética de determinado produto quanto para aparência do vendedor.

Autoridade que você deseja passar ao seu cliente
Autoridade que você deseja passar ao seu cliente

Sendo assim, um vendedor bem vestido e com uma linguagem corporal confiante tende a transmitir mais confiança para os seus clientes, o que se estende à solução oferecida.

Viés do ator-observador

O viés cognitivo do ator-observador tem relação com a tendência que muitas pessoas têm de serem mais rigorosas ao julgar comportamentos, iniciativas, propostas e tudo o mais que venha de terceiros, do que quando julgam seus próprios posicionamentos. 

É importante que o vendedor de energia solar esteja familiarizado com esse tipo de viés pois pode precisar enfrentá-lo durante uma negociação.

Não é raro ter que lidar com esse fenômeno, pois muitos consumidores se mostram bastante criteriosos em relação à qualidade da solução na qual ele está interessado em investir. 

Por isso, esteja preparado para lidar com objeções por meio de dados concretos, cases de outros clientes e demais iniciativas que possam reforçar a qualidade do seu produto ou serviço.

Ficou claro para você o que são vieses cognitivos? Utilize-os nas suas técnicas de vendas e obtenha melhores resultados em suas conversões.

Este talvez, seja o viés mais importante e delicado de se trabalhar
Este talvez, seja o viés mais importante e delicado de se trabalhar

E para mais dicas sobre marketing e vendas em energia solar, continue de olho em nosso blog! Nosso compromisso é ajudar você e sua empresa a alavancar suas vendas com as melhores técnicas e estratégias do mercado.

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

Posts Similares